Autor Tópico: Lista E (José Azevedo) - Dignificar, Inovar, Fortalecer a Enfermagem  (Lida 15669 vezes)

Offline Galrinho

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://mentalhealthportugal.blogspot.com/
Re: Candidatura de José Azevedo a Bastonário da OE
« Responder #15 em: Novembro 03, 2011, 18:06:31 »
Com todo o respeito que todos os candidatos me merecem, apenas queria salientar que o Enf. Azevendo andou estes anos todos a contrariar aquilo que hoje é a nossa indignação. A lutar pela dignificação da classe de enfermagem. É um colega que merece a nosso respeito não só por ser enfermeiro, como também pelo os anos de carreira e experiência que detém. Acredito piamente que não ande à procura de "fama" mas de aplicar um projecto que melhor a insatisfação da maior parte de nós. E honra lhe seja feita.

Offline pedromspcosta

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 03, 2011, 19:09:10 »
Relembro-lhe também:

Ordem dos Enfermeiros - As Eleições da Polémica

É envolta em grande polémica que se conhecem os resultados das Eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Enfermeiros.
Passado que estão 6 dias da realização do acto eleitoral que permitiu a eleição do Bastonário, Conselho Directivo e demais órgãos da Ordem dos Enfermeiros, ainda não existem resultados finais e oficiais. Não posso deixar de constatar que é com grande pesar que vejo que a Ordem que me representa não consegue organizar um acto eleitoral que seja digno de um país civilizado. Nem nos países ditos terceiro-mundistas se consegue demorar tanto tempo para apurar os votos de 54000 eleitores. Este atestado de incompetência que a Comissão Eleitoral está a passar a ela própria, mostra que é necessário rever e repensar os processos democráticos que existem na Ordem dos Enfermeiros.
Resultados não oficiais, mas de fontes bem colocadas indicam que a Bastonária Maria Augusta de Sousa foi reconduzida para o próximo triénio 2008-2011, bem como o Conselho Directivo que a apoiava. Aliás, a Lista D (do Projecto Consigo pela Enfermagem da Bastonária) venceu em todos os órgãos a que se apresentou, excepção feita à Secção Regional Norte onde a actual Presidente do Conselho Directivo da SRN perdeu as eleições para a equipa do Enfermeiro Germano Couto (Lista A).

Contudo, os Enfermeiros José Azevedo e Carlos Folgado, os dois candidatos perdedores das eleições para Bastonário, vão impugnar o acto eleitoral. Em declarações prestadas ao Jornal Público ambos afirmam que existiram várias irregularidades e que como tal, o processo esteve minado desde a sua primeira fase.

O que não mudou, a Ordem dos Enfermeiros.

Offline Galrinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 03, 2011, 21:02:26 »
Seria importante discutir os projectos que cada candidato apresenta e fazer disso um debate construtivo e não utilizar a demagogia. Os enfermeiros têm que mudar de paradigma. Devemos estar todos unidos em prol de uma causa que tanto nos custou a conquistar, a ORDEM DOS ENFERMEIROS. Discutindo com o propósito de construir e dignificar uma Ordem acredito que todos, independentemente da opção de escolha, consigamos aquilo que tanto ambicionamos. Costumo ouvir que os enfermeiros começam mal desde a escola… Pois é meus amigos, se quisermos ganhar aquilo que tanto reivindicamos temos que mudar de postura de uma vez por todas. Lembro que não serão os outros a mudar por nós, teremos que ser nós a fazer essa mudança.  E assim teremos o respeito e o reconhecimento que tanto desejamos. Atrevia-me a fazer um desafio a todos os colegas e amigos, mudar de discurso, um discurso virado para nós próprios para a reflexão daquilo que somos enquanto detentores da melhor profissão do mundo – A Enfermagem. Somos nós que estamos lá, desde o nascimento até à morte, 24 sobre 24 horas. Muitas das vezes exoneramos das funções quem temos em casa, a nossa própria família, para cuidarmos daqueles que mais sofrem. Digam lá meus amigos, quem mais tem esta capacidade! Grande abraço

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 04, 2011, 16:22:04 »
Relativamente à discussão das quotas...

Se as quotas subiram foi porque quem estava na votação eram os elementos da OE (que votaram decerto em massa a favor) e alguns elementos dos sindicatos...não deve ter sido fácil aprovar a subida para os 10euros apesar de depois ninguém concordar...tanto quanto sei Enfermeiros não associados à OE ou Sindicatos estariam muito poucos!
O Enf. Azevedo gere um Sindicato há alguns anos e que eu saiba aquilo está longe da falência. Se ele diz que é possivel baixar as quotas e manter a OE então óptimo...na assembleia que ele convocar vão estar os membros da OE (que se forem os da lista dele votarão decerto a favor) e os sindicatos...não estou a ver os Enfermeiros a mudarem de posição. Infelizmente espero muita abstenção nestas eleições mas mais do que nunca eu faço questão de ir votar. Ando a ler as propostas dos candidatos que não conheço e vamos a ver....gostaria que todos os colegas votassem de acordo com a sua consciência e que não fossem os mesmos de sempre a decidir por uma classe como a nossa...

Offline Galrinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 05, 2011, 14:21:54 »
Já está disponível o link da candidatura do Enfermeiro Azevedo a Bastonário em: www.azevedoabastonario.com.
e em: http://www.facebook.com/#!/azevedoabastonario?sk=wall

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Lista E (José Azevedo) - Dignificar, Inovar, Fortalecer a Enfermagem
« Responder #20 em: Novembro 07, 2011, 09:50:39 »
A enfermagem só pode ser respeitada se se respeitar a si propria. A candidatura do Enfermeiro Azevedo é legítima como todas as outras e só votarei nela se ela não responder ao insulto com insulto mas sim com as propostas que vier a apresentar, propostas que devem, caso ganhe, retirar a Enfermagem da situação em que se encontra. Todos nós sabemos que por falta de lideranças de conhecimento de paixão e de respeito pelos valores alcançados ao longo dos ultimos 40 anos que a Enfermagem está em decadência por isso só deve participar na discussão dos programas e das pessoas, pessoas de bem que conheçam a Enfermagem e os seus problemas profundamente para que dessa forma possamos honrar todos aqueles que ao longo destes anos proporcionaram até o reconhecimento do governo pela criação da ordem.

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Novembro 09, 2011, 12:36:53 »
Estou agora a ver que o lutador EnfºÂ  Azevedo tem coragem para continuar a lutar por um projeto que ele ajudou a criar mas que foi desviado para um caminho errado. Nas ultimas eleições infelismente perdeu Vou ver o seu programa e prvavelmente irá levar o meu voto. a Ordem precisa de alguem que conheça bem  os problemas da Enfermagem e que ao longo da sua vida tenha realizado obra para o seu desenvolvimento 

Offline QUEIROZ ROCHA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 09, 2011, 14:43:04 »
Pelo que conheço deste Enfermeiro Azevedo, este só entrou nas lutas de onde pode tirar vantagens pessoais. Basta ver que o homem e o seu sindicato andam mais desaparecidos nestes anos de crise do que o D.Sebastião. Raramente o ouço falar e quando fala é só para dizer asneiras. Então anda a dizer que vais baixar as cotas se for Bastonario. Ao fazer esta afirmação este senhor prova uma de duas coisas, ou que não sabe nada do cargo a que se candidata , ou que esta a tentar angariar votos iludindo os Enfermeiros pouco informados e descontentes. Eu tambem não concordo com o valor das cotas e quero que estas baixem, mas sei que as coisas não funcionam assim pois:

1º-O bastonario não tem poderes para decidir baixar cotas, pode apenas convocar uma votação para o efeito e nesse caso quem decide são os Enfermeiros ( Logo quem se candidata a bastonario não pode prometer que vai baixar cotas pois ainda não sabe o resultado dessa votação).

2º-Essa votação a ser convocada, so pode ser realizada legalmente no 3º ano de mandato.( Logo ganhe quem ganhar mesmo que não concorde com as cotas vai ter que exercer 3 anos com esta situação e só ai podera convocar uma votação que pode ou não resultar numa diminuição das cotas, dependendo dos votos dos Enfermeiros.)

Por estas e por outras é que eu não voto neste senhor. O meu voto vai para quem quem quer mudar as coisas mas fala a verdade e demonstra com isso credibilidade, como é o caso do Enfermeiro Germano Couto. Eu voto lista A eu voto "Enfermagem Primeiro"

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 09, 2011, 15:24:31 »
Ainda não decidi em quem votar porque ainda  nãovi todos os programas ma sei que não vou votar no Germano porque esse sei que vai dar continuidade ao trabalho que fez no seu ultimo mandato e que foi sero,pela Enfermagem e se não é verdade diga uma coisa boa que ele tenha feito à frente da região norte. Melhores cuidados, mais prestigo, mais autonomia, mais representação nos orgãos de decisão ARS etc´Responda colega se o  está a defender com tanta convicção? 

Offline QUEIROZ ROCHA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 09, 2011, 18:41:23 »
O enfermeiro Germano sempre teve um comportamento exemplar, lutando contra a corrente instalada dentro da Ordem. Nunca teve medo de por o dedo na ferida e vir aos  orgãos de comunicação social falar sobre os problemas e sobre a realidade da Enfermagem Portuguesa- vejam por favor as inumeras entervistas a jornais, revistas e mesmo na televisão como Porto canal entre outros. Apesar de representar apenas a zona Norte sempre foi mais interventivo que a própria Bastonaria, que nunca se dignou a dar uma palavra de apoio e a denunciar de forma mediatica as situações em que a enfermagem nacional se encontra. Para alem disso sempre defendeu e esteve ao lado dos enfermeiros mesmo quando o resto da Ordem virava a cara ( sei de pelo menos dois casos meus conhecidos).

Eu tenho varios motivos para votar Germano couto, é claro que se o colega quer votar noutro candidato é livre e não sou eu que o vou convencer do contrario, nem é esse o meu objectivo. Apenas quero com as minhas palavras manifestar o meu apoio ao Enfermeiro Germano que considero um Homem integro e cheio de vontade de fazer melhor e acima de tudo sei que nunca vai prometer coisas que não possa cumprir como outros cadidatos o fazem. Eu quero uma Ordem difrente, mais interventiva nos orgãos de comunicação social, sm medo de lobbies de outras Ordens e que procure travar este frenesim formativo em que enfermagem esta mergulhado, por isso voto na Lista A- " Enfermagem Primeiro"

Offline pedromspcosta

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 10, 2011, 01:28:28 »
O que é engraçado é que durante tido o mandato germano couto nunca fez nada, é tipo o SEP só show off , paga para aparecer na tv e jornais, ou melhor paga a OE, já agora a todos aqueles que vão votar neste senhor, os quilómetros que são feitos com o carro da ordem dos enfermeiros quem paga, no fim veremos….merece uma grande auditoria às contas.
Se ele é assim tão bom porque não um frente a frente com outros candidatos.
Os enfermeiros não precisam de vendedores de sonhos precisamos de pessoas que não tenham medo de enfrentar todos os fantasmas que têm derrotado a enfermagem, lembro a todos que os melhores anos da enfermagem foram vividos coma liderança do Enfo Azevedo.
A lista E é a candidatura.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #26 em: Novembro 10, 2011, 02:50:18 »
Caro Pedromscosta:

A minha franca opinião pessoal: sou especial admirador do estilo do Enfº Azevedo e não só do estilo mas também da sua posição face a alguns problemas mas espero mais do EnfºAzevedo enquanto Sindicalista dado ser afiliado desde o início da minha actividade profissional no SE: sindicato dos Enfermeiros (antigo SEN).

E se ainda não desisti de pagar as quotas tal deve-se à minha consciência e responsabilidade profissional mas também pela admiração pela obra passada do Enfº José Azevedo mas NUNCA pelo que tem sido feito nos últimos anos.
Gostaria de ouvir mais vezes  o SE e menos o SEP mas para tal é preciso empenho e disponibilidade

Por isso , e não só, preferia ver essa garra que reconheço ao Enfº Azevedo mas a ressuscitar o SE e dar bom uso às minhas quotas que até são maiores do que as que pago à Ordem dos Enfermeiros, até porque o seu perfil adequa-se mais a líder sindical e muito muito menos a bastonário.

Além disso é altura de renovar e dar lugar a outros.

PS: de facto reconheço o contributo gigante que o Enfº Azevedo deu à Enfermagem Portuguesa no PASSADO... mas penso que 2007 deveria ter feito entender que os Enfermeiros querem novos rostos na Enfermagem. Querem um FUTURO... E esse só é possível com realismo, responsabilidade organização e Empenho...

Abraço

Offline pedromspcosta

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Novembro 10, 2011, 16:31:20 »
Caro Mauro_G

A candidatura do Enfo Azevedo não é só uma pessoa e desculpe dizer-lhe sem dúvida que também é constituída por novos enfermeiros, por diferentes enfermeiros que não competem entre si, com mais ou menos sabedoria, acredito que são uma equipa.
Defendo que devemos ser representados por um Bastonário que possa unir enfermeiros “novos” e menos” novos”, e que consiga lutar pelos enfermeiros. Pergunto o que ganha o enfo. Azevedo com esta candidatura, o que ganha a pessoa que já construiu o seu caminho e poderia agora usufruir de uma carreira premiada de êxitos. A minha opinião é que este homem não consegue descansar enquanto os enfermeiros não forem reconhecidos pela profissão que têm e não pelo que fazem. Apelo ao voto de todos, e sei que independente dos resultados este homem irá lutar enquanto o êxito dos enfermeiros não for alcançado.
Abraço

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 10, 2011, 17:12:46 »
É bom haver debate mas sobretudo  por quem tenha algo no seu curriculum para debater .Caros colegasn ão se esqueçam que estamos a votar para uma instituição de onde depende todo um futuro da nossa profissão.Vejam para onde nos levaram e alguns teimam em se agarrar aos lugares. Estou a falar do Enfermeiro Germano.O que ele deu à Enfermagem bem espremido não dá para matar a cede a uma criança

Offline Galrinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Novembro 15, 2011, 01:27:50 »
Citação de: pedrojosesilva
Citação de: pedromspcosta
Hoje parece um déjà vu.
O que mudou…..os nomes dos opositores pois a Ordem dos Enfermeiros é a mesma.

Desculpe corrigi-lo.
Entre os opositores há um nome que não mudou: José Azevedo. Em 2007 perdeu de forma clara e inequívoca contra  Maria Augusta de Sousa.
Lembram-se?
Aguardamos pelo site, e sobretudo pela discussão das propostas e apresentação da lista de candidatos.

Perdeu mas não se resignou. E as propostas que tinha dignificariam a enfermagem.Este senhor para além da experiência tem formação em enfermagem e filosofia, e mestrado em ética da saúde. E nunca abandonou o projecto de dignificar a enfermagem.