Autor Tópico: Lista B - UMA ORDEM COM OS ENFERMEIROS  (Lida 13577 vezes)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Candidatura de Ana Cavaco (MudarOE) à Ordem dos Enfermeiros
« Responder #15 em: Outubro 26, 2011, 13:24:44 »
" Na sequência da informação dada na Assembleia Geral Extraordinária de 22 de Outubro último - relativamente à possibilidade de suspensão do processo de regulamentação do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) por parte do Ministério da Saúde, realizou-se esta tarde (24.Outubro.2011) uma reunião entre a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), a Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e o Enf.º Jacinto Oliveira, vice-presidentes do Conselho Directivo da OE, o Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde, e o Dr. Manuel Teixeira, Secretário de Estado da Saúde.

Nessa reunião foi reafirmado pelo Ministro da Saúde o compromisso em prosseguir o processo de regulamentação do Artigo 7º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros (na redacção dada pela Lei nº 111/2009, de 16 de Setembro), tal como previamente acordado em reunião com o Dr. Manuel Teixeira e conforme noticiado a 30 de Setembro.

Aguarda-se para breve a constituição do grupo de trabalho e o agendamento das respectivas reuniões.

Manteremos os colegas informados sobre esta matéria.

Na reunião foram tratados outros assuntos e deles daremos nota pública amanhã."

In: https://membros.ordemenfermeiros.pt/Pag ... Saude.aspx

Então isto é mentira? ou....?

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #16 em: Outubro 26, 2011, 14:54:36 »
Como podem afirmar que a maioria dos enfermeiros estão contra a certificação de competências e a individualização de especialidades que este MDP vai promover?

Precipitaram-se, e penso que estão a tentar destruir o trabalho de anos de planeamento e luta política para dar instrumentos de regulação vitais para que os enfermeiros decidam sobre o que deve ser a Enfermagem.

Onde estava a vossa ampla equipa nos diversos momentos de votação em AG que o MDP teve de superar?

Cumprimentos, Pedro

Offline brunonoronha

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Outubro 26, 2011, 18:17:29 »
Portanto,

A candidatura da Enfª Ana Rita Cavaco por e simplesmente borrifou-se nos processos democráticos que levaram à opção, em sede de Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros, tal como manda um Estado de Direito, Democrático e Republicano, pela implementação do MDP.
Desrespeitaram todos os enfermeiros, apenas porque não concordam com o mesmo.
No entanto, não me lembro de os ter visto ou ouvido nas Assembleias Gerais em que o mesmo foi discutido a pronunciarem-se contra. E se o fizeram, lamentamos mas os que o apoiam foram em maior número. É assim que funciona a democracia. Preocupa-me que uma candidata a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros tenha tão pouco respeito pelos processos democráticos. Deixa antever a forma como se propõe dirigir o futuro da profissão... Apenas baseada nas suas convições.
Por outro lado, revela uma extrema imaturidade na abordagem às relações institucionais (outro mau prenúncio para quem almeja ser Bastonária). Não só não foi eleita para qualquer cargo representativo dos Enfermeiros, como não percebe que a carta que escreveu é apenas a opinião de um membro (que é livre de demonstrar o seu descontentamento relativamente às linhas orientadoras e opções da Ordem - razão pela qual existem tantas listas a concorrer nestas eleições).
Porém, igualmente preocupante do ponto de vista das relações institucionais foi a posição do Secretário de Estado da Saúde, no respeitante ao seguimento que deu à missiva. Não penso que o senhor seja ingénuo do ponto de vista político, pelo que apenas me pergunto: considerando os factos que envolveram esta questão, ou seja, um membro que demonstra o seu descontentamento e propõe a suspensão do processo e um secretário de estado que anui a essa proposição, que interesses políticos estiveram por detrás de tal manobra?
Claro está que a ordem foi resposta e o processo terá continuidade (http://www.ordemenfermeiros.pt/comunica ... aoMDP.aspx). É que, ao contrário do que pensavam que iria acontecer, ou seja, que o processo ficaria congelado e que poderiam utilizar isso como arma de arremesso político para a campanha, não só a Ordem dos Enfermeiros interviu prontamente como o Ministro teve o bom senso de anular a decisão do Secretário de Estado.
Preocupa-me que seja gente que pensa assim, com esta concepção da responsabilidade do exercício das funções a que concorrem, que se esteja a candidatar à instituição "Ordem dos Enfermeiros". Isto não é uma Associação de Estudantes ou uma qualquer secção de uma Juventude Partidária. Isto é muito sério e tem repercussões em 54 000 enfermeiros.
Há que ser sério e consequente nas atitudes que se tomam.

Offline Ana Rita Cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Outubro 28, 2011, 21:42:54 »
Está mesmo suspenso, gostem muito ou pouco, durante o processo eleitoral e por força da carta que enviámos ao MS e que está publicada aqui no fórum.

Durante um processo eleitoral não se discutem questões de fundo desta importância e o facto dos actuais órgãos da OE andarem entretidos num grupo de trabalho significa zero.

Normalmente diz-se que quando não queres decidir logo ou tomar decisões crias um grupo de trabalho. Foi o que aconteceu neste caso.

Aliás nos actuais órgãos não se tem feito outra coisa nos últimos anos, grupos de trabalho, é vê-los, ufanos, em grupos de trabalho, viagens e reuniões para cá e para lá, enfim uma canseira mas decisões e regulação que é o que precisamos, não vejo nada.

Felizmente, para a nossa candidatura, está suspenso sim e ainda bem.

Não fui a esta AG, e voltaria a não ir porque não tem mesmo nada de democrático a Presidente da Mesa cortar-me a palavra como já fez anteriormente e nessa AG que vocês tanto defendem estão pouco mais de 100 dirigentes da OE com a despesas pagas para se deslocarem.

Democracia, meus caros, é outra coisa mas longe de mim querer ser moralista, digo apenas o que é para mim, é promover a participação dos Enfermeiros por exemplo com AG's por vídeo-conferência como temos no nosso Plano de Acção e não tratá-los como os actuais órgãos têm feito, afastando-nos a todos da OE.

www.mudaroe.com

O Bruno diz que isto não é uma Associação de Estudantes ou uma Juventude Partidária, como é óbvio mas tens alguma coisa contra uma ou outra visto que também já passaste nas duas? Eu não tenho e cada sítio tem o seu mérito. E já agora não pertences também aos órgãos da actual Secção Regional do Sul? Pertences e concorres democraticamente pela lista do Germano. É isto a democracia e ainda bem mas também é assumir sempre o nosso percurso e de que forma contribuímos para o bem comum. A meu ver esse tipo de participação é muito salutar, a minha e a tua e nestas eleições discute-se a Ordem dos Enfermeiros, uma outra forma de intervenção cívica.

O meu mais profundo respeito vai para os ENFERMEIROS e para os cuidados que prestam, não vai para meia dúzia de adiantados mentais que deixaram a profissão neste estado, o meu respeito não vai para casas ou sedes vai para nós que trabalhamos sem condições todos os dias.

Não pertenço ao status quo, lamento, e não quero pertencer.

Um beijinho

Ana

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Outubro 29, 2011, 23:08:08 »
A notícia que publiquei desmente-a...

Offline Ana Rita Cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 29, 2011, 23:37:07 »
Não Mauro, pelo contrário, diz exactamente o que aqui disse, o Ministro concordou com a criação de um grupo de trabalho, é bem diferente de fazer sair a legislação de suporte do MDP antes das eleições.

Interpretas como quiseres mas um grupo de trabalho significa isso mesmo e nada mais. A notícia que publicaste é também uma não notícia, é um comunicado da própria OE no site da OE, ao Ministro da Saúde não se ouviu uma palavra publicamente.

Um beijinho

Ana

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 30, 2011, 02:08:39 »
Claro que sim Ana Rita... Claro que sim...

As suas propostas são "não propostas".

É processar o Estado que para mais agora é PSD...  1ª proposta

É propor isenção de quotas para desempregados , isenção essa que já existe... 2ª proposta

É propor , entre outras , certificações de campos de estágio, mas é contra o MDP que prevê a acreditação dos contextos de prática clínica  ( praticamente a mesma coisa) 3ª proposta

É estar ao lado dos Enfermeiros militares... Eu também estou ao lado de muita coisa mas não faço nada além de ter compaixão... 4ª proposta

É dizer que se vai poder votar à distância em Ag's por exemplo, sem que isso esteja previsto nos estatutos... ( se alguém disser que é ilegítima a decisão tomada nessas AG's lá se vai a coisa por água abaixo)... E se votarem menos do que 100 enfermeiros, durante o seu mandato... também vai dizer que é uma decisão ilegítima? 5ª proposta

E por aí em diante...

Como será , caso seja bastonária, se uma proposta for aprovada com 100 votantes? Já é legítima por ser no seu mandato? Ou ainda não será representativa? O que é uma amostra representativa para si... 299, 459, 5862? Ou vai decidindo conforme conveniência?

Eu também não me revejo na actual OE mas daí a ultrapassar algumas regras da democracia... 

Há que apresentar propostas inovadoras mas responsáveis e exequíveis...

Convido-a a ler http://enfermagemprimeiro.com/programa.aspx

Offline Alírio Belchior

• Membro
    • Ver Perfil
Visita da Enfª. Ana Rita Cavaco a Odemira e Santiago do Cacém
« Responder #22 em: Outubro 30, 2011, 13:02:52 »
[font=comic sans ms:2782noy3]No dia 1 de Novembro, a Candidata a Bastonária, Ana Rita Cavaco, estará de visita ao SUB de Odemira e ao Hospital do Litoral Alentejano, dando continuidade às visitas a Unidades de Saúde do país, para estar, dialogar e ouvir os enfermeiros.[/font:2782noy3]

Offline Ana Rita Cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Outubro 31, 2011, 00:41:01 »
Mauro queres que eu leia um conjunto vazio e redondo de mais do mesmo, aliás só vos vejo atacar as nossas propostas porque não falam das vossas? E das listas? A dança das cadeiras onde os candidatos actuais trocam apenas de cargo nestas eleições? Queres que te dê exemplos? Têm muitos.

Qual é o problema do Governo ser do PSD? Não tenho palas nos olhos nem autocolantes colados na testa, aliás o Governo é do mesmo Partido que o meu e o do Germano vês nisso algum problema? Eu não.

E sabes qual é o vosso problema, foi nós termos proposto e vocês não. Falem das vossas propostas porque isso sim é campanha, sempre que falam das minhas eu agradeço, fazem-me campanha:-)

Aconselho-te a leres bem, suspensão faz com que não possas concorrer aos concursos porque não tens cédula e quando voltas a pedir a reinscrição pagas tudo junto. Tanta ânsia de atacar as nossas propostas que se dispõem a enganar os colegas que querem tanto defender.

Queremos todos o mesmo, o melhor para nós Enfermeiros por isso façam as vossas propostas em paz que nós fazemos as nossas, no fim teremos todos que trabalhar em conjunto.

Um beijinho

Ana

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 01, 2011, 01:58:37 »
Claro que sim... Obviamente ...

Já agora não sei se percebeu a questão do PSD... Que eu saiba a Enfermagem Primeiro não propõe processar o Estado...

A sua propõe... Mantém a promessa agora que o governo é da sua cor partidária? Muito simples a pergunta...

Já agora diga também aqui aos que a lêem como se faz para parecer que não se fala dos outros... Coloca-se um tópico no facebook, permite-se comentários de apoiantes , que não criticam, simplesmente ofendem outras candidaturas e depois... quando alguém lá vai exercer o contraditório, a Ana Rita apaga os comentários que desmentem as calúnias...

No entanto fala de liberdade de expressão que lhe é vedada em Assembleias Gerais e de democracia ( quando tenta impedir a decisão democrática dos enfermeiros que votam em Assembleias Gerais)... Será assim quando se for bastonária? Quando não for do seu agrado altera-se , independentemente das regras/leis...

Quanto à questão das quotas... por favor... informe-se... é que não quero, de futuro , ver uma bastonária a ser desmentida em directo, num qualquer debate, só porque não estuda minimamente os dossiers... Leia lá então o regulamento que lhe deixo em anexo e diga a verdade toda...

Mas acredito que não o leve a sério, uma vez que foi aprovado numa Assembleia geral por uma minoria de enfermeiros... Se calhar também devia tentar que este fosse irregularizado...

Já agora diga lá quais são as propostas "redondas" que encontra por lá no programa Enfermagem Primeiro.

Offline Ana Rita Cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 02, 2011, 18:51:06 »
Mauro

Uma resposta simples a uma pergunta simples, como é óbvio mantenho a primeira proposta, mas qual é a dúvida? Interessa-me muito pouco se é o Partido A ou B no Governo porque os meus valores não mudam por isso, não sofro de partidarite, como se fosse um clube de futebol.

Disse-te que a nossa página de candidatura não serve para fazer campanha à vossa ou outra candidatura, também não vejo qual a tua dúvida, e como é óbvio disse-te que campanha é na vossa página, coisas como "decididamente Enfermagem Primeiro" são para os vossos espaços de campanha não é para o nosso e disse que iria apagar e apago se voltar a aparecer.

Não vou para as vossas páginas apelar ao voto na nossa candidatura, respeito o vosso espaço, também não me vês nos tópicos da vossa candidatura aqui no fórum a criticar a vossa posição mas já percebi que vocês gostam de falar comigo e eu agradeço e tenho muito gosto nisso.

Quanto à questão das quotas, Mauro começo por te agradecer dizeres que vou ser Bastonária:-) mas não te preocupes que não serei desmentida em lado nenhum porque é possível baixar as quotas sim e cumprindo todos os regulamentos para que não se melindre ninguém.

Mantenho todas as propostas sem excepção e desejo-vos uma óptima campanha, como a todos os que tiveram gosto e disponibilidade de avançar com um projecto mas este é o nosso e é esse que temos de explicar aos Enfermeiros.

Façam o mesmo, já aqui te disse que no fim muitos seremos sempre poucos para o que precisamos fazer pela profissão por isso teremos que trabalhar com todos.

Um beijinho

Ana

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Novembro 03, 2011, 06:09:27 »
Criterios transparentes no recrutamento de jovens enfermeiros: sim ou nao?

Offline Ana Rita Cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Novembro 04, 2011, 15:06:23 »
Olá Herodes

Claro que sim mas referes-te a quê para eu poder responder?

Um beijinho

Offline Calpurnia Máxima

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 05, 2011, 22:31:38 »
Viva!
Saúdo-te por te candidatares a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Pelo menos não ficas sentada a lamentares-te como o Calímero e lutas pelos teus interesses. E apenas isso. Mas não vou votar em ti. Não voto em ti porque, não confio em ti para representares os Enfermeiros e, fazeres a sua supervisão do desempenho profissional. És uma carreirista, estiveste sempre em organizações mesmo ainda na escola, andas-te pelas juventudes partidárias tipo Cheergirl, passaste demasiado tempo pelos gabinetes dos secretários de estado e ministros a botar sentenças sobre a Enfermagem e pouco tempo à cabeceira daqueles que são o alvo da tua profissão, as pessoas que sofrem de doenças. Muitos gabinetes, poucos cuidados. Usas um discurso muito afectado, arrogante e prepotente que deixa antever o que és e o que serás - usas os outros apenas para alcançar os teus objectivos e trabalhar não é seguramente um deles. Já estou farto de dar para esse peditório. Estás-te nas tintas para os problemas dos jovens enfermeiros desempregados, apenas os usas como meio para um fim.
Se fores eleita será mais outra oportunidade perdida para a Enfermagem, serão tempos muito negros e os que te apoiam agora sofrerão muito pelo seu entusiasmo e empenho. A propósito já és Enfermeira há 15 anos? Se não és, acresce a isto tudo a desonestidade. Mesmo assim, felicidades!
RAsssh!

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Lista B - UMA ORDEM COM OS ENFERMEIROS
« Responder #29 em: Novembro 06, 2011, 18:48:16 »
Ainda não percebi se os ilustres enfermeiros das listas concorrentes se preocupam com os enfermeiros e se candidatam por eles ou se apenas estão preocupados com a votação que a Ana Rita lhes pode tirar.
Gostava de ver debates ou propostas das demais candidaturas que pudessem ser discutidas como as da Rita, e isso sim dignificaria os enfermeiros.
Infelizmente vê-se muita politiquice, até parece que muitas listas apenas querem é o poder ou o titulo de bastonário, claro está que a maioria apenas deseja congratular-se por ser quem colou os cartazes do próximo Bastonário.
Pessoalmente, acho que todos devemos trabalhar para mudar o estado da enfermagem e dos enfermeiros.
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!