Autor Tópico: Queimadura de II grau (Flictenas)  (Lida 9056 vezes)

Offline Filipaferraz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Queimadura de II grau (Flictenas)
« em: Outubro 17, 2011, 00:43:23 »
Boa noite,

No caso de uma utente que apresenta duas flictenas ao longo de dois dedos das mãos, por queimadura, nas quais ando a aplicar silvederma e gase gorda há 4 dias, acham normal que as flictenas ainda não tenham desaparecido e se mantenham praticamente do mesmo tamanho? Acham que devo mudar de tratamento (colocar por exemplo compressas embebidas em álcool)? Acham que devo aspirar o seu conteúdo (seroso)?

Gostaria de ouvir a vossa opinião... Obrigada.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Queimadura de II grau (Flictenas)
« Responder #1 em: Outubro 17, 2011, 20:56:59 »
Consegues uma foto das lesões?
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline enfzara

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 17, 2011, 21:30:38 »
Boa noite..
Num dos ensinos clinicos de comunitária deparei me com uma situação semelhante e a enfermeira usava um tratamento k dava resultado...
Creme hidratante+ sicazine+ terricil... O creme hidratante pode ser dermisol... coloca-se aproximadamente a mesma quantidade de cada um dos produtos numa gaze gorda...Aspira-se o conteúdo das flictenas... e espero que o resultado seja o desejado ...
Tenho usado este tratamento em queimaduras e funciona  ::)

Offline luar

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 17, 2011, 22:56:02 »
Terricil....em queimaduras???

Offline Liliana C

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 17, 2011, 23:26:17 »
No caso de as flictenas serem hematicas, normalmente devem ser drenadas e removida a pele.
no caso de flictenas causadas por ulceras de pressao se o conteudo for seroso nao deve ser removido, pk o organismo ira reabsorver.
no caso de keimaduras nas zonas onde existem articulaçoes as flictenas devem ser drenadas e removida a pele e tratada a ferida para evitar que o utente fique com movimentos comprometidos, sobretudo nas mãos.

Offline enfzara

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 18, 2011, 10:49:10 »
Citação de: luar
Terricil....em queimaduras???

sim... também fiquei admirada quando vi pela primeira vez... mas resulta...

Offline carla Ramos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 18, 2011, 13:00:04 »
Em relaão às flictenas, realmente quando o conteúdo é hemático e numa quantidade considerável, pode-se aspirar, mas a pele não deve ser tirada. Aspiramos com uma seringa e agulha e mantemos a pele. A pele acaba por ser uma protecção.

Offline Filipaferraz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 18, 2011, 18:22:15 »
Obrigada por todas as sugestões... Não tenho fotografia nenhuma das lesões e também não tenho como tirar :s Penso que a flictena está a regredir e falei com outros profissionais de saúde que me disseram para manter o tratamento durante mais dois dias e aí, caso não haja evolução, aspirar o seu conteúdo ;) Mais uma vez, obrigada ;)

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 30, 2011, 13:08:04 »
Boa Tarde  :D
Será que alguém me pode ajudar? existe alguns artigos cientificos sobre o tratamento de flictenas??

Reparei que existem muitas teorias entre os profissionais de saúde...

Afinal, como tratamos um flictena?

Obrigada:)

Offline Liliana C

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 30, 2011, 20:05:02 »
Citação de: Liliana C
No caso de as flictenas serem hematicas, normalmente devem ser drenadas e removida a pele.
no caso de flictenas causadas por ulceras de pressao se o conteudo for seroso nao deve ser removido, pk o organismo ira reabsorver.
no caso de keimaduras nas zonas onde existem articulaçoes as flictenas devem ser drenadas e removida a pele e tratada a ferida para evitar que o utente fique com movimentos comprometidos, sobretudo nas mãos.

Citação de: carla Ramos
Em relaão às flictenas, realmente quando o conteúdo é hemático e numa quantidade considerável, pode-se aspirar, mas a pele não deve ser tirada. Aspiramos com uma seringa e agulha e mantemos a pele. A pele acaba por ser uma protecção.

colega para já nao  haverá consenso em relaçao a isto, o k eu disse em cima esta correcto e o k a colega disse tb. a colega diz k a pele serve como protecção, verdade, mas se nao a remover mos nao conseguimos ver a ferida na totalidade em limpa la convenientemente e por isso esta pode piorar, dai k se remova a pele e trate a ferida tento em conta as caracteristicas!  temos k avaliar caso a caso e adaptar ao contexto do utente!

Offline Filipaferraz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 01, 2011, 20:12:52 »
Olá... Muito obrigada pelas respostas... Devo dizer que não aspirei o conteúdo da flictena e que passado poucos dias, acabou por cicatrizar ;) Realizei sempre o tratamento com silvaderma e gase gorda e resultou =D

Offline Anix

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 16, 2011, 00:39:35 »
Na minha ainda curta experiencia, aprendi a aspirar o liquido da flictena e a aplicar mepilex... e normalmente tinha bom resultado...