Autor Tópico: Lista A (Germano Couto) - ENFERMAGEM PRIMEIRO  (Lida 34524 vezes)

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.diasporadosenfermeiros.com
Re: Lista A (Germano Couto) - ENFERMAGEM PRIMEIRO
« Responder #30 em: Novembro 08, 2011, 22:05:44 »
Citação de: pedrojosesilva

@enfermeiroUK e NunoUkNurse

Então vamos (nós os três) trabalhar para isso, até porque os emolumentos (que inclui o pagamento da inscrição) não é a parte mais significativa das receitas da Ordem. Vamos promover essa moção em AG Geral extraordinária? Terá de haver uma até Março de 2012 para aprovar relatório de contas do anterior mandato e plano de acção do novo mandato. O estabelecimento do valor dos emolumentos não está sujeito a mesma regra da alteração de quotas. Fica lançado o desafio colegas.

A Enfermagem Primeiro deixa isso em aberto, é para nós ponto assente fazer uma auditória às contas da Ordem porque os itens de despesa nos relatórios de contas são pouco específicos. Não é para lançar suspeitas sobre ninguém, os relatórios têm sido aprovados por maioria nas AGs, mas sim para promover um maior transparência e termos dados mais detalhados sobre aquilo que constitui a despesa. Isso provavelmente vai ao encontro das questões por vocês levantadas acerca da utilização dos dinheiros da Ordem.

Para estabelecer o valor de redução da inscrição terá sempre de se cortar na despesa, e isso é possível através do plano de modernização da estrutura (revista da OE a ser distribuída em PDF por e-mail, comunicação preferencial aos membros por newsletter via e-mail, etc...)

Cumprimentos, Pedro

Caro Pedro, Estarei sempre disponivel para colaborar em conjunto com os colegas da Diaspora para que se ouca a nossa voz. Alguns dos que estao por ai nao pensam certamente regressar, mas acredito que a grande maioria talvez o faca se a possibilidade surgir e entretanto a situacao em Portugal melhorar. Para esses ha que pensar na melhor forma de o fazer sem que sejam prejudicados. Numa Europa que se pretende ser sem fronteiras, esta e uma realidade a qual nao se pode fugir e reconhece-lo so mostra valor por parte dos candidatos.

Se me permites, deixo aqui alguns anseios colocados por colegas na nossa pagina da Diaspora:

-Porque é que a actual OE se recusa a preencher o formulário do NMC (declaration of good character) e, para além de as fazer em português ainda cobra por cada declaração que oferece como alternativa?
-Para quando um acordo entre a OE e as suas congéneres para reconhecer a experiência dos colegas aquando do seu regresso a Portugal e, assim, permitir uma reinscrição na Ordem Portuguesa sem custos e sem burocracias?
-Para quando uma maior ligação efectiva com os colegas que estão no estrangeiro

- certificacao pela OE de especialidades reconhecidas em outros paises.
- criacao de um gabinete de relacoes internacionais com elos de ligacao aos colegas no estrangeiro
- o que acontecera aos colegas recem licenciados que pretendam trabalhar no estrangeiro e nao querem fazer o ano de internato?
- para quando maior esclarecimento em relacao ao que espera os colegas que pretendem trabalhar no estrangeiro?

Como percebes, mesmo fora, os colegas (alguns) nao deixam de prestar atencao ao que se passa no nosso cantinho e sera sem duvida proveitoso abordar-se desde ja algumas das questoes colocadas!

Quanto a inscricao, um desabafo... As gentes que pela nossa Ordem andaram nunca viram tanto dinheiro junto e com dinheiro na mao, foi o fartote, como se diz na minha terra: E os gabinetes com marmore italiana, sao as sedes regionais ( O NMC tem uma sede administrativa central e basta- vai abrir uma outra na Escocia, imagine-se) com todos os funcionarios e os amigos que por la andam... E as viagens para o ICN para o cha e bolachas...as revistas ao estilo sul americano com a bastonaria em cada pagina (Ainda que fosse a Liz Hurley!)...Mas ha tambem que realcar o bom gastodo dinheiro...Se nao fosse a OE, os enfermeiros nunca saberiam o que seria a Etica "segundo a Dona Lucilia" ( e eu pensava que os peritos sao o Socrates e o Platao! :P)

bem, divago!

Cumprimentos,
Nuno
www.diasporadosenfermeiros.com

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Novembro 09, 2011, 10:03:10 »
Concordo com tudo o que se diz à cerca da candidatura do Enfº Germano, e ainda não sabia que tinha colaborado com os seus "saberes"em tantas escolas.Se quizermos por como Bastonario um colega que tem colaborado na "formação" de todos aqueles colegas que são enganados quando lhe abrem uma porta para tirar um curso com  qualidade duvidosa   para os obrigar a trabalhar em tudo menos na enfermagem então votem no Enfº Germano. Se queremos uma ORDEM liderada por profossonais que no futuro fassam o que devem que será  controlar a  qualjdade do ensino e dessa forma não permitindo que se lance para o nercado profissionais com formação duvidosa.Então votem noutros colegas.Eu não voto Germano 

Offline QUEIROZ ROCHA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Novembro 09, 2011, 14:22:46 »
Eu voto no Enfermeiro Germano couto, pois é para mim o unico que reune todas as condições e pessoas na sua lista para mudar a nossa Ordem.  Já não se pode dizer o mesmo das outras candidatura que ou são incompletas, ou são uma promessa de continuidade no marasmo, na apatia e falta de mediatismo, como é o caso da candidatura do Enfermeiro Oliveira que integra nos seus membros pessoas que mergulharam nos ultimos anos a enfermagem no mundo da etica e da utupia formativa como lucilia, isabel oliveira, renato e o proprio Manuel Oliveira que até a bem pouco tempo vivia com o famoso discurso de "faltam enfermeiros", isto é como dizer "mais formação". Já para não falar na nossa dignissima Bastonaria que é apoiante desta candidatura. Por tudo isto e muito mais meus amigos se querem continuidade então votem no Manuel oliveira, ou noutras listas imcompletas, se querem mudança o unico voto util é na lista A e na "Enfermagem primeiro". Os Enfermeiros irão decidir agora o que realmente querem, espero acima de tudo que votem em massa e não deixem nas mãos dos outros a decisão sobre o futuro da Ordem de todos nós.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #33 em: Novembro 10, 2011, 03:15:17 »
Podem acompanhar as notícias diárias da campanha regional e nacional no site Enfermagem Primeiro, no separador "Campanha": http://enfermagemprimeiro.com/

Se querem transparência nas contas não há como ver os relatórios de contas da SRN da OE. Podem não concordar com eles, mas podem consultá-los... Conseguem imaginar isso noutros líderes de candidaturas, nas organizações que gerem?

Desafio qualquer um a comparar qualquer programa ou credibilidade ao nosso, ponto por ponto, mas sem demagogia e falsas promessas...

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #34 em: Novembro 10, 2011, 09:43:57 »
@Herodes

Eu apenas esclareci que o Enf. Germano não é docente de carreira, é enfermeiro chefe.
Quanto ao posicionamento do Enf. germano Couto sobre a formação, convido-o a ler os vários artigos que ele escreveu defendendo o controlo da formação para evitar os problemas que o colega Herodes referiu. E não escreveu apenas nas últimas semanas para a campanha eleitoral.
Veja por exemplo este editorial que escreveu para aNursing http://enfermagemprimeiro.com/App_Files ... %20une.pdf
Quanto às restantes "bocas e boatos", é normal que se tente atacar o principal candidatos a Bastonário quando não há mais argumentos.
O Enf. Germano Couto não tem acções da Cespu, nem foi de ferias na AG que votou as quotas, nem procurou fechar mesas de voto nestas eleições (fez sim um pedido para abertura de mais mesas de voto que foi recusado), etc.. Sejamos sérios e rigorosos.

@NunoUKnurse

As questões que levantas são pertinentes. A articulação com as congéneres internacionais terá de ser feito no próximo mandato.
Na nossa candidatura existe toda a abertura para isso, quer seja pelo Gabinete de Relações Internacionais, mas também urge reforçar a Rede de Jovens Enfermeiros investindo no apoio ao Empreendedorismo e acompanhamento da Migração do Jovens Enfermeiros.
Com certeza que os assuntos que levantas-te serão trabalhados por nós, dentro desse âmbito. E para isso interessa a colaboração e parceria com quem está mais próximo dessa realidade.

@Todos

Deixo o Cartaz já divulgado em alguns locais da Net, onde além do candidato a Bastonário temos os nossos lideres regionais, onde prevalecem novos rostos, alavancados pela experiência e conhecimento desta linha emergente da Ordem dos Enfermeiros.

[align=center:2na9ca26][/align:2na9ca26]

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Novembro 10, 2011, 21:47:59 »
Caro Pedro:
Reescrever o passado? Dava-me Jeito? O Enfermeiro Germano Couto é um alvo a abater?
Homem, em que mundo é que estás? Isto é uma eleição para os corpos estatutários da OE em Portugal, não é a Coreia do Norte do Kim Sung Ill nem a Alemanha Nazi de 1933. Germano Couto é apenas e sómente, um Enfermeiro que está a concorrer a bastonário que, tem um projecto válido apenas, mas há outros melhores. O Enfermeiro Germano Couto não erra? Homem, acabaste de dar uma definição de DEUS. Soas como um fanático seguidor do lider. Se perderem o que vais fazer? Impugnar as eleições como a Ana Rita Cavaco? Se ganharem vais mandar abater todos os Enfermeiros que não o apoiaram? Soas como um proto-nazi com esse tipo de discurso. Com seguidores assim o Germano Couto não precisa de inimigos, os seus apoiantes fazem o trabalho todo. O passado não se reescreve já devias saber isso, todas as tentativas passadas falharam. Mandas-me um link para uma citação dum blogue dum tipo que por sinal é apoiante do Germano Couto mas, não me apresentas-te provas concretas como por exemplo a acta da AG. Isso sim é que é valido. Dizes que houve quem visse lá o Germano Couto mas, tambem há quem lá estivesse e afirme  que ele não estava, por isso é bom que apresentes a cópia da acta para serenar os animos. Vê se te situas e te deixas de fanatismos e tanta crispação. Não esqueças, como alguem disse, se ganharem Germano Couto será o Bastonário de todos os Enfermeiros e o rosto da Enfermagem Portuguesa e não apenas o bastonário dos seus apoiantes. Com gente assim na sua lista prenuncia-se maus tempos caso ele ganhe.
Mesmo assim ... Atenciosamente .

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #36 em: Novembro 10, 2011, 22:54:57 »
@Bakunine

Referiu que o Enf. Germano não esteve presente na AG portanto apresente provas. Se não apresenta, retire a sua afirmação em vez de procurar contornar o sua falta de fundamentação. Lançar lama é fácil mas só no primeiro post...
A si pode soar a fanatismo, para mim chama-se direito ao contraditório. Não espere que fiquemos calados perante a mentira.

Para mudar para assuntos mais pertinentes. Deixo aqui video da rubrica de Enfermagem do Porto Canal (ontem) do nosso colega e elemento da Enfermagem Primeiro, Nelson Coimbra:

http://195.23.58.155/streamtv/2011/11/38474315.wmv

Cumprimentos, Pedro Silva

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Novembro 11, 2011, 14:42:41 »
Já percebemos de que massa é feito o pessoal da candidatura do Germano Couto. Deus nos livre que ele ganhe, senão, quem não o apoia será chacinado. No mínimo. Acho que o homem nem sabe com quem se meteu. Vocês são uma menos-valia para ele.

Offline cavaco

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Novembro 11, 2011, 17:03:45 »
Citação de: Bakunine
Já percebemos de que massa é feito o pessoal da candidatura do Germano Couto. Deus nos livre que ele ganhe, senão, quem não o apoia será chacinado. No mínimo. Acho que o homem nem sabe com quem se meteu. Vocês são uma menos-valia para ele.

Bakunine, so podes falar assim porque não conheces as pessoas e o projecto Enfermagem Primeiro (que foi feito com o contributo de centenas de enfermeiros!). Para além de revelares malvadez, mau-carácter e maledicência sobre pessoas que já fizeram algo pela enfermagem e que não se escondem atrás de um nikname como tu, Bakunine, fazes!

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 11, 2011, 19:28:15 »
@Bakunine

Dar-lhe-ei crédito se se identificar.

Obviamente é anti-enfermagem primeiro, ao que me parece sem razão nenhuma.

Lamento que se deixe iludir por cartilhas ideológicas e não pense pelos seus próprios meios.

Aqui(Enfermagem Primeiro) há pluralidade, há opiniões diversas, há vários representantes das mais diversas áreas profissionais e contextos, como forma de obter um consenso mais alargado e representar o melhor possível aquilo que é a Enfermagem Portuguesa.

Na Enfermagem Primeiro cada um pensa pela própria cabeça e não debitamos chavões e acima de tudo pensamos nos Enfermeiros, na Enfermagem e na solução para os seus problemas e não em instigar os enfermeiros à revolta interna. Olhe que isso ainda se vira contra si e contra outros que tais...

Responsabilidade, dedicação, frieza e seriedade são posturas que teremos , à imagem do que foi a SRN da OE mas alargado a todos os órgãos da Ordem: Promover a visibilidade da OE e dos Enfermeiros passa também por ter um líder sério e que saiba do que fala pois no momento da verdade é isso que será decisivo na tomada de decisões.

Não sei quem defende o Bakunine mas como já viu eu estou aqui a assumir a minha identidade na defesa dum projecto no entanto o Bakunine está anónimo.

Respeito todos os adversários desde que estes assumam claramente ao que vêem, quer fazer o mesmo?

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Novembro 11, 2011, 23:43:55 »
É curioso mas o enfº Germano ainda não se fez ouvir no forum, será que os acessores de imprensa não permitem ou o candidato a bastonário continua em retiro.
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Novembro 13, 2011, 09:49:42 »
Enfermeiro Pedro, o seu esclarecimento continua sem dar razão ao Enf. Germano. Não acha estranho que alguém seja contra a formação em excesso, e ao mesmo tempo colabore com escolas privadas, sobretudo se já tem o seu emprego (enfermeiro chefe)?
Quanto ao artigo, é um daqueles a que o Enf. Germano já nos habituou: muita retórica e pouco conteúdo! A dada altura ele diz "a esmagadora maioria dos colegas não se reconhecem com a Ordem"; logo depois contradiz-se: "não se trata de criticar ninguém"...
Se me diz que o Enf. Germano não tem acções na CESPU, eu acredito na sua palavra. Mas esse nem sequer é o ponto principal do meu primeiro comentário.
Reparei também que contornou os assuntos que eu mencionei nos últimos dois parágrafos: enfermeiros gestores (!?) que revelam ter pouca ética no seu dia a dia, e o caso do Enf. Rui Santos, que transita, imagine-se, de um sindicato comuna, para uma candidatura "laranja".  ;)
Confirma que o Enf. Germano votou contra o aumento das cotas, certo? Ok. Confesso que não me lembro. Contudo, na Assembleia Geral em que foram aprovadas as contas da OE, se bem me lembro, o Enf. Germano não votou contra. Engraçado que agora, em campanha, uma das críticas feitas à actual direcção da OE, tem justamente a ver com a gestão do orçamento...

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Novembro 13, 2011, 18:36:06 »
Cavaco: Fez o quê? Só vejo gajos que falam, falam e não passam disso!
Mauro G: Tás doido? Vocês são uma candidatura de protonazis, queres que me revele? Para me fazeres o mesmo que a Gestapo fazia aos adversários, eliminá-los fisicamente? Como diz o teu amigo Pauloqualquercoisa, sou um alvo a abater.
Sou tudo o que vocês me chamam e tambem sou anarquista, luto pela verdade, mas não sou suicida, senão ia para bombista. Tenham Juízo. Prometo-vos surpresas em breve! Até lá abraços.

Offline enfermeiroUK

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enfermeirouk.com/
« Responder #43 em: Novembro 13, 2011, 20:40:35 »
Epa, isto até parece que o senhor Germano comprou o Forum Enfermagem e o blog Doutor Enfermeiro! É só propaganda, cartazes e afins...uma verdadeira campanha ao género politico! Contudo, já chega a ser demais...pelo que vou vendo, é apregoado mais do que me parece ser possivel que o senhor Germano venha a ser capaz, ou tenha talento para fazer! Parece-me areia demais para a camioneta.
"...se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo." Bento de Jesus Caraça.

http]

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Novembro 13, 2011, 23:56:31 »
Coloco à vossa disposição o email geral@enfermagemprimeiro.com para fazerem as vossas sugestões.

Pelo que vejo só se ataca o carácter e não propriamente as propostas.

Para aferir da legitimidade de defender que é a única candidatura com algum mérito e que os seus apoiantes não são oportunistas, basta ver que a maioria dos novos intervenientes no Forum só o são nesta ocasião.

Pergunto-me quantos novos membros têm comentado nestes últimos dias no forum, para aferir do oportunismo deles.

O único que pode dizer que comentou já alguma assiduidade foi o Herodes, mas dado que mantém o seu anonimato e os defensores do Germano Couto não, podemos dizer que nós estamos a dar a cara, no entanto os detractores não.

Nisto de eleições não há ninguém perfeito e não se trata nunca de escolher o candidato perfeito mas sim aquele que se aproxima mais do nosso ideal, posto isto gostaria que exibissem as vossas opções de voto para perceber a motivação para essas críticas, algumas sem pés nem cabeça outras mentira e outras ainda distorcidas.

Se quiserem seriedade na discussão, vamos lá, mas demagogia e politiquice barata...