Autor Tópico: Lista A (Germano Couto) - ENFERMAGEM PRIMEIRO  (Lida 32560 vezes)

Offline teresa correia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Lista A (Germano Couto) - ENFERMAGEM PRIMEIRO
« Responder #15 em: Novembro 07, 2011, 00:14:01 »
Boa noite colegas ;)

Estive a ler o programa de candidatura e de forma geral gostei. . . No entanto, estando eu desempregada pareceu-me que essa não é uma questão muito abordada. . . De que forma pensam diminuir o desemprego dos enfermeiros recém-licenciados? Quais as medidas que pensam tomar?

Cumprimentos

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #16 em: Novembro 07, 2011, 06:25:10 »
@Teresa Correia

A resposta a esta e muitas outras questões por parte da candidatura Enfermagem Primeiro pode ser encontrada aqui: http://enfermagemprimeiro.com/perguntas ... ostas.aspx

Em relação ao desemprego:

"Considerando o elevado número de enfermeiros que estão a emigrar iremos criar, com os recursos já existentes na Ordem dos Enfermeiros, um dispositivo de acompanhamento e monitorização da situação dos colegas que emigram, além de nos constituirmos como apoio institucional durante o processo de transição. No que respeita à situação Portuguesa iremos desenvolver estratégias sérias e consequentes de lobby político e iremos propor uma revisão da legislação que enquadra o Ensino Superior de Enfermagem, além da insistência na implementação do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), para que, tanto a montante como a jusante, possamos actuar para equilibrar o mercado laboral da Enfermagem, que na actual situação representa um risco para a segurança dos utilizadores dos serviços de saúde ao proporcionar ambientes e condições de exercício insustentáveis no médio e longo prazo do ponto de vista da qualidade."

Offline enfermeiroUK

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enfermeirouk.com/
« Responder #17 em: Novembro 07, 2011, 11:04:20 »
Bem gostava de deixar a minha opinião quanto ao [s:3bz9v54b]roubo[/s:3bz9v54b], perdão, quotas que a OE exige. E aproveito também para pedir aos senhores da Enfermagem Primeiro que digam quais as suas intenções futuras face a esta temática (e sem rodeios de preferência)!

Pois bem, a OE exige anualmente o pagamento de 96€. Já para o NMC (instituição homóloga da OE no Reino Unido) são necessárias 76£. Agora, é necessário sublinhar que o salário médio de um enfermeiro no Reino Unido é substancialmente maior que o salário médio de um enfermeiro em Portugal. Sendo assim, porque motivo se paga mais em Portugal do que no Reino Unido, quando os salários são inferiores cá?

Além disso, a OE já anunciou há tempos atrás que o valor das quotas irá aumentar, sendo que em 2014 o valor anual será de 120€.

Mais! Como se este [s:3bz9v54b]roubo[/s:3bz9v54b], perdão, isto não chegasse a OE (ao contrário do NMC) exige o pagamento de cerca de 100 Euros no acto de inscrição. Porquê?? Para quê? Não bastam as quotas!? Aqui no Reino Unido falei com outros colegas de outros países e nenhum deles pagou inscrição no seu país. Em Portugal é assim...100 Euros de inscrição mais 96 Euros anuais em quotas (baratinho!). Só gostaria de saber porque necessita a OE de 100euros de inscrição por cada enfermeiro, quando nos outros países isso não acontece!

Agora, quero ver os senhores da Enfermagem Primeiro (e não só) dizer o que pretendem fazer face a isto, se pretendem continuar com isto ou se é para mudar! Quero ver os senhores candidatos defender os enfermeiros agora! Mas claro, há "vícios" que terão de continuar a ser alimentados na OE não é?

Vamos lá agora separar o trigo do joio!
"...se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo." Bento de Jesus Caraça.

http]

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 07, 2011, 12:07:28 »
Não voto nesta lista porque representa a continuidade de tudo o que não se tem feito pela enfermagem.Os enfermeiros precisam de quem conheça os seus verdadeiros problemas, de quem faça parar as muitas "fábricas" existentes no país que mais parecem chocadeiras artificiais onde se colocam os ovos mas do outro lado saem pintos que não têm campo para crescer e muitos morrem de fome. Outros ainda conseguem um lugarzinho no McDonald's, numa caixa num qualquer supermercado e outros andam toda a vida à procura daquilo que nunca encontrarão que seria um campo para poderem crescer e chegarem a galos. Galos não porque a carreira também já o permite mas ficariam por "frangos caseiros". 

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 07, 2011, 12:20:51 »
* a carreira já NÃO o permite

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #20 em: Novembro 07, 2011, 14:41:28 »
@Paulo

Ninguém fala a partir de um NÃO LUGAR.
Por uma questão de transparência devia identificar-se como apoiante de Ana Rita Cavaco. http://forumenfermagem.org/forum/index. ... #msg129352
Tal como eu identifico o meu posicionamento. Talvez assim se perceba melhor o seu comentário.
Respondendo: O Enf. Germano Couto faz parte dos actuais órgãos e foi eleito tendo como adversários a lista da actual Digníssima Bastonária. Portanto não faz parte da continuidade mas sim de uma linha politica emergente. Apresentou várias propostas que foram vetadas pela linha politica dominante. Uma delas a criação de uma Bolsa de Emprego para os jovens enfermeiros.
Eu sei que gostariam de se apresentar como a única mudança, mas temos pena. Há mais candidaturas...

@ALEX

Se a sua prosa se refere à desregulação da Formação de Enfermeiros, então talvez tenha que arranjar outro argumento para NÃO votar Enfermagem Primeiro.
Nós assumimos claramente ao que vamos.
Clique em Germano Couto quer Ordem dos Enfermeiros a controlar a Formação

@enfermeiroUK

Tenho acompanhado o teu percurso e gostaria que acreditasses na Enfermagem Primeiro. Sei que estás há pouco tempo no Reino Unido. Parabéns pela tua nova casa :) Vamos à tua questão.

A Ordem dos Enfermeiros não se limita a fazer o registo dos profissionais. Isso é apenas uma parte das suas atribuíções que estão definidas nos estatutos. Portanto não podemos comparar directamente entidades como a OE e o NMC. Têm âmbitos e atributos diferentes.

Dito isto, quanto a uma alteração do valor das quotas. A Enfermagem Primeiro defende que deverá ser revista logo que estatutariamente possível, e isso só acontece no terceiro ano de mandato.
Lembro que defendemos o alargamento das formas de financiamento da Ordem, e a redução da despesa recorrendo preferencialmente às TICs para a comunicação com os membros (que é um dos maiores itens de despesa).
Portanto queremos criar as condições para que os enfermeiros venham a decidir sobre qual o valor das quotas.
Outra forma de colocar a questão é pura demagogia porque:

- Não é o Bastonário que decide sobre as quotas, são os enfermeiros em Assembleia Geral.
- Não é possível em campanha prometer reduzir as quotas para 5 euros (como faz o Sr. Enf. Azevedo) sem saber ao certo o montante de despesa que vai conseguir reduzir, e o cenário socio-politico em que a Ordem vai estar inserida daqui a 3 anos.
- Relembro que o aumento de quotas foi efectuado para comportar as estruturas profissionais necessárias ao MDP. Prometer redução de quotas tem como implicação inviabilizar a regulação da transição entre o mundo da formação e o mundo de trabalho, assim como a certificação de competências para os enfermeiros que pretendem  fazer o seu percurso de especialização. Nós defendemos o MDP.
O Enf. Germano Couto votou CONTRA o aumento de quotas em Assembleia Geral e apresentou um plano de redução da despesa da Ordem que passava por redução nas comitivas ao Congresso do ICN, informatização da comunicação aos membros, etc... Portanto não votou CONTRA por populismo. Infelizmente não foi ouvido pela linha política dominante.
- Uma redução para 5 euros das quotas implica fazer cortes para além do MDP, portanto implica o não cumprimento dos atributos para o qual a Ordem foi criada. Se isso acontecer, colocamos em risco a auto-regulação profissional dos enfermeiros. A regulação pode voltar para o Estado.

O valor da inscrição também poderá ser ponderado, sobretudo se formos bem sucedidos na informatização desse processo, como parte da modernização da Ordem dos Enfermeiros. Tudo está em aberto, temos ideias e vontade de empenharmo-nos nessa tarefa.

Isto não significa que não se tenha que reduzir na despesa da Ordem dos Enfermeiros. Somos os primeiros a defender isso. Acreditamos que é possível porque temos um plano para isso. Podemos colocar o cenário de redução de quotas, mas de forma responsável e realista NÃO SE PODE PROMETER E AINDA MAIS GRAVE APONTAR UM VALOR.
É preciso falar verdade aos enfermeiros. Será também feita uma auditoria externa às contas da Ordem no primeiro ano de mandato. Se houve como referes "vícios", ficaremos a saber.

Em última instância se merecermos confiança dos colegas, a Enfermagem Primeiro colocará a decisão de alterar o valor das quotas aos enfermeiros.

Offline enfermeiroUK

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enfermeirouk.com/
« Responder #21 em: Novembro 07, 2011, 17:45:36 »
Pedro, mais do que as quotas indigna-me ter que pagar inscrição! Porquê? É para pagar o cartão de plástico que nos enviam? O que justifica isso quando nos outros países isso não acontece?

Gostaria de ver quem se mostrará a favor de abolir esse roubo desnecessário aos enfermeiros recém-licenciados! É que esse dinheiro deve ir para algum lado não? E não estou a ver a OE prescindir desse dinheiro...seria um grande corte nas verbas que entram, e muitos "vicios" teriam de acabar... Por isso acho que nenhum candidato se irá manifestar sobre este assunto, a não ser um candidato que de facto pense nos enfermeiros e queira romper com este "modus operandi" da OE.

Como diziam há tempos atrás, todos querem ir ao pote! E penso que neste caso nenhum ilustre candidato foge á regra (aliás, alguns já lá estão)! E não vi até agora NENHUM candidato falar claramente e directamente sobre as suas intenções...os enfermeiros não precisam de "paleio", querem é ver a instituição a que pertencem a funcionar devidamente e a defender os enfermeiro em vez de fazer o que faz actualmente!
"...se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo." Bento de Jesus Caraça.

http]

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.diasporadosenfermeiros.com
« Responder #22 em: Novembro 07, 2011, 22:03:28 »
Tenho que concordar com o EnfermeiroUK. Realmente, nao se percebe a necessidade de pagar-se 100€ para inscricao quando no NMC pagamos 76£ e ja inclui o ano de quotas.
Por outro lado, ainda ninguem tambem respondeu o que vai acontecer aos colegas que querem vir directamente para o estrangeiro apos terminar o curso. O NMC obriga a um comprovativo da OE e pelo que percebi, a OE so o vai emitir quando os colegas fizerem o MDP. Ora, na minha modesta opiniao de leigo a nivel legal, isto configura uma ilegalidade ao nivel da Lei Europeia pois estao efectivamente a negar direito ao trabalho a esses colegas. Pode ser que se continuar a perguntar, alguem me responda! E tambem nao e justo que qualquer colega do Reino Unido (por exemplo), com 3 anos de curso se possa inscrever na OE e comecar desde logo a trabalhar. Nao quer dizer que o queira fazer, mas o principio de igualdade esta desde logo posto em causa!

Pedro, ja agora um aparte, nao teve o Germano em quatro anos oportunidade de implementar o sistema informatico no Norte, de implementar a comunicacao por intermedio das TIC, etc, etc...nao vale so assobiar para o ar e dizer que nao nos deixaram fazer as coisas. No Norte, ele era o presidente...
De realcar no entanto, que conheco algumas pessoas que fazem parte do vosso projecto e so tenho a reconhecer muito valor a alguns deles (tu incluido). 

Cumprimentos!

Nuno

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 07, 2011, 22:37:06 »
Caro pedrojosesilva:
Vamos de uma vez por todas clarificar a questão da quota a 5 euros. Eu entendo que esta seja uma matéria que provoca alguns engulhos à vossa candidatura porque não sabem ou, não querem assumir a referida redução e, por outro lado, a candidatura do Enf.º José Azevedo é a única que vos pode dar luta e complicar aquilo que vós julgaveis ser favas contadas. Assim:
É POSSIVEL FAZER JÁ A REDUÇÃO DA QUOTA PARA 5 EUROS. Tal decorre do estatuto da OE, da caractristicas intrinsecas da Assembleia Geral que deliberou o aumento e do Código do Processo Administrativo. Se não o sabes não te vou dizer para não te dar ideias, és da concorrência e, demonstrarem um tal nível da ignorância é um mau prenúncio para a Enfermagem se a vossa lista ganhar. No entanto tens razão quando dizes serem os enfermeiros em AG a deliberar e não o Bastonário mas, como já disse não é necessário esperar 3 anos para isso.
É POSSIVEL DETERMINAR NESTA FASE QUE A QUOTA PODE TER UM VALOR DE 5 EUROS MENSAIS. Deves saber que a OE tem por imposição legal, a obrigação de publicar anualmente o balanço das contas do exercício do ano passado daí que, da análise do balanço de 2010 e 2009, do registo das despesas e entradas assim como dos encargos com o património que foi quase todo pago a pronto, seja possivel apurar que 5 EUROS é um valor possivel. O que dizes é demagogia fruto da pouca vontade de resolver o problema das quotas e da sua desproporcionalidade.
Se a LISTA  E ganhar, o MDP em vigor é PARA ACABAR por ser gravoso para os enfermeiros particularmente os mais jovens. Da sua revisão vai implicar igualmente alteração no peso que tem nos custos da gestão financeira da OE sem pôr em causa o cumprimento dos atributos para os quais a OE foi criada.
Agora convem igualmente esclarecer os Enfermeiros que, ao contrário do que afirmas, o ENFERMEIRO GERMANO COUTO NÃO VOTOU CONTRA  O AUMENTO DAS QUOTAS EM ASSEMBLEIA GERAL PELO SIMPLES FACTO QUE SE ENCONTRAVA AUSENTE DO PAÍS, EM FÉRIAS. pelo que não estava lá. Demagogia em tempo de campanha eleitoral aceita-se, mentira não.
Quanto ao valor da inscrição, 10 Euros é suficiente.
Atenciosamente.

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 08, 2011, 00:02:35 »
@Bakunine

Para o blogue renascer enfermagem (que apoia a Enf. ARC) o Enf. Germano votou a favor do aumeto de quotas. Até coloquei lá um comentário a desafia-los a publicarem acta da AG. Nem sequer publicaram o meu comentário.
Agora o colega refere que ele não esteve presente. Em que é que ficamos?

Desculpem.mas.não resisti a responder a isto.
Amanha continuarei, agora descansar que amanha é dia de trabalho.

Cumprimentos

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 08, 2011, 00:08:42 »
Sim meu caro seria interessante que alguem isento publicasse a acta da AG.
Muito boa gente teria algumas surpresas pode crer. Bom descanso.
Atenciosamente

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Novembro 08, 2011, 07:04:48 »
@Bakunine

O resultado da votação do aumento de quotas na Assembleia Geral de 20 de novembro de 2010 foi amplamente divulgado nessa altura pelos blogues de Enfermagem, e aqui no fórum http://forumenfermagem.org/forum/index. ... #msg118766
Quer reescrever o passado? Dava-lhe jeito? Então coloque aqui provas, pois é, publique a acta da AG. Caso contrario só tenho a concluir que é mais uma das historias que se contam para tentar retirar votos. E sabe uma coisa, houve pessoas que testemunharam a intervenção do Enf. Germano Couto nessa AG  ;)
Eu percebo que o Enf. Germano Couto é o alvo a abater, uma vez que não comete erros, não faz demagogia e tem tido um percurso de visibilidade na sua intervenção política que incomoda a concorrência. Mas lançar ruído e confusão não está a resultar...temos pena!

@enfermeiroUK e NunoUkNurse

Então vamos (nós os três) trabalhar para isso, até porque os emolumentos (que inclui o pagamento da inscrição) não é a parte mais significativa das receitas da Ordem. Vamos promover essa moção em AG Geral extraordinária? Terá de haver uma até Março de 2012 para aprovar relatório de contas do anterior mandato e plano de acção do novo mandato. O estabelecimento do valor dos emolumentos não está sujeito a mesma regra da alteração de quotas. Fica lançado o desafio colegas.

A Enfermagem Primeiro deixa isso em aberto, é para nós ponto assente fazer uma auditória às contas da Ordem porque os itens de despesa nos relatórios de contas são pouco específicos. Não é para lançar suspeitas sobre ninguém, os relatórios têm sido aprovados por maioria nas AGs, mas sim para promover um maior transparência e termos dados mais detalhados sobre aquilo que constitui a despesa. Isso provavelmente vai ao encontro das questões por vocês levantadas acerca da utilização dos dinheiros da Ordem.

Para estabelecer o valor de redução da inscrição terá sempre de se cortar na despesa, e isso é possível através do plano de modernização da estrutura (revista da OE a ser distribuída em PDF por e-mail, comunicação preferencial aos membros por newsletter via e-mail, etc...)

Aproveitando a vossa intervenção, quero debater convosco a posição da Enfermagem Primeiro sobre a Diaspora de Enfermeiros.
Fica aqui a abordagem a esta posição feita pelo Enf, Germano na sua entrevista à TvEnfermagem. É um caminho que temos de construir directamente com os colegas da Diaspora, para rentabilizar a experiência para Portugal em vez de perder os jovens mais qualificados que alguma vez a Enfermagem Portuguesa teve.

http://www.tvenfermagem.com/tv/index.ph ... &Itemid=73

Cumprimentos, Pedro

Offline ALEX 3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Novembro 08, 2011, 16:15:06 »
Quem  conhecer o Enfermeiro Germano e seus pares sabe muito bem que neste seu mandato nada fizeram  para dignificar a classe. quem trabalhar  na  zona norte  sabe bem disso.Não voto numa lista de continuidade

Offline enfmiguelp

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 08, 2011, 17:43:11 »
Citação de: ALEX 3
Quem  conhecer o Enfermeiro Germano e seus pares sabe muito bem que neste seu mandato nada fizeram  para dignificar a classe. quem trabalhar  na  zona norte  sabe bem disso.Não voto numa lista de continuidade

IDEM!
Cumps :D

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Novembro 08, 2011, 21:29:04 »
"O Enf. Germano Couto é Enf. chefe de carreira e não docente.  Desde 2003 (ano em que culminou o Mestrado em Ciencias da Enfermagem) tem sido convidado a leccionar em várias instituições de ensino superior, e não uma em particular. Ao contrario do ruído criado em torno do Enf. Germano não há qualquer ligação estranha. Por favor vê o seu curriculo."

Esta pequena frase diz muito sobre o candidato. A ideia de que as pessoas sao convidadas a dar aulas, e depois assobiam para o lado como se nada tivessem que ver com o desemprego em Enfermagem tem de acabar. Conhceço enfermeiros que se recusaram a colaborar com escolas privadas porque entendem que isso contribui (e de que maneira) para a situaçao de centenas/milhares de desempregados em Enfermagem.

O colega Pedro diz que o Enf. Germano deu aulas em varias escolas. Pois bem. Se numa ja era demais, em varias, so da razao a quem o critica. Ja agora, quer dizer em quais e que deu aulas? Fernando Pessoa? Cespu? Em relaçao a esta ultima, o Enf. Germano tem ou nao acçoes dessa cooperativa de ensino?

A candidatura enfermagem primeiro cedo se apressou em mostrar que a percentagem de pessoas ligadas ao ensino e inferior ao numero de pessoas ligadas a prestaçao de cuidados. Essa e uma forma de maquilhar a realidade: o nucleo duro da candidatura e formado por pessoas com cargos que pouco tem a ver com a prestaçao de cuidados. Mais, algumas pessoas que ocupam cargos de gestao permitiram que em determinadas instituiçoes fossem implementadas praticas pouco dignificantes da profissao e do serviço prestado aos utentes.

E veja o caso do colega que fazia parte do SEP. Muito do que, por exemplo o Doutor Enfermeiro criticou nos ultimos anos, era defendido pelo SEP. E agora temos um sindicalista nesta candidatura? Nao e estranho?