Olá superpeixao,
Se tens presente uma infecção urinária, esta não pode estar asséptica logo desde um princípio, agora existe flora mais comum a nível vaginal que pode ser introduzida pela uretra e tracto urinário, que mesmo numa amostra contaminada se pode determinar se se trata de flora habitual a nível da área ou não, casos como, E. Coli, C. Albicans, MRSA, Proteus, etc.
Na minha opinião se suspeitas de uma infecção urinária ou há sinais/sintomas disso, clampa a sonda vesical umas 2h (depende também da carga hídrica da paciente), retira o clamp e descarta 20-30ml +/- de urina e então recolhe a amostra para cultura de urina. Nesta rejeição inicial tenta-se desperdiçar eventuais resíduos/depósitos que possam acumular na base da bexiga por deposição ao existir estase urinária na mesma, assim como restos orgânicos, epiteliais, etc., que possam dar em falsos positivos.
Outra alternativa que tens é no caso de teres uma algália com janela de borracha que serve exactamente para puncionar com agulha e seringa e retirar uma amostra "estéril" depois da assepsia local antes da punção.
A literatura tem mudado bastante, mas salvo erro, uma látex (Folley) teria durabilidade de uma semana, uma silicone um mês a 3 meses, poliuretano 3 meses a mais. Infelizmente faz depender muito também os recursos materiais que tenhas na instituição onde trabalhas =/
Com respeito ao que dizias do ATB a administrar, para ser mais fidedigno terias que esperar um mínimo de 48h para obter o resultado da cultura e uma vez o antibiograma, o médico seleccionar o ATB mais indicado, sobretudo no caso de organismos resistentes se existir a possibilidade. No entanto a nível de ITUs é muito comum Ciprofloxacina, Tobramicina, Nitrofurantoína, penso que são as mais comuns.
A mudança da sonda vesical depende dos recursos materiais que tens, a condição da paciente, o estado de saúde, as contra-indicações, factores agravantes, factores de risco, etc., tu mesma terás o critério de quando deverás mudar a mesma. Existem guidelines e estudos, mas às vezes há que saltá-las.
Espero ter ajudado, qualquer erro da minha parte que algum colega mais experiente possa corrigir e acrescentar, eu mesmo agradeço também;)
Abraço