Suponhamos que temos uma ferida longitudinal (provocada por uma queda), unida por "steri-strip", podemos colocar Inadine para que promova a cicatrização, previna infecção e não adira as compressas?
Os dados não são muitos...não tenho conhecimento de todas as características da ferida...tamanho, bordos, exsudado, sinais inflamatórios...porque são determinantes na escolha dos materiais. Muitas vezes, também temos que adaptar-nos ao material disponível no serviço, que foi o que provavelmente fez o Enfermeiro em questão. Não tendo muitos dados, à partida colocaria mesmo mais tiras de aproximação e compressas. Não tendo outros materiais e caso a ferida tivesse bordos muito irregulares, com grande risco de aderência, poderia ponderar colocar gase gorda, numa fase muito inicial (assim que possível retirava, porque macera e não traz nenhum outro benefício à posteriori). Para prevenir a infecção recorria a uma boa limpeza e depois à mudança correcta do apósito, dependendo do grau de exsudado. Não é que o Inadine tenha grandes malefícios, porque como já lhe referi só possui 10% de Iodo e é de libertação lenta, só que não acrescenta grande coisa e vai ajudar a camuflar sinais inflamatórios.
As últimas orientações de facto aconselham um ambiente húmido no tratamento da maioria das feridas, mas também temos que observar o tipo de ferida em si e o seu estadio. Nunca coloquei gase gorda numa ferida cirúrgica para provocar ambiente húmido e sempre tive excelentes resultados. Se quero aproximar bordos, não coloco lá humidade para os separar. Tiras de aproximação e humidade não "andam de mãos dadas". Assim como numa úlcera de pressão em granulação sou a favor do hidrogel. Tudo depende da situação.
O meu comentário é elaborado num plano muito teórico, melhor do que eu sabe como é a ferida.
Não detenho, nem ninguém detém a verdade absoluta, estamos sempre a aprender, por isso, não tome o meu comentário como um esclarecimento, mas partilha do conhecimento que tenho (que pode não ser o mais correcto). E não acho nada ridículo ter dúvidas e procurar actuar sempre da melhor forma, isso é ser profissional!