Autor Tópico: [Duvida] Cirúrgia ao joelho  (Lida 3361 vezes)

Offline NunoMoreira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
[Duvida] Cirúrgia ao joelho
« em: Julho 05, 2011, 20:08:17 »
Boa Tarde

Eu em Outubro de 2010 tive um acidente de mota e fiquei com uma mazela no joelho.
Passados 7 meses ainda me doi ao andar, basta andar 20/30 minutos para o joelho ficar bastante inchado e sinto com muita "força" uma espécie de batimentos por baixo da rótula.
Quando fui ao hospital (+/- à 2 meses atrás) o médico não conseguiu diagnosticar nada, posto isso mandou-me fazer uma ressonância magnética onde tornou a não conseguir diagnosticar qualquer tipo de problema.
Amanha vou fazer uma cirúrgia ao Joelho em que o médico vai ver o que eu realmente tenho. Só que lá está.
o médico não soube explicar correctamente como é o procedimento da cirurgia. Segundo o que eu percebi o cirurgião vai por um tubo, ou lá o que é, e vai ver se está tudo ok.

Mas gostava de saber ao certo como é a cirurgia.
Quanto tempo +/- é a cirurgia.
Se depois da cirurgia recebo alta no dia.

Se alguem estiver dentro do assunto agradecia que me tirasse estas pequenas duvidas.

Desde já obrigado

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: [Duvida] Cirúrgia ao joelho
« Responder #1 em: Julho 05, 2011, 21:18:22 »
Boa tarde,
O cirurgião em primeiro lugar deveria explicar tudo e responder a todas as dúvidas do doente e ao doente. Posto isto, e como enfermeiro (não é da minha competência explicar procedimentos cirúrgicos) o que lhe posso dizer é que deveria pesquisar no google por artroscopia do joelho e ler as várias informações que surgem relativamente ao tema (provavelmente será este tipo de intervenção cirúrgica a que será submetido, mas lá está, ninguém melhor que o cirurgião que o irá operar para lhe explicar o que vai fazer)
Não tenha medo do Sr Dr muito menos de usufruir dum direito seu (ser informado do que lhe vão fazer) e exigir um dever do médico (explicar e responder às dúvidas).

cumprimentos
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline Mari_SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 05, 2011, 21:21:38 »
Olá

Pelo descrito parece tratar-se de uma artroscopia do joelho. Consiste em visualizar a articulação através de uma pequena câmera. Normalmente trata-se de uma abordagem conservadora em que são feitos 2 pequenos cortes (levam 2 a 3 pontos cada um). A alta normalmente fica para o dia seguinte. Talvez seja necessário usar canadianas por ns dias, mas depende se o médico realizar algum procedimento a nível articular ou dos ligamentos.Geralmente gelo e repouso são suficientes. Espero ter ajudado.

Boa sorte  ;)

Offline Mari_SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 05, 2011, 21:23:59 »
De qualquer forma concordo com o colega anterior. Deverá ser o cirurgião a explicar. Ninguém deve ser submetido a procedimento algum ser estar devidamente exclarecido.

Offline NunoMoreira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 05, 2011, 22:00:59 »
obrigado pelas respostas.
estive a pesquisar no google sobre artroscopia do joelho e penso que seja mesmo isso

mais uma vez obrigado.

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #5 em: Julho 05, 2011, 22:27:45 »
Mais uma vez, o cirurgiao deveria ter explicado tudo direitinho sobre a cirurgia.
Sou enfermeira de bloco na especialidade ortopedia e pela descricao, sim é uma artroscopia do joelho. Basicamente e um procedimento simples ( e dá pra resolver imensos aspectos que possam estar a ser a causa dos sintomas) e normalmente os pacientes vão para casa no mesmo dia, dependendo obviamente de como correu o procedimento mas 98% dos doentes teem alta no próprio dia.
Basicamente ele vai utilizar uma camera para ver a articulação e também pode fazer reparação de algumas estruturas do joelho que estejam danificadas e possam estar a ser a causa do problema.

Mais alguma dúvida disponha, no entanto, deveria informar o seu cirurgiao que ele é que devia ter explicado tudo o que vai fazer.