Olá Nuno,
Podia dizer-te imenso e debater imenso contigo sobre este assunto e outros que se podem comparar entre ambos países, mas sinceramente um dos pontos mais óbvios e assentes talvez seja a mentalidade da sociedade em si.
Actualmente encontro-me a trabalhar em Tenerife onde encontro muitos turistas ingleses tanto na rua como no Hospital, também já estive em Londres uma vez e tendo uma base de conhecimento da sociedade portuguesa e mesmo um pouco da espanhola pelos 2 anos que levo aqui e vivendo previamente na fronteira com a Galiza (Espanha), a mentalidade da sociedade britânica, a atitude, postura, civismo, são incomparáveis aos anteriormente referidos. Pah, há de tudo eu sei, e não me refiro às camadas jovens mas sim a adultos, e sei que também há cidadãos espanhóis e portugueses muito civis e correctos. Mas sejamos sinceros, o comportamento da sociedade e cidadãos ingleses é fantástica.
Dessa mesma base, princípio e mentalidade que gera uma atitude e postura distinta, geram-se outros tipos de pensamentos, maneiras de fazer e dizer as coisas. De uma forma muito geral isto aplica-se a todos os níveis, sociais, políticos, económicos/financeiros, etc.
Já me estou a estender demasiado, mas apenas quero comentar que sinceramente não me estranha ainda que me desiluda =/
Um abraço!