Autor Tópico: Solidão na 3ª Idade  (Lida 18035 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Solidão na 3ª Idade
« Responder #30 em: Dezembro 30, 2008, 11:06:39 »
O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

Penso que o filme não tem como objectivo retratar o papel da enfermeira...mas sim o da solidão do idoso...

A maneira como se trata os idosos, se é infantilizar ou não o idoso dá largas a grandes discussões...mas não neste tópico que é sobre a solidão na terceira idade.

O que se pretende aqui é discutir a solidão na 3ª idade, arranjar estratégias para minorar esta situação, visto que é impossível eliminá-la.

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Janeiro 19, 2009, 21:42:54 »
Citação de: enfsergio

Penso que o filme não tem como objectivo retratar o papel da enfermeira...mas sim o da solidão do idoso...

O que se pretende aqui é discutir a solidão na 3ª idade, arranjar estratégias para minorar esta situação, visto que é impossível eliminá-la.

Perfeitamente de acordo!

Aqui o que se passa é que muitas vezes vemos a solidão mas colocamos óculos escuros! E onde está o mal de sermos simpáticos e carinhosos para os idosos? Isso faz de nós piores enfermeiros?!!?

Não é preciso infantilizar mas uma festa, um gesto de carinho nunca fez mal a ninguém!!!

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Janeiro 19, 2009, 22:10:48 »
Citação de: CCAV

Perfeitamente de acordo!

Aqui o que se passa é que muitas vezes vemos a solidão mas colocamos óculos escuros! E onde está o mal de sermos simpáticos e carinhosos para os idosos? Isso faz de nós piores enfermeiros?!!?

Não é preciso infantilizar mas uma festa, um gesto de carinho nunca fez mal a ninguém!!!

Abraço

Essa dos óculos escuros é por causa da minha foto de óculos escuros?  >:D (brincadeirinha)

Infelizmente o que se observa é que parece que as pessoas fogem dos idosos, parece que não querem ver que está ali uma pessoa, alguém com uma grande experiência de vida, alguém com sentimentos...

Infelizmente parece que há pessoas que têm medo dos idosos, parece que têm "nojo" de tocar, acarinhar, fazer uma festa num idoso...

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Janeiro 20, 2009, 16:03:34 »
Citação de: CCAV

Perfeitamente de acordo!

Abraço

Essa dos óculos escuros é por causa da minha foto de óculos escuros?  >:D (brincadeirinha)

Infelizmente o que se observa é que parece que as pessoas fogem dos idosos, parece que não querem ver que está ali uma pessoa, alguém com uma grande experiência de vida, alguém com sentimentos...

Infelizmente parece que há pessoas que têm medo dos idosos, parece que têm "nojo" de tocar, acarinhar, fazer uma festa num idoso...

Ups!!! Parece que meti a "pata na poça"!!!

Foi mesmo sem querer!!! Sorry!

Mas continuo na minha que nuitas vezes fingimos não ver os idosos... dá mais jeito! Mas isso sou eu que digo, mas eu sou suspeita!

Abraço

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Fevereiro 08, 2009, 20:57:30 »
Viram a reportagem que deu na rtp1 hoje pela manha sobre a A DOR DA VELHICE?

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/emrep ... p&post=915

Relata maus tratos e solidão aos nossos idosos...
Dêem uma olhadela ... e comentem...

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Fevereiro 08, 2009, 21:31:38 »
É tão triste...

Que sociedade é esta que nós temos???

Abraço

Offline enfcar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Fevereiro 08, 2009, 22:00:47 »
É muito triste saber que os nossos idosos são mal tratados e abandonados e isto esta acontecer cada vez mais, mas mais triste ainda é ver que estes idosos que deram tudo pelos seus filhos, são agora abandonados, mas há um senão é que estes filhos assim como todos os que andam espalhados por todo mundo e fazem estas injustiças não se lembram que estão a caminhar também para "velhos" e que um dia o que estão a fazer aos próprios pais, poderá acontecer-lhes o mesmo, quem sabes depois os filhos destes não os deixam abandonados num lar e nem no natal os vão ver como já pude ver.... è triste mas infelizmente é verdade.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Fevereiro 08, 2009, 22:46:07 »
>:( é horrível ...

Mas maus tratos não é só abandoná-los em casa sozinhos... Às vezes estão com a família e sentem-se como tal...  :( mesmo à pouco tempo tive contacto com pessoas que são para mim uma segunda família, mas que a idosa tem 2 filhas, na mesma casa, e nenhuma destas cuidam desta idosa. Esta idosa é diabética e hipertensa mas esta família nem a VÊ... nem a OUVE, nem a VÊ CMO A PESSOA QUE PRECISA DE SER CUIDADA. A verdade é que a neta (esta vive longe), disse que ao lavar-lhe os pés (a pedido da idosa, por não serem lavados à muito tempo e esta também não conseguir fazê-lo), viu uma ferida no dedo do pé, e que queria que eu visse...
Bemmmm.. nem imaginam a ferida!! Cmo é possivel: face lateral do 2º dedo do pé direito, ferida 2cm x 1cm, UP grau II, tecido desvitalizado a 70% com cheiro fétido e sinais inflamatórios...  :o cmo é possivel esta idosa viver com 3 adultos e ninguém ver??????????
São coisas que não percebo e nunca perceberei... será que só nós cmo profissionais que temos de ser sensíveis e cuidar dos nossos idosos? E as famílias que têm um papel essencial na vida destes idosos?  :-

Offline enf furosemida

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Fevereiro 09, 2009, 11:37:40 »
é mto triste :(

Offline Pedro Godinho Ferreira

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Fevereiro 09, 2009, 12:23:37 »
Citação de: EnfNessa

Mas maus tratos não é só abandoná-los em casa sozinhos... Às vezes estão com a família e sentem-se como tal...  :( mesmo à pouco tempo tive contacto com pessoas que são para mim uma segunda família, mas que a idosa tem 2 filhas, na mesma casa, e nenhuma destas cuidam desta idosa. Esta idosa é diabética e hipertensa mas esta família nem a VÊ... nem a OUVE, nem a VÊ CMO A PESSOA QUE PRECISA DE SER CUIDADA. A verdade é que a neta (esta vive longe), disse que ao lavar-lhe os pés (a pedido da idosa, por não serem lavados à muito tempo e esta também não conseguir fazê-lo), viu uma ferida no dedo do pé, e que queria que eu visse...
Bemmmm.. nem imaginam a ferida!! Cmo é possivel: face lateral do 2º dedo do pé direito, ferida 2cm x 1cm, UP grau II, tecido desvitalizado a 70% com cheiro fétido e sinais inflamatórios...  :o cmo é possivel esta idosa viver com 3 adultos e ninguém ver??????????
São coisas que não percebo e nunca perceberei... será que só nós cmo profissionais que temos de ser sensíveis e cuidar dos nossos idosos? E as famílias que têm um papel essencial na vida destes idosos?  :-

Como é que esta situação retratada pode acontecer nos dias de hoje em que existe tanta informação e tanta gente formada!

Será possível que em tão pouco tempo na nossa sociedade os idosos perderam tanto do seu estatuto social?!

Culpa nossa, ou seja, da sociedade em geral!? Certamente que sim
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Fevereiro 09, 2009, 15:50:21 »
Citação de: pedrogfc
Citação de: EnfNessa

Como é que esta situação retratada pode acontecer nos dias de hoje em que existe tanta informação e tanta gente formada!

Será possível que em tão pouco tempo na nossa sociedade os idosos perderam tanto do seu estatuto social?!

Culpa nossa, ou seja, da sociedade em geral!? Certamente que sim

É possível acontecer e acreditem que acontece!

Tenho um relato de uma filha que interna a mãe, esta com uns cuidados de higiene péssimos, que nem o primeiro banho a colocou minimamente apresentável. Chega a filha ao internamento no dia seguinte, leia-se que a filha vinha trajada como se de uma senhora da alta sociedade se trata-se, e pergunta-me como é que as feridas que a mãe tinha nos calcaneos tinham aparecido!?!?!?

Eu apeteceu-me dizer que tinha sido MILAGRE!!!!, mas enfim, acho que nem resposta tive! A srª vinha com úlceras do domicílio e nem sequer as tinham visto, mas pra reclamar já vêm!!!

Enfim
O que me apeteceu dizer