Autor Tópico: Solidão na 3ª Idade  (Lida 19455 vezes)

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Solidão na 3ª Idade
« Responder #15 em: Agosto 08, 2007, 19:24:33 »
Olá,

Nem me lembro da quantidade de luvas com cara de gente que já enchi... Mas foi sempre para crianças, no meu caso, em recobro anestésico ou em internamento, com queimaduras.

Mas o idoso não é uma criança, é um ser humano com um percurso de vida. E, se tal como dizes, eles se agarram tanto ao boneco, é porque estão desesperados, completamente sós... E isso para mim é uma tristeza enorme; um adulto em final de vida, com imensos sucessos e fracassos pelo caminho, alguns que realizaram feitos de que nem sequer suspeitamos, que têm conhecimento de coisas que jamais teremos, esses, não podem ser reduzidos à condição de ter um boneco... Pelo menos a dignidade de se dirigir e compartilhar a vida com outro ser humano.

É esse respeito por uma vida inteira de lutas e trabalhos que temos de manter em relação aos nossos idosos, mesmo os que, sofrendo de doenças afectando a parte psiquiátrica, não deixam de ser, muitas vezes, realizadores de obras que muitos de nós não poderemos alcançar.

Abraço.

Offline Enfverita

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Agosto 09, 2007, 00:58:06 »
A solidão é de facto um problema associado à 3ª idade e a maioria das vezes aliada ao abandono por parte dos familiares e que a mim me toca particularmente.
Trabalho em CS e o que mais me entristece em visita domiciliaria é ver idosos a tratarem e cuidarem de idosos, acamados, completamente dependentes!!
Penso que é bom reflectirmos nestes aspectos tão presentes e reais na nossa sociedade e sempre que possivel possamos dar o nosso apoio e contributo pra minimizar este tipo de situaçoes..

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Agosto 09, 2007, 15:54:42 »
Penso que a solidão está visto e mais que visto que é um grave problema na 3ª idade. Está visto que nós enfermeiros temos um papel muito, mas mesmo muito importante junto daqueles que sofrem e que estão...sozinhos. Penso que é altura de deixarmos as desculpas de lado e apostar nesta faixa etária, pois todos nós caminhamos para lá e de certeza que todos nós temos medo de ficarmos sozinhos, de sofrer sozinhos, de morrer sozinhos. Penso que podemos e devemos colocar-nos no lugar do idoso e ver se é aquilo que queremos parar nós.

Em relação ao desenhar em luvas que enchemos...é infantilizar o idoso. Mas se o idoso se apega a eles...é porque algo vai mal. É porque vê naquela cara desenhada na luva algo que está ali constantemente com ele, e que o faz minimizar a dor e a solidão.

Em relação a quem cuida de quem...penso que é um tópico que é muito interessante e que pode ser criado aqui no fórum. Sem dúvida que pela minha experiência se observa que cada vez mais são idosos que cuidam de idosos. Tudo por culpa do aumento da esperança média de vida, de um envelhecimento cada vez com mais dependência.

Offline smcb

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Outubro 24, 2008, 00:01:45 »
li com atenção tudo o que foi escrito nos post anteriores e concordo com tudo, mas acho que existe um outro problema actual de que ainda não se falou.
o assunto de que falo é a solidão nos idosos institucionalizados.
trabalho num lar e embora seja ha muito pouco tempo ja me consegui aperceber de uma triste realidade.
nestes idosos, ou pelo menos na maioria deles, são evidentes os sentimentos de solidão, abandono, inutilidade...
todos me referem que querem morrer, que ja ca não são necessários

é um problema bem real, e de dificil solução...

:'(

mas infelismente tenho de conviver com ele todos os dias...
além disso o pior é que também estes idosos, assim como muitos idosos neste pais, têm de viver com o mesmo problema, mas com uma diferença, eles vivem-no na pele  :(

inté :)
:)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Outubro 24, 2008, 00:04:40 »
Isso acontece porque os idosos estão contrariados nos lares...muitos foram obrigados a ir pelos familiares...outros foram ao engano...nunca se ambientam ao lar e sentem-se sozinhos...até porque muitos dos familiares institucionalizam os seus idosos e depois parece que se esquecem ou fazem que se esquecem dos seus idosos.

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 17, 2008, 23:50:58 »
O filme é simplesmente fantástico, triste mas fantástico!

E quantos dos nossos doentes queriam que as suas palavras chegassem aos seus entes queridos... mas elas nunca chegam...

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Dezembro 17, 2008, 23:56:58 »
E perante o tema do tópico "solidão na 3ª idade", o que podemos fazer?

No meu lar, passo lá 35 horas semanais, e pouco consigo fazer para diminuir esse sentimento de inutilidade... que posso fazer? Há soluçoes quando as famílias não se interessam pelos seus idosos? E nós, cmo profissionais de saude, que lidamos diariamente lidamos com os idosos, que podemos fazer para cuidar melhor?

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Dezembro 18, 2008, 00:05:00 »
Citação de: EnfNessa
E perante o tema do tópico "solidão na 3ª idade", o que podemos fazer?

No meu lar, passo lá 35 horas semanais, e pouco consigo fazer para diminuir esse sentimento de inutilidade... que posso fazer? Há soluçoes quando as famílias não se interessam pelos seus idosos? E nós, cmo profissionais de saude, que lidamos diariamente lidamos com os idosos, que podemos fazer para cuidar melhor?

Podemos fazer muito, mas também "dá muito trabalho" e nem sempre as instituições estão "abertas" a qualquer tipo de solução...

Quanto à questão o que podemos fazer quando estamos ao trabalho? Eu falo por mim, e por muito que queira estar presente perto de um doente isso é praticamente impossivel, posso estar com ele alguns minutos, mas horas?!?!? 

Era bom que pudessemos ter essa capacidade mas temos outros tantos a necessitar do nosso trabalho/atenção e carinho... Temos simplesmente de tentar dividir o melhor que podemos...

Não é fácil!

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Dezembro 18, 2008, 00:08:21 »
Tens razão CCAV, eu também tenho a sensação de "impotência" nesse sentido... porque faço as acções de enfermagem durante o dia, mas a relação de ajuda fica com o tempo que sobra, ... e não é muito... é triste dizê-lo... mas é a verdade...  :(

Offline Projecto de Enfermeira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Dezembro 18, 2008, 00:39:33 »
Sabem... fiz um estágio num centro de dia onde o principal objectivo do estágio era identificar as problemáticas dos idosos.
A principal problemática foi a solidão nos idosos. Quando falamos de solidão as vezes só nos reportamos para as situações em que o idoso vive sozinho e/ou num lugar isolado com dificeis acessos. Neste estágio deparei-me com um tipo de solidão que me deixou preplexa e muito triste, deparei-me com casos de solidão onde o idoso habita na mesma casa que outros familiares (muitas vezes estes é que habitam na casa do idoso) e não existe qualquer tipo de interacção entre o idoso e os familiares e vice-versa, o idoso simplesmente é ignorado pelos familiares que o vêm como qualquer "coisa inútil" e que "só atrapalha". Estas pessoas fechavam as portas dos seus quartos a chaves, nem o pequeno almoço preparavam para os idosos, os quartos dos idosos cheiravam muito mal, a janela nunca era aberta, o quarto nunca era limpo, muito menos as suas roupas eram lavadas ou passadas a ferro. Tinham uma vida mais ou menos digna graças aos enfermeiros do centro de dia e graças as ajudantes familiares.
Acho que essas pessoas não pensam que também um dia vão ser idosos e que estão a dar um pessimo exemplo aos seus filhos. E se os filhos lhes fazem o mesmo?!!
Para sempre... Projecto de Enfermeira! --»» Sempre a aprender e a crescer como pessoa e como enfermeira!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 18, 2008, 00:53:17 »
Se nós próprios muitas vezes nos sentimos sozinhos no meio da multidão...que dizer dos idosos que devido às alterações fisiológicas e funcionais, muitas vezes são esquecidos e ignorados nas multidões e por essas mesmas multidões...

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 18, 2008, 13:20:26 »
Citação de: Projecto de Enfermeira

Acho que essas pessoas não pensam que também um dia vão ser idosos e que estão a dar um pessimo exemplo aos seus filhos. E se os filhos lhes fazem o mesmo?!!

Existe um provérbio que diz: "Filho és, pai serás. Assim como fizeres, assim receberás!"

Pode ser que quem trate mal os idosos receba na pele o mesmo tratamento... pode ser...

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Dezembro 25, 2008, 16:56:19 »
Só hoje tive oportunidade de ver este vídeo.
Comovente, sobretudo na altura em que diz "passo a maior parte do tempo esperando o tempo passar". Acho que esta frase resume a solidão dos nossos idosos e a falta de objectivos no seu horizonte.
Cabe a cada um de nós ouvi-los e fazê-los sentirem-se utéis.
Porque como já aqui foi dito também um dia nós seremos idosos e eu, pessoalmente, não gostaria de ver a minha vida resumida a esperar que os ponteiros do relógio avancem!  :-

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Dezembro 28, 2008, 18:11:46 »
Boa tarde!

Penso que os nossos idosos têm um problema associado à sociedade: parece que têm um letreiro: "a expirar a validade" e quando assim é, essa "mercadoria" é arrumada e trocada por outra nova...

Quantas vezes nos esquecemos que estamos a falar com um individuo com uma história de vida, um percurso social, familiar, laboral...

Achamos que por ter mais anos já não percebe nada do assunto, que é incapaz de perceber uma conversa e de participar... Que figuras tão tristes por vezes fazemos!!!!

Desculpem o desabafo...

Abraço

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Dezembro 28, 2008, 21:29:06 »
  Desculpem-me ser do contra mas não gostei do filme! Pelo menos no que toca à referência que fazem à enfermeira! "Há uma enfermeira bonita que cuida de mim, me chama de vovô e diz para eu me cuidar." O que sobressai da enfermeira é a sua beleza? E o profissionalismo? A competência? Eu sei que o filme tem uma intenção muito específica, que pouco tem a ver com o caracterizar a nossa classe... Mas não acho que nos faça brilhar... Não deve ser divulgado para mostrar o que valemos. Para demonstrar a solidão dos idosos, quanto muito... Mas mesmo assim não me convence!
  Outro pormenor que me saltou logo aos olhos (e quase me fez saltar a mim!): a "festinha" que a enfermeira fez na cara do senhor! Juntamente com o chamar-lhe "vovô"!!! Não sou contra carinhos mas... e estes nomes que chamamos com tanto "carinho", achando que estamos a fazer uma grande coisa... Há pessoas que não gostam!! Era o que mais me faltava agora ser internada e ser filha, neta, sobrinha dos profissionais que lá trabalhassem!! Este "paternalismo" também infantiliza as pessoas!! **