Autor Tópico: Aspiração de Secreções no Domicílo  (Lida 7179 vezes)

Offline Enfº Ângelo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Aspiração de Secreções no Domicílo
« em: Maio 09, 2011, 21:37:32 »
Boa noite a todos.

Tenho uma pequena dúvida e gostaria de saber qual é a vossa opinião e experiência.

Há uma utente a quem prescreveram aspiração de secreções no domicílio, pelo que a família pediu o aluguer de um aparelho de aspiração de secreções.

Eu nunca vi um aspirador de secreções desses (a minha experiência nesse campo é só no meio hospitalar), pelo que tenho de perguntar: inclui também algum ventilador com oxigénio ou algum mecanismo semelhante, para se utilizar antes e depois da aspiração de secreções? Ou a oxigenioterapia não é mandatória quando se faz aspiração de secreções em casa? É que receio que possa ser algo arriscado a família fazer aspiração de secreções e não ter meio de oxigenar a utente, especialmente se provocarem hipoxia.

Se alguém me puder elucidar sobre este assunto, agradecia.

Offline BOB

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Aspiração de Secreções no Domicílo
« Responder #1 em: Maio 09, 2011, 21:48:59 »
Se só prescreverem aspiração de secreções só trazem o aspirador, para ter oxigenoterapia essa também tem de ser prescrita...

Offline Enfº Ângelo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 09, 2011, 21:55:32 »
Segundo entendi, foi só mesmo um aspirador de secreções. A utente não faz oxigenioterapia em casa, pelo que presumo que se não receitaram oxigenioterapia, não há-de ser por já a ter em casa...

Se calhar eu é que estou a ser picuínhas. Se não abusarem da aspiração e o fizerem em pouco tempo, não há-de ser tão necessária a pré e pós oxigenação. Mesmo assim, acho um pouco arriscado... Será legítimo não profissionais de saúde fazerem aspiração de secreções?

Offline sergiojorge

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 09, 2011, 22:29:08 »
Citação de: Enfº Ângelo
Será legítimo não profissionais de saúde fazerem aspiração de secreções?

O legítimo é uma palavra forte neste contexto... Mas uma família motivada e com ensinos feitos e avaliados pelo enfermeiro faz muita coisa sozinha. Até porque coloca-se sempre a questão da não permanência do enfermeiro no domicílio o tempo todo...e também é necessário fazer a aspiração ao fim-de-semana.

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 09, 2011, 23:01:12 »
A aspiração de secreções em contexto domiciliario não é, e não pode ser tão invasiva como em meio hospitalar. Logo pode ser ensinada ao prestador de cuidados. Desta forma, não é necessária oxigenioterapia, a não ser que o doente esteja dependente dele.
Existem muitos doentes com necessidade de aspiração várias x ao dia, em que o prestador de cuidados torna-se capaz de o fazer.

Offline PatriciaS

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 30, 2011, 18:30:00 »
concordo com tudo o que foi dito anteriormente. o unico problema dos aspiradores alugados é que, na sua maioria, não trazem o "T" e as sondas de aspiração de secreções utilizadas tb so tem um orificio na terminação sendo por isso necessário introduzir a sonda com o aspirador ligado e so depois o ligar. estes aspiradores tem uma menor "potência" que os hospitalares. 

Offline neidz

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 29, 2011, 04:09:14 »
Permitam-me uma resposta um pouco despropositada.

Observei um dia enquanto estagiária no pediátrico, um pai que aspirava secreções ao filho com um género de palhinha...com a própria boca...!!! :o

Existem técnicas bastantes rudimentares...
Mas não se preocupe colega, pois as secreções ficavam armazenadas numa espécie de câmara, não havendo qualquer contacto com a mucosa oral.  ;)

Desculpem, mas lembrei-me disto a proposito do tópico.Foi algo que me marcou, gostava de ter ido observar e questionar o pai,mas na altura fiquei tão abatanada a olhar que... :-

Offline sergiojorge

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 29, 2011, 11:04:30 »
Citação de: neidz
Permitam-me uma resposta um pouco despropositada.

O equipamento que fala é comercializado como "Narinhel" e é  utilizado somente para aspiração nasal, nada tendo a ver com as aspirações de secreções que realizamos enquanto enfermeiros e comprara-lo com uma palhinha parece-me muito redutor. É utilizada a aspiração por sucção por parte dos pais para que a pressão de aspiração seja mínima.

Mais informações em http://www.ducciopa.it/Narhinel%20aspiratore%20nasale.htm

Offline neidz

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 29, 2011, 18:57:48 »
Desculp ecolega,  mas o que vi nada se parecia com a imagem.
Até porque a criança já era adolescente, e tinha paralisia cerebral...

Não vou insistir no tema, até pq afirmei não o conhecer, a comparação que fiz foi apenas para  que se percebesse...

Offline lianasherof

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 26, 2014, 10:26:51 »
Olá fui operado à um mes e meio gostaria de saber a melhor e mais rápida forma de cicatrização desta ferida.
Pergunto isto porque vejo muitas abordagens diferentes de vários colegas vossos ao meu caso.
Cut down your exam 1Y0-350 vce by using our latest wikipedia and high quality California Institute of Technology gmat and VMWARE We provide updated exam sheets with 100% pass guarantee along with CHECKPOINT