Estimados,
A Reach Health Recruitment é uma agência oficial do National Health Service, e para além disso recebemos formação pessoalmente no próprio NMC especificamente para o efeito de aconselhamento a enfermeiros sobre o registo no NMC.
Para além disso, os conhecimentos teoóricos adquiridos são consolidados por anos de práctica apoiando inúmeros enfermeiros a registarem-se no NMC, daí que tenhamos também uma perspectiva de como as coisas funcionam melhor na prática.
Assim sendo, recomendamos ou aconselhamos vivamente a qualquer enfermeiro que envie os seguintes documentos para o NMC, respectivamente no chamado NMC Application Pack:
- o próprio formulário do NMC devidamente preenchido.
- Cópia Autenticada do certificado de habilitações e Tradução oficial da mesma.
- cópia autenticada do suplemento de notas e tradução oficial da mesma
- Registo Criminal
- tradução oficial do registo criminal
- Declaração de Bom Carácter da Ordem dos Enfermeiros Portuguesa, e tradução oficial da mesma.
- cópia autenticada do passaporte
- copia autenticada do acto de nascimento em forma internacional
- fotocopia simples do cartão da Ordem dos Enfermeiros
E enviar sempre tudo por carta registada.
Aconselhamos também a enviar nesse mesmo envelope uma lista dos documentos que estão a enviar, algo do género " I hereby enclose in this letter the following documents: criminal record and translation, act of birth, etc etc etc)
Alguns destes pontos acima mencionados podem suscitar questões.
Por exemplo:
- O passaporte ou o BI, é a mesma coisa? Sim, em teoria são a mesma coisa e ambos servem. Na práctica nem sempre assim é! Da nossa parte aconselhamos veementemente o uso do passaporte.
- o suplemento de notas é mesmo preciso? Em teoria não, o certificado de curso chega. Mas na prática nem sempre chega pois por vezes o NMC lembra-se de contestar o certificado e pedir informação extra. O problema é que de cada vez que se envia um novo documento, por mais pequena que seja a correcção, a maneira de processar do NMC é que a cada novo documento o enfermeiro volta ao fim da linha de espera, portanto novamente terá que ficar à espera pelo menos 6 a 8 semanas para obter a decision letter.
Outra dúvida bastante comum é acerca de quem pode autenticar documentos e quem pode traduzir.
Na práctica aquilo que observamos é que o NMC apenas reconhece autenticações feitas por ou um advogado, ou um notário ou um solicitador. Nada mais. Portanto desaconselhamos autenticações feitas na policia, correios ou juntas de freguesia.
Acerca das traduções, estas têm de ser feitas por um tradutor oficial. Cada tradução deve vir acompanhada da declaração do tradutor, documento traduzido, tradução, e assinatura e carimbo profissional de actividade do tradutor.
Outra dúvida comum é se as traduções têm de ser autenticadas: Não! Apenas as cópias de documentos oficiais têm de ser autenticadas, pois só assim se pode confirmar que a cópia é fidedigna.
Quanto às traduções, o facto de o tradutor ser oficial já autentica a tradução de per si.
Em suma, o melhor conselho que podemos fornecer é que convém enviar todos os documentos bem à primeira, pois caso contrário um processo que leva 3 meses passa a demorar 5 a 6 meses.
Esperamos ter sido úteis.
Em caso de qualquer dúvida ou assistência por favor não hesitem em contactar.
Melhores cumprimentos,
Reach Health Recruitment