Forumenfermagem

Autor Tópico: Enfermagem em termos de produtividade  (Lida 4540 vezes)

Offline José Dores

• Membro
    • Ver Perfil
Enfermagem em termos de produtividade
« em: Abril 27, 2011, 11:54:35 »
Muito se ouve falar em economia e produtividade neste país por estes dias. Muitos gestores aparecem na televisão a defender que os trabalhadores portugueses deveriam receber de acordo com a sua produtividade e uma vez que a produtividade é mais baixa que a média europeia o salário deve naturalmente ser mais baixo também para que se mantenha a economia em funcionamento.

Tudo muito bonito, mas a produtividade é determinada não só pela capacidade de trabalho do individuo mas também pelos materiais que dispõe para executar o trabalho e a organização e orientações da empresa e superiores hierárquicos.

Estou a falar neste assunto porque queria saber se só a mim é que me parece claro que no caso da enfermagem nós deveriamos, por esta ordem de ideias, receber um salário no dobro do valor comparativo com os restantes paises, porque? Porque temos indicadores de saúde em geral acima da média europeia e ao mesmo tempo um número de enfermeiros por mil habitantes em cerca de metade da média europeia, o que quer dizer, na minha perspectiva, que produzimos o dobro dos colegas dos outros paises.

Cada um só vê aquilo que quer ver nas estatisticas, refiro-me aos politicos, e acho que existem ideias que deveriam ser mais publicitadas por nós, enfermeiros, em certos momentos, esta é uma delas, nós somos produtivos, pelo que merecemos ter uma remuneração de acordo com o nosso grau de produtividade, se mais argumento nenhum pode convencer quem nos governa, que tal este? Porque arranjem os argumentos que arranjarem, nós temos a razão do nosso lado.

Cpts

Offline manuela castro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em termos de produtividade
« Responder #1 em: Junho 08, 2011, 20:23:26 »
O colega tem razão. porém no outro prato da balança estao as despesas decorrentes do nosso exercicio profissional...Por esse motivo é que eu sou inequivocamente a favor da existencia de taxa para intervenções de enfermagem , tal como existem nas instituições privadas... Imagine o nº de utentes atendidos num dia*1 euro-por ex- e isto multiplicado por todos os enf ...Só desta forma a nossa profissao atingiria outras dimensões e valorização a nível economico e politico. Nós falamos de ganhos em saúde, mas do outro lado falam sempre em custos de  materiais para realizar penso, administrar terapeutica, mão de obra, etc. Mesmo quando realizamos EPS...experimente perguntar a um utente qq quem o ensinou a administar insulina e ficará triste com a resposta...são poucos os utentes que realmente nos veem como profissionais independentes e autónomos, embora em equipa de saúde. Pergunte aos administrativos com quem trabalha o que fazem os enf...Pergunte a enf de outras áreas... Bom trabalho.

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #2 em: Junho 09, 2011, 00:02:07 »
É urgente que o trabalho dos enfermeiros possa ser contabilizado em actos (consultas de enfermagem, tratamentos, ensinos, cuidados de higiene, monitorização, etc) aos quais se atribui um valor que permita quantificar a produtividade a exemplo dos GDHs para os médicos.

As instituições passariam a olhar para o enfermeiro como um elemento produtivo em vez de o olharem como despesa.

Cumprimentos, Pedro

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #3 em: Junho 19, 2011, 13:39:53 »
Pedro eu discordo disso.

O trabalho de enfermagem e a produtividade não se vai puder medir no número de tratamentos, ensinos e outros que se faz, mas sim na sua eficiência isto é, a base do trabalho de enfermagem vai estar no conseguir produzir indicadores de resultado:

Exemplo, número de doentes avaliados com risco de queda que cairam, e provar que as intervenções implementadas pelos enfermeiros contribuiram para esse resultado com os ganhos para a saúde da pessoa e tão em recursos que não foram consumidos.

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #4 em: Junho 19, 2011, 15:13:21 »
@Caldas

Os indicadores de resultado são necessários mas isso não invalida que o sistema de saúde apresente procedimentos de registo analogos e regras de financiamento equiparadas para o finaciamento de qualquer cuidado de saúde.
Actualmente só os cuidados médicos estão bem assinalados enquanto que os cuidados de enfermagem permanecem em grande parte invissíveis para no financiamento do sistema.
Os resultados dos cuidados são fulcrais para justificar a existência e a atribuição de valor a um dado cuidado.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 19, 2011, 23:52:50 »
Ou seja tu nunca consegues por GDHs de Enfermagem sem que primeiro quantifiques o Outcome de resultado de saúde e custo associado a tal cuidado.

Acho que têm de surgir trabalhos e muitos na área dos resultados de enfermagem e depois com o tempo surgirão os tais custos associados a intervenção de enfermagem.

Offline José Dores

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 21, 2011, 16:39:37 »
Então e já existe um grupo de trabalho da ordem, ou de outro organismo ligado à enfermagem que esteja a trabalhar nesses estudos e na apresentação de valores de referência a associar a cada acto de enfermagem, tenho ideia de ouvir falar dessas questões desde que entrei para o curso, e na falta da valorização da nossa profissão, n pessoas já concluiram que não somos valorizados nem as acções que desenvolvemos o são, mas alguém terá que desnvolver esse trabalho... alguém o está a fazer, já começou?

Não sei, mas se ninguém começou por

Offline José Dores

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 21, 2011, 16:54:12 »
Então e já existe um grupo de trabalho da ordem, ou de outro organismo ligado à enfermagem que esteja a trabalhar nesses estudos e na apresentação de valores de referência a associar a cada acto de enfermagem?
Tenho ideia de ouvir falar dessas questões desde que entrei para o curso tal como na falta da valorização da nossa profissão, n pessoas já concluiram que não somos valorizados, nem as acções que desenvolvemos o são, mas alguém terá que desenvolver esse trabalho... alguém o está a fazer, já começou?

Não sei, mas se ninguém começou poderiamos usar este forúm para partilhar ideias e constituir um grupo de pessoas, com conhecimentos suficientes, para realizar esse trabalho que a enfermagem necessita urgentemente.
Eu infelizmente não tenho os conhecimentos necessários, embora não me falte vontade.

E mesmo em crise acho duas coisas: em primeiro não existem momentos maus para evoluir e exigir coisas aos governantes e em segundo começando agora as coisas vão demorar o seu tempo por isso os resultados ou conclusões não serão imediatos.

Mas tal como coloquei no inicio é obvio que o nosso trabalho é competente e valioso para o sistema de saúde, uma vez que atingimos indices de saúde muitas vezes acima da média europeia com metade dos enfermeiros, e não me venham dizer que a enfermagem não está associada a esses indicadores porque a enfermagem é o maior grupo profissional do sistema e o seu motor, muito poucas coisas são realizadas sem uma intervenção de enfermagem no processo.

Acho fundamental a união profissional, o coorporativismo, eu falo particularmente ou pelo telefone com os colegas que no meu entender cometeram erros ou faltas na sua prestação de cuidados, no sentido de esclarecer as coisas e ouvir as suas razões, nunca emito opiniões negativas acerca de colegas na presença de utentes (positivas muitas), essa atitude não traz nenhum beneficio, nem para a profissão, nem para o utente, nem para nós mesmos, uma vez que no meu entender fica criada uma desconfiança em todos os enfermeiros e no sistema, não só no alvo das criticas, acabe-se com isto, façam-se os registos correctamente do trabalho que desenvolvemos e estabeleça-se o real valor do nosso trabalho... no final todos ganhamos.

Offline Roger

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Agosto 25, 2011, 22:43:29 »
Concordo em absoluto no entanto o problema é quantificar o que fazemos ou seja tornar palpável tudo o que envolve a nossa área de acção um óptimo passo seria informatizar os registos para assim poder ser realizados trabalhos de investigação com rigor e sustento é inevitável que registos em papel com uma linguagem que ainda não de todo uniforme não falo de conceitos mas decaracterização e subjectividade limita em muito a colheita de informação...

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 06, 2011, 20:00:15 »
Antes de mais não caiam na asneira que contabilizar intervenções de enfermagem pois isso seria o fim da carreira.
Concordo que se assuma um valor de referência para a consulta, para o tratamento, etc.
Os enfermeiros não tem associado grande valor por falta de preço.
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 14, 2012, 18:49:33 »
Sei que este tópico está um pouco fora de debate, mas penso que será importante voltar a discussão disto:

Pressupostos:
1. Existem Taxas Moderadoras de Cuidados de Enfermagem;
2. Existe falta de publicação de estudos que indicam a produtividade dos enfermeiros e os respectivos ganhos em saúde.
3. Estamos perante uma situação de crise económica, que obriga a cortes profundos na despesa social do país, a saúde não pode e não vai passar ao lado desta situação e como tal os enfermeiros.

Qual o papel da enfermagem neste debate? Estão os enfermeiros a produzir trabalhos que possam provar que a presença e cuidados de enfermagem melhoram a condição do utente, ou apenas dizemos isto porque o achamos? Não estará na hora de os enfermeiros deixarem de estudar as condições de trabalho de si próprios e começarem a investigar sobre enfermagem e de que forma podem ser mais produtivos?

Offline Roger

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 13, 2012, 01:20:29 »
Colega Caldas concordo em absoluto com o que diz eu próprio diariamente deparo-me e penso nessa possibilidade mas ao mesmo tempo com tanta informação dispersa não sei por onde começar. Desde há muito que tenho vindo a falar deste grave problema com colegas mesmo no contexto pré-2008 o tempo que se ainda diz das "vacas gordas" (se me permite a expressão).
No contexto actual e de grosso modo passo algumas questões:

Actualmente um hospital é visto como uma instituição de saldo negativo. Será possível haver um Hospital com saldo positivo continuadamente? Como avaliar a necessidade desse saldo negativo como investimento e retorno? É certo que existem abusos, gastos desnecessários que é imperioso controlar e acabar? Como mudar mentalidades? Recordo-me da comissão de controlo de gastos quando o actual governo tomou posse... onde estava sequer um elemento ligado ao corpo de Enfermagem??? Quando o mesmo Governo já afirmou que Enfermagem é um dos pilares do SNS? Palavras sábias???? Estamos numa fase delicada mas o extremismo pode torná-la insustentável. Que futuro??? Que mentalidades??? O reconhecimento do nosso trabalho é evidente que é fundamental mas isso passa que o setor saúde seja visto de outra forma que razões económicas não permitem que exista tempo para argumentos válidos e criteriosos.

Bons cuidados

Offline Luffy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 17, 2012, 21:28:00 »
Boas noites.

Encontra-se, que tenha conhecimento, uma investigação em curso, conduzida pelo Professor António Amaral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em conjunto com Professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Se é sua vontade participar/conhecer/replicar o modelo atualmente usado, tente entrar em contacto com ele, conseguirá fazê-lo através da página da referida escola.

Aquele abraço