Autor Tópico: Ulcera de pressao com loca  (Lida 5293 vezes)

Offline Filipasaz

• Membro
    • Ver Perfil
Ulcera de pressao com loca
« em: Março 19, 2011, 19:45:47 »
Ola,
Tenho uma questao a colocar aos colegas.
Tenho um caso de uma utente em domicilio à qual estou a realizar penso na região sagrada. Ela inicialmente apresentava uma grande loca que se foi tratando com aquacel e neste momento estagnou. Ela apresenta uma loca de medias dimensões mas o orificio de acesso é de poucos milimetros... estou a aplicar aquacel na loca + Allevyn sacro... A minha questão é a seguinte: que produto posso utilizar para melhor evolução da ferida??? tendo em conta o dificil acesso à loca... A ferida está sem sinais de infecção e está pouco exsudativa.

Obrigada

Offline ana_lemos

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ulcera de pressao com loca
« Responder #1 em: Março 20, 2011, 13:02:22 »
Bem, isso vai depender do tipo de tecidos que estão presentes. Se tiver como fotografar, talvez possamos ajudar melhor.

Pode enviar MP! =)
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."

Offline Filipasaz

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 20, 2011, 15:07:22 »
Pois...
O tecido, aparentemente, é de granulação. Eu não o consigo ver... apenas consigo introduzir uma pinça na loca. O orifício de entrada esta muito pequeno e fundo. Ao instilar SF ha saida de liquido sero-hemático. Não tem cheiro.

Vou tentar arranjar fotos mas entretanto se existirem sugestoes... Agradeço

Offline AnaMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 20, 2011, 17:03:03 »
o aquacel k ta a usar é com ou sem prata?

cumps

Offline Enf_Ri

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 20, 2011, 17:15:47 »
Sendo a loca de dimensões muito reduzidas, o tecido de granulação e a ferida pouco exsudativa, pode tentar optar pela colocação de uma pequena tira de Inadine na loca. Tem noção da profundidade da mesma?

Offline PCBV

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 20, 2011, 20:27:00 »
Olá, boa noite! Acho que está a fazer um bom trabalho com o tratamento escolhido. O Aquacel que está a usar certamente será o simples pois não existem condições para o AG. Apenas o questiono quanto ao tempo de evolução da UP? Bjs e bom trabalho.  :D

Offline Filipasaz

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 20, 2011, 23:11:02 »
Boas,
Quanto ao tratamento estou a usar o Aquacel simples.
A profundidade da loca é de cerca de 3 cm.
Eu conheci este caso e iniciei tratamentos ha cerca de 1 ano, inicialmente apresenta diversas UP e esta da sacro era enorme, evoluiu muito bem ate ter estagnado ha cerca de 2 meses...

Offline ana_lemos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 21, 2011, 11:36:04 »
Bem, penso que tenha estado a fazer tudo bem.

Por outro lado, quando uma ferida deixa de cicatrizar, com a terapêutica adequada, por mais de duas semanas, pode ser sinal de infecção. Também o facto de o exsudato ter características hemáticas pode significar que o tecido de granulação se encontra friável e isso é, também, sinal de infecção.

Aquilo que é aconselhado, nestas situações, é fazer análise microbiana. Lavar muito bem a ferida e recolher uma amostra com uma zaragatoa húmida em solução fisiológica. Atenção ao tempo de espera para análise, pois poderá tornar a amostra não viável. Indicar no laboratório qual a situação e motivo da colheita, para facilitar a pesquisa.

Será possível avaliar o tamanho da loca? Com instilação de soro fisiológico e aspiração? Para acompanhar a evolução do tamanho.

Espero ter ajudado. Aguardamos notícias!

Cumprimentos
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."