Autor Tópico: Primeiro Estágio - Dicas  (Lida 2695 vezes)

Offline pjscosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Primeiro Estágio - Dicas
« em: Setembro 21, 2011, 23:02:27 »
Vou começar o meu primeiro estágio dentro de dias (do 2º ano, em Cirurgia Feminina e depois Medicina A) e, muito pelo desconhecimento da experiência em si, estou algo hesitante, embora com vontade de trabalhar, explorar e lidar com o lado humano desta área. Algum dos (futuros) colegas tem dicas? Serão de bom grado aceites  ;D

Obrigado pela paciência

Offline enfzara

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Estágio - Dicas
« Responder #1 em: Setembro 22, 2011, 12:25:19 »
Ola futura colega...
Antes de mais quero dizer-te que é normal a tua ansiedade e dúvidas, todos passámos por elas...
Quanto a dicas devo dizer-te que considero importante a vontade de aprender, não tenhas problema em questionar quando tens dúvidas, isso demonstra humildade e vontade de aprender.
Provavelmente os teus orientadores/tutores, consoante o caso, vão questionar-te sobre casos clinicos e situações com as quais te depares, não vais saber tudo, mas não deves "assustar-te" com isso, quando não sabes não quer dizer que fiques sem saber, dizes "não sei mas vou saber" chegas a casa e fazes pesquisa e no dia seguinte já podes mostrar que sabes.
Treina as tuas competências relacionais, mantém um bom relacionamento com utentes, colegas e profissionais.
Aproveita todas as oportunidades de aprendizagem e certamente vais perceber que com o passar dos dias vais sentir-te mais á-vontade e integrada no serviço.

Vai com calma e vontade de evoluir pessoal e profissionalmente, vais ver que conseguirás ser "feliz" durante o teu ensino clinico.

Boa sorte e qualquer coisa dispõe
 ;D
Enf zara

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 22, 2011, 19:38:09 »
Concordo com tudo o que foi dito pela EnfZara.
Aproveita todas as experiências que puderes. Pede para participar quando houver algo para fazer que considerers importante e se estiveres disponivel, mesmo que não seja com o doente que te está atribuido. Aproveita as oportunidades mas não faças nada que não saibas. Uma coisa é nunca teres executado uma determinada técnica e não sair a 100%, outra coisa é quereres fazer algo sem teres em mente o procedimento, os riscos, os cuidados...tens que estar segura a um nível que te permita comunicar com o doente e executar a técnica...
O mesmo para as questões teóricas...mais vale não responderes a uma questão quando não tens a certeza, ires estudar e falares depois com certezas, do que te mostrares muito segura e dizeres a maior asneirada à face da Terra.
De resto desejo-te bons estágios.
Bem-vinda....

Offline AnaG8

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 07, 2012, 01:24:58 »
Boa noite,

Vou começar segunda feira o meu primeiro ensino clinico, em Gastro- Medicina, e gostaria de saber mais ou menos com o que contar!

Obrigadoo

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 06, 2012, 01:20:52 »
Try, fail. Try better, fail better!  ;) Eventually you'll get there  :)

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 12, 2012, 04:01:56 »
Muita calma e paciencia.
Estudar um pouquito todos os dias.
Criar empatia com os enfermeiros do serviço, particularmente com a chefe e o tutor  ;)