Autor Tópico: Recém-formados em Enfermagem têm de deixar de ter "mentalidade de ilhéu".  (Lida 10356 vezes)

Offline frias_svp

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Recém-formados em Enfermagem têm de deixar de ter "mentalidade de ilhéu".
« Responder #15 em: Fevereiro 01, 2011, 20:45:14 »
Eu não concordo com a visão da Enfermeira Helena Jardim, até porque está à vista de todos que o problema está no número exagerado de vagas em Enfermagem, ( verificou.se isso este ano com o declive da nota de entrada no curso para 9.5 valores, que na minha opinião é ridículo), e também na não abertura de concursos por parte do estado para a colocação de enfermeiros, que tanto fazem falta nos serviços de saúde.

Em relação a questão da emigração, não posso deixar de enaltecer um ponto, o facto dos milhões gastos pelo estado em "criar" profissionais especializados ( ENFERMEIROS) , que não vão ser rentabilizados, ou porque estão no desemprego ou porque emigram.
Isto é pura e simplesmente  mentalidade de português, deixar andar e logo se vê o que acontece.

Offline sonanro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 02, 2011, 14:13:28 »
Citação de: NunoUKnurse
bem...Acho que fui mal interpretado.

E obvio que a situacao em Portugal esta mal e claro que seria bom que houvesse emprego em Portugal para todos o que o desejassem.

O que eu queria dizer e o que Karl Marx ja dizia ha muito tempo atras. O Mercado serve-se do exercito de reserva que sao todos os desempregados para fazer baixar o custo do trabalho e assim desvalorizar os trabalhadores. Os medicos tem bem nocao disso e por isso limitam tanto as admissoes no curso de medicinas.

E que fazer para contrariar esta tendencia? Esperar que os politicos mudem de ideias ou deixem de ser incompetentes? que se fechem escolas privadas?(estas continuam a ter mercado senao nao estariam abertas) Que os medicos abram mao do seu "quintal" para que todos possamos fazer mais?

Isso seria sem duvida o ideal, mas ha que ser pragmaticos! Se as coisas estao mal entao muda-se Dai a afirmacao da mentalidade de ilheu...as pessoas veem mar a toda a volta, mas nao pensam em apanhar o primeiro barco que sai da ilha!!!  E nao quero proteger a Sra Professora, mas esta estaria certamente a falar num contexto especifico e duma realidade que lhe e presente!

Concordo plenamente!!!

Offline XanaFilipa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 02, 2011, 21:56:53 »
Colega Nuno e todos os outros que se manifestam contra escolas privadas:

Porque o fazem?? Conhecem por acaso as condições?? Têm as públicas melhores condições?? Formam as públicas melhores enfermeiros??

Agradeço respostas por favor. Obrigada e cumps

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.diasporadosenfermeiros.com
« Responder #18 em: Fevereiro 03, 2011, 10:00:07 »
Citação de: XanaFilipa
Colega Nuno e todos os outros que se manifestam contra escolas privadas:

Porque o fazem?? Conhecem por acaso as condições?? Têm as públicas melhores condições?? Formam as públicas melhores enfermeiros??

Agradeço respostas por favor. Obrigada e cumps

Cara Xana,
Nem eu, nem penso que os meus colegas estao contra as escolas privadas per se, e devo dizer alias que na minha (ja longa :p) experiencia profissional, alguns dos melhores enfermeiros com quem trabalhei vinham mesmo dessas escolas.

O que se condena e sobretudo a criacao de cursos de enfermagem que vao gerar um numero de profissionais completamente desenquadrado para as necessidades do pais. Quando terminei o curso, haviam 3 escolas publicas no Porto e duas privadas. Agora, quantas escolas tens no Porto por exemplo? Quantos colegas saem por ano dessas escolas (no total?) Quantos tem emprego?

Quando se fala em fechar escolas, nao se esta a criticar os enfermeiros que estas formam, mas sim as razoes e o contexto pelas quais estas foram criadas e a situacao em que colocam TODOS os enfermeiros. 

Podemos argumentar que o mercado e livre e que em ambiente de competicao, os melhores vao sobressair e conseguir emprego, mas infelizmente este nao e caso no nosso pais, dado que a competicao esta desvirtuada a partida e ai volto ao mesmo...Se querem todas as escolas abertas e todos sonham em ser enfermeiros entao tem que comecar a pensar que o Mercado e global e para termos algum peso social so o poderemos fazer se entrarmos nesse mesmo Mercado.

Quanto ao argumento do custo de formacao para o pais, nao concordo dado que um curso de medicina ou engenharia e bem mais caro para o pais e ninguem contesta que estes saiam do pais para trabalhar!

Cumprimentos,
Nuno

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 03, 2011, 12:52:47 »
"os melhores vao sobressair e conseguir emprego" - Talvez....

Até é cómica a frase...
"A solidariedade, o respeito pela dignidade humana, a igualdade, a tolerância, o empenhamento pessoal"...
"A única coisa que o mal precisa para triunfar, é que os homens não façam nada."
Digam NÃO à indiferença perante a violação dos direitos humanos, à injustiça, à desigualdade social, à hipocrisia!!!

http://www.youtube.com/watch?v=cs5-rbwU ... re=related

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 03, 2011, 13:08:18 »
Citação de: MariaF

Até é cómica a frase...

Cara Maria,

nao percebo. O que e comico? a frase? a parte que retirou da frase? se e este o caso, nunca lhe ensinaram que as frases acabam com um qualquer tipo de acentuacao e que nao e nem etico, nem correcto retirar partes de frase do contexto para comentar sobre estas? Leia a frase ate ao fim (recomendo que leia o argumento na totalidade) e depois explique-me por favor qual e a parte que considera comica.

Cumprimentos,
Nuno

Offline sonanro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 03, 2011, 13:17:08 »
Citação de: NunoUKnurse
Citação de: MariaF

Até é cómica a frase...

Cara Maria,

nao percebo. O que e comico? a frase? a parte que retirou da frase? se e este o caso, nunca lhe ensinaram que as frases acabam com um qualquer tipo de acentuacao e que nao e nem etico, nem correcto retirar partes de frase do contexto para comentar sobre estas? Leia a frase ate ao fim (recomendo que leia o argumento na totalidade) e depois explique-me por favor qual e a parte que considera comica.

Cumprimentos,
Nuno

Realmente para quem leu o comentário até ao final do colega Nuno não entende o porquê da sua frase ser cómica, aliás tenho lido os comentários do colega Nuno e até agora concordo com tudo o que tem dito, eu não diria melhor. Seria agradável que antes de fazerem uma critica lessem tudo até ao fim, porque esse comentário foi claramente devido a uma leitura incompleta.

Offline Enfª Raquel

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 03, 2011, 13:40:56 »
Não é resposta para ninguém mas na minha opinião os recém licenciados ate têm mais mentalidade que alguns enfermeiros que já estão a trabalhar a muito tempo... A verdade é que é muito facil para nós falar que os RL IMIGREM  e tal ... pensem bem? quem de nós queria abandonar o seu pais? com a familia toda cá, amigos, namorado e ate marido???
pois a mim parece-me que há muitos RL com muita coragem pois até já sairam do pais .... Se formos a ver... as empresas preferiam pessoas com experiencia mas essas nem sequer saem dos seus lugares portanto quem terá a mentalidade mais ilheu?? Um RL que ate pondera SAIR do seu pais e vai sem suporte familiar atras, com zero de experiencia e ganhar o minino oferecido no pais para onde vai ou um Enf com experiencia que apesar de saber que se for para fora ganha muito maIS DO QUE UM RL, Mas que mesmo assim não vai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A diferença de ordenados com ou sem experiencia são abismais e falam de que os Rl é que têm mentalidade de ilheu???
Meus caros amigos a mim parece-me que independentemente da questão todos preferem ficar no seu pais junto de quem amam ... portanto e acima de tudo a que respeitar a vontade de cada um...
e mais digo, até fico de certa forma incomada pois os Enfermeiros de ha 4 e 5 anos anos a tras não conseguem sequer imaginar e sentir aquilo que Nós, RL, sentimos...
em especial quando tanto nos esforçamos, tantas formações pagamos e vemos que foi tudo em vão e que um conhecimento te passa a frente!!!!!!

enfim...

Offline paty_21

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 03, 2011, 14:18:32 »
Muito bem Enf.ª Raquel!!
Faço minhas as suas palavras...
Emigração só por obrigação (pelo menos no meu caso)

Cump.

Offline Enf_B!

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 03, 2011, 19:13:25 »
Citação de: "Enfª Raquel"
Não é resposta para ninguém mas na minha opinião os recém licenciados ate têm mais mentalidade que alguns enfermeiros que já estão a trabalhar a muito tempo... A verdade é que é muito facil para nós falar que os RL IMIGREM  e tal ... pensem bem? quem de nós queria abandonar o seu pais? com a familia toda cá, amigos, namorado e ate marido???
pois a mim parece-me que há muitos RL com muita coragem pois até já sairam do pais .... Se formos a ver... as empresas preferiam pessoas com experiencia mas essas nem sequer saem dos seus lugares portanto quem terá a mentalidade mais ilheu?? Um RL que ate pondera SAIR do seu pais e vai sem suporte familiar atras, com zero de experiencia e ganhar o minino oferecido no pais para onde vai ou um Enf com experiencia que apesar de saber que se for para fora ganha muito maIS DO QUE UM RL, Mas que mesmo assim não vai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A diferença de ordenados com ou sem experiencia são abismais e falam de que os Rl é que têm mentalidade de ilheu???
Meus caros amigos a mim parece-me que independentemente da questão todos preferem ficar no seu pais junto de quem amam ... portanto e acima de tudo a que respeitar a vontade de cada um...
e mais digo, até fico de certa forma incomada pois os Enfermeiros de ha 4 e 5 anos anos a tras não conseguem sequer imaginar e sentir aquilo que Nós, RL, sentimos...
em especial quando tanto nos esforçamos, tantas formações pagamos e vemos que foi tudo em vão e que um conhecimento te passa a frente!!!!!!

enfim...

Não diria melhor...
É sempre muito bonito ouvir de quem tem/teve emprego "Eu se fosse a ti emigrava mesmo, acho que fazes muito bem!" e depois reclamar imenso que a profissão está mal e blá, blá, bla´...mas fazer alguma coisa e mexer-se do seu país, deixar tudo p'ra trás?!? Tá bonito tá...
Este é o país dos acomodados minha gente!!!!! E são sempre os mais acomodados que mais falam e reclamam....Por isso, ter a lata de dizer àqueles que mais estão a abandonar o país que têm mentalidade de ilhéu?!? Façam-me o favor...

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 03, 2011, 23:10:34 »
A frase relacionada com a citação indicada no último comentário. É essa a frase a que me referia.
"A solidariedade, o respeito pela dignidade humana, a igualdade, a tolerância, o empenhamento pessoal"...
"A única coisa que o mal precisa para triunfar, é que os homens não façam nada."
Digam NÃO à indiferença perante a violação dos direitos humanos, à injustiça, à desigualdade social, à hipocrisia!!!

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Fevereiro 03, 2011, 23:23:12 »
"Podemos argumentar que o mercado e livre e que em ambiente de competicao, os melhores vao sobressair e conseguir emprego, mas infelizmente este nao e caso no nosso pais, dado que a competicao esta desvirtuada a partida e ai volto ao mesmo...Se querem todas as escolas abertas e todos sonham em ser enfermeiros entao tem que comecar a pensar que o Mercado e global e para termos algum peso social so o poderemos fazer se entrarmos nesse mesmo Mercado."

Eu não estava a criticar o colega Nuno... Apenas chamei a atenção do facto apontado por este (na respectiva citação)... O dizer "até é cómica" tem haver com as dificuldades reais que nós desempregados em enfermagem, o país, as pessoas, as famílias, etc... estão e irão passar... dificuldades estas que também impedem que alguns de nós emigrem, etc... O TODAS e TODOS também é engraçado... é que na realidade somos mesmo "mais que as mães"...

:-X

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 03, 2011, 23:36:49 »
Citação de: "Enf_B!"

enfim...

Não diria melhor...
É sempre muito bonito ouvir de quem tem/teve emprego "Eu se fosse a ti emigrava mesmo, acho que fazes muito bem!" e depois reclamar imenso que a profissão está mal e blá, blá, bla´...mas fazer alguma coisa e mexer-se do seu país, deixar tudo p'ra trás?!? Tá bonito tá...
Este é o país dos acomodados minha gente!!!!! E são sempre os mais acomodados que mais falam e reclamam....Por isso, ter a lata de dizer àqueles que mais estão a abandonar o país que têm mentalidade de ilhéu?!? Façam-me o favor...

Bem dito.  :) 

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 04, 2011, 11:28:31 »
Citação de: "MariaF"
Citação de: "Enf_B!"

enfim...

Não diria melhor...

Bem dito.  :) 

Concordo com tudo o que dizem! Fico agora a espera das medidas que vao tomar! Eu por mim, tento fazer a minha parte do lado de fora ;-)

Offline joaopedromendes99

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 06, 2011, 21:37:43 »
Boa Noite... Só gostava de realçar que esta mentalidade da emigração se está a espalhar por todo o país. Felizmente, digo eu, ainda é uma solução para muitos. Pessoalmente levo dois anos e meio fora do meu país.
Só não sabia de uma coisa... o meu país é muito, muito, muito rico!!!
Formar e PAGAR licenciados, que estão hoje em dia avaliados de forma excepcional sob o ponto de vista de bons profissionais, para depois outros países usufruirem de forma gratuita de esta formação competente e tão qualificada. E digo totalmente grátis, porque muitos não vão voltar...
Um abraço a todos e que melhores dias venham para a nossa ENFERMAGEM!!!

Cordialmente,
João Mendes