Autor Tópico: "Lei dos Maiores de 23 anos"  (Lida 75548 vezes)

Offline chinês

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: "Lei dos Maiores de 23 anos"
« Responder #90 em: Janeiro 02, 2009, 20:55:00 »
tou em medicina no ICBAS . entrei via maiores 23..... epa, e pelo que vejo, faço o curso de uma assentada.

epa, sejam unidos, todos temos direito ao ensino, e aos sonhos.

tenho colegas q entraram via normal com medias altissimas, e têm mais dificuldades do q eu, nomeadamente ate em biomatematica, saude comunitaria, historia da medicina, semiologia medica, q sao das mais "faceis do curso".... muitos tiveram mais formaçao do q eu em biologia e quimica no secundario, no entanto sou melhor do que muitos desses em bioquimica, anatomia patologica e anatomia e fisiologia, q sao mais complexas.

tudo depende da vontade de cada um, sigam os sonhos, lutem.

esqueçam essas alminhas que nao compreendem....
devido a velocidade da luz ser superior a velocidade do som, algumas pessoas parecem inteligentes ate as ouvir-mos...... xD

Offline _barbara_

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #91 em: Janeiro 13, 2009, 20:47:12 »
Citação de: fabioteclasmeidin
outro facto que denoto neste topico e noutros inclusive, é realçarem a ENFERMAGEM como um supra sumo dos cursos, algo inacessivel para todos, mas apenas para alguns, que so com media de 17 valores é q entram, etc-

eu axo mt bem, devem realçar o conceito enfermagem inclusive voces tiveram mt esforço para fazer o curso.

apenas axo q enaltecem a profissão pelos motivos errados- devem enaltecer a profissao pelo facto de serem importantes na recepção, perstação de cuidados e recobro do utente e não por medias, ou porq tiveram de ter grandes notas, etc

motivos errados. secalhar o motivo de haver tanto desemprego na area, é os q teem boas notas entrarem e depois a maior parte arrepende-se, pois ou custa ver sangue, ou ver situaçoes delicadas, e inclusive acabam por ir para lares de idosos devido a nao tolerancia dessas situaçoes.

so fax o curso, seja um aluno com boas notas seja um aluno maiores 23 com 4ª classe, quem estudar e tiver merito.

alem disso a profissao esta tao bem conceituada, que ano passado o ultimo a entrar po curso foi com media 11.3 e ainda sobraram vagas.... em coimbra ???

enfim, este assunto para mim esta ultrapassado.

saudaçoes

Em que mundo é que vive??
Ninguém está a dizer que a Enfermagem é o supra-sumo de nada!
E pergunto-me o que realmente sabe da Enfermagem? Pois dizer que o desemprego se deve aos enfermeiros não conseguirem ver sangue?? ou não conseguirem lidar com situações delicadas e por isso irem trabalhar para lares de terceira idade?? Isto é realmente engraçado, realmente anedótico!!
E então quer ir para Enfermagem para depois ir para Medicina sinceramente  não percebo, então M23 não é para pessoas que saibam o que querem?
Realmente está a denegrir os seus colegas que concorreram ao M23 com tanto conhecimento que possui acerca da realidade da profissão em Portugal!! Só espero que os outros concorrentes saibam mais sobre a Enfermagem pois não basta citar o livro de Biologia ou colocar problemas retirados da net!!
Desejo boa sorte a todos que entraram em Enfermagem independentemente do modo como o fizeram, pois não é um curso fácil!
Isto de uma Enfermeira desempregada que não se encontra nesta situação por não gostar de sangue ou por ter medo de situações delicadas!

Offline Ely

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #92 em: Janeiro 13, 2009, 21:20:53 »
Colega Barbara concordo plenamente com a sua opinião. Se o Colega Fabio acha que é assim vai conseguir dignificar a profissão está muito enganado! Pelo contrario a sua opinião só aumenta o que acho sobre os M 23. Tenho pena que não tenha noção da real situação da enfermagem e que diga essas barbaridades sobre os desempregados.  :o
"Um dia a lágrima disse ao sorriso: invejo-te porque vives sempre feliz. O sorriso respondeu: enganas-te, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor"       Fernando Pessoa

Offline ocean

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #93 em: Janeiro 14, 2009, 00:07:12 »
Nada contra nada a favor.
Gostaria só de partilhar...
Falaram e inclusive quase "anularam" as pessoas que tentaram ingressar no ensino superior via M23.. Faço apenas a seguinte ressalva... Quem, do alto do seu pedestal, quiser comparar a qualidade (quer a nível de método de ensino, quer a nível de intensidade e complexidade das matérias leccionadas) do antigo sistema de ensino (de pessoas que hoje têm 50 ou 60 anos) com o actual 9º ano que o faça, e terá surpresas... Não estou a dizer que é preciso isto ou aquilo para ser-se bom no ensino superior, ou que são precisas bases. Tudo se faz, basta querer. Mas vamos atentar que hoje em dia (e daqui para a frente será pior, tendo em consideração a questão da avaliação dos professores) tem vindo a crescer a onda de facilitismo.

Há dificuldades ao longo da nossa vida, todos temos problemas, ninguém é eterno... Tudo isso e mais alguma coisa contribui para deixar estudos, ingressar na vida profissional, e sobreviver.
Considero que muitos dos agora profissionais consideram esta via de acesso injusta, mas certamente a utilizariam para entrar no curso da vossa preferência. EU faria o mesmo se tivesse oportunidade.
Assim como jogaria no euro milhões se soubesse qual seria a chave premiada! Óbvio que o prémio iria ser quase insignificante, pois tal como eu, também outros tiveram acesso à chave.. Isto é apenas uma breve analogia, para descongestionar o clima pesado.

Oportunidades todos as temos, mais cedo ou mais tarde. Mas somos nós que as propiciamos!
Eu nasci numa família com alguns recursos. E desengane-se quem pensar que falo de recursos monetários, esses também os conheci (graças ao trabalho e esforço dos meus familiares),  mas falo dos que efectivamente não custam nada e que fazem de mim uma Pessoa com bastante consciência, falo de valores morais, falo de estímulos à inteligência e falo acima de tudo de civismo. Fiz as escolhas que fiz, quando as tive que fazer, ao entrar no secundário, e posteriormente no ensino superior, e claramente que se tivesse outras hipóteses certamente as escolheria (M23).

Se é injusto ou não, não cabe a mim fazer tal juízo... A própria vida é injusta, no entanto aprendemos muito com ela, cada um à sua maneira.

Cada caso é um caso. "Se eu tivesse asas voava bem alto, mas como não tenho apenas controlo o tráfego"

Cumprimentos.

Peço desculpa se feri susceptibilidades.

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #94 em: Fevereiro 25, 2009, 01:39:04 »
Depois de muito tempo sem fazer uma visita aqui estou!
Eu sei que este topico já esta quase que encerrado, no entanto, por motivo de orgulho venho aqui por uma ultima mensagem.
Terminei o primeiro semestre do curso na ESEL, foi com muito sacrificio, entrar muito cedo a trabalhar para compensar, trabalhar á noite para compensar, para compensar as horas que me eram facilitadas para ir as aulas.
Ando desde há muitos meses a dormir 4 horas por noite (numa noite boa), no entanto compensou, claro que poderiam ser melhores, e vão ser por certo, pois para o ano o meu contrato tera terminado e só terei que me preocupar com estudar.
Mas vim aqui só para calar alguns "velhos do restelo" que acham mal e fazem por denegrir quem entrou pela via "maiores de 23".
Ainda falta uma, mas estas são as minhas notas até agora (que, posso garantir, são superiores a muitos dos meus colegas mais novos que entraram pela via convencional)
Anatomia - 17
Antropologia e Sociologia - 15
Psicologia - 14
Microbiologia - 15
Historia e Epistemologia da enfermagem -16
Ainda falta sair a nota de "Fundamentos de Enfermagem", no entanto como não sei quando voltarei a ter tempo de vir aqui...
Seja como for, não esta mau.
Resta dizer que não usei nunca a epoca especial para trabalhadores-estudantes.
Para finalizar, o meu testemunho de que estou a adorar o curso, mas isso era algo que eu já esperava ainda antes de começar.
Para quem sempre me apoiou e continua a apoiar fica aqui o meu publico "obrigado". 
A maior desilusão é a melhor razão para continuar!

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #95 em: Fevereiro 25, 2009, 15:15:04 »
  Parabéns!!  ;) **

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #96 em: Fevereiro 26, 2009, 12:47:38 »
Citação de: militar
Eu sei que este topico já esta quase que encerrado, no entanto, por motivo de orgulho venho aqui por uma ultima mensagem.
Terminei o primeiro semestre do curso na ESEL, foi com muito sacrificio, entrar muito cedo a trabalhar para compensar, trabalhar á noite para compensar, para compensar as horas que me eram facilitadas para ir as aulas.
Ando desde há muitos meses a dormir 4 horas por noite (numa noite boa), no entanto compensou, claro que poderiam ser melhores, e vão ser por certo, pois para o ano o meu contrato tera terminado e só terei que me preocupar com estudar.
Mas vim aqui só para calar alguns "velhos do restelo" que acham mal e fazem por denegrir quem entrou pela via "maiores de 23".
Ainda falta uma, mas estas são as minhas notas até agora (que, posso garantir, são superiores a muitos dos meus colegas mais novos que entraram pela via convencional)
Anatomia - 17
Psicologia - 14
Microbiologia - 15
Ainda falta sair a nota de "Fundamentos de Enfermagem", no entanto como não sei quando voltarei a ter tempo de vir aqui...
Para finalizar, o meu testemunho de que estou a adorar o curso, mas isso era algo que eu já esperava ainda antes de começar.
Para quem sempre me apoiou e continua a apoiar fica aqui o meu publico "obrigado". 
É assim mesmo... Força aí!!!!
Aproveita
;-)
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #97 em: Abril 11, 2009, 14:28:53 »
Anatomia - 17
Psicologia - 14
Microbiologia - 15

parabens! entrei para o curso de enfermagem 7 anos depois de ter acabado o 12 ano, ja nao me lembrava de nada (ou quase nada) e acabei as minhas primeiras cadeiras (biologia e biologia aplicada) com 92% e 94% respectivamente. ainda por cima, estou a fazer o curso em ingles.
acho horrivel os comentarios que li aqui sobre os maiores de 23 anos, nem toda a gente tem possibilidades de terminar o 12 e ir para a universidade, muitas das pessoas por questoes monetarias.... o que nao significa que essas pessoas nao tenham sonhos que nao merecam ser concretizados. eu nao tive oportunidade de ir para o curso que quis quando acabei o secundario porque fiz mas escolhas, sera que nao mereco uma oportunidade?
passei as minhas cadeiras todas, com boas notas, o meu estagio esta a correr muito bem e estou orgulhosa por tudo o que consegui com mais de 23 anos. na realidade, acho que ha coisas que com 18 anos eu nao podia perceber acerca da vida e que sao importantes agora para me ajudar a desempenhar o meu trabalho. estou a estudar em londres e na minha universidade mais de 50% dos estudantes de enfermagem tem mais do que 25 e muitos vem com outros cursos, outros com experiencia e outros com nada.

ha pessoas muito mesquinhas, mas felizmente ha pessoas que nao sao. parabens a toda a gente que esta onde esta depois de ter que lutar muito por isso!

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #98 em: Abril 12, 2009, 01:58:29 »
Citação de: aqui_e_ali
Anatomia - 17
Psicologia - 14
Microbiologia - 15

parabens! entrei para o curso de enfermagem 7 anos depois de ter acabado o 12 ano, ja nao me lembrava de nada (ou quase nada) e acabei as minhas primeiras cadeiras (biologia e biologia aplicada) com 92% e 94% respectivamente. ainda por cima, estou a fazer o curso em ingles.
acho horrivel os comentarios que li aqui sobre os maiores de 23 anos, nem toda a gente tem possibilidades de terminar o 12 e ir para a universidade, muitas das pessoas por questoes monetarias.... o que nao significa que essas pessoas nao tenham sonhos que nao merecam ser concretizados. eu nao tive oportunidade de ir para o curso que quis quando acabei o secundario porque fiz mas escolhas, sera que nao mereco uma oportunidade?
passei as minhas cadeiras todas, com boas notas, o meu estagio esta a correr muito bem e estou orgulhosa por tudo o que consegui com mais de 23 anos. na realidade, acho que ha coisas que com 18 anos eu nao podia perceber acerca da vida e que sao importantes agora para me ajudar a desempenhar o meu trabalho. estou a estudar em londres e na minha universidade mais de 50% dos estudantes de enfermagem tem mais do que 25 e muitos vem com outros cursos, outros com experiencia e outros com nada.

ha pessoas muito mesquinhas, mas felizmente ha pessoas que nao sao. parabens a toda a gente que esta onde esta depois de ter que lutar muito por isso!

Boa! Muitos parabens! Já vi que és nova por aqui, mantem-te em contacto para ires contando como é estudar enfermagem em Londres.
A maior desilusão é a melhor razão para continuar!

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #99 em: Abril 12, 2009, 11:08:37 »
Parabéns @militar, pelo esforço e empenho que tens tido.
Precisamos de mais pessoal nas forças armadas!
Continuação de boa sorte  ;)

Offline isi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #100 em: Abril 12, 2009, 19:10:39 »
Citação de: JoãoRocha

:(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o

Lá entrar eles entraram, vamos é ver quando saem. Na minha faculdade entrou pessoal, pelos maiores de 23, o grande problema para eles é que nem sequer sabem o que é um ribossoma ou um átomo, p.ex.
e cadeiras básicas como microbiologia ficaram por fazer.
Acha, que dali alguma vez vão sair enfermeiros????
Eu acho que para arranjar emprego vamos ter de passar a anexar o certificado do 12º ano juntamente com o certificado de habilitações

Offline isi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #101 em: Abril 12, 2009, 19:16:36 »
Citação de: "Tenevora"
Citação de: "enfsergio"
Completamente perplexa?Sinceramente não sei pq. Penso que para entrarem em enfermagem é preciso já ter um corpo de conhecimentos adquiridos, que nem todos têm.

Que corpo de conhecimentos adquiridos? Que conhecimentos são essenciais para se conseguir acompanhar a matéria dada no curso de Enfermagem?

Esses conhecimentos são adquiridos ao longo do secundário, em que temos cadeiras como biologia, química, psicologia, entre outras. Penso que não é só pq hoje me apetece ir para enfermagem e porque tenho mais de 23anos e vou. Isso não pode ser assim.

Admito que ter completado o ensino secundário trás vantagens para os estudantes de qualquer curso superior, enfermagem incluido, em termos de conhecimentos gerais e ciêntificos; mas o facto de ter estudado a matéria de Biologia ou química, ou mesmo psicologia (tal como era dada antes desta nova reforma do ensino secundário) faz uma diferença tão grande assim para o curso?

Possivelmente deveriam ser estipulados critérios de admissão, como por exemplo já ser socorrista, em que já tem que ter obrigatoriamente alguns leves conhecimentos sobre uma determinada area. Agora imagina que um advogado, um economista, um professor de filosofia decidem ir para enfermagem...que percurso tiveram eles no secundário?Que sabem eles para ir para enfermagem? Só porque lhes apetceu?
É a minha ideia...

Não sei exactamente QUE critérios são utilizados em cada Escola de Enfermagem do nosso país. No entanto SEI que existem testes, realizados por todos os candidatos a estas vagas especiais, e tambem uma entrevista na qual o currículo do candidato é avaliado, bem como os motivos que o levam a candidatar-se. Não é tudo ao molho e fé em deus, deixa cá ir buscar uns quantos parolos para preencher vagas. No entanto concordo que, para determinados cursos, o percurso profissional do candidato deve ter sido em conta. É muito mais provável que alguem que trabalha numa área ligada (ainda que distantemente) ao curso em questão esteja mais motivado para o completar e tenha menos duvidas em relação ao que o/a espera.

Citação de: "aLheiriX"
Essa afirmação nem merece qualquer comentário. Nota-se que não sabes do que falas, pois, o curso tem muitas cadeiras relacionadas com a Psicologia, Biologia e Quimica...

É verdade, tens Bioquimica, microbiologia, psicologia... Tambem tens sociologia, biofísica, farmacologia, e no entanto duvido que tenhas dado alguma dessas matérias em espefício no secundário. Estás a afirmar que uma pessoa com vontade e capacidade não é capaz de compensar as falhas da educação anterior? Ainda não comecei as minhas aulas, mas esse meu colega que entrou através da Lei de Maiores de 23 anos está a dar-se bem com a matéria, e já passou nas frequências que fez. Tanto quanto sei, não teve biologia, nem química, nem psicologia na escola. Pergunto-me como é que ele o conseguiu... :roll:

Realmente não sei ainda qual é a realidade em enfermagem, visto que só começo as minhas aulas em Março, no entanto se é remotamente semelhante a outros cursos, as bases são todas dadas nas aulas do primeiro semestre. Quem já as sabia, tem óptimas notas. Quem não as sabia, estuda mais e fica a saber. ;)

O importante neste e em qualquer curso não é só fazer.
Já agora fez com que notas?????????
9.5 para passar :'(
pobres doentes

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #102 em: Abril 12, 2009, 21:23:47 »
Citação de: "isi"
Citação de: "Tenevora"
Completamente perplexa?Sinceramente não sei pq. Penso que para entrarem em enfermagem é preciso já ter um corpo de conhecimentos adquiridos, que nem todos têm.

Que corpo de conhecimentos adquiridos? Que conhecimentos são essenciais para se conseguir acompanhar a matéria dada no curso de Enfermagem?

Esses conhecimentos são adquiridos ao longo do secundário, em que temos cadeiras como biologia, química, psicologia, entre outras. Penso que não é só pq hoje me apetece ir para enfermagem e porque tenho mais de 23anos e vou. Isso não pode ser assim.

Admito que ter completado o ensino secundário trás vantagens para os estudantes de qualquer curso superior, enfermagem incluido, em termos de conhecimentos gerais e ciêntificos; mas o facto de ter estudado a matéria de Biologia ou química, ou mesmo psicologia (tal como era dada antes desta nova reforma do ensino secundário) faz uma diferença tão grande assim para o curso?

Possivelmente deveriam ser estipulados critérios de admissão, como por exemplo já ser socorrista, em que já tem que ter obrigatoriamente alguns leves conhecimentos sobre uma determinada area. Agora imagina que um advogado, um economista, um professor de filosofia decidem ir para enfermagem...que percurso tiveram eles no secundário?Que sabem eles para ir para enfermagem? Só porque lhes apetceu?
É a minha ideia...

Não sei exactamente QUE critérios são utilizados em cada Escola de Enfermagem do nosso país. No entanto SEI que existem testes, realizados por todos os candidatos a estas vagas especiais, e tambem uma entrevista na qual o currículo do candidato é avaliado, bem como os motivos que o levam a candidatar-se. Não é tudo ao molho e fé em deus, deixa cá ir buscar uns quantos parolos para preencher vagas. No entanto concordo que, para determinados cursos, o percurso profissional do candidato deve ter sido em conta. É muito mais provável que alguem que trabalha numa área ligada (ainda que distantemente) ao curso em questão esteja mais motivado para o completar e tenha menos duvidas em relação ao que o/a espera.

Citação de: "aLheiriX"
Essa afirmação nem merece qualquer comentário. Nota-se que não sabes do que falas, pois, o curso tem muitas cadeiras relacionadas com a Psicologia, Biologia e Quimica...

É verdade, tens Bioquimica, microbiologia, psicologia... Tambem tens sociologia, biofísica, farmacologia, e no entanto duvido que tenhas dado alguma dessas matérias em espefício no secundário. Estás a afirmar que uma pessoa com vontade e capacidade não é capaz de compensar as falhas da educação anterior? Ainda não comecei as minhas aulas, mas esse meu colega que entrou através da Lei de Maiores de 23 anos está a dar-se bem com a matéria, e já passou nas frequências que fez. Tanto quanto sei, não teve biologia, nem química, nem psicologia na escola. Pergunto-me como é que ele o conseguiu... :roll:

Realmente não sei ainda qual é a realidade em enfermagem, visto que só começo as minhas aulas em Março, no entanto se é remotamente semelhante a outros cursos, as bases são todas dadas nas aulas do primeiro semestre. Quem já as sabia, tem óptimas notas. Quem não as sabia, estuda mais e fica a saber. ;)

O importante neste e em qualquer curso não é só fazer.
Já agora fez com que notas?????????
9.5 para passar :'(
pobres doentes

nao sao so os maiores de 23 que tem notas de 9.5... puro preconceito. alem disso, ha coisas em enfermagem muito mais importantes do que tirar um 20 a biologia, nao achas? eu para entrar no curso, para alem das notas do secundario e de um teste de matematica e ingles, fui entrevistada por um professor senior da universidade, uma enfermeira e um representante do servico nacional de saude britanico. independentemente da nota, se falhasse na entrevista nao me era oferecido o lugar no curso. sinceramente preocupa-me mais os enfermeiros que nao tem bedside manner do que um enfermeiro que e excelente com os doentes mas nao e uma barra academicamente. alem disso, se o enfermeiro nao estiver apto para practicar, nao passa, simplesmente.
gostava ainda de lembrar que ha muitos anos atras, entrava-se para o curso de enfermagem com a 4a classe............ mentalidades!

Offline D@niel@

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #103 em: Abril 13, 2009, 16:12:54 »
Com a 4ª classe e com o Bacharelato já eram enfermeiros....

Offline enfª.lola

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #104 em: Abril 29, 2009, 18:42:57 »
Colega militar, mandei.te sms privada..

:D
"Aquele k ao longo do dia é activo cm uma abelha, forte cm um touro, trabalha que nem um cavalo e que ao fim do dia se sente cansado que nem um cão, deveria de consultar um veterinário, porque é bem possível que seja burro"