Autor Tópico: "Lei dos Maiores de 23 anos"  (Lida 75543 vezes)

Offline vmer16v

• Membro
    • Ver Perfil
Re: "Lei dos Maiores de 23 anos"
« Responder #60 em: Junho 20, 2008, 18:52:00 »
Ao tentar agir de modo diferente, acaba por cair no ridiculo. Qual o proposito dessas questões aparentemente pertinentes?! Muitos de nós já passamos pelo mesmo, um pouco de humildade só fica bem, por muita razão que tenha nas suas "acusações", rapidamente as perdeu com a sua intervenção descabida.
De qualquer modo, desejo que alcance os seus objectivos,sejam eles o de se tornar Enfermeiro ou Medico ou outro...

Offline chinês

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Junho 24, 2008, 01:08:31 »
se releres o tópico desde o inicio, nos os frustrados dos maiores 23 já fomos acusados d procurar o facilitismo, de servir-mos apenas para limpar retretes etc.....

mas tens razão, não devia ter sido brusco nas respostas, aliás esquece-mo que a maioria dessas respostas eram provenientes de miúdos com 17 anos.

saudações O0
devido a velocidade da luz ser superior a velocidade do som, algumas pessoas parecem inteligentes ate as ouvir-mos...... xD

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Junho 24, 2008, 13:25:44 »
Citação de: Vitor Barbosa
Bem, apesar de parecer muito complexo, este problema resolve-se numa de tentativa e erro. Além do mais, o enunciado do programa está incompleto. O correcto seria:

No ano de 1953, A e B conheceram-se numa viagem de comboio. No decorrer da conversa, falaram da idade de cada um. Disse A: Se somar os 4 algarismos do ano em que nasci, ficará a saber a minha idade. Em que ano nasceu A?

E a resposta é 1935.

Citação de: fabioteclasmeidin
este problema nao é assim tao simples como parece. a unica coisa q sabemos é q nasceu obrigatoriamente antes d 1943/1944 ( 1+9+x+x onde 1+9 =10, logo subtrai-se 10 aos 1953 , e como é possivel o individuo ter nascido no sec 19 final, obrigatoriamente podera ter nascido antes d 1944--- 1+8+x+x).

ouseja pode ter nascido em 1935, mas pode ter nascido em 1936, em 1930 ( com 13 anos pode-se andar d comboio)

nao sei s a sua resposta esta incorrecta, mas tambem nao sei s a sua resposta esta correcta.....

Bem, a resposta julgo que está correcta. Senão vejamos:

1+9+3+5 = 18
1953-1935 = 18

Pelos dados que nos são fornecidos no problema, penso que esta é a resposta correcta...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #63 em: Junho 27, 2008, 00:10:35 »
Pessoalmente, acho esta "lei" um erro estratégico.

Quando o que mais é necessário no país são os chamados quadros intermédios e o próprio mercado não tem capacidade de absorver os licenciados que já forma, para quê facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior?

Não se trata de justiça social, mas de visão estratégica. Todos querem ser doutores, engenheiros ou coisa e tal, mas seria mais inteligente por parte do Estado (porque este deveria ter uma visão mais a longo prazo) primeiro criar condições para que eles sejam empregados e só depois fomentar a sua formação.

Muito já se falou sobre o erro que foi acabar com as escolas mais profissionalizantes (as antigas escolas industrias por ex) mas insiste-se no mesmo erro: Aumentar o número de licenciados sem que eles sejam necessários ( não existe onde empregá-los) e não, não é só a enfermagem que padece deste problema... Por isso para quê criar medidas que facilitem o acesso ao ensino superior?

Offline chinês

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Julho 15, 2008, 07:20:30 »
Citação de: Magistral Estratega
Pessoalmente, acho esta "lei" um erro estratégico.

Quando o que mais é necessário no país são os chamados quadros intermédios e o próprio mercado não tem capacidade de absorver os licenciados que já forma, para quê facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior?

Não se trata de justiça social, mas de visão estratégica. Todos querem ser doutores, engenheiros ou coisa e tal, mas seria mais inteligente por parte do Estado (porque este deveria ter uma visão mais a longo prazo) primeiro criar condições para que eles sejam empregados e só depois fomentar a sua formação.

Muito já se falou sobre o erro que foi acabar com as escolas mais profissionalizantes (as antigas escolas industrias por ex) mas insiste-se no mesmo erro: Aumentar o número de licenciados sem que eles sejam necessários ( não existe onde empregá-los) e não, não é só a enfermagem que padece deste problema... Por isso para quê criar medidas que facilitem o acesso ao ensino superior?

apenas não percebo o porque da revolta, se ja ha o exame adhoc à anos...... 8)

axo q teem a necessidade de arranjar argumentos falaciosos, nomeadamente falsas causas para justificarem a falta de empregabilidade, ou a grande taxa de desemprego....

por mim...... essa fase ja passou   :D I.C.B.A.S  rules......
devido a velocidade da luz ser superior a velocidade do som, algumas pessoas parecem inteligentes ate as ouvir-mos...... xD

Offline chinês

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Julho 15, 2008, 07:35:40 »
outro facto que denoto neste topico e noutros inclusive, é realçarem a ENFERMAGEM como um supra sumo dos cursos, algo inacessivel para todos, mas apenas para alguns, que so com media de 17 valores é q entram, etc-

eu axo mt bem, devem realçar o conceito enfermagem inclusive voces tiveram mt esforço para fazer o curso.

apenas axo q enaltecem a profissão pelos motivos errados- devem enaltecer a profissao pelo facto de serem importantes na recepção, perstação de cuidados e recobro do utente e não por medias, ou porq tiveram de ter grandes notas, etc

motivos errados. secalhar o motivo de haver tanto desemprego na area, é os q teem boas notas entrarem e depois a maior parte arrepende-se, pois ou custa ver sangue, ou ver situaçoes delicadas, e inclusive acabam por ir para lares de idosos devido a nao tolerancia dessas situaçoes.

so fax o curso, seja um aluno com boas notas seja um aluno maiores 23 com 4ª classe, quem estudar e tiver merito.

alem disso a profissao esta tao bem conceituada, que ano passado o ultimo a entrar po curso foi com media 11.3 e ainda sobraram vagas.... em coimbra ???

enfim, este assunto para mim esta ultrapassado.

saudaçoes

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #66 em: Julho 15, 2008, 14:13:51 »
@fabioteclasmeidin

Depois de tudo o que já disse neste tópico, deveria ter um pouco mais de contenção verbal e não fazer críticas nas quais também se poderia rever.

Acho graça que antes se mostrasse tão esforçado e reconhecedor do seu mérito para fazer o curso de Enfermagem e agora o desvalorize.

Mas tudo bem... Um assunto ultrapassado não é?

E deixe que lhe diga que não compreendeu o que eu disse no meu post que citou: não é só o curso de enfermagem, mas sim praticamente todos os cursos superiores em Portugal, estão sobredimensionados (as vagas) para a capacidade que o mercado tem de as absorver, daí que medidas que incentivem o ingresso no ensino superior não só são desnecessárias como são mesmo prejudiciais.

Absteve-se de comentar isso mas não se esqueceu de mandar a facadinha na Enfermagem. Encontramo-nos por aí...

Offline chinês

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Julho 16, 2008, 07:28:32 »
Citação de: Magistral Estratega
@fabioteclasmeidin

Depois de tudo o que já disse neste tópico, deveria ter um pouco mais de contenção verbal e não fazer críticas nas quais também se poderia rever.

Acho graça que antes se mostrasse tão esforçado e reconhecedor do seu mérito para fazer o curso de Enfermagem e agora o desvalorize.

Mas tudo bem... Um assunto ultrapassado não é?

E deixe que lhe diga que não compreendeu o que eu disse no meu post que citou: não é só o curso de enfermagem, mas sim praticamente todos os cursos superiores em Portugal, estão sobredimensionados (as vagas) para a capacidade que o mercado tem de as absorver, daí que medidas que incentivem o ingresso no ensino superior não só são desnecessárias como são mesmo prejudiciais.

Absteve-se de comentar isso mas não se esqueceu de mandar a facadinha na Enfermagem. Encontramo-nos por aí...

"acho que fazem um conjunto de exames a Português, Matemática e Biologia, com perguntas do género:"explique o Teorema de Pitágoras" do 7º ano e ao nível mais básico que dá para rir. Além disso avaliam o currículo, quem lavou mais retretes no hospital tem mais pontos. É claro que entram com 10 valores no curso de Enfermagem, apesar das facilidades todas! Mas já é muito bom!"

palavras d um caro colega enfermeiro deste forum......

para que não haja duvidas, eu não critico a enfermagem, que não tem culpa de alguns profissionais que contem.

quando falo da sobrevalorização neste forum  da profissão, apenas critico-o porque apresenta os motivos errados, tais como medias etc.

ter entrado com media alta faz d si um bom enfermeiro??? secalhar sim, ou secalhar não.

é devido a arrogancia de algumas pessoas tal como a pessoa que escreveu as palavras aqui acima descritas, que secalhar o pais não anda para a frente, ou simplesmente o desemprego persiste.

quando disse querer ser enfermeiro, tomei essa opção pelo respeito pela profissão e pela vontade de fazer algo por alguem, pois cada vez q via alguem em situação de emergencia, queria fazer algo, e sentia-me frustado por nao o saber fazer.

não porque é chique, ou porque so trabalho 6 horas por dia, ou porque na altura ate a media era alta, e a seguir a medicina, é a mais importante na area da saude.

ja percebeu que so faz o curso quem se emprenha??? acha que vão facilitar um aluno maiores 23???

quando digo problema ultrapassado, nem me referia no sentido fraudulento, pois nem vou seguir enfermagem, mas sim outro curso da area da saude tão importante como a enfermagem, e todos os outros cursos... O0

caro colega do forum, sem ressentimentos, pois a falar é que nos entendemos.

saudaçoes

Offline zaza

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Julho 25, 2008, 19:37:41 »
"...pois nem vou seguir enfermagem, mas sim outro curso da area da saude tão importante como a enfermagem, e todos os outros cursos..."

que curso é, pode se saber ?!

cumps

Offline Susana Cabrita

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Agosto 29, 2008, 20:13:09 »
afina qual e o vosso problema e relação aos maiores de 23 ,estão com receio de ficar no desemprego?
quando uma pessoa opta pela profissão de enf certamente será por vocação , será esse o caso de quem tanto critica ou foi por falta de opção ?
realmente andam a preocupar-se com coisas completamente banais tenha o aluno a idade que tiver  tenha ele o 12º ou não, o ensino depois de entrar na universidade e o mesmo para todos só passa quem tem capacidade de  certeza que muitos maiores de 23 terminaram mais facilmente cadeiras que os ditos alunos de secundário completo deixaram penduradas.
a muita gente a trabalhar em hospitais como aam que tem qualificações mais que suficientes para tirar um curso de enfermagem mesmo sem ter o secundário completo enquanto que a muito enf em muitos  hospitais armado em nabo a nora sem ter a mínima vocação para a profissão que exerce e triste mas e verdade e eu sou testemunha disso a coisas vergonhosas que nem sequer se devem comentar.
por isso deixem o pessoal em paz quem e profissional competente e tem amor por aquilo que faz que fique descansado que ninguém vai interferir na segurança do vosso posto de trabalho .
de que interessa a física a química a biologia se no momento de agir falha a experiência , entre a escola e o que se passa na realidade fica pelo meio o norte e o sul e garanto-vos que há pessoas sem habilitações em hospitais que tem bem mais experiência do que muitos enfermeiros.
 Se não estudarão só eles sabem porque, a vida não e fácil para todos por isso talvez agora devam aproveitar esta oportunidade  .

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #70 em: Agosto 29, 2008, 20:22:32 »
Não tenho nada contra quem entra com mais de 23 anos... Nem que seja com mais de 80 anos....

O que interessa é que gostem do que vão fazer e sejam tratados da mesma forma de todos os outros alunos.

Offline DanielaSilva

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Setembro 06, 2008, 13:18:30 »
Bem, se a mim me acontecesse ñ entrar em enfermagem por decimas, e se entrasse alguem sem o 12ºano so pq tem mais de 23 anos... ñ ficaria muito feliz...

Saudações

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #72 em: Setembro 06, 2008, 18:54:13 »
Citação de: DanielaSilva
Bem, se a mim me acontecesse ñ entrar em enfermagem por decimas, e se entrasse alguem sem o 12ºano so pq tem mais de 23 anos... ñ ficaria muito feliz...

Saudações

Por acaso concordo com este comentario, tb ficaria danado... tal como acontece com o contigente açores e madeira...
acho ridiculo q um aluno q venha das ilhas possa entrar com 13 enquanto q alguem de braga tem de tirar pelo menos 17 pra poder entrar no porto...
as pronto, voltando ao assunto

sou a favor do programa mais 23.
estes alunos nao têm culpa q a vida nao lhes pudesse dar oportunidade de tirar um curso superior na altura. e se conseguem agora entao força...
conheço alguns da minha escola e sao pessoas com vontade de trabalhar, com maturidade, q sabem o q custa a vida e por isso dao-lhe o devido valor, enquanto q os ditos alunos "normais" (sem ofensa) passeiam os livros, faltam as aulas e contentam-s com um 10!!!!
qual sera melhor enfermeiro????
fica a duvida...
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #73 em: Setembro 06, 2008, 18:59:39 »
Citação de: Valgaeren
qual sera melhor enfermeiro????
fica a duvida...

Penso que o facto de entrar com mais de 23 anos irá fazer um melhor ou pior enfermeiro... Mas afinal o que é um bom enfermeiro?

Offline enfmagalhaes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #74 em: Setembro 06, 2008, 21:32:18 »
as pessoas querem ser licenciadas, que estudem á noite, acabem o 12 e concorram a universidade...... ou é igual para todos ou não..... uns estudam que se fartam e outros andam na boa vida e entram no curso na boa so porque tem 23 anos e so tem o nono ano...
os meu pais nunca tiveram mt posses, esforcei-me, tinha o dinheiro contado, mas entrei com media de 16,2 e fui o ultimo a entrar.....para que tanto esforço..... fazia so o nono ano e agora entrava no curso.....
nem sei como o pessoal continua no secundario apos o nono........ por este ponto de vista o 10 , 11 e 12 , não fazem qualquer sentido, não servem de nada......
e que não venham dizer que biologia do secundario não serve para nada......nem a matematica ( usa-se todos os dias na nossa actividade) podem é não dar por isso.....
querem ter as mesmas habilitações do que eu.... façam o mesmo percurso.... isto é aldrabice....