Não pude deixar de comentar este tópico como aluno de enfermagem. Estou totalmente de acordo que se calhar estes tipos de facilidades que têm sido dadas não são de modo nenhum justas para aqueles que desperdiçaram os melhores anos da sua vida, agarrados a uns montes de livros e a arrasta-los continuamente para atingir os seus objectivos,e que depois algumas pessoas que após uma determinada idade dá-lhes e um “click” e vão para onde querem e com poucas restrições. Mas se depois são capazes de acabar o curso como todos os outros, aí penso que já não pode haver comentários. (não deixando de ser um desrespeito por aqueles que perderam a sua vaga numa faculdade por causa desse “click”).
Não posso deixar de mencionar a revolta que sinto em saber de pessoas que não têm o mínimo respeito pela profissão que exercem, ao candidatar-se a auxiliares de acção médica.
Mas este não é o maior problema!
Enquanto enfermeiros continuarem a aceitar fazerem mais do que as 35 horas semanais impostas, a aglomerarem tudo o que são postos de trabalho para ganhar uns “troquinhos” a mais, continuarão a fazer parecer que não fazemos assim tanto, pois dá a sensação que uma pessoa tem capacidade para aglomerar serviços inteiros.
Como já ouvi uma vez uma pessoa da área dizer “são muitas guitarras que tenho para tocar”. Pois é… mas quem tenta segurar muitas guitarras acaba sempre por deixar cair alguma, ou então algumas e quem sofre mais com estas atitudes são os doentes, aqueles que aguardam os nossos cuidados, mas não os recebem devidamente pois o enfermeiro entrou atrasado 20 na passagem de turno e já não ouviu metade e está muito cansado porque acabou de fazer noite num hospital a 30km...
Temos de ser fontes e portadores de conhecimento e não apenas técnicos que apenas sabem executar e não explicar, como já fui confrontado muitas vezes. Por isso é que enfermagem é licenciatura e não um simples curso técnico.
Enquanto não nos afirmarmos com portadores de sabedoria e capacitados para a transmitir a quem necessita dela, vamos continuar a cair neste poço que parece não ter fundo.
Está na hora de quem exerce esta profissão começar a valoriza-la, e muitos profissionais deviam de voltar a agarrar nos seus “livrinhos”, porque ao contrário do que muitos pensam, eles com pó continuam a ter o mesmo valor comercial!