Autor Tópico: "Lei dos Maiores de 23 anos"  (Lida 75476 vezes)

Offline Enfermeiro Estagiario

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://enfermeiroseestagiarios.blogspot.com
"Lei dos Maiores de 23 anos"
« Responder #105 em: Maio 08, 2009, 17:31:50 »
Tenho a dizer que na minha turma há seis pessoas que entraram pelo regime de acesso para Maiores de 23, sinceramente não noto diferença nenhuma entre estes e os estudantes "jovens", integraram-se bem na turma, alguns até à praxe foram, são estudantes tão bons ou melhor que nós e ainda se dividem por empregos e família.  O regime não é novo, sempre existiram os exames had-oc, não percebo o porquê de tanta polémica agora.
A dizer ainda que muitas das pessoas que se mostram contra este regime apenas o fazem porque sempre tiveram tudo de mão beijada ou porque então têm a chamada dor de cotovelo.
A enfermagem é uma licenciatura como qualquer outra, não é melhor nem pior, se se podem formar engenheiros em regime de maiores de 23, porque não enfermeiros?
Toda a gente tem direito a oportunidades, e se passam nas frequências e nos estágios é por mérito próprio. Quando chegarem ao fim serão tão bons enfermeiros ou melhores do que muitos dos que se mostram contra.
De ver ainda que a enfermagem nem sempre foi uma licenciatura o que torna toda esta conversa ainda mais ridícula.
Aos que vejo a entrarem pelo regime de maiores de 23 só posso desejar boa sorte e força, não é fácil dividir-se entre escola e emprego e ainda tomar conta da família, pelo que mostram uma coragem, dedicação e vontade enorme de serem enfermeiros logo merecem-no como quaisquer outros.

Offline Luisa218

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: "Lei dos Maiores de 23 anos"
« Responder #106 em: Maio 10, 2009, 18:56:04 »
    OLÁ a todos! Já vi que  a via M23 tem dado pano para mangas!
>:D Um dia destes acordei com uma vontade brutal de ser enfermeira e ainda fui a tempo de dar um salto à ESEL e candidatar-me ao exame maiores 23 (hrheeh) não é todos os dias que nos facilitam assim a vida!...lol... ;)

Agora a falar a serio, no site da Esel podemos visualizar a prova de cultura geral do ano passado, será que este ano são os meus temas ou serão outros?

Offline Luisa218

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #107 em: Maio 10, 2009, 19:46:36 »
  Desculpas, queria dizer ... os mesmos temas...

Offline a_vale

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #108 em: Agosto 23, 2009, 20:52:30 »
Bem fiquei surpresa com a falta de "sensibilidade" (digamos assim...) de algumas pessoas.
Entrei em enfermagem com 24 anos pelos M23, a mim foi-me exigido o 12º ano completo, o que fiz no ensino recorrente nocturno enquanto trabalhava simultaneamente.
Acumulo o curso com as responsabilidades de esposa e mae o que representa dificuldades acrescidas.
Já completei o 2º ano e é com grande orgulho que digo que sou das melhores da minha turma.
Nao senti "falta de bases" do 12º ano pois tudo o que precisei foi sendo ensinado no curso.

Nao é o facto de entrar para o curso com grandes notas que vai fazer de alguém um bom enfermeiro, vocaçao acima de tudo.

Na minha opiniao a maturidade é um factor indispensável em enfermagem e quem escolhe um curso de enfermagem após os 23 anos nao é porque um dia acordou e lhe apeteceu. isto acontece muito com os jovens que aproveitam as boas notas para ir para cursos de saúde (nao vao por vocaçao) e depois só se safam nas teóricas...

Para mim esta foi a oportunidade de realizar um sonho que tinha há muito tempo e quando terminar o meu curso vou ficar muito feliz e orgulhosa pelo esforço que dediquei e pelos sucessos conseguidos

(desculpem mas a tecla do til nao funciona...)

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #109 em: Agosto 23, 2009, 21:50:52 »
Citação de: a_vale
Bem fiquei surpresa com a falta de "sensibilidade" (digamos assim...) de algumas pessoas.
Entrei em enfermagem com 24 anos pelos M23, a mim foi-me exigido o 12º ano completo, o que fiz no ensino recorrente nocturno enquanto trabalhava simultaneamente.
Acumulo o curso com as responsabilidades de esposa e mae o que representa dificuldades acrescidas.
Já completei o 2º ano e é com grande orgulho que digo que sou das melhores da minha turma.
Nao senti "falta de bases" do 12º ano pois tudo o que precisei foi sendo ensinado no curso.

Nao é o facto de entrar para o curso com grandes notas que vai fazer de alguém um bom enfermeiro, vocaçao acima de tudo.

Na minha opiniao a maturidade é um factor indispensável em enfermagem e quem escolhe um curso de enfermagem após os 23 anos nao é porque um dia acordou e lhe apeteceu. isto acontece muito com os jovens que aproveitam as boas notas para ir para cursos de saúde (nao vao por vocaçao) e depois só se safam nas teóricas...

Para mim esta foi a oportunidade de realizar um sonho que tinha há muito tempo e quando terminar o meu curso vou ficar muito feliz e orgulhosa pelo esforço que dediquei e pelos sucessos conseguidos

(desculpem mas a tecla do til nao funciona...)
è bom saber q existe pessoas q conseguem tirar este curso e inda gerir uma familia
PARABENS!!!!!!
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline TiagoMTS

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #110 em: Agosto 23, 2009, 21:56:50 »
A propósito das dificuldades sentidas ou não por quem não tem algumas competências deixo um exemplo positivo e feliz.

Estagiei com uma enfermeira que tirou, inicialmente gestão, deu aulas e toda a sua vida andava a volta disto, um dia decidiu que enfermagem era a paixão dela e quis tirar o curso. Já estava casada e tinha um filho pequeno que precisava da sua atenção, tirou o curso no tempo previsto e uns anos mais tarde especializou-se em enfermagem médico-cirúrgica, enquanto trabalhava e cuidava da família. É uma excelente profissional que faz inveja a muitas colegas que seguiram o "percurso normal"...  e os utentes que o digam...  :)
Ser feliz é fazer de cada minuto um momento especial...

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #111 em: Agosto 25, 2009, 23:12:44 »
Citação de: isi
Citação de: JoãoRocha

:(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o

Lá entrar eles entraram, vamos é ver quando saem. Na minha faculdade entrou pessoal, pelos maiores de 23, o grande problema para eles é que nem sequer sabem o que é um ribossoma ou um átomo, p.ex.
e cadeiras básicas como microbiologia ficaram por fazer.
Acha, que dali alguma vez vão sair enfermeiros????
Eu acho que para arranjar emprego vamos ter de passar a anexar o certificado do 12º ano juntamente com o certificado de habilitações

Talvez seja boa ideia  ler as minhas mensagens anteriores.
As minhas cadeiras por exemplo não foram garantidamente feitas com 9,5 (mas garanto que a nota de muitos colegas que entraram pela via normal foi essa, isto claro nos casos em que as cadeiras ficaram feitas)
A minha media de 1º ano ficou em 15... A dormir 4h30 por noite. Nada mau para quem já não estuda há 10 anos não acha? Entrar já entrei, sair... Daqui a quatro anos digo-lhe a minha media.
A maior desilusão é a melhor razão para continuar!

Offline KelyMely

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.kely-mely.blogspot.com
« Responder #112 em: Agosto 26, 2009, 02:08:33 »
Sinceramente... compreendo a opinião de uns e de outros aqui publicadas...

E acho que tudo gira à volta da justiça ou injustiça do assunto. Estudar todos aqueles anos custa muito, mas trabalhar durante a adolescência tb n deve ser fácil...
Cuidado é com as generalizações...
E isto vale tanto para uns como pa outros (prós e contra M23)..

Concorrer via M23 não significa "olha, vou passar a perna àqueles paspalhos todos e, sem estudar entro à frente deles..."
Nem fazer o 12º com boas notas e entrar para enfermagem significa "vou ser melhor q as pessoas q limpam wc's e como estudei 12 anos seguidos, vou fazer o curso com média de 20 e ser um profissional exímio...!"

Antes fosse...

Sinceramente... Que entre quem quiser entrar... Mas que saia apenas quem se esforça e merece...
E esta parte é que não se vê a acontecer...!!!
Infelizmente não me preocupam os facilitismos no acesso ao curso, mas sim no acesso ao diploma!

(Todos nós tivemos um ou outro colega que desejamos nunca vir a ser atendidos por ele certo? E neste momento esse maldito exerce não exerce? Enfim... E se calhar não entrou via M23... para reflectir...)

Inté

Offline VIG

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #113 em: Agosto 26, 2009, 08:37:50 »
Nao quero deitar braza na fogueira mas vou explicar a situaçao aqui que talvez possa ser interessante pois afinal fazemos todos parte da comunidade europeia.

Enquanto ai em Portugal depois da quarta classe se vai para outra escola (secundaria??), aqui seguimos até á oitava classe pois ficamos mais 4 anos na mesma escola. Apartir de ai os alunos sao divididos em niveis sendo o mais baixo VBO, seguido por MAVO, HAVO e por fim VWO. VWO é completado em 6 anos e é o unico que dá acesso á universidade. Alguem que tenho o nivel de MAVO apesar de nao o ter completado faz um teste de lingua holandesa com preguntas ridiculas que pareçem ser para da primaria e se tem nota positiva pode fazer o curso de auxiliar de enfermagem (a tal que já nao existe desde 1974). Este curso dura 3 anos mas atençao, é possivel tirar o curso atraves do trabalho. Isto é, trabalhando 4 dias por semana e apenas 1 dia por semana de escola. O estudante/trabalhador recebe um ordenado normal. O que vai aprendendo na escola vai pondo em practica no trabalho e assinando para apresentar na escola. Depois destes 3 anos sendo por fim auxiliar de enfermagem é possivel voltar a fazer o mesmo mas durante 1 ano para conseguir o curso de enfermagem. Isto tambem indo 1 dia por semana para a escola e 4 dias no trabalho!!
O MAVO (que nao é preciso terminar para começar tudo isto) é um nivel que demora 4 anos para terminar, mas apesar de nao ser terminado dá acesso a tudo isto! Com o nivel HAVO e VWO por o meio para por fim ter acesso á universidade (onde nao há necessidade de chegar para ser enfermeiro), vejam entao só a diferença de nivel com os enfermeiros portugueses!

Offline VIG

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #114 em: Agosto 26, 2009, 08:57:01 »
AAh! Esqueçi-me de mencionar algo muito importante: As auxiliares que as auxiliares de enfermagem aqui tem sao aquelas que tem as tarefas de fazer camas, ajudam os doentes durante as refeiçoes, ajudam na higiene diaria fazem da mesma maneira um curso de 2 anos (1 dia por semana na escola e 4 dias a trabalhar), podem por fim, depois de completar este curso, estudar mais 1 ano e tornarem-se assim auxiliares de enfermagem. Isso significa que depois de mais um ano se podem tornar enfermeiras. Todas as pessoas que falem holandes podem se tornar auxiliares e chegar assim depois de 4 anos a enfermeira.

Offline grifo

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #115 em: Outubro 04, 2009, 11:26:29 »
Viva Colegas,

Desculpem mas penso que estamos a baralhar as coisas.
Uma coisa é o regime de acesso e inscrição no ensino superior, outra é o regime de frequência e avaliação.

A "Lei dos Maiores de 23 anos" trata-se de um regime de acesso em que os candidatos depois de se inscreverem são integrados nas turmas das respectivas escolas e independentemente de vagas e provas de seriação internas realizadas pelas escolas, passam a ser alunos como os que entram pelos contingentes nacionais.

Apartir desta fase de inscrição podem solicitar o estatuto de trabalhador-estudante previsto na lei (desde pelo menos 24 de Jul de 2004) nos respectivos serviços académicos, tal como aqueles que ingressaram pelos contingentes nacionais.
Depois de deferido o requerimento são abrangidos pelos regulamentos da escola (se os tiver) e não antes pela lei geral do Trabalhador-Estudante (DL 35/04 de 24 de Julho).

Por pensar que este assunto é de extrema importância e achar que o tema começa a ser mal entendido e confundido neste tópico achei pertinente criar outro tópico com o tema TRABALHADORES-ESTUDANTES, dentro da ACADEMIA.

Cumprimentos!

Offline soraiaferro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #116 em: Abril 28, 2010, 14:50:20 »
Ola boa tarde, eu sou auxiliar de acção médica, bombeira e socorrista... neste momento tenho 23 anos e inscrevi-me para a faculdade pelos maiores de 23 anos mas tenho o 12º ano, mas uma colega minha minha tem o 9º ano mas tem uim curso de geriatria que lhe deu equivalencia ao 12º ano, acho k no nosso caso tenho o mesmo direito que as outras pessoas que entraram pelo acesso normal, até pk no trabalho ninguem nos vai facilitar a vida mas não há-de ser nada com vontade e sacrificio todo se faz... pessoas com a 4º classe assim acho muito mal, nós vamos ter de fazer prova de biologia e quimica...

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #117 em: Abril 28, 2010, 23:38:22 »
É triste ver alguns comentários que passaram por aqui, vergonha senhores enfermeiros(que andaram 4 anos a fio a apregoar a empatia, só para terem uma nota melhorzinha)

Só para dar o exemplo, existem varios paises europeus em qua para concorrer ao ensino superior basta ser maior de idade e fazer o exame à faculdade pretendida, quem passa no exame está dentro!

Ainda outro facto que acho importante é que noutros locais do mundo os enfermeiros trabalham como auxiliares até conseguirem colocaçao como enfermeiros e até ao momento nao vi nenhum a quem se lhe partisse os dedos

Conheço ainda o exemplo de auxiliares (cuja formação se baseia num curso de 2 anos) que tem conhecimentos mais validos que alguns colegas que fizeram o curso comigo e que o conseguiram à força de copianços... e que se calhar andam a mandar bocas

Enfim...
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #118 em: Abril 29, 2010, 00:29:31 »
Acho que agora ja percebi pq em alguns concursos sao pedidos:
certificado de habilitações de 12º e da licenciatura...

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #119 em: Abril 11, 2011, 21:33:35 »
Bom, o forum avisa-me que este topico não tem respostas há 120 dias, mas tudo bem, mais uma vez esta é uma mensagem de orgulho de forma a mostrar a quem tem duvidas que entrar pela via maiores de 23 não significa ser pior.

Estou já no 3º ano, nunca deixei nenhuma cadeira para tras, estou no estagio de saude da mulher, faltam poucos meses para terminar este ano e só faltar mais um!

A minha media é de 16!

Não me parece nada mal, claro que podia ser melhor, até ao 20 ainda vão 4 valores, mas eu tenho outras responsabilidades.
Posso é dizer que colegas meus que não têm essas responsabilidades estão com cadeiras em atraso do 1º ano e com medias de 11!

Sou bom naquilo que faço e julgo que virei a ser uma mais valia para qualquer equipa; independentemente da forma como entrei no curso, o que é realmente importante é a forma como vou sair...
A maior desilusão é a melhor razão para continuar!