"Que poderemos nós fazer para preparar melhor o cuidador informal?"
Em primeiro lugar, temos que conhecer as necessidades de cuidados do cuidador informal, para isso temos que proceder a actividades diagnosticas (observação, questionário…).
Depois de diagnosticadas as necessidades de cuidados, o que temos a fazer para preparar melhor o cuidador informal é ENSINAR, INSTRUIR E TREINAR! Muito importante, é não nos ficarmos só pelo ensinar. É fundamental, instruir e treinar!E depois reavaliar a eficácia dos ensinos!
"Como são feitas as preparações da alta nos vossos serviços?"
Bem, eu trabalho eu CSP, por isso recebo os doentes que têm alta hospitalar e considero que posso e devo ter um papel fundamental nestas situações. Como? Fazendo aquilo que referi no tópico atrás.
"Os enfermeiros de cuidados de saúde primários que têm a dizer da preparação feita em meio hospitalar? Os ensinos são suficientes? Qual o papel dos enfermeiros de CSP?"
Nunca trabalhei em meio hospitalar, mas sei por experiência em estágios e falo por mim, que a agitação própria dos hospitais e a “falta de tempo” às vezes dificulta uma preparação mais afincada. Uma lacuna que penso existir é a articulação hospital-centro de saúde, no que se refere a registos de enfermagem. Sempre que um doente esteve internado, traz uma carta para o médico de família, mas para o enfermeiro de família é raro (posso estar enganada, mas refiro-me ao meu local de trabalho). Os enfermeiros em meio hospitalar devem fazer os ensinos com a melhor qualidade que conseguirem mas penso que é depois realmente o enfermeiro CSP que têm de melhor trabalhar com o cuidador informal.
”A maioria dos ensinos em meio hospitalar são feitos de véspera, senão no dia em que o doente tem alta. É dada uma enorme quantidade de informação ao futuro cuidador que apesar da muita boa vontade, fica totalmente baralhado. Os cuidadores são geralmente pessoas de idade, com baixa escolaridade e que têm que aprender muito em pouco tempo. É suficiente? Não me parece. Como é feita a preparação das altas nos vossos serviços? Há contacto com os centros de saúde a informar do grau de dependência do idoso e o grau de aprendizagem do cuidador??"
Concordo. E como já disse, deve haver uma melhoria dos registos efectuados e da comunicação entre hospital-centro de saúde e centro de saúde-hospital.
"Infelizmente, e falo pelas realidades que vou conhecendo, a alta é preparada e depois nunca mais temos contacto com aquela família e aquele idoso. É feita carta de alta para centro de saúde. Sabemos se ela foi entregue? Sabemos se eles têm prestado apoio? Nas cartas de alta dizemos que tipos de ensinos foram realizados? Dizemos onde o cuidador teve/ tem mais dúvidas? Disponibilizamo-nos para ajudar? Dizemos no momento da alta...se tiver alguma duvida contacte o serviço...há enfermeiros 24horas?"
Concordo com tudo o que diz. São tudo questões para cada um reflectir e melhorar na sua prática profissional.