Autor Tópico: Exposição óssea  (Lida 3041 vezes)

Offline cspm25

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Exposição óssea
« em: Janeiro 09, 2011, 12:50:50 »
Boa tarde,
surgiu-me uma dúvida em estágio  ???. Já li que o carvão activado e a prata, usados como penso no tratamento de feridas, não podem estar em contacto com o osso e com tendões, sendo necessário fazer protecção antes de os colocar. Não encontro bibliografia que me explique porquê... ???
Será que alguém me pode ajudar?

Desde já obrigada

Offline ana_lemos

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Exposição óssea
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2011, 16:53:40 »
Boa tarde, colega.

Não sei se consigo responder-lhe, porque ainda não encontrei bibliografia sobre o assunto.

Por outro lado, acredito que o penso de carvão activado com prata, em meio muito seco, possa "aderir" ao osso ou tendão, sendo a sua remoção traumática, podendo resultar em infecção (ex: osteomielite). Assim, para evitar traumatismos, o que podemos fazer é aplicar um penso secundário que permita hidratação ou um meio húmido adequado. Dependendo das características da ferida, existem vários materiais que podem ser aplicados.

Caso queira descrever a ferida, talvez possa dar mais alguma informação.
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2011, 16:59:06 »
Caro colega,

Como a colega ana_lemos lhe disse, penso que o "único" senão na utilização do penso de carvão activado com prata seja a sua aderência ao leito da ferida, podendo tornar a sua remoção traumática. Penso que ao associar hidrogel irá criar um meio húmido permitindo-lhe a utilização do carvão activado, mas se a ferida não se encontrar exsudativa talvez tenha de optar por outro tipo de apósito, pois a utilidade do carvão é realmente ao nível da absorção de exsudado e da diminuição do odor.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 17, 2011, 19:04:05 »
Da vossa experiencia, quantas feridas com exposicao ossea encontraram que justificasse o uso de apositos com carvao?
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 05, 2011, 20:18:44 »
Em relação ao carvão não tenho nenhuma bibliografia de suporte. Ee relação à prata em contacto com osso, o que vos posso referir é que a prata, por ser um metal pesado, em contacto com o cálcio torna-se corrosivo, logo contra-indicado em contacto com o osso. Apesar disso apenas se poderão utilizar placas e afins contendo prata após justificação para tal (não porque nos apetece ou porque queremos expreimentar assim ao acaso) e sempre por prescrição médica (não se esqueçam).

Saudações.