Aplaudo a existência de regras claras nesta comunidade, que se pretende cada vez mais fraterna. Acho que as regras sugeridas podem servir não só para moderar alguns excessos, como para reduzir algum SPAM que infelizmente tem-se estado a verificar neste forum.
Quem for ver a lista de membros, poderá ver o aumento da frequência de membros estrangeiros, com páginas pessoais que não passam de endereços de produtos ditos "terapêuticos".
Como o Forum é uma comunidade séria, estes abusos devem ser evitados.
No entanto, tenho algumas dúvidas quanto às técnicas sugeridas para restringir os abusos. Se o retirar de um post pouco recomendado me parece uma prática aceitável (se devidamente explicada à comunidade...), esta não tem sido a tradição desta comunidade. Por outro lado, o barramento de IPs enquanto opção técnica parece-me um pouco estranho...
Obviamente, vocês é que mantem o servidor, devem saber qual a melhor técnica, mas para mim, parecia-me mais fácil barrar o utilizador do que o IP...
Como sabem, a maioria dos provedores fornece endereços de IPs dinâmicos, pelo que a haver barramento do IP cedo deixaria de funcionar em relação a um dado utilizador, como poderia barrar outros utilizadores que acessassem o forum e estivessem na mesma sub-rede (alguns provedores trocam ips cada 12 horas, outros basta reiniciar o sistema para ter novo número de rede...);
Além disso, a existência de utilizadores com proxies não é assim um facto tão pouco comum. Quem acessar ao forum a partir de computadores do nosso SNS, porventura estará a utilizar o proxie da rede interna do ministério da Saúde (já para não referir a possibilidade de dois colegas poderem acessar em diferentes momentos o Forum no computador do serviço, e só se querer restringir as intervenções de um...)
Ainda o recurso de ferramentas que favorecem o anonimato (uso de proxies anónimos) durante a navegação na Net não tem nada de condenável. Pelo contrário, é cada vez mais visto como uma forma de manter a segurança de um dado sistema, pelo que quanto muito, deve ser um comportamento a ser imitado, nunca restringido. A existência de cada vez mais aplicações nos diversos sistemas operacionais que são usados pelos membros deste forum, pressupôe o aumento do uso destes recursos, pelo que deve ser uma prática aceite por todos, a menos que haja uma tentativa clara de abuso através de técnicas de invasão de sistemas.
Esta é a minha opinião.
De resto, aplaudo esta intervenção dos administradores, desde que o bom senso prevaleça sempre.
Um abraço, Carlos.
IP: 89.180.17.182 (pelo menos agora...)