Forumenfermagem

Votação

APROVAÇÃO OFICIAL das novas regras

Concordo
35 (87.5%)
Não concordo
1 (2.5%)
Abstenho-me
4 (10%)

Votos totais: 40

Votação encerrada: Novembro 08, 2006, 01:55:14

Autor Tópico: Novas regras do fórum  (Lida 36402 vezes)

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Novas regras do fórum
« em: Outubro 20, 2006, 23:00:33 »
Tendo em conta o descontentamento de alguns membros e a conduta errónea e por vezes desmedida de outros e sendo o FE uma comunidade em crescimento, certas situações não passam despercebidas e dessa forma, temos que definir novas regras de moderação deste fórum de discussão, de forma a adaptarmo-nos e padronizarmos a forma de actuação.

Sendo o Forumenfermagem toda a comunidade que o constitui, desde os membros mais velhos aos mais recentes, todos têm o direito e dever de participar. Participem, as regras não são definitivas, podem ser reformuladas e vão aos poucos sendo colocadas.

Neste primeiro post será sempre acrescentada e actualizada a listagem de regras.

Regras sugeridas:

Algumas regras propostas foram alteradas por sugestões de membros e algumas outras adicionadas. Visto que mais nenhum membro se manifestou em relação a elas há mais de 2semanas, procede-se então agora à votação das mesmas.

Regras Gerais
Regras para iniciar tópico ou deixar mensagem[/color][/b]
Art. 13[/b] O início de um tópico como recurso incorrecto para alcançar um objectivo (ex: anunciar formações, anúncios de emprego) poderá o mesmo ser movido ou removido.

As regras definidas serão fundamentais, para que se possa discutir e opinar de forma saudável.

.
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 17:42:35 por Roten_Boy »

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #1 em: Outubro 20, 2006, 23:09:19 »
Só não concordo com a segunda regra proposta. Os três avisos devem manter-se e após um mês de suspensão, caso o utilizador volte a cair na mesma conduta...deve ser banido o IP, de forma a evitar novas tentativas de se registarem com novo nick.

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #2 em: Outubro 21, 2006, 03:57:51 »
Parece-me bem
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #3 em: Outubro 21, 2006, 16:22:35 »
O que acham de:

> O seu endereço IP é registado durante o registo e em cada post feito no fórum. O uso de proxies para esconder o endereço IP não é recomendado e, por esse motivo, o administrador reserva o direito de banir qualquer IP que esteja ligado por proxies abertos

> Não faça comentários em público sobre o comportamento indevido de um certo umembro, nem tente comportar-se como moderador. Qualquer problema, avise a moderação/administração.

> Não menospreze outros membros do fórum só porque eles sabem menos que você.

> Use o bom senso na escolha da formatação para as mensagens (cores,  tamanho). Mensagens que abusarem do uso de cores ou do tamanho da letra serão editadas.

> Tópicos em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio. Letras maiúsculas equivalem a GRITAR e portanto são consideradas uma falta de respeito com os demais participantes do fórum.

> A troca, venda ou compra de qualquer produto através do fórum de discussão não é permitida.

> Conteúdo copiado, que você não tem os direitos de republicação não é permitido, salvo notícias em que incluam a referência (in: Público)

> Mensagens que peçam dicas sobre invasão ou como burlar sistemas de segurança e filtragem (aceder a conteúdo proibido) em empresas, universidades, entre outros, são proibidas.

> O FE não se responsabiliza pelas opiniões e comentários dos membros do fórum de discussão. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do autor do comentário.

Offline Summer

• Membro
    • Ver Perfil
Aprovado!
« Responder #4 em: Outubro 21, 2006, 18:52:50 »
Eu estou de acordo com essas regras.

(Embora não faça a mínima idéia do que é proxies...lol)

Obrigado pelo teu esforço e trabalho no fórum!

Summer
"Tomorrow is always fresh, with no mistakes on it."

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #5 em: Outubro 21, 2006, 19:28:59 »
@ Summer

Um proxy é um software que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

É de salientar que, utilizando um proxy, o endereço que fica registado nos servidores é o do próprio proxy e não o do cliente.

Por exemplo, no caso de um HTTP caching proxy, o cliente requisita um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento em seu cache. Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Senão, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia no seu cache.

Web proxies

Uma aplicação proxy popular é o caching web proxy, um web proxy usado com cache. Este provê um cache de páginas da internet e arquivos disponíveis em servidores remotos da internet, permitindo aos clientes de uma rede local (LAN) acessá-los mais rapidamente e de forma viável.

Quando este recebe uma solicitação para aceder a um recurso da internet (especificado por uma URL), um proxy que usa cache procura por resultados desta URL no seu cache local. Se o recurso for encontrado, ele é retornado imediatamente. Senão, ele carrega o recurso do servidor remoto, retornando-o ao solicitador e armazena uma cópia deste no seu cache. O cache usa normalmente um algoritmo de expiração para remover documentos do cache, de acordo com a sua idade, tamanho e histórico de acesso. Dois algoritmos simples são o Least Recently Used (LRU) e o Least Frequently Used (LFU). LRU remove os documentos existentes por muito tempo, enquanto o LFU remove documentos menos populares.

in Wikipedia

Por outras palavras... um Proxy é alguém (um computador) que se faz passar por um outro (computador).

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Regras
« Responder #6 em: Outubro 22, 2006, 11:58:39 »
Não sei se será preciso uma lista de regras muito exaustiva. Penso que o mais importante é ter regras que façam com que os mebros respeitem os outros membros, não criticando apenas por criticar, pois parece que há muito boa gente que vem para aqui parece que libertar frustrações do dia a dia e critica tudo o que lhe aparece à frente. Porque não falara de temas relacionados com enfermagem, técnicas, esclarecer dúvidas a quem as tenha, colocar dúvidas, discutir as mais variadas técnicas e métodos que variam de escola para escola, de hospital para hospital. Tentar fazer um fórum cada vez mais útil. Pergunto...que utilidade tem as críticas não construtivas que por aqui se vão lendo? Críticas que apenas pretendem ferir aqueles que aqui tentam colaborar? Porque será que alguns membros criaram ódios de estimação e parece que perseguem determinados membros para criticar tudo o que aqui escrevem?
Vamos tentar mudar as mentalidades. É triste ter que chegar ao ponto de criar regras para punir os que têm dificuldade em se relacionarem num fórum

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Regras
« Responder #7 em: Outubro 22, 2006, 12:20:27 »
Citação de: "enfsergio"
Não sei se será preciso uma lista de regras muito exaustiva.

O intuito de ter regras diversificadas é para evitar que o membro diga "porque é que eu tenho 1aviso? eu não desrespeitei nenhuma regra..."  :roll:

Mas há de facto algumas regras que podem ser resumidas ou juntar algumas numa só.

Offline Karlwork31

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://falando-enfermagem.blogspot.com
Novas Regras...
« Responder #8 em: Outubro 22, 2006, 18:08:42 »
Aplaudo a existência de regras claras nesta comunidade, que se pretende cada vez mais fraterna. Acho que as regras sugeridas podem servir não só para moderar alguns excessos, como para reduzir algum SPAM que infelizmente tem-se estado a verificar neste forum.

Quem for ver a lista de membros, poderá ver o aumento da frequência de membros estrangeiros, com páginas pessoais que não passam de endereços de produtos ditos "terapêuticos".

Como o Forum é uma comunidade séria, estes abusos devem ser evitados.

No entanto, tenho algumas dúvidas quanto às técnicas sugeridas para restringir os abusos. Se o retirar de um post pouco recomendado me parece uma prática aceitável (se devidamente explicada à comunidade...), esta não tem sido a tradição desta comunidade. Por outro lado, o barramento de IPs enquanto opção técnica parece-me um pouco estranho...

Obviamente, vocês é que mantem o servidor, devem saber qual a melhor técnica, mas para mim, parecia-me mais fácil barrar o utilizador do que o IP...

Como sabem, a maioria dos provedores fornece endereços de IPs dinâmicos,  pelo que a haver barramento do IP cedo deixaria de funcionar em relação a um dado utilizador, como poderia barrar outros utilizadores que acessassem o forum e estivessem na mesma sub-rede (alguns provedores trocam ips cada 12 horas, outros basta reiniciar o sistema para ter novo número de rede...);

Além disso, a existência de utilizadores com proxies não é assim um facto tão pouco comum. Quem acessar ao forum a partir de computadores do nosso SNS, porventura estará a utilizar o proxie da rede interna do ministério da Saúde (já para não referir a possibilidade de dois colegas poderem acessar em diferentes momentos o Forum no computador do serviço, e só se querer restringir as  intervenções de um...)

Ainda o recurso de ferramentas que favorecem o anonimato (uso de proxies anónimos) durante a navegação na Net não tem nada de condenável. Pelo contrário, é cada vez mais visto como uma forma de manter a segurança de um dado sistema, pelo que quanto muito, deve ser um comportamento a ser imitado, nunca restringido. A existência de cada vez mais aplicações nos diversos sistemas  operacionais que são usados pelos membros deste forum, pressupôe o aumento do uso destes recursos, pelo que deve ser uma prática aceite por todos, a menos que haja uma tentativa clara de abuso através de técnicas de invasão de sistemas.

Esta é a minha opinião.

De resto, aplaudo esta intervenção dos administradores, desde que o bom senso prevaleça sempre.

Um abraço, Carlos.

IP: 89.180.17.182 (pelo menos agora...)

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Novas Regras...
« Responder #9 em: Outubro 22, 2006, 19:53:43 »
Citação de: "Karlwork31"

Quem for ver a lista de membros, poderá ver o aumento da frequência de membros estrangeiros, com páginas pessoais que não passam de endereços de produtos ditos "terapêuticos".

Esse é um assunto que foi discutido no tópico "Nova plataforma para o forum de discussão" em que se falou de uns bots que se aproveitavam de uma pekena brecha no código do mesmo para gerarem membros com sites associados para fins publicitários. Isto é uma forma de SPAM criminal dos tempos que correm. Cheguei a ter um site em que num espaço de uma semana, o livro de visitas ficou com mais de 600 mensagens só em inglês e brasileiro com apenas meia dúzia de palavras, sempre repetidas para apenas colocarem um link para um site farmacêutico.

Até agora o erro que os membros viam no fórum deixou de aparecer pelo que nã se vai mudar de plataforma passando para o zero. Mas as tentativas de conversão (para que não percamos nem uma palavra) vão continuar para continuarmos a evoluir e ter um fórum mais seguro e agradável a todos os antigos e novos membros.

parecia-me mais fácil barrar o utilizador do que o IP...

Exacto, essa é uma questão que está a gerar certas dúvidas. O barramento do IP surge numa tentativa posterior de banir de vez o membro quando ele se regista de novo para dar continuidade à sua conduta. Mas esse método (radical), pode comprometer quem partilha a mesma ligação ou ISP com IPs Dinâmicos (caso do Sapo ADSL que está sempre a mudar).

Ainda o recurso de ferramentas que favorecem o anonimato (uso de proxies anónimos) durante a navegação na Net (...) é cada vez mais visto como uma forma de manter a segurança de um dado sistema,

Subscrevo!!! Os centros de saúde de uma subregião usam proxies para aceder à net. É por isso que esta discussão tem que ser aberta a todos, para termos perspectivas de tudo e não esquecermos de nada quando lançarmos as regras. ;)

Quanto ao IP nós temos os registos de todos os IPs utilizados pelos membros para acederem ao site, por mais variados que sejam. Um membro mal intencionado com 3 avisos pode sempre ir a casa de um amigo e deixar um post abusivo e o colega é que "paga" porque lhe é barrado o IP. Por isso é que temos também um registo de todos os IPs usados e podemos comparar se alguém também o usa, mas os IPs dinâmicos é que vêem dar dor de cabeça a este pormenor  :toin

Offline Karlwork31

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://falando-enfermagem.blogspot.com
Spam...
« Responder #10 em: Outubro 22, 2006, 22:23:07 »
Amigo Roten,

Percebo as dificuldades de tentar manter esta plataforma a salvo de usos indevidos. Já tinha visto o tópico que referiste anteriormente, apesar de não ter participado nele.

Penso que a única atitude correcta a ter nestas situações, é banir de vez esse utilizador e os seus posts. Isto é, o utilizador que faz o registo (da forma como ele é feito actualmente neste forum, tem que ser manualmente, não é viável através de scripts, como em outras formas de malware...), apenas está interessado em passar a sua mensagem publicitária, não tendo porventura qualquer interesse em manter este espaço. Esta situação deve merecer a colaboração de todos na detecção destes abusos. Pela minha parte, estou disponível para sempre que detectar estes "propangandistas" avisar os admnistradores para eliminação destes posts.

Obviamente que esta situação é diferente daquelas em que a polémica de alguns tópicos, leva ao esquecimento das mais elementares normas de bom senso e educação. Como é lógico, não temos todos que andar "aos beijinhos e abraços", é lícito que possamos ter opiniões diferentes, por mais polémicas ou controversas que sejam. Mas devem ser as ideias que nos juntam ou separam. Ataques pessoais às pessoas não deveriam ser permitidos. Não sei se será necessário haver qualquer castigo, mas a haver, deveria passar pelo barramento do utilizador.

No entanto, acredito que a haver uma consciência forte na comunidade de que estes comportamentos não são bem vistos, acredito que quem  realmente dá valor a este espaço (que é único, pois estou em muitas outras comunidades de enfermeiros na Net e nenhuma tem a adesão que esta tem...) saberá moderar os seus posts.

É preciso acreditar nas pessoas e eu acredito nos enfermeiros...

Um abraço,

Carlos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #11 em: Outubro 23, 2006, 11:51:07 »
que venham as regras e rápido...
há pessoas que têm o dom de tirar qualquer um do sério
ai vida...

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
Novas regras do fórum
« Responder #12 em: Outubro 23, 2006, 12:39:03 »
Cordiais saudações!

Existem certas regras que são tácitas... Acho que acima de tudo deverá imperar o bom-senso no julgamento de certas situações e, tal como diz o colega Carlos, quando afirma acreditar
haver uma consciência forte na comunidade de que estes comportamentos não são bem vistos (...).
É preciso acreditar nas pessoas e eu acredito nos enfermeiros...

Ou seja, apesar de haverem certas regras escritas, acredito que mais importante é cada um ter consciência dos seus comportamentos, sejam os utilizadores, sejam os moderadores.

Porém grande parte de nós já presenciou situações menos agradáveis de troca de opiniões. E contra mim falo ("mea culpa"...)...  Porém penso serem evitáveis estas situações, em primeira instância por parte do utilizador (que deverá ter consciência que isto é um "local público" e para trocar galhardetes poderão ser usadas as "mensagens privadas") e em segunda instância, caso esta falhe, com a intervenção do moderador.

Quanto ao Spam e possível barramento de IP's: nada tenho a acrescentar à opinião do colega Carlos (Karlwork31).

Boas navegações e bons turnos... Abraço
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com
Novas regras do fórum
« Responder #13 em: Outubro 24, 2006, 13:37:05 »
Bem....como eu não percebo nada de IP's e essas coisas...e me resumo à informática na óptica do utilizador...vou confiar em vocês....lol

Mas o estabelecimento de regras parece-me importante... :D

Abraços,

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Novas regras do fórum
« Responder #14 em: Novembro 08, 2006, 01:50:24 »
Infelizmente algumas destas regras já tiveram que ser colocadas em acção.

Acho que já estão minimamente definidas.  :!: