Forumenfermagem

Autor Tópico: Recibos Verdes  (Lida 7711 vezes)

Offline n@fs

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Recibos Verdes
« em: Dezembro 03, 2010, 12:41:17 »
Boa Tarde!

Estou a exerceu profissão num Hospital a Contrato por Tempo Indeterminado.
Vou começar a trabalhar num lar a recibos verdes.

A minha dúvida é: Não tenho de fazer descontos para a segurança social durante o primeiro ano se só trabalha-se por recibos verdes. Mas como trabalho no hospital, este já faz estes descontos, assim nunca preciso de os fazer!

Em relação ao IRS é 20% sobre o "ordenado bruto" certo?
Obrigado

Offline Captopril

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Recibos Verdes
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2010, 13:22:40 »
tantos no desemprego e depois temos colegas a fazer duplo! enfim... se for só recibos verdes é 21,5% para IRS. está isento de IVA e quanto à segurança social à partida vai  pagar pois ja tá  a trabalhar noutro lado. e dependo do que declarar e do tipo de desconto que pretende fazer (com direito a baixa por doença ou não etc)! mas axo que devia pensar nos colegas que estão no desemprego!!!!! saudações

Offline nurse_neia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2010, 22:07:58 »
Citação de: Captopril
tantos no desemprego e depois temos colegas a fazer duplo! enfim... se for só recibos verdes é 21,5% para IRS. está isento de IVA e quanto à segurança social à partida vai  pagar pois ja tá  a trabalhar noutro lado. e dependo do que declarar e do tipo de desconto que pretende fazer (com direito a baixa por doença ou não etc)! mas axo que devia pensar nos colegas que estão no desemprego!!!!! saudações

oh colega que comentario mais descabido! Entao se a colega tem oportunidade de exercer na outra área, ganhar mais algum, vai deixar de o fazer?! eu tb tive mto tempo desempregada mas nem por isso penso assim! nao tem nada a ver uma coisa com a outra! enfim =/

Offline MANM

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 04, 2010, 09:38:06 »
Após o primeiro ano de isenção, tem que ir à segurança social preencher um formulário a pedir a isenção de pagar segurança social, uma vez que já trabalha por conta de outrem e já faz os devidos descontos através deste.
Espero ter ajudado!

Offline hperes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 04, 2010, 11:12:20 »
Uma vez que está aberto um tópico sobre recibos verdes, pedia que alguem me esclarecesse uma dúvida.

Os recibos tipo gasoleo/portagens servem para o noso irs?

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 04, 2010, 12:42:55 »
Já agora, alguém sabe como funcionará os recibos verdes electrónicos que serão obrigatórios?

in http://economico.sapo.pt/noticias/recib ... 05741.html
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline enf.ferreira

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Recibos Verdes
« Responder #6 em: Dezembro 04, 2010, 22:05:41 »
Colega Captopril, por favor, abstenha-se de comentários desnecessários. O tópico foi aberto para questões legítimas. Não vamos começar com piratarias.
Quanto à questão em aberto aconselho o colega a dirigir-se às finanças ou à segurança social para puder tirar as suas dúvidas para depois não cair em nenhuma situação desagradável. Sempre fica mais descansado.
Boa sorte!

Offline hperes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 06, 2010, 17:19:30 »
A retenção na fonte são 21,5% do ordenado bruto (aiiiiii que até doi!)

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 10, 2011, 20:07:08 »
Boa noite caros colegas!

Decidi não abrir outro tópico uma vez que este já estava iniciado.

A questão dos recibos verdes ainda me suscita dúvidas. Soube de uma proposta em part-time em que se auferia 495 euros por mês, ora isto sem os devidos descontos.Tendo em conta as novas regras de 2011 e na minha situação em que nunca descontei e nunca recorri a recibos verdes, quanto é k na realidade ganharia? So descontava 21,5% para o IRS? Não percebo nada dos escalões IAS e afins :S

Desde já o meu agradecimento a quem responder a esta questão =)

Offline yoggi

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 10, 2011, 20:40:08 »
Visto que nunca trabalhaste a recibos verdes terias um ano de isenção, em que não descontavas irs nem para a segurança social.
Depois desse primeiro ano é que fica outra historia.
21,5% para irs e a segurança social depende do que ganhares nesse ano pk depois podes pedir redução de taxa...

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 10, 2011, 21:09:23 »
Obrigada colega yoggi!

Então quer dizer que receberia os 495 limpos durante um ano? Após um ano que percentagem é k descontava na Seg.Social se fossem os 495 mensais? Outra questão: se tivesse outro trabalho a recibos verdes ao mesmo tempo que o otro, durante um ano, tb não descontava nada?

Não se se me terei explicado bem.

Cumprimentos

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 11, 2011, 10:09:38 »
O primeiro ano de isenção refere-se só aos descontos para a segurança social. A recibos verdes, a retenção na fonte para IRS é sempre opcional. Podes não descontar para o IRS, mas se não apresentares despesas podes vir a ter que pagar, quando apresentares os teus rendimentos. Se descontares, depois poderás ser reembolsado quando apresentares os teus rendimentos. O melhor mesmo é ir às finanças ou à SS para te explicarem...se bem que à vezes não te sabem explicar coisa nenhuma!

Cumps

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 11, 2011, 13:03:37 »
Eu já li algures pela net que descontar para IRS so se o faz se os rendimentos de um ano ultrapassarem os 10.000€. Não sei mesmo em que é que hei-de ficar...Só gostava de saber para fazer contas a vida, ver se compensa, para enveredar ou nao pela tal proposta =/

Cumprimenos colegas

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 11, 2011, 14:16:37 »
Sim, essa questão dos 10.000€ é verdade, mas eu acho mesmo que o melhor é pedir esclarecimentos junto das entidades.

Offline Enf.Dany

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 19, 2011, 17:46:03 »
boa tarde...

alguem ja preencheu recibos electronicos? como fazem? obrigada..