@Ricardo
Não percebi bem, em que ponto é que eu perdi? Reconquistar o que? Que eu saiba nunca ambicionamos virarmo-nos para os animais que a veterinária se debruça.
A minha opinião, é que deveriamos defender um significado mais actual para a palavra Enfermagem, mais aproximado de uma profissão do cuidar bio-psiquico-socio-emocional em contraposição àquele mais básico, primário e funcional de executante de tarefas, que é o campo de acção de um mero ajudante de veterinário.
Se há quem não veja grande problema, eu até vejo e incomoda-me. O Discurso cria uma grande parte da realidade, e se queremos ser diferenciados em relação ás outras profissões da saúde, não podemos correr o risco de que a população em geral pense que há um ramo ou especialidade da Enfermagem, que se dedica a dar injecções, e curativos a animais, a Enfermagem Veterinária.
Outro aspecto, é pensarmos, que o motivo da apetência ddos responsáveis destes cursos pela palavra Enfermagem no nome, é exactamente para agradar mais aos potenciais candidatos, porque a Enfermagem tem mais prestigio do que um mero Tecnico Auxiliar de Veterinário, que é o que no fundo serão. Por isso associar Enfermagem a esses cursos, traz mais valor a estes e menos a nós enfermeiros.