Muito sinceramente, não vejo qual é o drama, embora perceba que o termos ENFERMAGEM tenha sido desfazado da realidade.
Simplesmente não é um assunto pela qual a Enfermagem deva gastar energia: os seus problemas são outros.
Pelo contrário: já vi vários alunos a ponderar Enfermagem entre os dois cursos, e isso fá-los ver a Enfermagem com outros olhos, como algo melhor, como algo com mais autonomia e valorização.
Ao escolher o curso, eu senti e vivi isto. Garanto-vos.
Como há o Médico e o Médico Veterinário, agora também há o Enfermeiro e Enfermeiro Veterinário: as essências são outras, não há cá confusões, penso eu, e não passam só por uma tratar animais e outra pessoas...
Devemos, pelo contrário, ser inteligentes e aproveitar a existência deste curso para haver uma comparação com a nossa prática, algo que até agora só existia em relação aos médicos, o que é triste.
Não concordo MESMO NADA com o que foi dito aqui, na medida em que:
- Os médicos não são profissionais 100% autónomos. Dependem, em larga escala, de nós, das administrações, do próprio doente, etc. Verdade ou mentira?! Não é o Médico no céu e o Enfermeiro na Terra, este tipo de comparações deveriam ser evitadas por nós, a meu ver, porque associam a Enfermagem como uma contin5ação inferior da medicina.
-Estes profissionais não são mais reconhecidos do que nós, pelo contrário. A empregabilidade, ainda por cima, é perto da nula...
-Vejo este curso como um sinal dos tempos primordial para a nossa enfermagem: é um sinal de que a nossa actuação é reconhecida em algo, cada vez mais, ao ponto de serem criados variações muito distintas em outros campos.
-Acho muito sinceramente que o Enfermeiro perde muito por, em vez de lutar pelas suas causas, lamentar-se única e exclusivamente. Os lamentos e partilha de frustrações e anseios são primordiais. Contudo, de nada valhem sem, em cada dia, mudarmos um pouco a nossa atitude que por vezes é um, pouco descabida em relação aos que cuidamos (muitas vezes sem empatia nem simpatia) e de que exigimos reconhecimento e valorização! Se queremos mudar o pensamento dos outros, temos que mudar as nossas atitudes e comportamentos. O nosso exemplo diário é a arma mais poderosa, e contudo é a que mais nos prejudica porque não a sabemos usar!
As pessoas sabem diferenciar a Medicina Dentária humana da Veterinária e da Humana Geral. Todos sabemos, e as nossas lutas, mais uma vez, são outras.
Esta é a minha opinião, que vale tanto como o que a define...
Beijos e abraços respectivos, e conto convosco.