Forumenfermagem

Autor Tópico: Enfermagem Veterinária  (Lida 14443 vezes)

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Enfermagem Veterinária
« em: Outubro 08, 2006, 22:45:53 »

Directora defende criação de curso de enfermagem veterinária nas ilhas
04-10-2006 18:50:00
por Lusa

A directora regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura defendeu hoje a criação, nos Açores, de um curso de enfermagem veterinária para permitir libertar os veterinários para funções de Saúde Pública.

"A atenção máxima dos médicos veterinários no controlo da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal destinados ao consumo humano é fundamental, não só para garantir a sua qualidade, mas também a segurança alimentar dos cidadãos", salientou Fátima Amorim.

Na cerimónia que assinalou, em Angra do Heroísmo, o Dia Nacional da classe, Fátima Amorim explicou que, além de auxiliar o médico nas suas tarefas, o enfermeiro veterinário pode também estender a sua intervenção às empresas do ramo agro-alimentar, nutrição animal e organizações de produção pecuária.

"A Universidade dos Açores pode ter uma palavra a dizer na realização deste curso", numa época em que os jovens "procuram formação superior com saídas profissionais que os valorizem e à comunidade onde estão inseridos", defendeu a directora regional.

Questionado pela agência Lusa sobre a criação do curso, o médico veterinário e professor na Universidade dos Açores, João Barcelos, disse que "a formação académica do enfermeiro veterinário é uma matéria que merece reflexão".

"É preciso que a Universidade dos Açores, a Universidade de Medicina de Veterinária de Lisboa, com quem existe uma parceria na formação de médicos do sector, e a Ordem dos Veterinários possam encontrar um consenso para viabilizar um curso nessa área", disse João Barcelos.

Os veterinários realizam, quinta-feira e sexta- feira, em Angra do Heroísmo, o XXIV Encontro de Médicos Veterinários das Ilhas da Macaronésia - Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

in http://acorianooriental.sapo.pt/noticia.asp?pid=17&nid=93115

Hmmm... ok... deixem-me ver se percebi... pretende-se ver o animal como um ser holístico...  :toin  
Se é para libertar de trabalho dos srºs Drºs Veterinários porque não nominar Técnico auxiliar de veterinária ou algo do género? Porque Enfermagem?

O que acham deste tipo de curso, que novamente se fala? Ou do nome em si?

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #1 em: Outubro 09, 2006, 12:54:50 »
Eu já tinha ouvido falar nessa aberração, mas com franqueza, não liguei muito ao assunto pois pensei que a Ordem se tivesse pronunciado sobre isso. Ignorância minha, mas vou ver se me documento melhor sobre o assunto. É um absurdo! É uma afronta à enfermagem!

É para isto que os fóruns deviam servir.

Obrigada.

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #2 em: Outubro 09, 2006, 15:17:19 »
Não me parece que o termo Enfermagem veterinária seja depreciativo para os Enfermeiros. Se assim fosse, o termo Medicina veterinária também o seria para os médicos. Penso que o termo de Enfermagem Veterinária identifica uma profissão distinta da Enfermagem clássica e não me parece, a princípio, dar azo a confusões.
Na verdade, existem coisas bem mais caluniosas para a Enfermagem do que essa questão da nossa congénere veterinária e que até agora não foram alvo de reparo.
Em suma, a nossa homónima do mundo animal surge numa altura em que se quer estabelecer um modelo  de prestação de saúde veterinária baseado naquele que é usado nos Humanos...Talvez daqui a Uns anos se venha a assistir ao surgimento de uma nova Ordem dos Enfermeiros...veterinários :)
PRESENTE É SIMULTÂNEAMENTE O EPÍLOGO DO PASSADO E O PRÓLOGO DO FUTURO.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #3 em: Outubro 09, 2006, 18:41:33 »
Caro guytonn

Acho que és uma pessoa com muitas qualidades e muitas ideias. É bom que a nossa profissão possa beneficiar de opiniões como a tua.

É que, por vezes, as nossas opiniões podem ser modificadas por argumentos de gente mais elucidada e mais capaz.

O confronto de ideias serve para isso mesmo, para iluminar.

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #4 em: Outubro 10, 2006, 15:03:29 »
mariarebelo:

Obrigado pela simpatia do teu comentário :wink:
Espero que também tu mantenhas sempre a sensatez e a elevação no confronto de ideias que tens mostrado até agora, pois é disso que a Enfermagem necessita!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária...
« Responder #5 em: Outubro 10, 2006, 17:04:18 »
Quando li o título de enfermagem veterinária ri-me, pois pensei que fosse impossível tal coisa.
Mas realmente se existe medicina veterinária porque não enfermagem veterinária?
Medicina e enfermagem andam sempre de braço dado
A ver vamos como reagem os veterinários a isto...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária veio para ficar
« Responder #6 em: Outubro 11, 2006, 13:35:33 »
Pensava que era um curso a pensar...mas qual o meu espanto quando ontem abri o jornal de enfermagem...sim esse mesmo...o nosso jornal de enfermagem e vejo lá um artigo sobre a...Enfermagem Veterinária...
Pelos visto já existiu este curso o ano passado.
Passo a citar alguns excertos do artigo:

Neste ano lectivo a presença do curso de denominação "Enfermagem Veterinária" é mantida, no seu total, são já 140 vagas, no concurso público de acesso ao Ensino Superior...

A questão mais inquientante é a denominação, que sob o seu ponto de vista pode acarretar algumas colisões com a "nossa" Enfermagem, dado que nada têm em comum com a essência de Cuidar que a nossa licenciatura nos proporciona

Agora aqui ficam as escolas que leccionam, as vagas e as notas de acesso:

IP Castelo Branco - 20 vagas - Nota acesso - 135,7
IP Portalegre - 40 vagas - Nota acesso - 125,9
IP Viana do Castelo - 20 vagas - Nota acesso - 142,0
IP Viseu - 60 vagas - Nota acesso - 125,4

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #7 em: Outubro 12, 2006, 13:13:26 »
A questão é que, segundo o Jornal a União (Açores), a directora dos assuntos comunitários da agricultura veio a público dizer que a Enfermagem veterinária é importante porque "o médico veterinário necessita de um auxiliar"!

Lá voltamos nós à velha história que o enfermeiros é o auxiliar do médico... isto pode provocar um regredir de mentalidades!

Não concordo com o nome, visto que Enfermagem é um termo direccionado exclusivamente para humanos!

Também, já alguem imaginou o que é que o enfermeiro veterinário vai fazer?? Tosquiar, injecções, alimentar... não é precsiso curso superior para isso. Nunca foi.

Vai desprestigiar ainda mais a profissão.

A Ordem dos Enfermeiros ainda protestou, mas como já vem sendo habitual... ninguém lhe liga. A influência da nossa ordem é mais do que nula.

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #8 em: Outubro 13, 2006, 12:00:04 »
Citação de: "Miguellopes"
A questão é que, segundo o Jornal a União (Açores), a directora dos assuntos comunitários da agricultura veio a público dizer que a Enfermagem veterinária é importante porque "o médico veterinário necessita de um auxiliar"!

Lá voltamos nós à velha história que o enfermeiros é o auxiliar do médico... isto pode provocar um regredir de mentalidades!

Não concordo com o nome, visto que Enfermagem é um termo direccionado exclusivamente para humanos!

Também, já alguem imaginou o que é que o enfermeiro veterinário vai fazer?? Tosquiar, injecções, alimentar... não é precsiso curso superior para isso. Nunca foi.

Vai desprestigiar ainda mais a profissão.

A Ordem dos Enfermeiros ainda protestou, mas como já vem sendo habitual... ninguém lhe liga. A influência da nossa ordem é mais do que nula.

Caro colega estou completamente de acordo contigo.
Qualquer dia o curso de enfermagem passasse a chamar enfermagem médica e passamos ou continuamos a ser vistos como empregados dos médicos.
Por favor colegas a nossa profissão é AUTONOMA, defenda-mos o conceito/termo ENFERMAGEM, já que a O.E. nem sequer se pronuncia. Tenho conhecimento de causa.

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #9 em: Outubro 13, 2006, 18:02:20 »
Ora, no início também a Enfermagem apareceu pois os Médicos precisavam de um auxiliar. Só depois é que a Enfermagem se foi emancipado do jugo médico e hoje se constitui como profissão autónoma. Por isso, a "Enfermagem veterinária" apenas está a seguir na peugada da Enfermagem "mãe".
Pessoalmente, não é coisa que me cause preocupação.

Offline Ricardo Gonçalves

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #10 em: Outubro 14, 2006, 01:14:47 »
Olá a todos...

Sem dúvida que o tema é polémico e que levanta muitas dúvidas sobre a aplicação do termo de enfermagem noutro ramo, mas a verdade é esta, cada vez mais a dita "Enfermagem Mãe" foi partilhada, ou melhor...invadida... por outras areas do conhecimento que se especificaram e que hoje em dia resultam em fisioterapêutas, tecnicos de análises clínicas, dietistas, assistentes sociais, ou seja acabamos por perder cada vez mais funções...Muito Sinceramente, não é que me agrade assim muito à primeira vista a utilização do termo enfermagem veterinária, mas vendo bem, porque razão não podemos aproveitar esta situação para levantar o interesse pela reconquista das areas que anteriormente pertenciam unica e exclusivamente à Enfermagem?

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Enfermagem Veterinária
« Responder #11 em: Outubro 14, 2006, 05:11:58 »
@Ricardo

Não percebi bem, em que ponto é que eu perdi? Reconquistar o que? Que eu saiba nunca ambicionamos virarmo-nos para os animais que a veterinária se debruça.

A minha opinião, é que deveriamos defender um significado mais actual para   a palavra Enfermagem, mais aproximado de uma profissão do cuidar bio-psiquico-socio-emocional em contraposição àquele mais básico, primário e funcional de executante de tarefas, que é o campo de acção de um mero ajudante de veterinário.

Se há quem não veja grande problema, eu até vejo e incomoda-me. O Discurso cria uma grande parte da realidade, e se queremos ser diferenciados em relação ás outras profissões da saúde, não podemos correr o risco de que a população em geral pense que há um ramo ou especialidade da Enfermagem, que se dedica a dar injecções, e curativos a animais, a Enfermagem Veterinária.

Outro aspecto, é pensarmos, que o motivo da apetência ddos responsáveis destes cursos pela palavra Enfermagem no nome, é exactamente para agradar mais aos potenciais candidatos, porque a Enfermagem tem mais prestigio do que um mero Tecnico Auxiliar de Veterinário, que é o que no fundo serão. Por isso associar Enfermagem a esses cursos, traz mais valor a estes e menos a nós enfermeiros.

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #12 em: Outubro 14, 2006, 14:27:42 »
Com a escassez de emprego que já se faz sentir em enfermagem, não me admirava nada que daqui a uns tempos houvessem Enfermeiros a tosquiar cães, a vacinar gatos ou a tirar picos dos cascos dos cavalos.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #13 em: Outubro 14, 2006, 23:20:50 »
Citação de: "Guytonn"
Ora, no início também a Enfermagem apareceu pois os Médicos precisavam de um auxiliar. Só depois é que a Enfermagem se foi emancipado do jugo médico e hoje se constitui como profissão autónoma. Por isso, a "Enfermagem veterinária" apenas está a seguir na peugada da Enfermagem "mãe".

Não é bem assim. Neste momento a "Enfermagem-mãe" evoluíu e se houver a criação de uma enfermagem paralela ainda numa fase tão primária do desenvolvimento (ainda como auxiliares), toada a conotação de enfermagem sofrerá repercussões.

Isto é tão evidente, que não compreendo como pode haver opiniões favoráveis.

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
Enfermagem Veterinária
« Responder #14 em: Outubro 15, 2006, 01:44:41 »
Na primeira vez que vi a notícia no jornal, também fiquei aborrecido(pelas razões que já foram apontadas).

Convém contudo pensar um pouco no seguinte:
 - A enfermagem e os seus profissionais assumem, cada vez mais, um papel relevante no contexto da saúde (na qualidade dos cuidados que presta, na gestão, na tomada de decisões, na investigação, etc), o que a  torna cada vez mais visível e apreciada.
 - Os responsáveis pela criação deste curso precisavam de algo que chamasse a atenção de possíveis candidatos (concordo com o Pedro), unicamente para que no arranque, estes tivessem um número mínimo de candidatos e desta forma não corressem o risco de perder o financiamento governamental.

Em suma - o nome "enfermagem" choca porque está descontextualizado da prática, mas surge apenas (na minha opinião) como medida de marketing.

Espero, contudo, que esta situação se altere - a bem do nosso bom nome...