Autor Tópico: Cuidado gerontológico holístico  (Lida 4324 vezes)

Offline Shirley Afonso

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://spaces.msn.com/shafonso/
Cuidado gerontológico holístico
« em: Setembro 30, 2006, 20:03:13 »
Por que o papel de curador é particularmente significativo para a prática da enfermagem gerontológica?
quot;Todo o bem que pudermos fazer, toda a ternura que pudermos dar a um ser humano, que o façamos agora, neste momento, porque não passaremos duas vezes pelo mesmo caminho."

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
dscp
« Responder #1 em: Outubro 01, 2006, 12:20:32 »
Desculpa mas não entendi o que pretendes com este tópico.
Falar sobre o papel de prestador de cuidados de idosos?
Falar sobre se estão preparados ou não os prestadores de cuidados?
Falar sobre os apoios que têm?

Será isso que pretendes?
Desculpa mas não percebi
:)

Offline Shirley Afonso

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 01, 2006, 21:09:46 »
Realmente é isso!!!!!!!

São estes tipos de questões levantadas em cima de apenas uma pergunta que o enfermeiro deve pensar. Expressar sua opinião científica sobre estas questões... somo principalmente educadores. E o que se pretende com isso, se a não ser educar?

O que você pensa sobre o modo geral da pergunta? Quando você depara a uma questão dessa qual sua tomoda de decisão?
Hummmmmm.
quot;Todo o bem que pudermos fazer, toda a ternura que pudermos dar a um ser humano, que o façamos agora, neste momento, porque não passaremos duas vezes pelo mesmo caminho."

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 01, 2006, 21:38:56 »
verdade seja dita, eu também estou confuso...

Offline Shirley Afonso

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 01, 2006, 21:46:17 »
E qual seria sua decisão no momento de educar um cuidador quando o paciente necessita dele? Por que você deve se preocupar também com a sociedade que envolve o paciente e não só olhar o idoso quando ele está diante de seus cuidados dentro de alguma instituição? Os enfermeiros são também parte da sociedade, e diante disto é necessário pensar na sociedade envolvida ao idoso.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
cuidador
« Responder #5 em: Outubro 02, 2006, 10:02:35 »
Vamos lá ver se percebi...e deixa-me lá tentar responder :)

O idoso tem que ser visto como um todo...e um todo diferente dos outros adultos. Penso que embora existam pessoas com conhecimentos sobre o idoso, sobre as alterações que surgem com a idade, sobre como tratar um idoso, a grande maioria da população não está preparada para ter um idoso sobre o seu cuidado. Penso que nem a maioria dos funcionários dos lares têm conhecimentos. Falta muita formação a toda a população.

Penso que as juntas de freguesia poderiam apostar em sessões gratuitas de esclarecimentos dados à população, onde poderiam ser discutidos vários temas, com a presença por exemplo dum enfermeiro, dum psicólogo, dum médico e dum assistente social. Penso que seria muito útil e penso que a população iria aderir

Em relação aos lares...são obrigados a ter formação...mas a verdade é que a formação não existe e a grande maioria das auxiliares não têm estudos, sendo algumas analfabetas. A verdade é que saiem mais baratas aos lares. No entanto, adquirir conhecimentos que permitam melhorar a prática no seu dia a dia é quase impossível.

Assim vão os prestadores de cuidados em Portugal

:(

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 02, 2006, 16:38:51 »
Sérgio conhece algum decreto de lei, acerca dessa obrigatoriedade dos lares em darem formação aos funcionários?
Conheço um lar que se recusa... :(

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 04, 2006, 11:50:39 »
não sei nenhum decreto-lei...mas posso tentar procurar.
No entanto os lares que concorrem ao fundo social europeu (que está a acabar) são obrigados a ter X horas de formação por ano.
Mais não sei dizer...mas posso saber isso

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 05, 2006, 11:02:21 »
Obrigado!