Autor Tópico: Acesso Limitado...  (Lida 5354 vezes)

Offline EnfAC

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Acesso Limitado...
« em: Setembro 23, 2006, 19:13:57 »
Boa Tarde, vivo no algarve e trabalho num serviço onde a maioria dos doentes são idosos, por esse motivo gostaria de adquirir mais conhecimentos  da Geriatria... mas a nível do algarve desconheço a existência de alguma coisa! Podiam informar -me onde posso adquirir mais competências nesta área?
Obrigado!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Acesso muito limitado
« Responder #1 em: Setembro 23, 2006, 21:12:49 »
Aí no Algarve, tal como em Aveiro, o acesso a cursos, pós-graduações, mestrados é muito difícil.
Está tudo muito centralizado no Porto, Coimbra e Lisboa. O resto parece paisagem.
Sei que em Lisboa há varios cursos de geriatria, várias pós-graduações. Em Aveiro tive a sorte de a Universidade abrir essa pós-graduação que eu fiz, e agora estou no mestrado. Ainda esta 5ª e 6ª estive em coimbra numa conferência nos HUC sobre geriatria. É uma área que também está ainda pouco desenvolvida e que tarda em aparecer, pois os médicos têm medo que o surgimento desta área acabe com a especialidade de Medicina Interna...enfim
Por isso, aí no Algarve também deve haver pouca coisa. Tenta ver em Lisboa...Deve ser o sítio mais perto. Procura na net.
Não sei que te dizer mais...

Minha centésima mensagem no forumenfermagem...
Estou a ficar velho
lol
 :D

Offline joana santos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Acesso Limitado...
« Responder #2 em: Setembro 24, 2006, 13:09:21 »
Velho não...Cota ...... ,enfsergio:lol:  :lol:  :lol:
joana santos,boas navegações

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Acabar com a esp. de Reabilitação??
« Responder #3 em: Setembro 24, 2006, 15:59:45 »
Fico estupefacto com a intenção da Ordem em acabar com a especialidade de Reabilitação!!

Todas as outras ordens/associações profissionais preocupam-se em evoluir e a nossa ordem em destruir a profissão???

A reabilitação é uma das áreas mais brilhantes dos enfermeiros... vamos entregar essa função à fisioterapia??

Aliás, Enf de Reabiliotação não é = a fisioterpia!!

Estou chocado!!!

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Acesso Limitado...
« Responder #4 em: Setembro 24, 2006, 21:04:28 »
@ Miguellopes

Acho que há um equívoco quanto ao tema do tópico criado  :)
Não sabia que a Ordem queria acabar com essa especialzação... porque não criar um tópico?

@ EnfAC

Quanto a informação sobe geriatria... é um pouco complicado... mas consegues-se :D  O enfsergio é que deve estar mais por dentro.

Acho que nos idosos os ensinos são muito valiosos, a área de prevenção não é só nos Centros de Saúde, também é no ambiente hospitalar e muito mais quando o idoso tem alta.
Nesse âmbito há uns volumes bastante interessantes lançados pela DGS intitulados "Autocuidados na saúde e na doença - Guias para as pessoas idosas". Abordam vários temas com dados estatísticos, como: Viver após um acidente Vascular Cerebral, Como prevenir Quedas, Viver com a amputação dos membros inferiores, Como enfrentar as doenças cardiovasculares e pulmonares, entre outros. No Centro de Saúde mais próximo devem lá ter na "biblioteca" (ISSN 0872-2455)

Também pode consultar alguns dos trabalhos que temos na secção de downloads.

Alguns links interessantes:

http://www.geri.com/geriatrics/

http://www.sbgg.org.br/profissional/artigos/index.asp

http://www.biomedcentral.com/bmcgeriatr/

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Sites
« Responder #5 em: Setembro 24, 2006, 22:14:13 »
Todos esses sites são muito interessantes, e que eu costumo consultar com alguma frequência.
Quanto aos livros da DGS todos eles têm o seu interesse. No entanto, são um pouco específicos para as temáticas dos títulos.
Há muitos livros sobre geriatria, todos traduzidos, pois em português não há nada...ou quase nada. De momento, não estou na minha casa e não posso postar alguma bibliografia. Mas quando for possível, aqui fica a promessa de que eu vou postar
:)

Offline EnfAC

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Acesso Limitado...
« Responder #6 em: Setembro 25, 2006, 16:54:49 »
Desde já obrigado pelos esclarecimentos apesar de não adiantarem muito são sempre bemvindos! Mas é triste, Portugal é um país pequeno e está tão centrado em Lisboa principalmente, o que não permite uma igualdade de oportunidades... como se só quem está perto dos grandes centros fosse bom e o resto é paisagem!
Desculpem o meu desabafo e ObrigadO! :D

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Acesso Limitado...
« Responder #7 em: Dezembro 09, 2007, 11:36:55 »
Venho aqui defender a "minha dama"...a geriatria. Observa-se que ultimamente se começa a falar cada vez mais desta temática. Infelizmente, penso que ainda é pouco. Começa-se a ver cada vez mais congressos, mais conferências sobre o envelhecimento, cada vez mais descentralizados...e isso é bom.
Mas penso que ainda é pouco...infelizmente...e lançar um desafio para o forum organizar um congresso, onde se poderá abordar a  enfermagem geriátrica?
Seria interessante...

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 11, 2007, 11:28:06 »
Concordo, grande parte do futuro da enfermagem está aqui, na geriartria..... Talvez deva ser um tema a partir de nós, enfermeiros de primeira linha, e não esperar que os façam para nós....

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 13, 2007, 23:30:54 »
Concordo charlie_ze...e hoje tive num congresso em que disseram que o futuro está na geriatria/ gerontologia.

Mas será verdade?

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 14, 2007, 12:41:33 »
Sem sombra de dúvidas, basta ver a realidade fora deste país, este paises em que os enfermeiros criam empresa dedicadas apenas ao acompanhamento domiciliário dos idosos...

Nos estamos um pouco atrás, mas se formos finos......

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Acabar com a esp. de Reabilitação??
« Responder #11 em: Dezembro 29, 2007, 17:51:51 »
Citação de: Miguellopes
A reabilitação é uma das áreas mais brilhantes dos enfermeiros... vamos entregar essa função à fisioterapia??
Aliás, Enf de Reabiliotação não é = a fisioterpia!!
Estou chocado!!!
Tem toda a razão naquilo que afirma. A tomada de uma atitude dessas revela ignorância nos conteúdos desta especialização . Mesmo que me considerem tendencioso afirmo e gostaria de ser desmentido que é das poucas especialidades com utilização na prática.
É por estas e por outras que chegamos a este estado da arte da Enfermagem Portuguesa.
Espero ter oportunidade de dizer isto na cara dos dirigentes da ordem.
Fico revoltado.

Offline rmsfontes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 30, 2007, 11:22:16 »
Em relação à mensagem do Sérgio sobre a possibilidade do Forum organizar um Congresso sobre geriatria, quero dizer-vos e transmitir-vos que esse é um velho anseio da equipa de enfermagem que trabalha no Lar de Idosos do SBSI/SAMS e que já tivemos programa, contactos e até apoios financeiros. Contudo falta-nos mais gente para ajudar e colaborar.

Estamos à inteira disposição do Fórum para podermos viabilizar este tipo de evento, contando que poderiamos ir um pouco mais longe e aproveitando as magnificas condições da cidade de Setubal, o interesse da Camara Municipal e outras caracteristicas desta zona, onde o Lar dos Bancários está integrado (AZeitão) poderiamos até partir para um evento que nos trouxesse alguma informação de outros paises.

Forme-se uma equipa e faça-se um calendário. Oferecemos a estrutura logistica inicial.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 19, 2008, 21:45:41 »
uma ideia a avançar...

gostei da ideia

podemos ir conversando sobre essa ideia...
ou por mensagem privada aqui no forum...ou pelo meu msn... enfermeiro_2003@hotmail.com

uma ideia que me agrada mesmo muito
até porque a geriatria...é uma das minhas áreas de eleição