Autor Tópico: Aerossolterapia em servo i  (Lida 3203 vezes)

Offline Ana B.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Aerossolterapia em servo i
« em: Novembro 06, 2010, 21:52:32 »
Boas!
Será que alguém me pode esclarecer a forma mais correcta de montar o "sistema" para fazer uma nebulização a um doente ventilado com um servo i? E já agora as razões que vos levam a optar por uma e não por outra.
1º: colocar o "copo" á frente do filtro bacteriano/humidificador, ou seja: Ventilador; Filtro bacteriano na entrada expiratória para o ventilador; Traqueias (expiratória e inspiratória); Filtro bacteriano/humidificador; Copo nebulizador; Doente.

ou

2º: colocar o "copo" sem filtro entre as traqueias e o doente, ou seja: Ventilador; Filtro bacteriano na entrada expiratória para o vantilador; Traqueias (expiratória e inspiratória); Retirar o filtro bacteriano/humidificador que "separa" as traqueias do doente; Adaptar o "copo" á traqueia inspiratória (pouco antes da bifurcação das traqueias); Doente

Thanx ;) 

Offline tiagopt

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://surfaratendencia.blogspot.com/
Re: Aerossolterapia em servo i
« Responder #1 em: Novembro 06, 2010, 22:21:37 »
Citação de: Ana B.
Boas!
Será que alguém me pode esclarecer a forma mais correcta de montar o "sistema" para fazer uma nebulização a um doente ventilado com um servo i? E já agora as razões que vos levam a optar por uma e não por outra.
1º: colocar o "copo" á frente do filtro bacteriano/humidificador, ou seja: Ventilador; Filtro bacteriano na entrada expiratória para o ventilador; Traqueias (expiratória e inspiratória); Filtro bacteriano/humidificador; Copo nebulizador; Doente.

ou

2º: colocar o "copo" sem filtro entre as traqueias e o doente, ou seja: Ventilador; Filtro bacteriano na entrada expiratória para o vantilador; Traqueias (expiratória e inspiratória); Retirar o filtro bacteriano/humidificador que "separa" as traqueias do doente; Adaptar o "copo" á traqueia inspiratória (pouco antes da bifurcação das traqueias); Doente

Thanx ;) 

Sem filtro humidificador. Não sei se a tua pergunta é retórica ou objectiva tendo por base um serviço em concreto mas o se fizeres o aerossol com filtro humidificador este vai ficar "encharcado" com a condensação. E a sua função de humidificador está a ser substituída pelo nebulizador. E não se coloca na traqueia inspiratória (até porque alguns serviços trabalham com traqueias descartáveis de peça única que não são desconectáveis) mas sim no local onde anteriormente estava o filtro humidificador. O sistema de nebulização tem um sistema anti-refluxo que impede a deslocação do aerossol na direcção do ventilador no acto expiratório. Se olhares para o copo enquanto está a funcionar, vês que o "vapor" só é deslocado no momento da expiração.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Tiago

Offline Ana B.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Aerossolterapia em servo i
« Responder #2 em: Novembro 08, 2010, 19:18:01 »
Obrigado pela dica colega  ;)
A minha dúvida surgiu pelo facto de aprender das duas maneiras em 2 serviços diferentes... Ainda assim fiquei com curiosidade de saber qual o mais correcto.