Autor Tópico: Pele de Carneiro Natural  (Lida 8139 vezes)

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Pele de Carneiro Natural
« em: Novembro 01, 2010, 15:54:57 »
Em primeiro lugar, peço desculpa se não estou no local adequado para a colocação desta questão...

Aos colegas que trabalham nos CS e prestam cuidados domiciliários, enquanto estive em estágio numa extensão de saúde apercebi-me que a enfermeira pedia ao CS pele de carneiro para os doentes que tínhamos acamados. A minha questão é, enquanto utente do centro de saúde, com um familiar acamado, sem apoio domiciliário por parte do CS posso pedir esta pele? ou terei de comprar?

Agradeço a ajuda.. Cumprimentos

Offline ana_lemos

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Pele de Carneiro Natural
« Responder #1 em: Novembro 01, 2010, 22:32:52 »
Colega, desculpe a pergunta, mas para que seria a pele de carneiro, num doente acamado? xD
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."

Offline Enf. Lenocas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 01, 2010, 22:43:49 »
a pele de carneira serve como alivio de pressão, ajudando a prevenir as UP!

Offline ana_lemos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 01, 2010, 23:12:22 »
Desconhecia xDD

De qualquer forma, não sei responder à pergunta.

Que tal outros materiais? Mais fáceis de encontrar? Quero dizer, durante a licenciatura ouvimos e experimentamos muita coisa, mas de pele de carneiro... é a primeira vez!
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."

Offline ENFRL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 01, 2010, 23:33:57 »
Cara Colega.

Este método foi usado no passado, mas hoje em dia está completemente ultrapassado, pois apenas uma pele está devidadmente estudada para este efeito e tem de ser Pele de Carneiro Australiano, lol, mas é verdade. Pode-se mesmo dizer que as peles estão desaconselhadas e aumentam a prevalência de UP's.
Tem os colchões de pressão alterna para este efeito, mas não se esqueça de avaliar o peso do doente pois apenas o colchão certo é eficaz.
Cumprimentos.

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 02, 2010, 09:35:46 »
Caros colegas,

A pele seria para colocar nos calcanhares, a senhora já se encontra com colchão de pressão alterna, no entanto tenho receio que por fricção do calcanhar no lençol comece a macerar a pele, daí a intenção de colocar a pele de carneiro... Obrigada pelas ajudas. O0

Cumprimentos

Offline LeNaIsa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 02, 2010, 09:51:39 »
Existe muito material para prevenção de UP revestidas em pele de carneiro, são as mais utilizadas...mas tambem existe colchão anti-escaras de pele de carneiro....tive já um, no entanto não me pareceu tão eficaz como o colchão de pressão alternada.
Helena Silva

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 02, 2010, 19:38:40 »
Tal como a colocação de dúvidas e troca de experiências é importante, venho aqui deixar qual foi a minha decisão...

Então pedi às prestadoras de cuidados que colocassem um colchão de pressão alternada, pedia à filha da utente que comprasse Cavilon, placas hidrocoloides para a sacro, e as protecções de calcanhares em pele de carneiro. Espero com isto proteger ao máximo a integridade cutânea da utente, até  porque neste tipo de instituição o termo Cliente não é apenas uma uniformização da linguagem, mas um termo bem real!! (Não quero com isto dizer que por estarem a pagar merecem mais cuidados!! Não quero ferir susceptibilidades!)

P.S - Não esqueci igualmente a importância de um bom aporte hidrico...

Agradeço a todos a partilha de opiniões e experiências!

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 02, 2010, 22:55:12 »
Citação de: Danizinha
Tal como a colocação de dúvidas e troca de experiências é importante, venho aqui deixar qual foi a minha decisão...

Então pedi às prestadoras de cuidados que colocassem um colchão de pressão alternada, pedia à filha da utente que comprasse Cavilon, placas hidrocoloides para a sacro, e as protecções de calcanhares em pele de carneiro. Espero com isto proteger ao máximo a integridade cutânea da utente, até  porque neste tipo de instituição o termo Cliente não é apenas uma uniformização da linguagem, mas um termo bem real!! (Não quero com isto dizer que por estarem a pagar merecem mais cuidados!! Não quero ferir susceptibilidades!)

P.S - Não esqueci igualmente a importância de um bom aporte hidrico...

Agradeço a todos a partilha de opiniões e experiências!

Trabalho num lar de idosos, e pela experiência que tenho o colchão de pressão alternada é de facto muito bom. No lar também usamos as protecções de calcanhares em pele de carneiro, mas tenho verificado que o mais eficaz para os calcanhares, são os posicionamentos com almofadas de forma a elevar os mebros inferiores, evitando que os calcacanhares estejam em contacto com o colchão, mesmo quando este é de pressão alternada. Ah já agora, não devemos esquecer que também é importante a aplicação de de cremes hidratantes.

Cumprimentos ;D

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #9 em: Novembro 03, 2010, 18:38:04 »
Ora bem, havendo um Guia Internacional para a Prevenção de Úlceras de Pressão não entendo algumas das práticas aqui colocadas.

1. Pele de Carneiro articifial, peguem nela e façam um cobertor, não previne Úlceras de Pressão.
Evitar o uso de pele de carneiro sintética; dispositivos recortados em forma de anel ou “donut”; e luvas cheias de água. (Força da Evidência =C). (Página 21)
2. Pele de Carneiro Natural, ao contrário do que o colega disse de apenas ser a australiana.
A pele de carneiro natural poderá ajudar a prevenir as úlceras de pressão. (Força da evidência =B).
Alguns estudos demonstraram que o uso de pele de carneiro natural poderão ajudar a prevenir as úlceras de pressão. (Página 21)

Para proteger calcanhares sugiro isto:
3.1. Assegurar-se de que os calcâneos se encontram afastados da superfície da cama (Força da Evidência =C). (página 20)
3.2. Os dispositivos de protecção dos calcâneos devem elevá-los completamente (ausência de carga) de tal forma que o peso da perna seja distribuído ao longo da sua parte posterior sem colocar pressão sobre o tendão de Aquiles. O joelho deve ficar em ligeira flexão. (Força da Evidência =C).
3.3. Usar uma almofada debaixo das pernas (região dos gémeos) para elevar os calcâneos (“calcâneos flutuantes”). (Força da Evidência =B).

Quanto aos colchões
2.4. Têm similar eficácia em termos de incidência das úlceras de pressão, os colchões de pressão alterna como os de sobreposição de pressão alterna (Força da Evidência =A).
2.5. Não usar superfícies de apoio de pressão alterna (colchões ou de sobreposição) com células pequenas (Força da Evidência =C).

Mais que colchões XPTO usem sempre isto:
2.6. Continue a virar e a posicionar, sempre que possível, todos os indivíduos em risco de úlceras de pressão. (Força da Evidência =C).

Por causa do Cavillon e como concordo:
12. Proteger a pele da exposição à humidade excessiva através do uso de produtos barreira de forma a reduzir o risco de lesão por pressão. (Força da Evidência =C).

Placas hidrocoloides nos trocanteres, fazem calor e humidade, não as meto nunca e hidrato a pele com óxido de zinco e posiciono.
Não há qualquer referência no guia ao uso de placas hidrocolóides para protecção.

http://www.aptferidas.com/portal/images ... uguese.pdf

Colegas usem as Guidelines como uma forma de melhorar as nossas práticas, elas são feitas com base em estudos e não no diz que disse e na experiência que não sei quem viveu numa determinada escola. Para este tipo de coisas está bem específico, é barato e tem resultados.

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 04, 2010, 14:38:31 »
As placas hidrocoloides foram utilizadas na sacro!  ;)

Obrigada pela ajuda colega Caldas.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #11 em: Novembro 04, 2010, 16:47:45 »
Na sacro colocar placas é 1 crime...

Grande maioria das zonas vermelhas que aparecem são de maceração e não se dá humidade a uma maceração. NUNCA!!!!

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 04, 2010, 17:47:33 »
Colega Caldas,

Sempre me referiram que deveria utilizar apósitos hidrocoloides na prevenção de úlceras de pressão...  :-X Vou-me informar (muito) melhor sobre o assunto...

Obrigada pela indicação

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 04, 2010, 18:21:20 »
Pelo que tenho estado a pesquisar e a ler... a aplicação de placas hidrocoloides em zonas maceradas é mais "mandar areia para os olhos", visto que não terá qualquer beneficio, sendo que a prevenção passa pela alternância de decúbitos. Diga-me se estiver errada...
No entanto, a utente nega-se a ser posicionada, e isto não é um lar, nós não podemos "obrigar" ninguém a nada... nem mesmo a levantar da cama... O que poderei fazer?! É de salvaguardar que temos psicóloga, e é dado muito apoio a esta utente, mas começa a tornar-se complicado gerir esta situação... Sendo que a pele na região sagrada encontra-se macerada porque a senhora se recusa a alternar o decúbito.
Neste momento a utente foi para o Hospital, pois recusa-se a comer e a falar... mas isso são outros quinhentos...

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 06, 2010, 11:43:17 »
Caro colega Caldas,

A questão de NUNCA se poder colocar placas hidrocoloides na sacro, mantive a minha pesquisa e segundo BARANOSKI e AYELLO, no seu livro O Essencial Sobre o Tratamento de Feridas, pag. 158, as indicações para o hidrocolíde é a sua utilização como penso preventivo.

Tudo o que encontro refere as placas hidrocolóides como um bom penso para prevenir ulceras, gostava que o colega me desse indicação onde posso encontrar essa informação em contrário.

Obrigada.