Forumenfermagem

Autor Tópico: Imigração em França ( Enfermeiros)  (Lida 23467 vezes)

Offline FD

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Imigração em França ( Enfermeiros)
« em: Outubro 26, 2010, 13:10:28 »
Bom Dia a todos, venho por este meio contar-vos um pouco da minha experiencia enquanto emigrante por uma empresa que é recomendada pelo forum de enfermagem, Interim Medical.
Como jovem licenciado e à procura de realização pessoal e monetaria contacto a interim medical, que apesar do logotipo todo bonito é constituido por duas pessoas, (sim, a interim medical sao duas pessoas), um Sr. e uma Sr.ª.
Antes de chegar prometeram mundos e fundos, alojamento com todas as comodidades, viatura, e possibilidades de carreira, salário na ordem dos 2.000, etc.
Chego numa sexta às 19h a "casa", um studio para estudantes na zona mais pobre e perigosa da região parisiense, deixa-me lá sem um único garfo, lençol, toalha... nada!!! quando me tinha dito que nao era necessário trazer nada!! E eis que me deparo num sitio que parece uma zona de África em guerra, sem um lençol, com um colchao com manchas amareladas... (prefiro nao descobrir o que é...)
o salario passou de 2.000 para 1.300 (o salário mínimo em Franca sao 1.200 e nos 6 meses que lá tive nao conheci ninguém que ganhasse isso).
1.300 mais um prémio final de missão (cerca de 300 euros por mês), ou seja, se acabassemos a missão ganhariamos um salário de 1.600.
1.º o que eles chamam de premio final nao existe!!!! existe é a prima de precarité, 10% do salario, que deve ser liquidada no final de cada mês, eles jogam com isso, se desistirmos fica-mos sem o dinheiro!!!
A viatura; dizem quem nos pagam uma viatura, nao!!! quem paga é o estado, nós pagamos os 150 euros (no inicio do mes) e eles devolvem no final os 150 euros.
Mentira!!! os 150 euros vem no boletim de sarario é certo, mas desse dinheiro pagamos 22% de impostos, ou seja, pagam-nos percentagem do aluguer do carro e ainda ficam com despesas para pagar menos impostos. ou seja dos 1.300 ja so recebi 1270.
mais, o dia de pagamento é ao 11, todos os meses falta dinheiro (enganamo-nos, diziam, curioso que nunca se enganaram ao contrario;))
Justificação; fecham o mês ao 25.. ou seja que trabalha o 25, 26, 27, 28 ,29 e 30 nao recebe esse dinheiro... e só pagam um mês e doze dias depois!!!!
nao nos pagam subsidio de alimentação, coisa que no nosso país pobre ja recebemos há uma vintena de anos.
vim ha cerca de um ano, na altura vinha a 13.38 bruto à hora, neste momento oferecem 8 euros por hora!!! sabem e aproveitam-se na nossa situação
colegas imigrem, porque no nosso pais nao há futuro mas selecionem as empresas com quem se juntam nessa aventura..
neste monento trabalho para uma outra empresa francesa e sim.. ganho mais de 2.000 por mes com casa (nao um buraco sem dignidade), trabalho 10 dias por mes!!! e nao me arrenpendo de ter saido do meu país, so queria que mais ninguem passasse por aquilo que passei.

Offline lets_goin

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Imigração em França ( Enfermeiros)
« Responder #1 em: Outubro 26, 2010, 14:12:23 »
Obrigado pelo seu testemunho.
Poderia revelar o nome da empresa com que neste momento labora e/ou recomendar empresas que sugira para quem pensa emigrar?

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 26, 2010, 14:37:11 »
Olá,

Eu já trabalho com a Interim Nation à mais de um ano e a minha experiência não é aquela que desenhas.

Em primeiro lugar, o departamento medical da Interim Nation é composta por 3 pessoas e não por duas. Podem existir mais ou menos, e eu também não estar ocorrente. Mas isso não é nada relevante...

Quando te oferecem o alojamento, eles não vão ver se tem lençóis, garfos, e todo o resto essencial. Preocupam-se primeiro em arranjar um alojamento perto do local de trabalho. Até porque, tem vários colaboradores em vários sítios da França. É impossível verificarem esse tipo de coisas, caso a caso.

Quanto ao ordenado, nunca me aconteceu pagaram-me fora do prazo. Aliás, pagaram-me e pagam-me sempre a horas. Se não o fazem é por minha culpa que não enviei as folhas de presença em tempo útil.

Ainda quanto ao salário, e nas 3 missões que fiz com a Interim Nation, aconteceu-me pagarem-se sempre a mais do que estava estipulado inicialmente (claro que, trabalhei sempre a mais do que estava estipulado).

Quanto ao carro, é verdade que financiado por uma entidade, mas os 150€ que te devolvem deverão ser imposáveis. Ou seja, não são considerados para os impostos. Deves verificar isso na tua folha de paga... Entre o valor que recebes, e o valor imposável.

A Interim Nation tem evidentemente os seus defeitos e as suas virtudes, como todas as empresas. Contudo, e apesar de ter trabalhado com outras empresas do ramo, continuo ainda a trabalhar com a Interim Nation.

Mas sinceramente gostava de conhecer essa empresa em que se trabalha apenas 10 dias por mês, e ganha-se 2mil € e já com casa incluida.
Enfermeiro em França

Offline sonanro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 26, 2010, 14:39:58 »
Citação de: José Gomes
Bom Dia a todos, venho por este meio contar-vos um pouco da minha experiencia enquanto emigrante por uma empresa que é recomendada pelo forum de enfermagem, Interim Medical.
Como jovem licenciado e à procura de realização pessoal e monetaria contacto a interim medical, que apesar do logotipo todo bonito é constituido por duas pessoas, (sim, a interim medical sao duas pessoas), um Sr. e uma Sr.ª.
Antes de chegar prometeram mundos e fundos, alojamento com todas as comodidades, viatura, e possibilidades de carreira, salário na ordem dos 2.000, etc.
Chego numa sexta às 19h a "casa", um studio para estudantes na zona mais pobre e perigosa da região parisiense, deixa-me lá sem um único garfo, lençol, toalha... nada!!! quando me tinha dito que nao era necessário trazer nada!! E eis que me deparo num sitio que parece uma zona de África em guerra, sem um lençol, com um colchao com manchas amareladas... (prefiro nao descobrir o que é...)
o salario passou de 2.000 para 1.300 (o salário mínimo em Franca sao 1.200 e nos 6 meses que lá tive nao conheci ninguém que ganhasse isso).
1.300 mais um prémio final de missão (cerca de 300 euros por mês), ou seja, se acabassemos a missão ganhariamos um salário de 1.600.
1.º o que eles chamam de premio final nao existe!!!! existe é a prima de precarité, 10% do salario, que deve ser liquidada no final de cada mês, eles jogam com isso, se desistirmos fica-mos sem o dinheiro!!!
A viatura; dizem quem nos pagam uma viatura, nao!!! quem paga é o estado, nós pagamos os 150 euros (no inicio do mes) e eles devolvem no final os 150 euros.
Mentira!!! os 150 euros vem no boletim de sarario é certo, mas desse dinheiro pagamos 22% de impostos, ou seja, pagam-nos percentagem do aluguer do carro e ainda ficam com despesas para pagar menos impostos. ou seja dos 1.300 ja so recebi 1270.
mais, o dia de pagamento é ao 11, todos os meses falta dinheiro (enganamo-nos, diziam, curioso que nunca se enganaram ao contrario;))
Justificação; fecham o mês ao 25.. ou seja que trabalha o 25, 26, 27, 28 ,29 e 30 nao recebe esse dinheiro... e só pagam um mês e doze dias depois!!!!
nao nos pagam subsidio de alimentação, coisa que no nosso país pobre ja recebemos há uma vintena de anos.
vim ha cerca de um ano, na altura vinha a 13.38 bruto à hora, neste momento oferecem 8 euros por hora!!! sabem e aproveitam-se na nossa situação
colegas imigrem, porque no nosso pais nao há futuro mas selecionem as empresas com quem se juntam nessa aventura..
neste monento trabalho para uma outra empresa francesa e sim.. ganho mais de 2.000 por mes com casa (nao um buraco sem dignidade), trabalho 10 dias por mes!!! e nao me arrenpendo de ter saido do meu país, so queria que mais ninguem passasse por aquilo que passei.

:o Sinto muito!!! Mas ainda bem que conseguiu sair dessa situação! Esse é o meu maior medo em sair do pais através de agências!

Offline enf.do mundo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 26, 2010, 21:13:33 »
Caro colega seria possivel de mencionar qual a empresa que travalha neste momento por favor. O que acham da GH de Arnaud Houvion acho um pouco duvidoso sobretudo que tem que se pagar sempre a casa? deixem os vossos testmunhos por favor

Offline maria.fr

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 28, 2010, 20:12:06 »
Colega Jose Gomes muito obrigada por dar a sua experiencia.
Também assino por baixo porque apesar de nao ter passado pelo mesmo tenho ajudado as colegas que passaram e passam exactamente pelo mesmo aqui em paris, onde realmente chegaram e nem tinham um prato, nem talheres, nem um lencol ou saco do lixo. é desumano. apesar de ter trabalhado pra essa interim nao passei por isso pois ja ca estava instalada em paris senao seria mais uma "vitima".

Sou contra eles pois como dizem prometem mundos e fundos. acredito que cumpram mas nao na zona parisiense onde tudo é mais caro e quanto mais a interim meter ao bolso melhor. se nao conseguem assegurar as condicoes minimas entao que nao prometam nem metam ca os colegas...

So aconselho os colegas que pensam vir pra zona parisiense por esta empresa que pensem umas mil vezes. preciso de colegas pra trabalhar comigo e a colega que esta comigo vai embora porque está nessas condicoes que referiste. é triste....

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 29, 2010, 21:00:22 »
Penso que o objectivo principal de qualquer Interim é ganhar dinheiro! Mas para o fazerem precisam de trabalhar, quer no recrutamento e quer na obtenção de clientes.

E a ponte entre o cliente e o colaborador, nem sempre parece fácil de se estabelecer. É preciso agradar o cliente e o colaborador, afim que o cliente fique satisfeito com o serviço e o colaborador fique também satisfeito para continuar na Interim, e assim "dar" mais dinheiro à Interim.

Aquilo que mais me chocou na Interim Nation foi o facto de meterem Enfermeiro a habitar em Cergy e trabalharem a Versailles. Para que conhece a região Paris, sabe que é preciso uma boa hora em transportes, para fazer isto de um lado ao outro.
E trabalhando-se em 12h, não é nada pera doce.

Contudo, e temos de ter em conta, que na região de Paris, o alojamento é extremamente caro. Só para imaginarem, um pequeno studio (muito pequeno mesmo) custa mais de 500€/ mês.

Mas até ao instante, eu tenho tido uma boa relação com a Interim Nation. São super simpáticos, oferecem-se para dar apoio no que podem, informação que necessitamos.
Além disso, pagam sempre a horas, estando sempre disponíveis para negociações. E claro, pagam as viagens e as despesas inerentes ao alojamento.

Relativamente ao alojamento, existem instituições que fornecem o alojamento, não sendo a empresa intermediária que o disponibiliza.

Se estiverem interessado em vir para França, não hesitem em falar comigo.
Enfermeiro em França

Offline enf.do mundo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 31, 2010, 18:44:54 »
Colega Jotix

Como é com a viagem para a frança a interim organiza a viagem de aviao, autocarro??? é mandado por mail por correio o bilhete como é todo este processo...alguem fica a nossa espera uma vez que chegamos a frança? o estudio tem de tudo como maquina de lavar roupa, televisao, louça, panelas etc.... ou tem-se que levar   OBrigado

Offline interim_nation

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.interim-nation.fr
« Responder #8 em: Novembro 22, 2010, 17:27:37 »
Bonjour,
Pour revenir sur le fait qu'il n'y avait pas de vaisselle dans le studio, comment ce peut-il donc que lorsque le gardien a téléphoné à Intérim Nation suite à l'état des lieux du studio, il nous a signalé que le ménage n'avait pas était fait et que de plus il y avait de la moisissure dans la vaisselle !!!!
Concernant le remboursement de la voiture, comme l'indique Jotix, il faut apprendre à lire un bulletin de salaire avant de lancer des accusations !!!!
Si la personne qui a lancée de telles accusations a toujours un doute sur ses salaires, elle pourra venir nous rencontrer à notre agence de Porto pour qu'on lui explique de nouveau de vive voix.
Tu oublies juste de préciser également, qu'ils nous est arrivé de nous déplacer le dimanche pour venir te rencontrer et te renseigner
Je suis à la disposition de tous les lecteurs du forum pour apporter toutes précisions sur les différents points.
Nous ne sommes pas étonnés de la réaction de notre ancien collaborateur pour seule et unique raison que nous l'avions informé qu'il n'était plus question de travailler avec quelqu'un qui fait passer l'aspect financier avant l'amour de son métier !!!! et qui de plus, ne vas même pas chercher les courriers qui lui sont adressés
Merci à Jotix pour son honnêteté

Offline enf.ferreira

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Imigração em França ( Enfermeiros)
« Responder #9 em: Novembro 22, 2010, 17:56:33 »
Interim_Nation:
isto é um site português. Por favor escreva em português. Um pouco de bom senso!
Obrigado!

Offline piquena

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 22, 2010, 20:39:19 »
Olá colegas!

Estou a pensar seriamente sair de Portugal, assim que terminar a pós-graduação, no entanto não sei muito bem para que país! frança, suiça e espanha são as hipoteses, mas gostava de saber a oponião dos colegas que já estão fora.

cordiais saudaçoes

Offline interim_nation

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.interim-nation.fr
« Responder #11 em: Novembro 24, 2010, 11:25:55 »
bom-dia,
Infelizmente o meu colega que fala portugueses das preocupações de saúde, é a razão pela qual respondi em francês aos ataques que foram-nos feitos.
Sirvo-me de um sítio de tradução para vocês responder em português, mas não sou certo que as frases são giradas bem, é a razão pela qual respondi em francês.

Offline hperes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 25, 2010, 12:16:13 »
Eu já estive em França e basicamente o colega José Gomes, tem a sua razão.

As empresas que contratam directamente em Portugal, com pessoas que falam português, são uma mais valia para o início do nosso percurso, porque muitas vezes, nós mal temos o francês suficiente para arranjar um emprego sozinhos! Ou seja, um primeiro contrato de 4 meses com uma empresa destas pode ser uma mais valia porque permite que a pessoa vá segura de que tem um emprego e casa à sua espera.

Os pontos negativos são:
- ninguem nos diz que a enfermagem em frança é totalmente diferente do que se faz em portugal;
- segundo mas não menos importante, eles aliciam-nos da seguinte forma, vai ganhar no minimo 1500€, aprender imenso, bla bla bla, e muito bem, nós ficamos muito contentes porque 1500€ para nós é fantástico;

o problema é que em frança o smig, ou ordenado minimo, são 1300 brutos, ou seja, tendo em conta o custo de vida, vocês não são tão bem pagos como pensam.

Há duas coisas muito importantes: em frança, tal como em portugal, ser enfermeiro não é muito valorizado, logo o ordenado de um enfermeiro francês, vinculado à função pública, limpo e já com domingos, feriados, etc, ronda os 1500€, isto em início de carreira.

Mas aqui é que estrá a diferença: em frança o trabalho precário, chamado interim, paga muito bem!! ou seja como é um contrato de dias ou de meses, (que pode ter alojamento e comida incluida, ou não) tem-se direito a um valor hora, mais as férias (10% do total bruto do ordenado) mais o prémio de precariedade (peço desculpa mas não sei se é assim que se escreve) que são + 10% do valor bruto do ordenado.

Ou seja, conseguem ganhar bem mais do que os 1500 que ao inicio achavam que era muito bom.

Offline hperes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 25, 2010, 12:21:19 »
No pouco tempo que estive em frança, cerca de 3 meses vi e soube de muita coisa.

O meu conselho é que não vão para frança sem estarem certos de para onde vão, que serviço, quantos doentes, quanto tempo de integração, etc etc.

Se o vosso francês não é suficientemente bom para tratarem de tudo com uma interim francesa, falem com uma destas que tem pessoas portuguesas, vejam como correm os primeiros quatro meses, e depois procurem o que for melhor para vocês.

Em França há MUITA falta de enfermeiros e vocês podem trabalhar onde quiserem e ganhar bastante dinheiro como interimaires, mas é precido ter em conta que dominar o francês é essencial!!!

Há muita coisa em jogo.

Quem precisar de alguma ajuda, no que eu puder estou disponível, mandem MP.

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 25, 2010, 18:22:48 »
Citação de: interim_nation
bom-dia,
Infelizmente o meu colega que fala portugueses das preocupações de saúde, é a razão pela qual respondi em francês aos ataques que foram-nos feitos.
Sirvo-me de um sítio de tradução para vocês responder em português, mas não sou certo que as frases são giradas bem, é a razão pela qual respondi em francês.

Mas conseguiu entender todos os "ataques" proferidos em portguês... Enfim!

E nunca mais o Governo intervém para que não haja necessidade deste tipo de exploração :(
Portugal está em Crise... mas só para alguns, os grandes estão cada x maiores...  :-X