Forumenfermagem

Autor Tópico: Demência  (Lida 7363 vezes)

Offline nurse_duarte

• Membro
    • Ver Perfil
Demência
« em: Outubro 20, 2010, 21:13:06 »
Boas!

Visto que aqui supostamente irei encontrar entusiastas desta área lembrei-me de vir aqui socorrer-me..

Estou neste momento no processo de escolha de domínio da tese.. sei que a área que quero fazer é na demência.. mas não gostava muito de ir para o campo dos cuidadores informais.. óbvio que tb n queria ir para a área clínica.

Alguém tem sugestões?

Cumps*

Offline BrunoMR

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Demência
« Responder #1 em: Outubro 24, 2010, 12:49:25 »
Boas!!
O meu tema foi o papel do enfermeiro para diminuir a sobrecarga dos cuidadores informais de doentes com alzheimer.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 28, 2010, 18:52:00 »
A minha tese de mestrado foi sobre o papel dos prestadores de cuidados informais ao idoso com doença de alzheimer.

Penso que podes fazer algo sobre uma demência e as formas de actuar dos enfermeiros perante essa patologia.

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 04, 2010, 18:18:48 »
Tenho uma sugestão: "Qualidade de vida do doente com demência". Acho que as questões éticas inerentes a estes doentes estão poucos exploradas, seria interessante que alguém trabalhasse esta área...
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 05, 2010, 13:42:56 »
excelente sugestao colega... eu ainda acrescentava as taxas de incidencia de internamento desses doentes, o seu suporte para se prevenir internamentos.. o seu acompanhamento pelas equipas de saude e os ganhos de saude que estes tem num acompanhamento continuo e eficaz

A abordar o preconceito social... as dificuldades por parte dos prestadores de cuidados quer formais quer informais... um pouco do que se passa ca fora... venha aki ao UK em que ha milhares de pessoas k sao diagnosticadas com demencia e tantas vezes vem parar ao hospital....e um desafio cuidar delas... mesmo...
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline nurse_duarte

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 28, 2010, 18:14:44 »
Penso que a qualidade de vida num idoso c demência n será assim tão fácil de avaliar uma x q a qld de vida é subjectiva e correria sérios riscos de ter dificuldades c a colheita de dados..

De qlf forma anotei a sugestão... Estava inclinada para a parte dos cuidadores formais.. dificuldades do cuidar no hospital... uma x q é algo q efectivamente me deparo e sei q n é fácil ter idosos demenciados num internamento..

Continuo com 10000000 dúvidas... sempre que me sento a ler tudo o que aparece e os cuidadores informais, dificuldades, sobrecarga, necessidades.. e era algo que eu n queria...

Cumps*

Offline BIS

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 03, 2011, 03:05:51 »
Hum, achei interessante este topico.
Sou estudante de enfermagem e pretendo obter mais informaçoes.
Uma das familias que tenho atribuidas é de uma idosa, com doença de Alzheimer e cuja prestadora de cuidados é a irmã de que é mais velha (rondam os 80 anos de idade)...verifiquei que a prestadora de cuidados pode estar a entrar em sobrecarga,  mas nao sei como avaliar isso, conhecem alguma escala? Tambem verifiquei que é uma senhora muito autonoma para a idade que tem, como tal, tenho que ter cuidado caso pretenda intervir na mudança de algum comportamento/atitude, pois pode nao se tornar receptiva(com receio de perder a autonomia, ou sentir que alguem quer mandar nela ou substitui-la ou mesmo crer que vamos prejudicar a utente com Alzheimer). Sinto alguma dificuldade na abordagem as pessoas, pois tenho receio de interferir em algo que só a elas diz respeito, como consequência dificulta o estabelecer de uma relação de confiança.

Aguardo por mais informações, ou dicas, para ultrapassar estas dificuldades.

Obrigada!

Obrigada!

Offline hasseb432

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 17, 2014, 06:18:20 »
Eu crei esta carta de encaminhamento, pois não estou sempre no lar. Já se encontra preenchida e vou actualizando regularmente, a única coisa a preencher no momento é o motivo do encaminhamento. Também se envia o mapa de medicação e cópia cartão cidadão.
Espero ter ajudado :)

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 05, 2015, 10:41:00 »
Porque não fazes algo em que avalies a importância da atividade física na melhoria das capacidades dessas pessoas?

Acho que era interessante :) Aqui fica mais uma sugestão!

Um bom ano!
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!