Autor Tópico: Maiores de 23  (Lida 6196 vezes)

Offline mlmdias

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Maiores de 23
« em: Setembro 29, 2010, 17:11:59 »
:)

Boa Tarde.

Tenho 25 anos,o 11º ano de um curso técnico profissional que por estar incompleto logo só me dá equivalência ao 9ºano.
Desde os 18 anos trabalho na área da moda (lojas de roupa fotografia)entres outros trabalhos.
Sempre tive interesse pela área da saúde,pratico desporto desde sempre (atletismo ciclismo ioga e musculação e leio bastante sobre tudo o que tenha a ver com alimentação,doenças,ginástica suplementos doenças etc...
Fiz planos de terminar o 12º através das NOVAS OPORTUNIDADES PELO CENTRO DE EMPREGO este ano para que no próximo ano pudesse ingressar na faculdade  mas os planos agora são outros.
Neste momento estou prestes a ser mãe,não foi planeado mas é um filho que desejo e ao qual me quero dedicar inteiramente pelo menos no primeiro ano de vida,sendo que pensei em concorrer ao ensino superior  através do tratado de Bolonha(maiores de 23) e pensei no curso de enfermagem pois é o curso com o qual mais me identifico e convenhamos que é um curso que parece me pode vir a abrir mais portas seja em Portugal ou em outro País...
Já estive a ler muitas opiniões aqui no Fórum e mesmo eu já tinha percebido que terei que me esforçar a cem por cento para acompanhar e adquirir as bases que são necessárias e fundamentais.
Pensei em estudar essas bases em casa durante este ano por minha "conta" e também recorrendo a explicadores.
Gostava que me dessem uma  opinião fundamentada e sincera.
Obrigada
Maria Dias

Offline coelhinha

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Maiores de 23
« Responder #1 em: Setembro 30, 2010, 02:02:32 »
Cara Maria:

Enfermagem em Portugal, neste momento, está pessimo! A profissao nao é valorizada, os salarios sao pessimos...Há sitios aonde existem colegas a fazer estagios nao renumerados!! Em contrapartida, enfermagem noutros paises, como Inglaterra ou França, compensa bem...
Kem corre por gosto nao cansa, costuma-se dizer,,,Pra kem ame enfermagem, as más condiçoes economicas e sociais em Portugal, não é nada...
Se é enfermagem k gosta, vá em frente!! Mas saiba k o percurso poderá ser tortuoso!

Força nos estudos, e mta boa sorte (tb pro bebé k ai vem, k de certeza será lindo!)

ps: já pensou em algo relacionado com a sua área, do tipo Marking ou Design e Moda...?

Offline scmt

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 06, 2010, 18:13:56 »
olà! Entrei este ano através dos maiores de 23 e devo dizer que também nao é fàcil... eu concorri jà com o 12 ano feito, nao sei se é possivel sem o secundario completo. Tal como tu,  estudei sozinha e para quem é mae de familia e tem outras responsabilidades, acredita que doi!!Consegui entrar com uma média que considero razoavel e agora vou ter que fazer grandes sacrificios durante 4 anos, mas vai valer a pena. Mas nao concorras a enfermagem so por achares que é o melhor... a nivel de emprego nao esta mto facil, mas se é o que queres força!

Offline soraiaferro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 08, 2010, 00:43:56 »
Olá eu concorri este ano para enfermagem pelos maiores de 23 e não consegui entrar, mas estou em castelo branco na escola de saude a fazer unidades curriculares para o ano se conseguir entrar ja tenho algumas bases do curso...

Offline fsonecas

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 20, 2011, 09:22:46 »
Bom dia a todos.
O meu nome é Filipe e registei-me no forum para obter informaçoes acerca dos ingressos pelo maiores de 23.
Tenho 27 anos, 12º ano feito e sempre ambicionei tirar uma licenciatura em enfermagem. Nao se proporcionou na devida altura. Fui pai com 20 anos, e agora, depois de me ver divorciado, optei por perseguir o meu sonho. Trabalho há 6 anos na área pré-hospitalar, sendo bombeiro, e sinto que é este o caminho. Tambem sei que não é facil, que nem sempre é reconhecido e, para mim o menos importante, que nao é pago como merecido. Ainda assim vou em frente.
Fui no fim do ano á Escola Superio de Enfermagem de Lisboa ( ESEL ) e disseram-me para ir vendo o site. O que é certo é que so deve sair algo la para Abril. Não é menos certo que nao sei o que é estudar ( fora da minha área ) á alguns anos... e como tal gostava de me ir preparando. Alguem sabe dizer qual o exame pedido ou as áreas em que devia-me preparar mais ou mesmo sugerir algumas leituras?
Obrigado...

Offline Mari_SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 20, 2011, 10:36:57 »
Olá.
Desde já boa sorte na tua tentativa. Já passou algum tempo desde 

Offline Mari_SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 20, 2011, 10:47:31 »
Olá.
Desde já boa sorte na tua tentativa. Tenho uma amiga que entrou em Coimbra por essa via. Lembro-me de ela falar em exames de Português e Biologia. Mas com o proceso de bolonha as coisas mudaram um bocadinho. Sei que a Biologia se mantém, agora se inclui ou não a vertente da geologia do novo progama do 12º ano, já não sei. Não sei se Coimbra faz parte dos teus planos, mas eu estudei na antiga Bissaya Barreto (Hoje EsenfC) e nessas coisas o pessoal responsável era bastante acessível. Telefona para lá ou envia um mail que alguém te vai responder.
Espero ter ajudado. Boa sorte. E bem vindo ao estranho e clomplexo mundo das fardas brancas!  ;)

(não percebi porquê a mensagem anterior ficou a meio...  ???)

Offline fsonecas

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 20, 2011, 12:03:38 »
Obrigado pela resposta Mari_sb.
No meu caso tera que ser mesmo em lisboa. Alem de pretender continuar a trabalhar ao mesmo tempo, tenho o meu filhote a meu cargo, pelo que isso será o mais importante a manter.
Quanto aos exames gostava que houvesse algo que eu tivesse por dentro, mas se for assim terei que estudar em dobro. Desistir é que nao.

Offline crishmaria

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 27, 2011, 03:13:26 »
Ola

Eu entrei por essa via na Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto Coimbra em 2000/2001 , (agora actual ESENFC) ainda na altura se chamava Exame Adhoc e era para maiores de 26 anos. só podíamos escolher um curso e a respectiva faculdade. Nessa faculdade era facultado toda informação necessária, inclusive deram tópicos sobre o que deveríamos estudar. Só havia uma vaga...eu entrei...por isso força... ;)
Efectivamente esse sistema na altura era só permitido para quem não tinha o 12º ano completo (que era o meu caso, pois só tinha algumas cadeiras do 12º feitas) e por esse motivo tínhamos de fazer uma prova de português, que era mais uma prova geral de acesso ao ensino superior e era realizada na faculdade de letras, depois se conseguíssemos passar nessa prova ( e eram poucos) então aí sim tínhamos de fazer provas especificas na faculdade que tínhamos anteriormente escolhido. Na altura podíamos escolher entre 3 conjuntos ( Biologia e Química, Biologia e Física, ou Biologia e Psicologia)  eu inscrevi-me nas ultimas duas, foi me facultado toda a bibliografia necessária, ou seja basicamente a matéria era toda a Biologia do 10º, 11º e 12ºÂ  e Psicologia do 12º ano...comecei a estudar para as provas quase 8 meses antes, tive de pagar para ter uma explicadora a Biologia (pois ainda por cima eu era da  área de contabilidade e gestão, e nunca tinha tido biologia).
A minha sorte é que na ideia da Prof. de Biologia que me deu explicações, a matéria que sairia na prova especifica de Biologia seria mais de encontro com a enfermagem por esse motivo nem estudamos a biologia das plantas... e ela teve toda a razão..lembro-me por exemplo de sair uma parte  de anatomia relativamente à constituição do coração e como se processava a circulação sanguínea..outra sobre a genética e sobre as leis de Mendel, assim como o desenvolvimento embrionário...tive sorte pois só havia uma vaga..que acabei por conseguir ... portanto tudo é possível.  Também eu era sozinha, os meus pais já tinham falecido e com um filho de 2 anos...foram tempos muitos difíceis, sempre a trabalhar a tempo inteiro e estudar, quando começaram os estágios foi difícil conciliar com um emprego a tempo inteiro, e passei por algumas dificuldades financeiras, mas devo e agradeço muito á ESEBB, Directora, professores, os administrativos, e claro os colegas, pois muito me ajudaram para que nunca desistisse...Como só acabei em 2006..já apanhei infelizmente a vaga de desemprego em enfermagem..trabalho numa unidade de cuidados continuados, mas queria ir mais além...já fiz uma pós graduação, entre outras formações e actualmente estou a fazer um mestrado em enfermagem...na minha antiga ESEBB, que agora passou a ESENFc. 
Pelo processo de Bolonha agora é mais fácil entrar, mudaram algumas coisas, pois agora mesmo que tenhas o 12º ano podes concorrer, é para maiores de 23 e penso que só fazes prova especifica na faculdade que escolheres, portanto quando abrirem a s inscrições que são quase para todos os cursos nesta altura (Fevereiro a Abril) a faculdade te dará todas as informações, recomendo-te que estudes especificas de Biologia que fazem no ensino normal.
Debruça-te mais nestes aspectos:
"Conhecer, compreender e ser capaz de utilizar conceitos da Biologia para interpretar cientificamente aspectos
de funcionamento do corpo humano, fenómenos naturais e situações resultantes da interacção do Homem com o Ambiente." 1- estudo da reprodução humana e a compreensão de alguns processos biotecnológicos
que permitem a sua manipulação, ponderando a sua importância no controlo de natalidade das populações
humanas e a resolução de problemas de infertilidade. 2- estudo dos genes, nomeadamente a sua natureza e carácter hereditário, a
sua regulação e alteração, com implicações ao nível da qualidade de vida dos indivíduos e da biodiversidade;
contempla ainda, a perspectiva dos genes como património evolutivo das espécies e como campo
de intervenção biotecnológica. 3 - sistema imunitário humano; exploram-se algumas das principais reacções de
defesa do organismo, bem como o desenvolvimento de algumas soluções biotecnológicas que visam melhorar
processos de diagnóstico e terapêutica de doenças. etc. Vê o programa do secundário e informa-te na faculdade que escolheres

Boa sorte

Crish

Offline Sofiinha99

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 30, 2011, 21:54:32 »
Olá boa noite,
Gostaria de saber se alguém daqui entrou no acesso, a  maiores de 23 anos na Escola Superior de enfermagem do Porto ou se conhecem alguém que ande lá.
Pois gostaria de ter informações dos exames de lá, a constituição dos exames, etc.
Boa noite