Autor Tópico: CALOIROS 2010/2011  (Lida 5673 vezes)

Offline Wilde

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
CALOIROS 2010/2011
« em: Setembro 15, 2010, 19:36:15 »
Não reparei se há mais algum tópico deste género, mas se há, desculpem, e movam este pf :)

Entrei este ano em enfermagem no santa Maria no Porto, e gostava de saber se há por aqui mais caloiros, e se alguém tem alguns concelhos que me possam dar para esta longa ( e agradável espero ) caminhada durante este curso, de modo a poder ter a melhor experiência possível  :)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: CALOIROS 2010/2011
« Responder #1 em: Setembro 24, 2010, 22:18:40 »
Não sou caloiro, apenas quero ajudar no bom português.

Neste caso, a palavra correcta é conselhos e não concelhos.

Desculpa a correcção, mas não é por mal.

Já agora, bem-vindo a esta linda (mas mal amada, por vezes) profissão!

Offline Wilde

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 25, 2010, 22:55:22 »
Citação de: enfarfr
Não sou caloiro, apenas quero ajudar no bom português.

Neste caso, a palavra correcta é conselhos e não concelhos.

Desculpa a correcção, mas não é por mal.

Já agora, bem-vindo a esta linda (mas mal amada, por vezes) profissão!

sem problema, obrigado :)

Offline _Raquel_

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://entrelinhas.weebly.com/
« Responder #3 em: Setembro 25, 2010, 23:23:59 »
Olá :)

Eu sou uma enfermeira recém licenciada, acabada de sair da fornada.

Entre frustrações e desanimações, prefiro não enunciar grandes conselhos sobre os percursos de enfermagem nas escolas.

Não conheço a escola em que andas, mas espero que seja uma boa escola, onde consigas encontrar uma boa preparação, mais do que académica, profissional.

Deixo-te aqui um site da minha autoria, que criei para mim e para os outros que estivessem interessados, que te pode ajudar a perceber como fazer um estudo de caso quando estiveres em estagio, um plano de sessão para sessões de informação para a saúde, cabulas de farmacologia e de técnicas de enfermagem para levares no bolso da tua farda quando fores para estagio, modelos de cronogramas, etc.

Enfim, o básico mas imagino que algo útil para alguém que esta só agora a começar :)

Votos de boa sorte,

e se precisares de algo mais não hesites em mandar-me uma mensagem.

Raquel

( Site: http://entrelinhas.weebly.com/ )
Cuidar é ajudar o outro a crescer e a realizar-se.

Offline Wilde

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 03, 2010, 18:16:39 »
Muito obrigado Raquel, começo as aulas esta semana e vou ter em conta tudo o que escreveste.

A minha faculdade, apesar de privada, posso dizer que é muito boa ( foi-me indicada por médicos / enfermeiros meus conhecidos ), além disso só tem mesmo este curso, daí a ser mais "especializada " em termos de acompanhamento ao aluno.

Wilde.

Offline filipe.miguel.tb

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 11, 2010, 15:15:23 »
Olá pessoal, caloiros e veteranos!

Reparei neste fórum, que me chamou a atenção. Eu já acabei o secundário há muito tempo, tirei um curso na universidade e ag vou voltar à vida académica, já que vou concorrer a Enfermagem no próximo ano lectivo. Alguém me sabe dizer o que tenho de fazer para concorrer, que provas de ingresso tenho de fazer? Quais as matérias que tenho de estudar e os manuais que tenho de adquirir para isso mesmo?

Agradeço desde já a quem me possa ajudar!

;D

Offline ekuskrash

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 11, 2010, 16:08:18 »
Isso vai depender para que universidade se irá candidatar.
O melhor que tem a fazer é ir ao site Acesso ao Ensino Superior e ver quais as materias especificas pedidas por cada escola/universidade.

Boa preparação :)

Offline filipe.miguel.tb

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 12, 2010, 10:06:09 »
Ok! Obg pela resposta.
Eu tenho ainda mais umas dúvidas. Estive a verificar no site que me deu e lá refere que a maioria das escolas superiores de Enfermagem pede como provas de ingresso Biologia/Geologia (702) ou Física/Química A (715). Estive a consultar os enunciados e lá menciona 11º. Isto quer dizer que tenho de comprar os manuais de 10º e 11º daquelas disciplinas e estudar para as provas de ingresso mediante as matérias que lá estão?
Obrigado pela paciência  :D

Offline jorge_07

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 17, 2010, 16:37:36 »
Sou um Caloiro com muito orgulho !!!!! da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria !!!!!! ;D ;D ;D

Offline scmt

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Janeiro 12, 2011, 11:33:09 »
Citação de: filipe.miguel.tb
Ok! Obg pela resposta.
Eu tenho ainda mais umas dúvidas. Estive a verificar no site que me deu e lá refere que a maioria das escolas superiores de Enfermagem pede como provas de ingresso Biologia/Geologia (702) ou Física/Química A (715). Estive a consultar os enunciados e lá menciona 11º. Isto quer dizer que tenho de comprar os manuais de 10º e 11º daquelas disciplinas e estudar para as provas de ingresso mediante as matérias que lá estão?
Obrigado pela paciência  :D

Olá.Eu entrei este ano através dos maiores de 23, e na matriz que me foi entregue falava de facto na matéria de 11º. No entanto, no exame saiu muita coissa de 12º....convém dar um vista de olhos tb na matéria de 12º. Diz que já tem uma licenciatura, por isso informe-se muito bem porque o acesso é mais restrito. Boa sorte!!

Offline Sofiinha99

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 31, 2011, 12:15:24 »
Olá Scmt.
Posso saber onde entras nos maiores de 23? Que achas te do exame ?
Eu quero entrar este ano por essa via, mas gostaria de saber como são os exames etc.
Se não te importares diz me algo.
Obg

Offline scmt

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 06, 2011, 22:24:23 »
Olá Sofiinha99! Desculpa só responder agora,  mas mais vale tarde que nunca!! Eu entrei para a Escola Superior de Saúde de Santarém. Em relação ás provas que fiz, foram de Biologia e de Cultura Geral. A prova de Biologia, apesar de nos terem dado a matriz com matéria de 10º/11º ano, saiu muita coisa de 12º. Não foi muito fácil, mas com algum estudo consegue-se fazer bem. No caso da prova de Cultura Geral, para além de ser isso mesmo, tive de desenvolver um texto a partir de uma frase especifica relacionada com Enfermagem. Por fim, tive uma entrevista com 3 Professoras da Escola, Enfermeiras. Analisaram o meu CV, perguntaram porquê este curso, o que era para mim a Enfermagem, por aí fora. A classificação era de 60% para a prova de Biologia, 20% para a outra e 20% para a Entrevista. Basicamente, analisam os nossos conhecimentos especificos mas também o nosso perfil. O pior mesmo deste processo é a espera.... iniciei o processo em Fevereiro e só em Setembro é que soube o resultado! É desesperante ??? ??? !! Ah! E as vagas são sempre reduzidas! Na minha escola são apenas 6, 3 para Outubro e 3 para Março.Mas acredita, se eu consegui, também consegues ;)!! Eu tenho uma familia e uma vida para além da faculdade e é dificil, mas como é mesmo o que quero, torna-se um pouquinho mais fácil. Se tiveres espirito de sacrificio e necessitares de poucas horas de sono..... é na boa!! ;D

Boa sorte e se precisares de mais alguma coisa, dispõem!!

Offline Sofiinha99

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 08, 2011, 21:57:11 »
Olá,mas ainda tens o exame?
O de biologia que matéria saiu? tipo imunidade, DNA etc.. nao?
Mas, eu queria mesmo muito entrar na Escola Superior de Enfermagem do Porto, e não sei se será facil.
Obg pela rsp

Offline hist

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 23, 2011, 02:39:25 »
ola caloiros 2010/2011 e futuros colegas,
sou enfermeira licenciada em 2008 na ESESM  ;D
realmente a nossa casa tem muito boa reputação no mercado de trabalho.
à medida que vocês forem realizar os estágios vão verificar que existe em cada serviço por onde passem quase sempre enfermeiros da nossa faculdade.
acho que irão gostar muito deste percurso pois é uma faculdade muito familiar. claro, que como todas as faculdades tem coisas muito boas e outras menos boas, mas de uma forma geral o balanço é muito positivo, pois de ano para ano, os professores, mesmos os da velha guarda  ;) tentam sempre corrigir algo que correu menos bem no ano anterior.
Conselhos futuramente uteis:
Nao faltem às aulas de administraçao no 3 ano. depois vao perceber porque ::)

Boa sorte a todos
cumprimentos