Forumenfermagem

Autor Tópico: Água Destilada Vs. Soro Fisiológico nas Queimaduras  (Lida 19738 vezes)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Água Destilada Vs. Soro Fisiológico nas Queimaduras
« Responder #15 em: Julho 04, 2008, 22:20:08 »
Citação de: Anitanurse
Corrijo o meu comentário...obviamente faziamos limpeza com soro fisiológico antes de desinfectar com alcool...mas este era apenas usado nas feridas com agrafos..

Ok tudo bem! Mas feridas apenas devem ser limpas... Betadines, álcool, etc não estão indicados em feridas...

Offline Allie

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Julho 04, 2008, 22:34:05 »
Citação de: Anitanurse
Citação de: emiliapires
Olá boa tarde colegas...
 Gostaria da vossa ajuda e experiencia se possivel bibliografia sobre os efeitos da iodopovidona nos cuidados a feridas cirugicas (sutura com agrafos).
gostaria de saber se nos vossos locais de trabalho tem protocolado o modo de fazer a limpeza e desinfeçao de feridas cirurgicas.
Obrigado

Pelo que me recordo e por favor alguém me corrija se me engano, a iodopovidona promove a oxidação dos agrafos, pelo que se deve usar apenas alcool para desinfecção nesse tipo de ferida cirúrgica...Isto me foi ensinado em ortopedia...Confesso que nunca duvidei e por isso também nunca pesquisei sobre o assunto...
Aquando o meu estágio de médico-cirúrgica também me ensinaram a não utilzar Iodopovidona en feridas com agrafes pelo risco de oxidação, mas sinceramente ainda não tenho conhecimento de nenhum estudo que comprove essa relação...
Em relação à segunda questão , nas feridas cirúrgica (suturadas com pontos ou agrafes) limpas, com baixo risco de infecção, não está indicado o uso de antissépticos, apenas uma limpeza com S.F. já que a iodopovidona é um desinfectante e se a ferida está limpa e não vai ser sujeita a nenhum procedimento invasivo não necessita de ser desinfectada.

Citando o site do gaif (http://www.gaif.net/)
"Ao fim de 24/48 horas faz-se uma ponte de fibroblastos entre os dois bordos da ferida.
É preferível mexer o menos possível no local para que a ponte se faça rapidamente e eficazmente. Depois disso não há necessidade de aplicar nada porque a ponte faz barreira à entrada de microrganismos. Em conclusão o que está indicado é: NÃO MEXER na ferida. Pode ser necessário limpar à volta, o que se pode fazer com soro fisiológico."

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Julho 07, 2008, 21:29:38 »
Citação de: CdSakura
Boas :)

Pegando na temática....

Tenho uma colega que em para a lavagem de feridas infectadas apenas utiliza água destilada, pois existem estudos (quais não sei) que defendem que o soro fisiológico atrasa a cicatrizaçã destas feridas...

Alguém conhecia???alguém conhece estudos com estra posição???

Se alguém tiver mais informações...

Obrigado

Tem piada mt piada...Está ao nivel das melhores do ricardo araujo pereiro...
Eu axo k até a agua deve fazer mal pk deve gastar a pele....enfim...  >:D

Offline enfnorte_

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 22, 2011, 21:53:52 »
Boa noite.

Relativamente a este assunto encontrei num artigo recente, de 2010, que refere que "Para a limpeza de feridas provocadas por queimaduras pode-se tanto utilizar a solução salina quanto a água". (Rossi et al - Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Revista Brasileira Queimaduras. Volume 9, nº 2 (2010)

Cumps

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 27, 2011, 22:59:02 »
Citação de: enfnorte_
Boa noite.

Relativamente a este assunto encontrei num artigo recente, de 2010, que refere que "Para a limpeza de feridas provocadas por queimaduras pode-se tanto utilizar a solução salina quanto a água". (Rossi et al - Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Revista Brasileira Queimaduras. Volume 9, nº 2 (2010)

Cumps

Colega nao pode partilhar o link do artigo?
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline Armando Milisse Marandza

• Registados
  • Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Maio 22, 2017, 18:54:33 »
Ola pessoal. Sou novo no grupo e estudante de enfermagem o meu professor mandou pesquisar sobre o mesmo assunto. Ao fim de todos estes anos qual é a conclusao? Ajude me quem puder. Abraços