Forumenfermagem

Autor Tópico: Água Destilada Vs. Soro Fisiológico nas Queimaduras  (Lida 23630 vezes)

Offline ines_simao

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Água Destilada Vs. Soro Fisiológico nas Queimaduras
« em: Agosto 17, 2006, 23:01:26 »
Olá pessoal!

Há algum tempo que me registei no fórum, mas é a primeira vez que estou a postar. Sou aluna de enfermagem e recentemente, em Ensino Clínico, surgiu uma questão no que respeita ao tratamento de queimaduras.

A dúvida prende-se com a utilização (ou não!) de soro fisiológico nas queimaduras. É que houve um médico que referiu que não é aconselhável a sua utilização porque ocorre cristalização, pelo que se deve utilizar água destilada...

Como nunca se chegou a uma conclusão, continuo com a dúvida, daí gostava que me ajudassem, partilhando os vossos conhecimentos!!!!

Obrigada!  :D

Offline adrianne

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Agosto 18, 2006, 17:12:30 »
Também sou aluna de enfermagem, e feliz ou infelizmente nunca tive nenhuma experiência com uma situação de queimados no contexto de um ensino clínico, por isso o que vou responder baseia-se apenas na teoria que aprendi e em pesquisa que fiz.

Apesar de teres falado em contexto hospitalar, encontrei um excerto de um autor nas minhas aulas que na minha opinião pode responder à tua dúvida:
"Os cuidados no local do acidente e a prestação dos primeiros socorros às vítimas de queimaduras passam pela remoção da pessoa do local do acidente, pela remoção das suas roupas (com excepção daquelas que estão aderentes à superfície queimada), pela cobertura das feridas com pensos humedecidos em solução salina normal para reduzir o edema, a dor e evitar a evaporação de água do organismo & pela envolvência do corpo com tecidos limpos e secos para evitar a perda de calor." Klein (1999)

Se entretanto encontrar mais informação específica em contexto hospitalar, de acordo com esta ou não, volto a escrever...

Abraços e beijinhos a quem de direito  :D

Offline Joana Margarida S.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 19, 2006, 15:35:54 »
Olá a todos,

Cara colega ines_simao, após ter lido o seu post também eu fiquei curiosa em descobrir a (possível) relação entre o uso de soro fisiológico e os seus efeitos em queimaduras.
Continuo a minha pesquisa de informação de forma a chegar a uma conclusão (ou pelo menos tentar)...no entanto pergunto-lhe, questionou o dito médico sobre a forma como se dá esse processo de cristalização? Se sim, o que lhe foi dito e consequentemente explicado? Isto porque ao ler o seu tópico surge-me a dúvida sobre se o terá feito, o que para si seria bom pois esclareceria a sua dúvida e, para nós membros do fórum seria interessante no sentido de partilha dessa aprendizagem.

Cumprimentos  :)
oana Margarida Santos

Offline adrianne

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 19, 2006, 21:47:06 »
Continuando a minha pesquisa sobre o assunto, encontrei 2 informações distintas sobre os cuidados com queimaduras, que passo a citar:

"As feridas devem ser cobertas com pensos humedecidos numa solução salina normal para reduzir as dores e o edema, e para evitar a evaporação da água do corpo."
Phipps, W.J., Long, B.C. & Woods, N.F. (1990). Enfermagem Médico Cirúrgica: Conceitos e Prática Clínica (1ª ed.). Loures: Lusodidacta. (Trabalho original em inglês publicado em 1990).

"Cuidados das feridas: A limpeza da ferida é feita por meio de lavagem cirúrgica com um antibacteriano (por ex., a clorexidina)."
Swearingen, P.L., & Keen, J.H. (2003). Manual de Enfermagem de Cuidados Intensivos: Intervenções de Enfermagem Independentes e Interdependentes (4ª ed.). Loures: Lusociência. (Trabalho original em inglês publicado em 2001).

Encontrei desta forma duas posições distintas, mas em lado algum encontrei referência ao uso de água destilada,quanto muito água corrente, num contexto de primeiros socorros, fora do âmbito hospitalar. Vou continuar a pesquisa, e continuo curiosa para saber porque motivo o médico deu essa indicação...

Até à próxima  :D

Offline ines_simao

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 20, 2006, 00:31:52 »
Cara Joana Margarida S.,

não questionei o médico porque a discussão surgiu como um tema de conversa entre enfermeiros do local onde estagiei... Se o dito médico estivesse presente de certeza que tudo ia ficar esclarecido! Portanto, não posso acrescentar mais nada ao que já disse anteriormente. Apenas que continuo a pesquisar...

Cumprimentos  :D

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 22, 2006, 02:46:45 »
Para cristalizar é preciso uma conjunção de factores quase extremos.
Por um principio de lógica (sem base cientifica concreta além dos poucos conhecimentos em quimica), o único factor que poderia causar isso seria a constituição quimica da queimadura (desconheço qual é) reagir com o soro fisiológico (NaCl 0,9%)...
Acho no minimo improvavel, mas não posso afirmar que não poderá acontecer...  :?
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 22, 2006, 12:05:36 »
Segundo trabalhos de investigação citados na Medline, tanto a água destilada quanto a solução salina apesentam eficácias comparáveis no que toca à acção sobre as bactérias existentes na ferida. No entanto, demonstrou-se que ambas possuem efeitos negativos sobre os fibroblastos. Uma das soluções apontada num dos estudos como tendo vantagens sobre estas duas é o lactato de Ringer.
Interessante é constatar que o SF não apresenta vantagens sobre a água potável (da torneira) em muitos estudos efectuados.
Mas atenção: estes estudos referem-se a feridas genéricas e não específicamente a queimaduras.
PRESENTE É SIMULTÂNEAMENTE O EPÍLOGO DO PASSADO E O PRÓLOGO DO FUTURO.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Água Destilada Vs. Soro Fisiológico nas Queimaduras
« Responder #7 em: Julho 04, 2008, 00:05:53 »
Afinal alguém chegou a alguma conclusão, passados quase 2 anos?  ;D

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 04, 2008, 13:32:43 »
Bem o que eu sei quer de experiencia quer de observação é que o Soro Fisiologico pode ser utilizado em qualquer tipo de ferida para limpeza...Parece-me ridiculo o que o medico disse mt menos não explicando o pk dessa afirmação...

Mantenho contacto permanente com pessoas mt ligadas ao tratamento de feridas (inclusive membros da APTF) e todas as feridas podemos utilizar uma limpeza com NaCl 0.9%...

Quanto ao médico deve ser dakeles que pararam no tempo e ainda utilizam técnicas rudimentares... ;D

Offline CdSakura

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 04, 2008, 15:40:59 »
Boas :)

Pegando na temática....

Tenho uma colega que em para a lavagem de feridas infectadas apenas utiliza água destilada, pois existem estudos (quais não sei) que defendem que o soro fisiológico atrasa a cicatrizaçã destas feridas...

Alguém conhecia???alguém conhece estudos com estra posição???

Se alguém tiver mais informações...

Obrigado
CdSakura
(Cátia Duarte)

Offline emiliapires

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 04, 2008, 18:13:59 »
Olá boa tarde colegas...
 Gostaria da vossa ajuda e experiencia se possivel bibliografia sobre os efeitos da iodopovidona nos cuidados a feridas cirugicas (sutura com agrafos).
gostaria de saber se nos vossos locais de trabalho tem protocolado o modo de fazer a limpeza e desinfeçao de feridas cirurgicas.
Obrigado

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 04, 2008, 20:58:16 »
Citação de: CdSakura
Tenho uma colega que em para a lavagem de feridas infectadas apenas utiliza água destilada, pois existem estudos (quais não sei) que defendem que o soro fisiológico atrasa a cicatrizaçã destas feridas...

Essa é nova... E totalmente descabida... Na minha opinião...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Julho 04, 2008, 22:01:05 »
Citação de: emiliapires
Olá boa tarde colegas...
 Gostaria da vossa ajuda e experiencia se possivel bibliografia sobre os efeitos da iodopovidona nos cuidados a feridas cirugicas (sutura com agrafos).
gostaria de saber se nos vossos locais de trabalho tem protocolado o modo de fazer a limpeza e desinfeçao de feridas cirurgicas.
Obrigado

Pelo que me recordo e por favor alguém me corrija se me engano, a iodopovidona promove a oxidação dos agrafos, pelo que se deve usar apenas alcool para desinfecção nesse tipo de ferida cirúrgica...Isto me foi ensinado em ortopedia...Confesso que nunca duvidei e por isso também nunca pesquisei sobre o assunto...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 04, 2008, 22:09:34 »
Citação de: Anitanurse
Citação de: emiliapires
Olá boa tarde colegas...
Obrigado

Pelo que me recordo e por favor alguém me corrija se me engano, a iodopovidona promove a oxidação dos agrafos, pelo que se deve usar apenas alcool para desinfecção nesse tipo de ferida cirúrgica...Isto me foi ensinado em ortopedia...Confesso que nunca duvidei e por isso também nunca pesquisei sobre o assunto...

A parte da oxidação também me foi ensinado... Mas essa parte do álcool... Sinceramente limpeza de feridas (qualquer tipo de feridas) apenas uso soro fisiológico ou água potável.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Julho 04, 2008, 22:17:57 »
Corrijo o meu comentário...obviamente faziamos limpeza com soro fisiológico antes de desinfectar com alcool...mas este era apenas usado nas feridas com agrafos..