Autor Tópico: betadine pomada + açucar. Faz algum sentido??!!  (Lida 5628 vezes)

Offline alopes

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
betadine pomada + açucar. Faz algum sentido??!!
« em: Julho 02, 2010, 22:08:32 »
Já vi utilizar, em aplicações diária,en UPP grau III e IV com aparentes brilhantes resultados(claro que não foram avaliados outros factores que poderiam influir no processo de cicatrização). Careço de informação científica sobre o tema. Sobre os antissépticos tópicos, encontrei várias coisas, não muito a favor da sua utilização nestes casos. Da associação, não encontrei nada. Podem ajudar-me?

Offline Cl@udi@

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: betadine pomada + açucar. Faz algum sentido??!!
« Responder #1 em: Julho 02, 2010, 22:18:50 »
Bem, colega, em termos de informação não lhe posso ser muito útil. O que sei é que tenho um colega de trabalho que num antigo hospital tudo o que eram úlceras de pressão eram tratadas com mel! Eficaz? Não faço a mínima ideia. Ele diz que sim...  :-

Agora no hospital onde trabalho com ele, como não há mel, toca a tratar úlceras de pressão com açúcar directamente do pacote... Há quem diga que têm melhorado, há quem diga que nem aquece nem arrefece. A verdade é que eu prefiro os tratamentos de sempre, pelo menos até existir algum estudo em concreto e se verificar, de facto, benefícios.

Offline anya_Skywalker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 03, 2010, 12:47:29 »
Quanto ao alçúcar não sei... Mas o mel realmente tem tido alguns resultados interessantes.

Um estudo comparativo

E daqui daqui
Positive findings on honey in wound care have been reported from 17 randomized controlled trials involving a total of 1965 participants, and 5 clinical trials of other forms involving 97 participants treated with honey. The effectiveness of honey in assisting wound healing has also been demonstrated in 16 trials on a total of 533 wounds on experimental animals.

Claro que o mel não é um medicamento milagroso... Mas o seu uso não está desaconselhado, ao menos. Porque não sugerir um pequeno estudo comparativo no seu serviço?

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 03, 2010, 13:16:55 »
Citação de: anya_Skywalker
Quanto ao alçúcar não sei... Mas o mel realmente tem tido alguns resultados interessantes.

Um estudo comparativo

E daqui daqui
Positive findings on honey in wound care have been reported from 17 randomized controlled trials involving a total of 1965 participants, and 5 clinical trials of other forms involving 97 participants treated with honey. The effectiveness of honey in assisting wound healing has also been demonstrated in 16 trials on a total of 533 wounds on experimental animals.

Claro que o mel não é um medicamento milagroso... Mas o seu uso não está desaconselhado, ao menos. Porque não sugerir um pequeno estudo comparativo no seu serviço?

Obrigado pela partilha dos trabalhos ;)
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline sofiacastro191

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 03, 2010, 19:34:38 »
Colegas fiz um curso recentemente sobre preparaçao do leito da ferida crónica e desconselhavam o uso de mel e açucar que utilizamos em casa. No entanto, dependendo da fase de cicatrizaçao da ferida (por exemplo inflamaçao prolongada, infectada) produtos à base de mel estaçao aconselhados. Conheço os da 3M mas sao caros.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 03, 2010, 21:53:09 »
Citação de: sofiacastro191
Colegas fiz um curso recentemente sobre preparaçao do leito da ferida crónica e desconselhavam o uso de mel e açucar que utilizamos em casa. No entanto, dependendo da fase de cicatrizaçao da ferida (por exemplo inflamaçao prolongada, infectada) produtos à base de mel estaçao aconselhados. Conheço os da 3M mas sao caros.

Sobretudo os produtos caseiros são desaconselhados...não dão dinheiro aos laboratórios...lol

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 07, 2010, 16:00:40 »
Em relação à utilização de açúcar não tenho experiência.
O betedine pomada actua apenas durante 3 a 5 segundos, tal como o dérmico, não devendo por isso ser utilizado, mas sim inadine ou compressa impregnada em iodóforos que é de absorção prolongada, consoante a necessidade da ferida. É um dos assuntos que é falado nas formações sobre feridas que já frequentei.
Em relação ao mel, actualmente há muitos estudos e mesmo livros (por exemplo o do GAIF) sobre feridas em que é relatado o efeito benéfico do mel. A nível de prática posso afirmar que conheço uma idosa acamada que tinha 3 úlceras de pressão de grau III e IV e em menos de 1 ano as feridas cicatrizaram. O tratamento incluiu batidos proteicos, colchão anti-escaras, ensino aos familiares sobre posicionamentos...Os pensos eram feitos 3x por semana, lavagem com soro fisiológico e aplicação directa de mel, recolhido das colmeias do marido da senhora, directamente para um frasco.
Também existe mel esterelizado embalado.

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 29, 2010, 10:52:04 »
Ola colega claro que faz sentido dependendo do paciente e do estado da ferida/ulcera.
O principio activo do mel e do açucar é basicamente o mesmo, quando a ulcera nao esta infectada o que fazes é "alimentar" o tecido de granulaçao para que cresça mais rapido, com o antipestico o que fazes é prevenir a infecçao. No caso de infecçao este tipo de tratamentos sao desaconselhados porque esta as "alimentar" as bacterias ( o mesmo principo que os testes biologicos de maquinas esterilizadoras, as bacterias alimentam-se de hidratos e outros).
Ja tive muito bons resultados com açucar.
Um abraço

Offline Me_She

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 04, 2010, 10:37:26 »
Não é bem assim!
Sabe-se que o mel tem substancias activas antibactarianas e por isso pode sim ser utilizado em qualquer tipo de feridas infectadas.
Quem quer saber mais aqui fica um link

http://www.medihoney.com/ProductWoundCare.htm

Cumps