Forumenfermagem

Autor Tópico: O que é necessário para trabalhar em Espanha  (Lida 51693 vezes)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: O que é necessário para trabalhar em Espanha
« Responder #30 em: Junho 16, 2010, 18:29:23 »
Citação de: lightover
Qd se pede o NIE em Espanha, sabem m dizer qt tempo normalmente demora a vir?

Já agr... é impressão minha ou as redes de telemovel espanholas são totil caras?! :-

O NIE é na hora que te dão, precisas de 2 fotos tipo passe e onde resido foram 19,70€.

E sim, em Espanha os tarifários de rede móvel e net são mais caros que em Portugal, não há promoções de luxo como nós temos lol.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Junho 18, 2010, 11:10:04 »
Acrescentando ao anterior: é necessário também uma fotocópia do BI para além do original.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

[/size]

Offline Nessss

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Junho 18, 2010, 12:20:42 »
Bom Dia Colegas!
Após ter lido este tópico o outro tópico trabalhar em Espanha comecei a tratar dos documentos necessários para o reconhecimento do título. Mas surgiu-me uma dúvida, se me poderem ajudar agradecia.
No outro tópico (Trabalhar em Espanha) uma colega colocou lá todos os documentos necessários e entre eles colocou: " declaração emitida pela faculdade onde estudast onde venha referido a duração do curso em anos, as disciplinas que tivest durante o curso e as respectivas horas teoricas e praticas (NAO SERVE A COPIA DO DR)". Fui à faculdade e pedi estes documentos, mas eles disseram-me que não tinham nenhum documento que referisse as horas teóricas e práticas das disciplinas que tive ao longo do curso, a não ser o diário da republica. Disseram-me que o que podiam fazer era tirar uma cópia autenticada do DR, que é assim que costumam fazer.
O que eu queria perguntar é se alguem mandou cópia do DR autenticada e se foi aceite, pois se não for aceite não sei como fazer:/

Obrigada

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Junho 18, 2010, 13:28:41 »
Citação de: Nessss
Bom Dia Colegas!
Após ter lido este tópico o outro tópico trabalhar em Espanha comecei a tratar dos documentos necessários para o reconhecimento do título. Mas surgiu-me uma dúvida, se me poderem ajudar agradecia.
No outro tópico (Trabalhar em Espanha) uma colega colocou lá todos os documentos necessários e entre eles colocou: " declaração emitida pela faculdade onde estudast onde venha referido a duração do curso em anos, as disciplinas que tivest durante o curso e as respectivas horas teoricas e praticas (NAO SERVE A COPIA DO DR)". Fui à faculdade e pedi estes documentos, mas eles disseram-me que não tinham nenhum documento que referisse as horas teóricas e práticas das disciplinas que tive ao longo do curso, a não ser o diário da republica. Disseram-me que o que podiam fazer era tirar uma cópia autenticada do DR, que é assim que costumam fazer.
O que eu queria perguntar é se alguem mandou cópia do DR autenticada e se foi aceite, pois se não for aceite não sei como fazer:/

Obrigada

Na minha faculdade tb nao existia. Um colega meu enviou e nao foi aceite.. voltaram a pedir-lhe o mesmo documento.
Na faculdade têm de criar.. faz um requerimento a solicitar esse documento explicando as razões do pedido. A mim demorou 1 mês at´ter o que estava a pedir, mas consegui obter o dito documento.
Ate pq se pensares, no DR tem o plano de estudos normal, mas imagina que ja estivest noutro curso ou noutra faculdade e pedes transferencia.. ha sempre disciplinas que são ligeiramente diferentes! Qual a logica de mandar a copia do DR? E alem disso, como é que dps traduzes? qd apresentas um documento, tens de o traduzir na integra e nao só a parte que te interessa...

Offline Nessss

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Junho 18, 2010, 13:50:38 »
Muito obrigada colega pela ajuda. Irei fazer isso mesmo :) só espero que me façam a dita declaração e que não me compliquem a vida...

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Julho 13, 2010, 12:56:30 »
*bump*

Só para puxar este tópico para a superfície para ser visto e não esquecido uma vez que pode ser útil para muita gente, seria bom se pudessem colocar este tópico como fixo para não se perder.

[/size]

Offline AndIsa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Julho 28, 2010, 21:02:06 »
olá. tenho algumas dúvidas em relação a como posso obter os certificados pedidos no ponto 5 e 6?
Porque a ordem dos enfermeiros referiu-me que apenas me passam qualquer certificado após ter a cédula profissional. No entanto apenas dão a cédula em Outubro e eu gostaria de tratar dos papéis para espanha.
Obrigada

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Julho 30, 2010, 11:22:30 »
Citação de: Andreia Isabel
olá. tenho algumas dúvidas em relação a como posso obter os certificados pedidos no ponto 5 e 6?
Porque a ordem dos enfermeiros referiu-me que apenas me passam qualquer certificado após ter a cédula profissional. No entanto apenas dão a cédula em Outubro e eu gostaria de tratar dos papéis para espanha.
Obrigada

Faz-lhes pressão, uma vez que tu queres ir trabalhar para Espanha não tens qualquer utilidade para a Cédula Profissional, pelo que não faz qualquer sentido esperares pela sua emissão, mais ainda acrescento que uma vez que sigas o teu caminho para Espanha terias que suspender a tua Cédula Profissional, portanto, para quê esperar por uma coisa que não vais precisar dela e mais ainda terias que a suspender. Aperta com eles que gostar de complicar aquilo que é tão simples de se fazer quando se quer é especialidade de muita "boa" gente e instituições.

Eles são quem te pode disponibilizar ditos documentos pelo que devem agir como tal, o que eles querem é o dinheiro da tua inscrição e cotas, mas disso nada, por alguma coisa tu já pagas pelos documentos que pedes, eles que não se ponham com tretas!

[/size]

Offline AndIsa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Julho 30, 2010, 11:45:23 »
olá. Obrigada pela resposta,
Não percebo muito bem o que é este documento: Certificación de la autoridad competente del Estado miembro de origen o de procedencia en la que se acredite que el interesado es un profesional, que no se encuentra inhabilitado para ejercer la profesión (“Certificate of good standing”) y que cumple los requisitos exigidos por la Directiva de la Unión Europea para ejercer la misma (el documento no tendrá validez si no es presentado dentro de los tres meses siguientes a la fecha de su expedición).

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Julho 30, 2010, 18:46:42 »
Citação de: aNdR3
Citação de: Andreia Isabel
Obrigada

Faz-lhes pressão, uma vez que tu queres ir trabalhar para Espanha não tens qualquer utilidade para a Cédula Profissional, pelo que não faz qualquer sentido esperares pela sua emissão, mais ainda acrescento que uma vez que sigas o teu caminho para Espanha terias que suspender a tua Cédula Profissional, portanto, para quê esperar por uma coisa que não vais precisar dela e mais ainda terias que a suspender. Aperta com eles que gostar de complicar aquilo que é tão simples de se fazer quando se quer é especialidade de muita "boa" gente e instituições.

Eles são quem te pode disponibilizar ditos documentos pelo que devem agir como tal, o que eles querem é o dinheiro da tua inscrição e cotas, mas disso nada, por alguma coisa tu já pagas pelos documentos que pedes, eles que não se ponham com tretas!

Básicamente André, porque neste momento para ter o reconhecimento é necessario ser a Ordem dos Enfermeiros Portugueses a emitir a declaração de good standing e a declaração qye refere que tens o curso segundo normativas europeias e nesse documento consta o teu nº de cedula portuguesa.
Agr... a cedula pode so vir em outubro... mas o numero de cedula é emitido antes. Isso garanto, pq no ano passado inscrevi-me a 15 de agosto e no inicio de setembro ja sabia o meu numero de cedula.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Agosto 02, 2010, 11:36:11 »
Sinceramente as coisas estão cada vez mais idiotas lightover (sorry, não sei o teu nome xD), o mercado já não é o mesmo, os custos já não são os mesmos, a dinâmica de vida e social já não as mesmas, no entanto há m***as (desculpem o termo) que não desenvolvem e mantêm-se acanhadas à porcaria da realidade passada, não há adaptação, não há evolução, não se dinamizam as coisas para serem funcionais, práticas e adaptadas à realidade que se vive.

A OE não faz puto por quem reside e trabalha em Portugal e menos faz a quem tenta fugir em busca de algo melhor.

O que mais me indigna é que eles procuram trabalho e gastos para o cliente mas também para eles porra, então existe alguma lógica em esperares 2-3 meses para obter a tua Cédula Profissional porque os tacanhos não querem tratar das coisas sem a obtenção da mesma, sem pagaras os 100€ de inscrição mais a primeira cota mensal. E para quê? Para uma pessoa se arriscar a perder uma oportunidade de emprego, para desesperar mais um bocadinho, para gastar dinheiro, para ter que esperar por uma coisa que no dia a seguir vai lá para anular porque só queria dois documentos que só a OE pode passar.

Por isso eu digo, façam pressão caraças, se as coisas não evoluem e não mudam por elas próprias sejamos nós a pressionar essa mudança e adaptação aos novos tempos que correm.

Hail burocracia e complicação!

[/size]

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Agosto 02, 2010, 15:24:15 »
Citação de: aNdR3
Sinceramente as coisas estão cada vez mais idiotas lightover (sorry, não sei o teu nome xD), o mercado já não é o mesmo, os custos já não são os mesmos, a dinâmica de vida e social já não as mesmas, no entanto há m***as (desculpem o termo) que não desenvolvem e mantêm-se acanhadas à porcaria da realidade passada, não há adaptação, não há evolução, não se dinamizam as coisas para serem funcionais, práticas e adaptadas à realidade que se vive.

A OE não faz puto por quem reside e trabalha em Portugal e menos faz a quem tenta fugir em busca de algo melhor.

O que mais me indigna é que eles procuram trabalho e gastos para o cliente mas também para eles porra, então existe alguma lógica em esperares 2-3 meses para obter a tua Cédula Profissional porque os tacanhos não querem tratar das coisas sem a obtenção da mesma, sem pagaras os 100€ de inscrição mais a primeira cota mensal. E para quê? Para uma pessoa se arriscar a perder uma oportunidade de emprego, para desesperar mais um bocadinho, para gastar dinheiro, para ter que esperar por uma coisa que no dia a seguir vai lá para anular porque só queria dois documentos que só a OE pode passar.

Por isso eu digo, façam pressão caraças, se as coisas não evoluem e não mudam por elas próprias sejamos nós a pressionar essa mudança e adaptação aos novos tempos que correm.

Hail burocracia e complicação!

Concordo perfeitamente ctg, mas é a realidade. E agr, chegas a Espanha e tens de pagar 240€ + cotas de 3 em 3 meses para tares ca.. e sao mais altas. E olha que ainda tive problemas com burocracias aqui em espanha tb... So te digo uma cena... Espanha so é melhor pq ca temos de trabalho (e trabalhamos menos e ganhamos mais), mas de resto é a mesma treta.

Offline enfpedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Agosto 02, 2010, 16:35:00 »
é a selva... mas em espanha quase que só se trabalha na privada aonde se ganha muito menos que nos demais convenios...
Eventualmente centros concertados, mas também ha muitos portugueses a querem ser os únicos e a lixarem os que tentam entrar...

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Agosto 03, 2010, 10:04:59 »
O caos acaba por ter um denominador comum, "Zona Euro". Tanto queremos que só se vê sair m****.

[/size]

Offline MIF

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Agosto 03, 2010, 15:42:16 »
Olá caros amigos, eu terminei este ano o curso e ainda me vou inscrever na ordem nestes dias que definiram.
De qualquer modo estou com alguma vontade de trabalhar em Espanha até porque vivo a uns 40 km da fronteira.
Para a equivalência no país vizinho tem de se pagar as cotas de entrada na ordem portuguesa e em Espanha?
Alguns colegas meus vão inscrever-se directamente em Espanha precisam do certificado de curso traduzido e pouco mais.
Assim sendo estou na dúvida qual a melhor opção, indo a Espanha directamente é mais rápido, alguém tem algum informação adicional?
Obrigado