Forumenfermagem

Autor Tópico: O que é necessário para trabalhar em Espanha  (Lida 70604 vezes)

Offline hperes

• Membro
    • Ver Perfil
Re: O que é necessário para trabalhar em Espanha
« Responder #15 em: Maio 26, 2010, 16:56:47 »
O documento do ponto 7 é so para quem ja trabalhou e o do ponto 8 é para cursos que não estão de acordo com as normativas europeias, o que não é o nosso caso.
Em relação ao certificate of good standing, quando eu fui à ordem passavam um documento 2 em 1, normativas europeias e good standing, agora nao sei, mas esse documento é fundamental

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Maio 27, 2010, 11:49:26 »
Citação de: Enfª Si
Hj comecei a tratar da homolgação, em principio tenho todos os documentos, mas quando cheguei à Ordem dos Enfermeiros eles disseram-me que apenas me podem passar um dos documentos pedidos, visto que o "certificate of good standding" foi suspensa a sua emissão pela Ordem pk surgiram uns problemas a nível legal e eles têm de verificar o documento.
O que eu quero saber é se posso tratar da homolgação sem entregar este documento. Fui ao consulado tanto do Porto como em Valença mas o que me disseram é que essa pergunta nao é com eles pk em espanha é que sabem...

Tanto a Declaração das Normativas Europeias como o Certificate of Good Standing é necessário para a obtenção do Reconhecimento do Título. Já anteriormente surgiu a dúvida do documento 2 em 1 o que sinceramente não concordo porque tratam-se de dois documentos para o mesmo efeito mas com informação e conteúdos completamente distintos. Se a OE tem problemas que os resolva, para isso está também, pois em 2008 quando tratei do meu Reconhecimento obtive dois documentos sem problemas. Agora se o Ministério espanhol aceita esse documento 2 em 1, realmente terás que telefonar para lá e colocares a questão e consoante a resposta que obtens a mesma dás à OE. Os Consolados não te sabem responder a essas questões a não ser que eles mesmos telefonem para o Ministério para se informarem também, uma vez que sai fora da sua "jurisdição" digamos, quanto à Embaixada em Lisboa desconheço.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Maio 27, 2010, 14:04:36 »
Citação de: aNdR3
Hj comecei a tratar da homolgação, em principio tenho todos os documentos, mas quando cheguei à Ordem dos Enfermeiros eles disseram-me que apenas me podem passar um dos documentos pedidos, visto que o "certificate of good standding" foi suspensa a sua emissão pela Ordem pk surgiram uns problemas a nível legal e eles têm de verificar o documento.
O que eu quero saber é se posso tratar da homolgação sem entregar este documento. Fui ao consulado tanto do Porto como em Valença mas o que me disseram é que essa pergunta nao é com eles pk em espanha é que sabem...

Tanto a Declaração das Normativas Europeias como o Certificate of Good Standing é necessário para a obtenção do Reconhecimento do Título. Já anteriormente surgiu a dúvida do documento 2 em 1 o que sinceramente não concordo porque tratam-se de dois documentos para o mesmo efeito mas com informação e conteúdos completamente distintos. Se a OE tem problemas que os resolva, para isso está também, pois em 2008 quando tratei do meu Reconhecimento obtive dois documentos sem problemas. Agora se o Ministério espanhol aceita esse documento 2 em 1, realmente terás que telefonar para lá e colocares a questão e consoante a resposta que obtens a mesma dás à OE. Os Consolados não te sabem responder a essas questões a não ser que eles mesmos telefonem para o Ministério para se informarem também, uma vez que sai fora da sua "jurisdição" digamos, quanto à Embaixada em Lisboa desconheço.

Eles estão a aceitar o doc 2 em 1.. o meu namorado mandou este doc e já tem o reconhecimento

Offline Enfª Si

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Maio 27, 2010, 16:01:09 »
Pois... eles estão a aceitar, mas o grande problema é k desde segunda feira que a OE suspendeu a emissão do Certificate of Good Standing por problemas legais e quem se trama somos nós. >:D

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Maio 28, 2010, 13:28:49 »
Pois... eles estão a aceitar, mas o grande problema é k desde segunda feira que a OE suspendeu a emissão do Certificate of Good Standing por problemas legais e quem se trama somos nós. >:D

Lol, resta sempre a hipótese de telefonar para o Ministério e abordar essa questão a ver o que vos respondem, na pior das hipóteses levam um não e terão que fazer pressão sobre a OE.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

[/size]

Offline ANDREIACARVALHO

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Junho 02, 2010, 01:03:34 »
Trato dos papeis da homolgação do titulo de Enfermagem, depois envio para qual morada (registada)?
e o pagamento? visto k custa um x, envio na msm carta ou so dps d aprovado?

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Junho 02, 2010, 11:59:51 »
Citação de: ANDREIACARVALHO

Trato dos papeis da homolgação do titulo de Enfermagem, depois envio para qual morada (registada)?
e o pagamento? visto k custa um x, envio na msm carta ou so dps d aprovado?

primeiro gostaria de te perguntar se queres trabalhar ou estudar em espanha... pq para trabalhar nao é a homulgação mas sim o reconhecimento que tens de pedir.

E queres enviar ja pa madrid? nao pagas nada la e a morada esta no requerimento! o unico sitio onde pagas é no consulado espanhol para autenticares as traduções dos documentos pedidos...

Se o teu caso é quereres saber a morada do consulado espanhol, já coloquei as varias moradas no inicio deste topico.. mas aconselho-te a telefonar primeiro para eles a saber como deves proceder em relação ao pagamento pois poderá haver forma de pagares por transferência bancaria.

Offline ANDREIACARVALHO

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Junho 02, 2010, 14:23:41 »
Quero ir trabalhar...

Ja tou a tratar da tradução oficial de espanhol e autenticações. Não é preciso autenticar os papeis num consulado de espanhol, pois ñ??

Esta situação não é facil... por mais k lemos ha sempre alguma duvida!!

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Junho 02, 2010, 21:05:07 »
Quero ir trabalhar...

Ja tou a tratar da tradução oficial de espanhol e autenticações. Não é preciso autenticar os papeis num consulado de espanhol, pois ñ??

Lê bem este tópico e as últimas 10-20 páginas do Trabalhar em Espanha, na mesma secção de Empregabilidade. Tudo que te é necessário para trabalhar[/u] em Espanha está descrito no primeiro post meu deste tópico.

A documentação tem que ser toda em fotocópias autenticadas, nunca envies originais.

[/size]

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Junho 02, 2010, 21:27:01 »
Quero ir trabalhar...

Lê bem este tópico e as últimas 10-20 páginas do Trabalhar em Espanha, na mesma secção de Empregabilidade. Tudo que te é necessário para trabalhar[/u] em Espanha está descrito no primeiro post meu deste tópico.

A documentação tem que ser toda em fotocópias autenticadas, nunca envies originais.

Desculpa andre, mas depende dos originais... o certificate of good standing e a declaração comprovativa que o curso esta de acordo com as normativas europeias emitidas pla ordem são documentos que custam menos que a autenticar a fotocopia e que alem disso têm uma duração.. logo mais vale mandar originais. Agora, o certificado de habilitações claro que se manda copia autenticada!
É td o questao de bom senso...

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Junho 03, 2010, 10:28:35 »
Citação de: lightover
Desculpa andre, mas depende dos originais... o certificate of good standing e a declaração comprovativa que o curso esta de acordo com as normativas europeias emitidas pla ordem são documentos que custam menos que a autenticar a fotocopia e que alem disso têm uma duração.. logo mais vale mandar originais. Agora, o certificado de habilitações claro que se manda copia autenticada!

A mim os documentos como o Certificate of Good Standing custaram-me perto de 10€ se não estou enganado e no Consulado de Valença tirava fotocópias autenticadas por 5,10€ :P

Daí eu dizer que originais não, porque eu pelo menos não obtive nenhum documento mais barato que os 5,10€, já para não falar de que no meu caso a deslocação ao Porto para a OE mais o tempo de espera saía-me mais caro ;) hehe, tudo uma questão de bom senso ^^

Bj

[/size]

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Junho 03, 2010, 21:56:10 »
Citação de: lightover

A mim os documentos como o Certificate of Good Standing custaram-me perto de 10€ se não estou enganado e no Consulado de Valença tirava fotocópias autenticadas por 5,10€ :P

Daí eu dizer que originais não, porque eu pelo menos não obtive nenhum documento mais barato que os 5,10€, já para não falar de que no meu caso a deslocação ao Porto para a OE mais o tempo de espera saía-me mais caro ;) hehe, tudo uma questão de bom senso ^^

Bj

Pois.. no Porto cobraram m 17€ e tal por isso lol

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Junho 03, 2010, 23:15:46 »
Hehe ^^

[/size]

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Junho 16, 2010, 10:28:53 »
Para a quem lhe surjam duvidas sobre os locais onde obter os documentos solicitados:

1. A Solicitude podes descarrega-la no email ou link do FE que te disponibilizei;

2. O Certificate of Good Standing e a Declaração das Normativas Europeias obtens na OE, disponibilizam agora um documento 2 em 1 ao que parece;

3. O Plano de Estudos ou Plano Curricular (tal como pedido no ponto 4 da listagem de documentos necessários) terás que pedir na tua Faculdade;

4. As traduções dos documentos necessários podes realiza-la tu e entregar as mesmas ao Consulado ou Embaixada Espanhóis para rectificarem ou poderás recorrer a um tradutor legalmente autorizado para o fazer, estes podes procurar na net ou no próprio Consulado/Embaixada poderão disponibilizar informações sobre alguns;

5. Uma vez que tenhas todos os documentos, podes tirar fotocópias autenticadas no Consulado/Embaixada, Correios, Advogados, Notários;

6. Os pontos 7 e 8 da listagem de documentos necessários serão para ser ignorados a não ser que seja solicitado por eles, como se pode conferir.

7. Tendo toda a documentação em ordem, remetes para:

MINISTERIO DE SANIDAD Y POLÍTICA SOCIAL
SUBDIRECCIÓN GENERAL DE ORDENACIÓN PROFESIONAL
PASEO DEL PRADO 18-20
MADRID 28014

[/size]

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Junho 16, 2010, 18:20:35 »
Qd se pede o NIE em Espanha, sabem m dizer qt tempo normalmente demora a vir?

Já agr... é impressão minha ou as redes de telemovel espanholas são totil caras?! :-