Autor Tópico: O que é necessário para trabalhar em Espanha  (Lida 75543 vezes)

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: O que é necessário para trabalhar em Espanha
« Responder #135 em: Outubro 07, 2011, 22:40:27 »
Exacto Adrii... A colega ana claudia está a confundir a documentação... Ve se agora ja percebeste e reune toda a documentaçao que tens em casa para veres direitinho o que é que tens e te faz falta para espanha e o que tens de portugal mas nao faz falta... :) agora sem o reconhecimento emitido pelo ministerio de la sanidad nada feito...

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #136 em: Outubro 09, 2011, 10:45:44 »
Citação de: "MFF"
Sério Lightover??? :s
E depois disso quanto tempo demoraste a encontrar emprego?
Eu as vezes penso se nao valia a pena começar a procurar, a enviar CV's, so que toda a gente que já anda por esses lados diz que sem o reconhecimento nao vale a pena... :s
Outra coisa, eu fiz Estagios Erasmus em Esp, sera que faz alguma diferença ligar pra la e referir isso ou enviar alguma papelada comprovativa? :/
Obrigada :)

Uns 2 ou 3 meses... mas foram uns amigos meus que ja lá estavam que me meteram o meu cv quando souberam que ia abrir vaga. Mas é cm aqui ja foi dito.. Espanha está a começar a encher tb. Ja tenho mtos conhecidos a vir embora por os terem despedido lá. Tb os espanhóis começam a falar de emigração... A economia deles tb está a ter problemas.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #137 em: Outubro 13, 2011, 17:39:20 »
Ola Ana Claudia!
Não percebi muito bem a tua duvida... Se tu ja tens a homologaçao, o que é que queres traduzir mais? Claro que o CV convem ser em espanhol e carta de apresentaçao tambem mas eu ainda estou na fase de espera da homologaçao por isso daí pra frente nao te posso ajudar muito... Eu irei tentar em castilla y leon e depois em madrid e aí se calhar vou "perder" dois dias e ir entregar CV em mão... Para alem disso tem atençao as bolsas de emprego, só nao sei ainda mt bem como funcionam lol
Fora isto há a questão do NIE... Para o obteres precisas de ter uma residencia espanhola mas sem trabalho nao teras uma morada porque nao saberas onde iras parar... No entanto para teres trabalho talvez precises de NIE...
Enfim... Ainda tenho mtas duvidas como ves mas talvez os colegas Andre Sanguessuga e Lightover possam ajudar :)
Obrigada e boa sorte! :)

Antes de nada, volto a frisar que HOMOLOGAÇÃO e RECONHECIMENTO são coisas distintas, com documentação necessária distinta, tempos de espera distintos e trâmites distintos!

Seguidamente quero-te clarificar que em nenhum momento precisas de qualquer outro documento com fins identificativos que o teu BI ou CC. O DNIe (Documento Nacional de Identificación de Extranjeros) também conhecido por NIE é algo que terás que tratar posteriormente a conseguires uma proposta de trabalho e deslocar-te. Aí terás um domicílio obviamente e com esse mesmo, mesmo que provisório (hotel, residência disponibilizada pela instituição/empresa, etc.), terás que dirigir-te a uma esquadra do CNP (Cuerpo Nacional de Policia) e obter em mão e na hora o teu NIE/Certificado de Residência. Seguidamente com o NIE terás que dirigir-te à Segurança Social para solicitares um número de SS com o qual terás que entregar aos Recursos Humanos da instituição/empresa onde começas a trabalhar para tratarem da papelada, descontos, etc. Também terás que ir às Finanças (Hacienda) antes de dirigir-te ao teu local de trabalho para solicitar as Etiquetas Identificativas nas quais além de te inscreveres nas Finanças obtens o teu número fiscal que interessa à empresa para fins de IRS (IRPF) posteriormente.

Mas tudo isto são coisas a tratar quando te deslocares para trabalhar em Espanha. Até lá, esquece estas coisas.

Citação de: "ana claudia oto cerqueira"
MFF obrigado pela resposta

mas eu tenho a homologação do titulo de enfermeiro em portugues, que sei que é obrigatoria. mas também é suposto traduzi-la para espanhol e o diploma e suplemento ao diploma (o que fala das notas entre outras coisas do curso) nao?

Que salgalhada de ideias aí vai rapariga :P

Consulta de novo o primeiro post deste tópico para esclareceres um bocado como funcionam as coisas e qualquer dúvida adicional pergunta ;)

Citação de: "lightover"
Sério Lightover??? :s
E depois disso quanto tempo demoraste a encontrar emprego?
Eu as vezes penso se nao valia a pena começar a procurar, a enviar CV's, so que toda a gente que já anda por esses lados diz que sem o reconhecimento nao vale a pena... :s
Outra coisa, eu fiz Estagios Erasmus em Esp, sera que faz alguma diferença ligar pra la e referir isso ou enviar alguma papelada comprovativa? :/

Uns 2 ou 3 meses... mas foram uns amigos meus que ja lá estavam que me meteram o meu cv quando souberam que ia abrir vaga. Mas é cm aqui ja foi dito.. Espanha está a começar a encher tb. Ja tenho mtos conhecidos a vir embora por os terem despedido lá. Tb os espanhóis começam a falar de emigração... A economia deles tb está a ter problemas.

Espanha não está nem perto de Portugal neste momento, mas é verdade que já não está em tempos áureos e começam a haver cortes e apertos também. A Segurança Social e os serviços públicos de saúde são os que apresentam os maiores recortes, mas mesmo a nível privado nota-se uma diferença considerável, pois também os seguros e instituições/empresas privadas estão a sofrer as alterações que se estão a notar na sociedade espanhola a nível económico, social e político. Em qualquer dos casos, temos eleições gerais a 20 de Novembro por cá, até lá as coisas não mudam muito, haverá muitas promessas e tudo mais, mas só depois se verá como são estruturadas e encaminhadas as coisas.

Na minha opinião Espanha está a passar o que Portugal já passou há uns valentes anos atrás e acredito que resolva isto de uma forma mais satisfatória, ou pelo menos, lide com isto, já que as coisas estão instáveis a nível Europeu e Mundial.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #138 em: Novembro 08, 2011, 02:08:17 »
Depois de todas estas explicações venho fazer uma outra questão: é obrigatório estar inscrito no Colegio de Enfermería da região onde se vai trabalhar? Eles facultam uma série de informações, cursos, etc mas claro tem que se pagar para isso. Penso que só fará sentido colegiar-me um dia que tenha trabalho certo?
Outra coisa quais são as diferenças entre:
1 - personal laboral fijo? É como o proprio nome indica pessoal fixo, eventualmente com contrato indefinido?
2 - personal estatuario? Pessoal com contrato temporário? Mas se é temporário qual é a lógica de realizar a oposicion? Ficaria sem lugar fixo na mesma não é? Ou estou a fazer uma grande confusao? LOL

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #139 em: Novembro 11, 2011, 20:00:14 »
Citação de: MFF
Depois de todas estas explicações venho fazer uma outra questão: é obrigatório estar inscrito no Colegio de Enfermería da região onde se vai trabalhar? Eles facultam uma série de informações, cursos, etc mas claro tem que se pagar para isso. Penso que só fará sentido colegiar-me um dia que tenha trabalho certo?
Outra coisa quais são as diferenças entre:
1 - personal laboral fijo? É como o proprio nome indica pessoal fixo, eventualmente com contrato indefinido?
2 - personal estatuario? Pessoal com contrato temporário? Mas se é temporário qual é a lógica de realizar a oposicion? Ficaria sem lugar fixo na mesma não é? Ou estou a fazer uma grande confusao? LOL

Sim é obrigatório a inscrição no Colégio de Enfermería da região (provincia) onde vais exercer, tal como em Portugal na secção regional da OE correspondente. Com respeito a cursos e essas coisas, eles tem algumas coisas gratuitas, outras com descontos, outras a pagar, depende também do que procuras e te ofereçam. Depois têm também protocolos com outras empresas ou instituições (bancos, companhias de seguro, etc.).

Desconheço essas denominações, mas se te referes a isso no âmbito das oposiciones será a nível de estatutos do serviço público sendo que o personal laboral fijo corresponderá ao pessoal com contracto fixo como quadro e o personal estatutario corresponderá aos profissionais em rotatividade, regime de substituição, etc.

Tal como disse, não estou seguro, mas parece-me ser isso.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

[/size]

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #140 em: Dezembro 16, 2011, 19:04:28 »
Obrigada André :) vou iniciar a minha procura directamente nos hospitais e clinicas agora no inicio de Janeiro :)
Vamos la ver como corre!

Offline SkyLine

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #141 em: Dezembro 22, 2011, 00:45:04 »
Olá.
Eu queria homologar o meu título de Licenciado em Enfermagem em Espanha... Mas segundo o que andei a pesquisar eles em Espanha não têm Licenciatura em Enfermagem... É designado por Diplomado en Enfermería... É como se fosse um grau abaixo dos licenciados...
Como se pode ver aqui:

http://www.educacion.gob.es/educacion/universidades/educacion-superior-universitaria/titulos/homologacion-titulos/titulos-universitarios.html

Alguém já fez este processo?
É apenas para fins académicos e não para trabalhar propriamente. Prosseguimento de estudos numa faculdade espanhola, por exemplo.

Muito obrigado.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #142 em: Dezembro 23, 2011, 23:53:33 »
Citação de: SkyLine
Olá.
Eu queria homologar o meu título de Licenciado em Enfermagem em Espanha... Mas segundo o que andei a pesquisar eles em Espanha não têm Licenciatura em Enfermagem... É designado por Diplomado en Enfermería... É como se fosse um grau abaixo dos licenciados...
Como se pode ver aqui:

http://www.educacion.gob.es/educacion/universidades/educacion-superior-universitaria/titulos/homologacion-titulos/titulos-universitarios.html

Alguém já fez este processo?
É apenas para fins académicos e não para trabalhar propriamente. Prosseguimento de estudos numa faculdade espanhola, por exemplo.

Muito obrigado.

Há aqui um ponto muito importante a ter em conta e que faz toda a diferença, Espanha tem sim nível académico equivalente à nossa Licenciatura, que é o actual Grado. Isto é, um enfermeiro licenciado é um "enfermero graduado" ao contrário da antiga "Diplomatura en Enfermería" agora existe o "Grado en Enfermería". O problema está em que o "Grado" entrou em vigor legalmente em 2008 e sendo 4 anos de licenciatura digamos, como entenderás o primeiro ano de Licenciatura ("Grado") oficialmente só sairá das faculdades em 2012, cumprindo o calendário académico 2008-2012. Assim sendo, só a partir de 2012 eventualmente 2013 dependendo do tempo que demorem a adaptar as coisas para os Reconhecimentos dos Títulos e Homologações de Estudos como se encontram actualmente para o "Diplomado" é que poderás proceder aos mesmos.

Como entenderás, seria um bocado estranho um estrangeiro ter um nível académico superior aos próprios cidadãos que se encontram actualmente a tirar o curso, ou seja, todos os enfermeiros que o fizessem seriam "graduados" primeiro que os próprios que ainda estão a acabar o curso, se é que me faço entender.

Concluindo, terás que esperar a 2012, finais de ano, quase de certeza 2013 para que as coisas sejam actualizadas neste sentido.

[/size]

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #143 em: Fevereiro 06, 2012, 01:27:01 »
Neste momento serias DUE (Diplomado Universitário en Enfermería).
Já perguntei nos Sindicatos aqui, e ainda não têm respostas para a equivalência da nossa Licenciatura....  :- Resta esperar....

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #144 em: Fevereiro 11, 2012, 16:32:41 »
Citação de: AnaZu
Já perguntei nos Sindicatos aqui, e ainda não têm respostas para a equivalência da nossa Licenciatura....  :- Resta esperar....

Tal como comentei anteriormente, saem este ano de 2012 a primeira fornada de "graduados", portanto pelo andar da carruagem cá por Espanha só para o último semestre ou trimestre do ano é que poderemos começar a entrar em trâmites ou mesmo a partir de 2013 para voltar a proceder ao Reconhecimento do nosso título como "graduados".

Já fizeste o curso de prescrição? Para os que estão a trabalhar em Espanha e têm este interesse, recordo que é um requisito obrigatório.

[/size]

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #145 em: Abril 11, 2012, 18:35:47 »
Tinha a impressão que em Espanha, existe dificuldade em arranjar emprego, já que em França, temos bastantes espanhóis a trabalhar.
Enfermeiro em França

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #146 em: Abril 29, 2012, 10:00:01 »
Já fizeste o curso de prescrição? Para os que estão a trabalhar em Espanha e têm este interesse, recordo que é um requisito obrigatório.

:o ??? Curso de Prescrição?!?!?! O que é isso? Como, onde, quando e porquê devo fazê-lo?!

Agradeço resposta!

Offline lidia_lc

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #147 em: Julho 15, 2012, 16:03:42 »
Olá boa tarde !

Alguem me sabe dizer se é mais rapido fazer o pedido de homolgação e reconhecimento numa subdelegação do governo duma qualquer zona de espanha ou enviar logo tudo para madrid? Ou é mais ou menos o mesmo tempo de espera?
Tenho um bocado de urgencia e gostaria de ir pelo mais rapido !  ;)
“Nós não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.”

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #148 em: Março 12, 2013, 01:47:50 »
Citação de: aNdR3

Tal como comentei anteriormente, saem este ano de 2012 a primeira fornada de "graduados", portanto pelo andar da carruagem cá por Espanha só para o último semestre ou trimestre do ano é que poderemos começar a entrar em trâmites ou mesmo a partir de 2013 para voltar a proceder ao Reconhecimento do nosso título como "graduados".

Eu trabalhei um ano na Espanha e fiz precisamente esse curso..disseram me que me contava com bastantes pontos na bolsa espanhola.. Ou seja, com este curso posso aceder a ser reconhecida como " Enfermeira graduada" na Espanha??
Como é que isso se processa?

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #149 em: Março 12, 2013, 02:03:36 »

:o ??? Curso de Prescrição?!?!?! O que é isso? Como, onde, quando e porquê devo fazê-lo?!

Agradeço resposta!

Eu fiz no Colegio de Enfermería de Avila-que era onde estava inscrita na altura. Não é nada complicado. Vai se a 4 aulas presenciais em que te ensinam a funcionar com um programa informático de prescrição,( futuro, pois na Espanha ainda não está implementado) no qual os enfermeiros poderão prescrever. Depois para ficares com o curso completo, tens que aceder a esse programa em casa, com o teu login, basicamente é andares a navegar para completares as restantes horas e ficares com o curso feito. No final, tens um pequeno caso clínico para resolver, em tens que enviar a tua prescrição de medicação para esse caso clínico ao administrador. Vou tentar colocar aqui o caso clínico com a respectiva prescrição que enviei quando fiz o curso. Espero que seja útil. Cumprimentos a todos