Autor Tópico: O que é necessário para trabalhar em Espanha  (Lida 71626 vezes)

Offline al11495

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: O que é necessário para trabalhar em Espanha
« Responder #120 em: Setembro 19, 2011, 15:04:09 »
oh desculpa....daaaa já percebi! Cartão de cidadão! É que ainda tenho BI!! Só mais uns esclarecimentos, depois enviaste tudo por correio para: MINISTERIO DE SANIDAD Y POLÍTICA SOCIAL
SUBDIRECCIÓN GENERAL DE ORDENACIÓN PROFESIONAL
PASEO DEL PRADO 18-20
MADRID 28014

Não fazes ideia do tempoque vai demorar, não? E eles enviam-te alguma informação para casa a dizer que já está pronto ou tens que ir ligando para lá? Eu ainda não tenho a cédula, mas se eu enviar aquela declaração da ordem que eles nos enviam a comprovar que estamos inscritos com o numero tal e tal, achas que serve, ou terá mesmo de ser a cédula?

muito obrigada!
"Não se pode ensinar tudo a alguém,
 pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.”(Galileu Galilei)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #121 em: Setembro 24, 2011, 14:54:41 »
Citação de: Maria Margarida Duar
Não é obrigatório estarem colegiados para exercerem no publico. Nem todas as comunidade , por exemplo para Trabalhares no SES , não tens de estar

Actualmente é obrigatório por lei, até há uns anos é que não.

Citação de: al11495
Boa tarde colegas,

Eu sei que este assunto já foi bastante discutido. Mas neste momento tenho informações contraditórias de vários lados. Alguém me pode esclarecer se bastam apenas estes documentos para conseguir o reconhecimento do título?

-Fotocópia do B.I.;
-diploma de curso (aquele papel da escola onde vem a média);
-Certidão Discriminativa das disciplinas;
-Declaração da Ordem dos Enfermeiros em como estão habilitados para exercer a profissão em Portugal segundo a directiva 2005/36/CE;
-Modelo de Solicitud

Depois, tenho de traduzir todos estes documentos para espanhol, certo?Posso mandar traduzir em qualquer lado? Que cópias autenticadas é necessário? Tenho de ir pessoalmente a Madrid ao Ministério da Sanidad??Ou poderei enviar por correio ou ir a outra zona de Espanha?

Agradeço a vossa ajuda.

Um pouco acima do teu post pus o link para o modelo de solicitação e a lista de documentos necessários mais actualizada, tal como a morada completa para a qual enviar toda a documentação:
http://www.msps.es/profesionales/formacion/recoTitulosEuro/profesionales.htm

Citação de: al11495
ok, agradeço-te imenso! Depois de ter a documentação, como sou da zona centro vou então ao consulado do Porto, que acho que é o que me fica mais perto e peço então a eles para darem uma vista de olhos e para autenticarem. o certificado de good standing e a declaração das normativas europeias secalahr até envio o orginal, não achas? Estar a pagar a autenticação... Depois se voltar a precisar posso pedir outra vez, não achas? Outra coisita, a que te referes quando dizes C.C.? eles também devem fazer lá a fotocópia autenticado do BI, certo? Tu podes ir lá e eles fazem-te as autenticações no momento, ou tiveste de esperar muito tempo? Obrigada!!!:)

As traduções tal como foi dito podes realizar em várias entidades/instituições, variam a nível de rapidez e preço, o que sim tem que ser é oficiais com certificação/selo/carimbo para serem legalmente válidas para o Ministério Espanhol. E todas as fotocópias têm que ser posteriormente autenticadas por um órgão legal português, o ideal é o próprio consolado espanhol ou embaixada.

NUNCA envies nenhum documento original!

O tempo que tudo demora é muito relativo, normalmente se faltar alguma documentação comunicam-to por escrito por carta, tal como quando está pronto. Em 2008/2009 quando tratei da minha papelada ainda enviavam o documento oficial para casa, actualmente penso que te notificam por carta que está pronto e tu vais a Madrid levantar ou por outrem com a tua autorização ou solicitas o envio do mesmo para o teu domicilio. Em média se tudo for bem encaminhado conta entre 3 a 6 meses para um Reconhecimento e 6 meses a 1 ano para a Homologação.

O ideal seria enviares uma fotocópia autenticada da Cédula, que costumas obter agora por Setembro na entrega ou posteriormente à cerimónia.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #122 em: Setembro 24, 2011, 17:27:24 »
3 a 6 meses André??? Estou tramada... So em 2012 então é que poderei sair daqui... :s enfim...
Colega al11495 no consulado do porto na verdade demoraram poucos dias para me autenticarem tudo e depois podes optar por la ir buscar pessoalmente ou pedir para te enviarem para casa. Nesta situaçao vao te pedir que lhes envies um envelope com selo portanto se nao viveres longe talvez seja mais facil ires buscar a documentaçao pessoalmente.
So um detalhe eu optei por enviar a declaraçao of good standing original porque nao preciso dela em pt. Autentiquei-a e traduzi-a mas a original em portugues emitida pela ordem foi tambem.
Boa sorte :)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #123 em: Setembro 29, 2011, 13:26:45 »
Citação de: MFF
3 a 6 meses André??? Estou tramada... So em 2012 então é que poderei sair daqui... :s enfim...

Quando tratei do meu Reconhecimento foi em 2008-2009, altura em que ainda era um órgão central quem tratava destas coisas, o Ministério de Ciência e Inovação. Actualmente, desde Janeiro de 2010, encontra-se subdividido por áreas, sendo que agora quem se encarrega de tratar da mesma papelada é o Ministério de Saúde espanhol, pelo que até pode demorar menos tempo ;) Mas para ter a certeza, nada como contactar com eles e questionar o tempo médio de demora que eles têm tido.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #124 em: Setembro 29, 2011, 15:03:30 »
Pois... Liguei pra lá e após me perguntarem qual era o país em questão disseram que demoraria 3 meses... Suponho que se forem cursos de países fora da UE demorem mais para além de que têm que prestar provas tal como indicam as convocatórias no site... Agora resta-me aguardar e ir tentando algo por cá que está realmente difícil... :s Obrigada*

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #125 em: Setembro 29, 2011, 23:19:50 »
Citação de: aNdR3
Citação de: MFF

Quando tratei do meu Reconhecimento foi em 2008-2009, altura em que ainda era um órgão central quem tratava destas coisas, o Ministério de Ciência e Inovação. Actualmente, desde Janeiro de 2010, encontra-se subdividido por áreas, sendo que agora quem se encarrega de tratar da mesma papelada é o Ministério de Saúde espanhol, pelo que até pode demorar menos tempo ;) Mas para ter a certeza, nada como contactar com eles e questionar o tempo médio de demora que eles têm tido.

Cmg ja foi com o novo ministerio e demorou 6 meses

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #126 em: Outubro 02, 2011, 21:52:59 »
Sério Lightover??? :s
E depois disso quanto tempo demoraste a encontrar emprego?
Eu as vezes penso se nao valia a pena começar a procurar, a enviar CV's, so que toda a gente que já anda por esses lados diz que sem o reconhecimento nao vale a pena... :s
Outra coisa, eu fiz Estagios Erasmus em Esp, sera que faz alguma diferença ligar pra la e referir isso ou enviar alguma papelada comprovativa? :/
Obrigada :)

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #127 em: Outubro 02, 2011, 22:55:09 »
Citação de: "MFF"
Sério Lightover??? :s
E depois disso quanto tempo demoraste a encontrar emprego?
Eu as vezes penso se nao valia a pena começar a procurar, a enviar CV's, so que toda a gente que já anda por esses lados diz que sem o reconhecimento nao vale a pena... :s
Outra coisa, eu fiz Estagios Erasmus em Esp, sera que faz alguma diferença ligar pra la e referir isso ou enviar alguma papelada comprovativa? :/
Obrigada :)

Em espanha ja está mt mal colega..trabalhei um ano em espanha, e nem a minha experiencia de um ano, me valeu para encontrar outro emprego..um conselho..tente outro país!! Mas se quisei tentar digo lhe já que sem o reconhecimento n vale a pena..fazer erasmus n faz qualquer diferença na altura de tratar da documentação para o reconhecimento, pois n é isso que eles pedem..Cump e boa sorte :)

Offline kLaudjinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #128 em: Outubro 04, 2011, 19:05:03 »
MFF mas ja sabes o que e' preciso traduzir mesmo?
eu ja tenho a homologaçao do curso e tudo mas tudo em portugues.
basta so isso traduzido, a carta de apresentaçao e o CV, e devidamente autenticados ou preciso de mais alguma coisa?
a esperança é sempre a ultima a morrer. Nunca desistas nem de ti nem dos outros...

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #129 em: Outubro 04, 2011, 19:21:41 »
Ola Ana Claudia!
Não percebi muito bem a tua duvida... Se tu ja tens a homologaçao, o que é que queres traduzir mais? Claro que o CV convem ser em espanhol e carta de apresentaçao tambem mas eu ainda estou na fase de espera da homologaçao por isso daí pra frente nao te posso ajudar muito... Eu irei tentar em castilla y leon e depois em madrid e aí se calhar vou "perder" dois dias e ir entregar CV em mão... Para alem disso tem atençao as bolsas de emprego, só nao sei ainda mt bem como funcionam lol
Fora isto há a questão do NIE... Para o obteres precisas de ter uma residencia espanhola mas sem trabalho nao teras uma morada porque nao saberas onde iras parar... No entanto para teres trabalho talvez precises de NIE...
Enfim... Ainda tenho mtas duvidas como ves mas talvez os colegas Andre Sanguessuga e Lightover possam ajudar :)
Obrigada e boa sorte! :)

Offline monika

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #130 em: Outubro 04, 2011, 23:04:03 »
Quem me ajuda por favor......
estou a pensar em estudar em espanha
e enviarem-me ummail com as condições..... não percebo muito bem o que é.....
10 mensualidades anuales de 200 Euros (con beca), 250 Euros (sin beca);  becas especiales de 1000 Euros para estudiantes extranjeros que se inscriban en la modalidad virtual.

Que é isto da beca e sem beca?

El precio incluye las tasas de secretaría. No incluye el precio público del Título o Certificado que corresponda; las becas serán otorgadas por estricto orden de inscripción.
Presentar en Secretaría, por email o por correo certificado: el formulario de inscripción debidamente cumplimentado,

fotocopia del título universitario debidamente compulsado,

Curriculum Vitae.

Los titulados extranjeros deben añadir una fotocopia compulsada de su certificado de estudios así como la Apostilla correspondiente al convenio firmado por su País.

Por favor quem me ajuda a perceber este mail......
cumprimentos
Monica

Offline aDRii

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #131 em: Outubro 04, 2011, 23:24:15 »
ola colega monika

Bem, a unica coisa em que a posso ajudar é no significado de beca. Beca significa bolsa.. por isso se quiser candidatar-se a bolsa tem de fazer a inscrição com os documentos que eles dizem:
formulario de inscripción debidamente cumplimentado,
fotocopia del título universitario debidamente compulsado,
Curriculum Vitae.
Los titulados extranjeros deben añadir una fotocopia compulsada de su certificado de estudios así como la Apostilla correspondiente al convenio firmado por su País.

Agora isso da "apostilla correspondiente al convenio firmado por su país" é que já não sei o que é...

Offline kLaudjinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #132 em: Outubro 05, 2011, 15:44:29 »
MFF obrigado pela resposta

mas eu tenho a homologação do titulo de enfermeiro em portugues, que sei que é obrigatoria. mas também é suposto traduzi-la para espanhol e o diploma e suplemento ao diploma (o que fala das notas entre outras coisas do curso) nao?
a esperança é sempre a ultima a morrer. Nunca desistas nem de ti nem dos outros...

Offline aDRii

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #133 em: Outubro 05, 2011, 22:23:28 »
Eu acho

Offline aDRii

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #134 em: Outubro 05, 2011, 22:31:05 »
Eu acho que a colega ana claudia esta a fazer alguma confusao. A homologação do curso é um documento emitido pelo ministerio espanhol em que lhe reconhece os estudos efectuados em Portugal. Quem quiser seguir estudos em espanha necessita da homologação do curso feito em Portugal mas para trabalhar apenas necessita do Reconhecimento do curso.