Autor Tópico: Steri-Strips  (Lida 5789 vezes)

Offline Maxkudion

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Steri-Strips
« em: Setembro 07, 2011, 09:41:24 »
Caros colegas

Surgiu-me uma dúvida no tratamento de uma ferida.

É do foro cirurgico, resultante de uma queda no domicílio. A senhora em questão foi suturada com 8 pontos na cabeça. No entanto, a ferida sangrou em moderada quantidade e na altura em que fui realizar o penso pela primeira vez, o sangue estava todo "colado" à ferida de maneira a que a visualização dos bordos, e pontos cirurgicos era impossível.

Eis como procedi: Ao longo do tempo, fui retirando o sangue coagulado da incisão, tendo conseguindo-o quase totalmente. Consigo agora ver o local de inserção de 6 dos 8 pontos, no entanto em dois deles é impossível destacar o restante sem macerar a incisão / ferida. Ora, fui aplicando Inadine e compressas ao longo do tempo, a ferida encontra-se sem sinais infeciosos.

Hoje é o dia de retirar os pontos (passaram 7 dias). Como proceder caso não consiga destacar este "teimoso" sangue incrustado nos 2 pontos restantes?

Pensei que para os primeiros a habitual desinfecção com Iodopovidona e aplicação de Steri Strips seria adequado. Em relação aos 2 últimos pontos tenho duvidas em como proceder pois adiar a sua remoção seria aumentar o risco de infeção.

Aceito opiniões e sugestões, por favor :)
PS: já agora, após a colocação de Steri Strips, como aconselham a sua remoção e em quanto tempo? já li coisas que aconselham que caiam naturalmente, mas a literatura não é muito esclarecedora.

Obrigado!

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Steri-Strips
« Responder #1 em: Setembro 07, 2011, 17:33:24 »
O porquê da utilização de steristrip após remover uma sutura do couro cabeludo(?)? Há deiscência? Se há, ou infectou ou ficou com loca...
Para remover crostas de sangue resulta muito bem a água oxigenada.
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline xanaxana

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 07, 2011, 19:49:54 »
Também não entendo essa conversa do steri-strips...
para sangue coagulado, seco a água e sabão e a água oxigenada resultam. Atenção que pode descolorar o cabelo= fica o doente louro....se não se lavar com água, evidentemente.

Offline superpeixao

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 12, 2011, 10:35:30 »
Nunca consegui por steri strip no couro cabeludo a não ser que corte o cabelo e mesmo assim parece me dificil dada a oleosidade sempre presente.
Vaselina pode ajudar a destacar as crostas...
Abraço

Offline pedrorodrigues

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 12, 2011, 10:50:51 »
:-