Não há limites para o conhecimento e só posso ter pena de quem assim pensa!
@Carlosmano
Como posso eu cuidar de um doente, se não sei o que se passa...?
Como posso eu actuar em emergência, se não tenho conhecimentos científico e técnico para tal?
Ainda bem que existe esta pós-graduação; ajuda a aumentar conhecimento nesta area, para colegas que se interessem pela mesma, que trabalhem em Unidades de Terapêutica da Dor, no Bloco Operatório, Cuidados Intensivos...
Não quero eu dizer que deveríamos ser "mini-médicos"; mas não deveremos ter medo de aumentar os nossos conhecimentos; senão veja: sem conhecimentos científico, como posso eu saber que a terapêutica farmacológica prescrita para determinado doente será benéfica ou não? Não iremos mais longe: ktas vezes somos nós enfermeiros alertamos os prescritores (médicos) para um possível equívoco na prescrição? Ora, este conhecimento teve de vir de algum lado.
A biologia, química, psicologia, fisiologia, farmacologia, etc, não são disciplinas exclusivas de determinado curso.
Actualmente existem pós-graduações, por exemplo, em Medicina Legal; podem frequentá-la advogados, psicólogos, biólogos e afins; posteriormente, acham que irão ser "mini-médicos"? Claro que não! Mas com conhecimento técnico e científico, poderão actuar
nas suas areas profissionais com maior competência, sendo o principal beneficiado o cliente/utente...
Não tenhamos medo da formação; esta ajuda-nos a actuar em Enfermagem, a cuidar dos nossos utentes/clientes com maior conhecimento de causa.