Forumenfermagem

Autor Tópico: Ordem de Colheita Tubos de Sangue  (Lida 54115 vezes)

Offline Diogo Silva86

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Ordem de Colheita Tubos de Sangue
« Responder #15 em: Junho 15, 2012, 01:55:45 »
Fico parvo com tanta ignorância, de pessoas que geralmente se acham muito importantes na área da saúde.. sendo no entanto tão pequenos, pelo menos a nível cientifico... Deixem isto para quem sabe!!

Alguém disse com muita convicção que "O de coagulação surge no fim pois com pequena amostra obtêm-se valores de PT, PTT e INR facilmente", minha nossa quê quê isto... Cara Enfermeira, a amostra colhida com citrato de sódio, um composto que funciona como anticoagulante devido ao facto de ser um quelante de cálcio pois o cálcio é um co-factor necessário ao processo de coagulação, logo sem ele, ela não ocorre.. A amostra colhida com este tipo de anticoagulante é utilizada para o doseamento de todo o tipo de factores de coagulação, desde FV, FVIII, FX, Protrombina, inibidor do activador do plasminogénio, antitrombina, Plasminogénio, Fibrinogénio... tromboelastografias, avaliação dos tempos de coagulação, por isso a diluição do sangue com o anticoagulante deve ser o mais correcto possível, se colocar pouco/muito sangue, a capacidade com que o citrato exerce anticoagulação será diferente.. E já agora só uma achega, não cometam o mesmo erro que uma vossa colega cometeu no local onde trabalho.. tenham cuidado que o tubo com citrato é para estudos de coagulação, caso a amostra coagule não venham pedir por favor façam lá os testes porque coitado do doente não pode ser picado outra vez...não, meus senhores tenho a informar que depois da cascata de coagulação se activar já não há grande coisa para estudar... Em primeiro hemoculturas aeróbias, só depois anaeróbias de forma a não injectar ar na anaeróbia, pois a intenção é que não exista lá O2, entendem? Depois citrato de sódio,  para não haver contaminação com activadores nem com inibidores da coagulação. Em segundo o tubo seco sem e com activador da coagulação, para não contaminar com K+ do K3EDTA, nem com lítio da heparina. Depois heparina, que funciona como anticoagulante pois é um activador da antitrombina, antes do EDTA pois se quiser posso avaliar a caliémia (nível de K+ no sangue) no tubo com heparina.. Depois K3EDTA, que remove o cálcio necessário à coagulação e é o anticoagulante mais indicado para contagens de células sanguíneas porque induz uma anticoagulação completa com efeitos minor sobre a morfologia celular, por último, fluoreto de sódio que atenção não é anticoagulante, é apenas inibidor da glicólise, pois como queremos avaliar a glicémia de forma fidedigna convém evitar que os eritrócitos consumam o seu alimento favorito..existe associações de NaF com diversos anticoagulantes, desde EDTA, Oxalato de Potássio ou Heparina. Só uma dica, quando não utilizarem NaF, isto é utilizam tubo seco, façam questão de centrifugar a amostra após coagulação, de forma a evitar o contacto dos eritrocitos com a glicose...
Outra coisa que os enfermeiros fazem com grande abuso, caros técnicos de enfermagem o garrote é para estar apertado no máximo 1 minuto, se virem que não encontram libertem-no por uns tempos.. A utilização de um garrote é desejável para auxiliar na escolha do melhor local para realizar a punção, contudo existe cenas cientificas por trás tão a ver... O aumento da pressão nos capilares faz aumentar a sua permeabilidade fazendo com que electrólitos e componentes de baixo peso molecular se desloquem do espaço intravascular para o espaço intersticial, diminuindo a sua concentração, e por outro lado os elementos de alto peso molecular como ALT, bilirrubina, CK..ficam menos diluídos aumentando falsamente a sua concentração..
Deixem lá... deixem isto para quem tem formação digna do nome superior..não é só picar assim como quem não tem cérebro.. E depois ainda falam em prescrever medicação.... medo, muito medo
 Cumprimentos, Analista Diogo Silva

Offline frederico.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Junho 15, 2012, 11:55:32 »
Caro analista querer contribuir com os seus conhecimentos aqui no forúm é de apreciar, agora o seu comentário parece-me algo amargurado. E olhe que não somos pequenos, nem grandes, nem médios, Portugal tem apenas os enfermeiros mais qualificados da europa. E dos que mais investem na formação Os enfermeiros constituem desde um passado recente, um dos grupos profissionais que mais investem na formação (Menoita, 2011). Agora somos é pouco reconhecidos por alguns, e mal remunerados, no entanto o ministro da Saúde diz que os enfermeiros são os pilares do sistema de saúde em Portugal, (agência lusa). Relativamente ao tema informo-lhe que a colheita de especimes para análises, não é a única competência de um enfermeiro, é uma tarefa complementar ao nosso trabalho, e não volte a desrespeitar a nossa profissão nem os seus profissionais..

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #17 em: Junho 15, 2012, 13:02:37 »
Caro Diogo86

Para quem criticou tanto a capacidade de fundamentar cientificamente as suas posições... não vejo uma única fonte, uma única referência a bibliografia... Coisa que outros, neste mesmo tópico, referiram e que poderia ler antes de opinar...

Não fica nada bem começar uma participação num fórum de Enfermeiros, começando por insultá-los... Se que levar à mudança nas relações multiprofissionais, não está a seguir os passos correctos... Com a idade , a experiência e a convivência com outros, isso vai passar-lhe e aprender que não dominamos todos os assuntos faz-nos perceber que é melhor não assumir posições tão extremadas e autoritárias.

Pela boca morre o peixe...

Cumprimentos

Offline frias_svp

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Junho 16, 2012, 13:11:24 »
Citação de: Diogo Silva86
caros técnicos de enfermagem o garrote é para estar apertado no máximo 1 minuto, se virem que não encontram libertem-no por uns tempos.. A utilização de um garrote é desejável para auxiliar na escolha do melhor local para realizar a punção, contudo existe cenas cientificas por trás tão a ver...

Primeiro que tudo obrigado pelo esclarecimento Sr. Diogo, mas de ENFERMAGEM parece que o Sr. não percebe nada. Para que fique mais esclarecido fica aqui uma pequena "miragem", desta GRANDE Profissão " Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde."

Segundo "técnicos de enfermagem "é coisa que não existe, para mais informações dirija-se a biblioteca mais próxima.

Terceiro, a sua ultima afirmação, em negrito, é tudo menos cientifica, tas a ver..?
As melhoras lá para casa, já que com essa agressividade as coisas não devem ir muito bem. Medo, Muito Medo tenho eu se fosse seu filho.

Cumprimentos
Enfº Nuno

Offline vitorefo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Junho 16, 2012, 20:21:13 »
Boa tarde a todos.

Já por diversas vezes observei neste fórum afirmações ou trocas de palavras inadequadas e impróprias. Só quero ressalvar que para muitos a credibilidade e valorização do FE perde muito com este tipo de situações, e eu em parte compreendo e concordo com o pensamento. Porque tanto é atingido o utilizador que afirma algo insultuoso como é atingido aqueles para quem a mensagem é dirigida. E quantos utilizadores (externos e internos à enfermagem) observam e passam/refletem as palavras cá apresentadas.

Ou sabemos ser Pessoas sérias (adultos)/ Profissionais sérios na forma como usar as palavras, ou então é pertinente não fazer-mos uso delas.

Segundo as regras gerais:

"Art. 6 Após 3 avisos ao membro abusador, ser-lhe-á interdito o acesso com o seu login no site por o período de 1mês;"

Cumprimentos,

Vítor
Devemos aprender com o passado, mas viver na realidade do presente e pensar no que poderá ser o futuro.

Offline anya_Skywalker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Junho 21, 2012, 11:51:10 »

Em primeiro hemoculturas aeróbias, só depois anaeróbias de forma a não injectar ar na anaeróbia, pois a intenção é que não exista lá O2, entendem?

Isso depende do método utilizado para fazer a colheita do sangue para hemocultura. Se utilizar o sistema de vácuo com adaptador normal, via butterfly, concordo. Se usar o método de aspirar sangue para uma seringa, passando depois para o tubo de hemocultura, discordo pois é mais provável haver ar no final da seringa do que no início. Mas isso é algo óbvio, que qualquer pessoa vê na altura. E sim, se me dizes que a colheita de sangue para hemocultura deve ser feita por circuito fechado, dou-te toda a razão, académicamente falando. Na prática, se não tenho os adaptadores correctos para os tubos de hemocultura, tem de se fazer de alguma forma...

Outra coisa que os enfermeiros fazem com grande abuso, caros técnicos de enfermagem o garrote é para estar apertado no máximo 1 minuto, se virem que não encontram libertem-no por uns tempos..

Novamente falas muito bem a nível académico, mas na prática se queremos colocar um catéter venoso periférico num doente de difícil acesso, o garrote provavelmente vai estar colocado mais do que 1 minuto. Acontece, é a vida que não vem descrita nos manuais universitários e vai contra a "boa prática" mas tambem é contra a boa prática não re-hidratar alguem extremamente desidratado, dar antibióticos EV em caso de suspeita de choque séptico, etc etc. Por isso entre obter a melhor amostra de sangue possível, ou colocar um acesso venoso, a opção é bastante óbvia para mim. Nesse caso os valores laboratoriais podem não ser tão fiáveis. Não sei como se faz em Portugal, creio que continuam a ser os médicos a assinar as requisições de análises? Aqui no Reino Unido quem trabalha em urgência e tira o sangue pede as análises (quer seja médico, enfermeiro ou auxiliar) pelo que fica sempre bem escrever no formulário se houve dificuldade em obter a amostra, se o garrote esteve apertado durante muito tempo, se a amostra é arterial (já me aconteceu - duas vezes  :-). Se os valores de electrólitos estiverem alterados pode-se fazer uma gasometria arterial, para confirmar os resultados laboratoriais.

Pode ser das diferenças entre um país e outro, mas aqui na urgência não costumamos enviar sangue nos tubos próprios para glucose (apesar de os termos no serviço) e normalmente o laboratório faz a análise com o sangue colhido no tubo de bioquímica - mas nem costumamos pedir essa análise, fiamo-nos muito na glicose capilar e nas cetonas capilares. No entanto se no nosso fantástico medidor de glucose capilar o valor lido for High, lá voltamos nós á gasometria... Honestamente nunca fui á procura de literatura que compare o teste que a nossa máquina de gasometria faz com o que é feito nas máquinas específicas de análise laboratorial, mas clinicamente falando a diferença é negligível. Afinal de contas tanto faz que o doente esteja com 600mg/dl glucose como com 500mg/dl de glucose. O tratamento vai ser o mesmo (protocolo de DKA caso haja presença de cetonas, uma simples infusão de insulina caso não haja - mas o mais certo é haver  :P)

E se existem profissionais que não sabem alguma coisa, o melhor é educar - gentilmente relembrar que é assim porque isto assado frito e cozido, e não pode ser grelhado. Caso não tenhas reparado, os outros utilizadores fizeram-no neste tópico, debatendo e apresentando pontos de vista. É para isso que serve um fórum. ;)

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Julho 10, 2012, 03:17:44 »
Vá, já sabem como é: odiosos vão odiar. É só mais um frustrado.

Offline RafaelaCP

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Julho 10, 2012, 11:26:09 »
Bom dia, Sr. Analista Diogo Silva!
Presumo que goste de ser assim tratado...
Permita-me dizer-lhe que as pessoas mostram aquilo que são e que valem não por palavras, mas por acções.
Depois de ler todos os seus comentários só tenho a dizer-lhe que lamento que seja tão frustrado. Se quer realmente valorizar a sua profissão, que seja então pelo seu bom trabalho e não por ofender os restantes profissionais. Se for realmente bom analista as pessoas vão valorizá-lo por isso, não precisa de agredir meio mundo... Pois essa atitude não transparece bom carácter.
Aproveito para dizer-lhe que generalizar também não é um bom princípio... Há bons e maus profissionais em todo o lado.. Posso dizer-lhe que há cerca de duas semanas fui atendida numa clínica por uma colega sua que deixa muito a desejar como profissional.
Deve passear mais, sorrir, apanhar sol, comer chocolate, etc... Aprenda a divertir-se, vai ver que se sentirá melhor... SEJA FELIZ! e tenha um Bom dia!

Cumprimentos,
Rafaela

Offline catenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Julho 10, 2012, 18:50:16 »
Boa tarde a todos!
Apenas tenho a lamentar o tipo de comentários realizados aqui neste fórum. E este é apenas mais um exemplo...
Mas devo dizer que me entristece muito mais o tom irónico usado entre colegas enfermeiros e usuários assíduos deste mesmo forum... Lamento que se responda de forma tão ríspida, altiva e mesmo mal-educada às perguntas aqui colocadas. Porque se uns têm muita experiência e conhecimentos em determinada área e outros não, os que têm maior grau de conhecimentos e competências deveriam partilhar o seu conhecimento com humildade e deixar de "espezinhar" os colegas. Só assim teremos uma enfermagem melhor e mais profissional!

Peço desculpa pelo desabafo!

Cumprimentos para todos

Offline F.j.Cardoso

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Julho 29, 2012, 20:53:40 »
Caros colegas,
Pelos vistos a maior dúvida persiste.
Não se trata de uma ordem de colheita dos tubos (Hemograma, bioquímica,etc etc etc)
Porque razão se deve rejeitar um primeiro tubo de sangue, mesmo que se pretenda apenas o estudo de coagulação?

(Francisco)

Offline F.j.Cardoso

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Julho 29, 2012, 21:19:29 »
Eis a resposta:

No primeiro volume de sangue da colheita está presente o fator de coagulação tromboplastina tecidual, que interfere em testes específicos de coagulação.

Por isso é necessário o segundo tubo, que nos vai dar valores mais exactos.

Entretanto o sangue é enviado para o laboratório, onde se encontram alguns técnicos competentes com muita formação científica para fazer aquilo que em princípio lhes compete.

PS: Sr. Diogo Silva, tenho muitas dúvidas em relação aos seus conhecimentos científicos. E uma certeza, voçê tem pouca formação cívica, e nenhuma educação. Ainda bem que não trabalha com pessoas. Enfim...

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Agosto 22, 2012, 12:09:06 »
Também há sempre a possibilidade de perguntar no laboratório da instituição onde se trabalha qual a ordem de preenchimento dos tubos, uma vez que não há consenso, e assim ter uma prática de acordo com o "protocolo". Ou é má ideia?
Sinceramente tanto as explicações apresentadas pelo Diogo Silva86 como pela anya_Skywalker me pareceram pertinentes e fundametadas, mas se mesmo assim restam dúvidas se calhar o sitio ideal para as tirar é o laboratório do hospital...

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 28, 2013, 01:52:39 »
Olá estava a pesquisar sobre esta temática e encontrei informação neste site que penso eu estar correcta.
Quem quiser ver e tiver dúvidas que consulte este link em baixo :

http://www.biomedicinabrasil.com/2011/1 ... angue.html
Cumprimentos

Offline Ines Frade

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 10, 2016, 08:44:52 »
Calmaaa!

Não existe um consenso em relação à ordem de colheita.... Alguns autores referem que primeiro deve ser o tubo seco, para que nao interfira nos restantes tubos, por outro lado outros autores referem o de coagulação, uma vez que deve ser colhido o mais rapido possivel, para que a não haja erros no resultado....