Autor Tópico: Enfermagem: preço por hora??  (Lida 33191 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
cada um fala por si
« Responder #15 em: Maio 04, 2006, 13:08:12 »
"Penso que os baixos preços a que muitos se sujeitam não é por o mercado estar lotado. Se não se sujeitarem a isso, terão que rever os contratos e verificam que se ninguém aceita algo está mal.
Se forem para Lisboa, por exemplo, e se pensarem apenas em dinheiro, têm contratos e mais contratos e cada um oferece mais que o vizinho.
Não é a lotação que é o problema...o problema está em quem não luta por algo melhor."

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermagem: preço por hora??
« Responder #16 em: Maio 04, 2006, 16:13:00 »
Oh sim Sérgio, vê-se que percebes de mercado. Chegar a trabalhar em part-times onde há mais de 8 anos atrás pagam mais do que agora...
E como há tantos enfermeiros há sempre que aceite salários miseráveis...

Em Lisboa, o panorama é diferente, existe uma mirco-economia dentro da macro economia portuguesa. Em Lisboa todos os profissionais libeirais (médicos, enfermeiros, arquitectos, engenheiros, etc..) ganham mais do que no resto do país!
Além do mais muitos hospitais já não aceitam enfermeiros do norte, daí que ainda haja algum déficit...  muito melhor...

Sobre lutar por algo melhor...
Tu provavelmente quando chegaste à enfermagem já tinhas a luta feita por ti, mas lembra-te que para seres, fazeres e receberes actualemente o que recebes, alguém teve de lutar, por que coisas como a conquista de título de curso superior, licenciatura, ordem dos enfermeiros, REPE, carreira que está em vigor, funções independentes, autonomia na enfermagem, enfermeiros-directores, etc, etc, etc.... alguém lutou, e as grandes conquistas conseguem-se quando se está em posição para isso. Neste momento os enfermeiros não estão.

O Estado organizou a chamada comissão das carreiras, que vai rever todas as carreiras da FP, e supostamente actualizar a da enfermagem... Mas essa comissão veio a público dizer que muito provavelmente as profissões que tenham excesso de oferta no mercado, vão sofrer um corte salarial nos futuros profissionais, porque não se justificam certos vencimentos quando existem pessoas que trabalhariam por salários inferiores.... põe-te atento, pois enfermagem está incluída!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
oh sim e oh nao
« Responder #17 em: Maio 04, 2006, 16:21:36 »
Lá está...só ele é que sabe...este homem sabe tudo...
Os outros não sabem nada
Seja feita a sua vontade
Amen

Ao menos preocupo-me com a união da classe, combater as desigualdades. O colega preocupa-se em desunir. Decerteza que não é com enfermeiros como o Miguel que a classe evolui e vê reconhecidos os seus méritos

Offline DinaFilipeCansado

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Maio 04, 2006, 16:59:15 »
Ola a todos!
Estou no ultimo ano do curso, no estágio final, e fico muito assustada com as vossas conversas...
Estou a estagiar em vila franca de xira e não sei se hei de ficar lá a trabalhar. Só sei que pagam 943 euros pelas 35 horas...
isso é bom ou é mau?

quais os hospitais onde um recem licenciado é melhor remunerado na área de Lisboa?

um abraço.

Offline 4life

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Maio 04, 2006, 21:46:33 »
Caros colegas, atenção ao que se atira para o ar como sendo informação verdadeira. Não vendam o que não souberam comprar... Colegas da VMER a receber 60 euros à hora no Algarve????

Offline ras

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Professores e enfermeiros
« Responder #20 em: Maio 22, 2006, 11:25:25 »
Tenho lido neste fórum que os enfermeiros ganham como bachareis e os professores como licenciados....Apesar de tal facto ser verdade é importante clarificar alguns mitos dos enfermeiros acerca das remunerações dos professores, que foram citadas por diversas vezes neste fórum...

1º Um professor não realiza nenhum complemento, tal como foi referido por luisgod!!!Não sei em que informação se baseou para afirmar com tanta certeza que um professor após realizar um complemento sobe dois escalões!!!

2º Os professores apenas progridem na carreira após entrarem nos quadros da função pública (Quadros de Zona Pedagógica ou nos Quadros de Escola)...Isso quer dizer que como as coisas estão temos professores com muitos anos de serviço que ganham exactamente o mesmo que ganhavam quando iniciaram a carreira...

3º Um professor contratado, quando tem a sorte de ter um horário completo, ganha 1268 euros brutos, ou seja, 1000 euros "limpos", isto já com o subsídio de alimentação incluído....

4º Ao contrário dos enfermeiros, os professores mesmo que queiram trabalhar mais horas não podem visto que a acumulação é ilegal...Quer isso dizer que restam-lhe algumas explicações( e apenas no caso de algumas disciplinas) que nos casos que conheço são cobrados cerca de 7,5 euros/hora....

Em conclusão, é mais proveitoso começarem a pensar em comparar-se com outras classes profissionais porque com a dos professores só ficam a perder....

PS: desafio o luisgod a explicitar quanto ganha pelas 42horas (não será mais que 1000 euros??) e quanto é que ganha pelas horas que faz no privado....Será que tudo somado não dá muito mais que 1000 euros??!!!

Offline vania_neto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Maio 22, 2006, 14:10:52 »
Nao sei se isto se aplica a professores, mas os educadores de infancia sobem automaticamente 2 escaloes quando completam a licenciatura.

Para alem disso sobem um escalao automaticamente anualmente desde que atendam um minimo de accoes de formacao.

Pelo menos eh o caso da minha mae.

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Professores e enfermeiros
« Responder #22 em: Maio 22, 2006, 14:29:06 »
Citação de: "ras"
3º Um professor contratado, quando tem a sorte de ter um horário completo, ganha 1268 euros brutos, ou seja, 1000 euros "limpos", isto já com o subsídio de alimentação incluído....

Um enfermeiro contratado ganha 942,43€ ilíquidos de salário base. No meu caso, trabalho de manhã, tarde, noite, feriados e fim-de-semana. No final, nem o salário base ganho! Sim, porque agora pagam-me os suplementos a 25%!!!

4º Ao contrário dos enfermeiros, os professores mesmo que queiram trabalhar mais horas não podem visto que a acumulação é ilegal...Quer isso dizer que restam-lhe algumas explicações( e apenas no caso de algumas disciplinas) que nos casos que conheço são cobrados cerca de 7,5 euros/hora....

Engraçado... então eu conheço casos que devem ser excepções. O engraçado é que são várias excepções. Há 12 anos atrás, eu e uns colegas meus fizemos contas ao número de alunos que andavam em explicações connosco e quanto pagava cada um ao fim do mês e chegámos à conclusão que só em explicações, a professora ganhava mais de 800 contos/mês!!!!

Faço agora umas perguntas:
1) Quantos dias efectivos de férias têm os professores?
NOTA: Não estou a falar dos oficiais, aqueles 25 que os funcionários públicos têm, mas dos restantes...

2) Quantas horas por semana trabalha um professor?
Já sei o que vão dizer: ah, mas eles tem de preparar aulas, corrigir testes, etc... Sim, os primeiros anos devem ser difíceis. Depois é só copiar e colar! Progressivamente, a maior parte dos professores dispende cada vez menos tempo na preparação das aulas...

3) Quanto vale para a nossa saúde podermos descansar de noite e estarmos com a família nos feriados e fim-de-semana?

PS: Não tenho nada contra os professores. Tenho um irmão e grandes amigos que o são. Agora não venham dizer que os enfermeiros ganham muito dinheiro... eu pelo menos não ganho! O mês passado recebi cerca de 820€. Há muitas profissões, que não necessitam de qualquer formação superior, melhor remuneradas!

Offline aLheiriX

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Maio 22, 2006, 20:15:16 »
A melhor vida que há é a vida de professor, não me venham com tretas!!
Andam de férias todo o ano, à medida que os anos passam vão mecanizando o modo de dar as aulas, o que muda são os alunos, e estes têm que se adaptar forçosamente ao modo de ensino de quem o instrui para determinado assunto, matéria... A avaliação é igual para todos (ou não!!) e parece que é continua, mas isto apenas acontece na teoria, pois, no final só conta o que ficou escrito, ou seja, os testes, frequencias ou exames...
 Participação, interesse, dedicação e empenho?? O que é isso?? Não há pautas onde essas caracteristicas manisfestadas pelos alunos sejam avaliadas. Só conta o que fica escrito, mais nada!!

Offline znaya

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Maio 22, 2006, 21:47:15 »
Até me dão náuseas.

Que esterco de comparações são essas?
A vida de professor é melhor? Alguma vez foste professor para ter tanta certeza do que dizes?
Conheço professores há cerca de 30 anos e, sinceramente, não lhes invejo a profissão.

Em todas as profissões há coisas boas e menos boas, todas têm semelhanças e diferenças.

Mecanização de actos? Também o enfermeiro pode mecanizar actos.

Digo e acrescento...
Se estão tão insatisfeitos com a vida que levam e há classes profissionais que ganham tanto, fazem tão pouco e têm um ano inteiro de férias... Porque raio ainda são enfermeiros? Porque raio não enveredaram ainda pela docência?
Z-

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Maio 22, 2006, 23:19:47 »
Citação de: "znaya"
Se estão tão insatisfeitos com a vida que levam e há classes profissionais que ganham tanto, fazem tão pouco e têm um ano inteiro de férias... Porque raio ainda são enfermeiros? Porque raio não enveredaram ainda pela docência?

Alguém aqui disse que estava insatisfeito com a vida de Enfermeiro? Eu, por exemplo, exerço Enfermagem há 5 anos e tenho muito orgulho nisso. Mas nada me impede de me poder expressar relativamente ao facto de achar que o nosso vencimento base é injusto, comparando com o dos professores, POR EXEMPLO. Não quer dizer que não possa comparar com outras profissões.
Não é o salário deles que está desajustado. É o nosso.

:wink: znaya: Julgo que não é necessário radicalizar este tópico...

Offline znaya

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Maio 22, 2006, 23:36:53 »
Bem-vindo a Portugal! Vencimentos e preços injustos temos todos...

Não me parece correcto é que sejam feitas comparações, em jeito de inveja, com outras classes profissionais.

Citação de: "aLheiriX"
A melhor vida que há é a vida de professor, não me venham com tretas!!

Não é isto um comentário que espelha insatisfação? Até me arriscava a dizer que revela alguma frustração.

É como este comentário:
desafio o luisgod a explicitar quanto ganha pelas 42horas (não será mais que 1000 euros??) e quanto é que ganha pelas horas que faz no privado....Será que tudo somado não dá muito mais que 1000 euros??!!!

É pá, achas que és mal pago e trabalhas demasiado? Deixa a docência, tira o curso de enfermagem e fica a trabalhar no estado e no privado para enriqueceres num instante.

Parece-me que há uma série de pessoas que encontraram o ouro na profissão dos outros!
Estão mal e até descobriram profissões onde são muito melhor pagos e onde trabalham menos? Profissões que, a ajuizar pelos comentários, até são mais fáceis?
Estão insatisfeitos?

Mudem, carago.

Tanta inveja...
Z-

Offline aLheiriX

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Maio 23, 2006, 22:46:06 »
Quando digo que a vida de professor é a melhor, falo em relação ao estilo de vida que os professores levam, isto sem generalizar. Falo com conhecimento de causa, nunca fui professor, podia ter optado por essa via aquando a minha candidatura ao ensino superior, não optei pelo facto de tal coisa não me fascinar.
 Tu dizes conhecer professores à cerca de 30anos, pois bem, eu tenho familiares que são professores e conheço alguns colegas deles e digo-te que apenas os invejo no estilo de vida que praticam. É um estilo de vida muito relaxado, sem grandes preocupações com os alunos, ou quase nenhumas em relação ao processo de aprendizagem ministrado por eles. Isto talvez aconteça pelo facto de lidarem com os filhos dos "outros", porque se falarmos em relação aos filhos deles o caso muda de figura, mas isso é outra conversa... Não estou com isto a fazer qualquer comparação entre profissões como tu interpretaste! Cada macaco no seu galho!! O que pretendo demonstrar, é que a função de um enfermeiro por vezes também passa por ser professor, na medida em que encontra no seu serviço alunos de enfermagem a efectuarem estágios clinicos, e com isto, o enfermeiro vê-se agora com o dobro das exigências que lhe são atribuidas, que para além de se adaptar aos doentes tem também de se adaptar aos seus futuros colegas de profissão para que a aprendizagem destes ocorra de forma gradual e contínua.
 É verdade, o enfermeiro pode mecanizar actos, não porque quer, mas porque assim é obrigado, principalmente no que toca à realização de técnicas (ex.: algaliação, entubação nasogástrica). Não me recordo de mais algum acto/s que o enfermeiro tenha necessidade de mecanizar.

Ser enfermeiro é ter uma vida agitada, cheia de adrenalina e com muitas emoções!!

"A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma"  (John Ruskin)

Offline mrat

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
professores versus enfermeiros
« Responder #28 em: Junho 16, 2006, 21:12:58 »
OLÁ a todos!

Desculpem a minha sinceridade, mas ja assisti a discussoes mais inteligentes!
sou professora ha 8 anos e neste momensto estou no 2º ano de enfermagem....portanto ninguêm melhor do que que p vos falar acerca das maravilhas da vida de professora....vida tao maravilhosa....que ate me levou a mudar de profissao! e k tal!

ha vantagens e desvantagens em ambas as profissoes!
Mas é fácil falar da profissao dos outros, sem conheciemnto de causa....
poderia iniciar aqui um longo e extuante discurso acerca da vida de ambas as profissoes, mas n o vou fazer!tou sem paciencia!
julgo que era mais pertinente a classe dos enfermeiros unir-se para no proximo dia 27 mostrar ao nosso querido governo a nossa eterna insatisfação. E é importante que se lute desde ja pelos nossos direitos, antes que os hospitais sejam invadidos por auxiliares e antes que os enfermeiros acabem a gnhar uns miseros trocos...a recibos verdes!
Por favor unam-se

Mabilde

Offline DianaSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Junho 17, 2006, 02:36:15 »
Estou a passar pelo segundo Hospital, como local de trabalho e felizmente reparo que tanto num como noutro existe grande união por parte dos enfermeiros, no que respeita a adesão a greves...o descontentamento não é so para quem está a contrato, pois os funcionários públicos tambem já estão a sofrer consequências nas suas "regalias"...
Acontece que no local onde estou a exercer actualmente, estou a Contrato e pelo que já ouvi dizer se faltar no dia 27 descontam-me o dia nas férias, pelo que só o pessoal da função pública, que está no quadro é que têm direito á greve, sem grandes sequelas, pois a "nós", contratados já nos arranjaram maneira de penalizar!

Os estudantes de enfermagem também deveriam manifestar-se... Olhando para o exemplo de França, e não estando a querer incentivar a actos de violencia, eles conseguiram captar atenção para o seu problema... por cá deveriam lembrar-se que quando terminarem o curso são eles que vão encontrar o mercado "negro"... Mexam-se!!  :wink: