Autor Tópico: Enfermagem: preço por hora??  (Lida 33527 vezes)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Enfermagem: preço por hora??
« em: Março 22, 2006, 02:50:34 »
Olá colegas,

O tópico lançado pela JoanaMMM, acabou por abordar de leve o preço por hora que os enfermeiros ganham no exercicio liberal.

Foi dito que existem enfermeiros a ganhar 50-60 euros por hora, o que desconheço, a não ser enfermeiros a dar formação pelo fundo social europeu, e mesmo assim são valores um pouco inferiores.

Foi dito que 10 euros à hora é o minimo dos minimos (não sei se referiam liquido ou iliquido).

Foi sobretudo dito, que aceitar valores baixos de honorarios é desprestigiar a classe. Mas qual o valor justo para minimo de enfermagem/hora???

Obvio que o valor varia conforme seja diurno ou nocturno, conforme sejam cuidados gerais ou especializados, conforme a certificação do enfermeiro para desempenhar determinada função, etc...

Eu pessoalmente trabalho numa privada por um valor hora entre os 9 (diurno semana) e os 27 euros hora (nocturno feriado). Sou enfermeiro graduado, embora ache que o trabalho que eu e a minha equipe fazemos seja muito especifico (cirurgia cardio-toracica), e que por várias razões a instituição em questão não teve maneira de assegurar com qualidade sem a nosa presença.

Estou a ser mal pago?  :roll:

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Março 22, 2006, 22:47:25 »
Ora, vou tentar dar a minha opinião, de uma forma resumida.

50/60 euros. Alguns enfermeiros do algarve (vmer) chegam a auferir estes valores (médicos chegam a auferir 80 euros hora). Alguns tem salários muito justos $$

60 euros - formação no âmbito da formação privada.

Enf de reabilitação por conta própria - atendem muitas vezes dois doentes de cada vez (numa hora chegam a ganhar mais de 100 euros)... Conheço alguns, mas é um mundo à parte.

Também conheço enfermeiros que fazem cirurgia privada (e o Pedro deve saber, visto que trabalha na CT) chegam a ganhar mais 2000 euros/ dia (entre 20 a 25 cirurgias, não de cardio-torácica, claro...)...

Tenho conhecimentos de alguns enfermeiros do desporto (grandes clubes) a auferir mais de 50 euros/hora...

Agora, uma coisa é certa, um  mecânico cobrou-me 35 eros/hora no meu carro.... Agora, pensem qual o valor justo para alguém que cuida de vidas....

p.s. estou a falar de valores ilíquidos.

Offline luisgod

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 23, 2006, 00:22:00 »
parece-me que o pessoal anda a ganhar bem por aí. Eu sou enf. graduado 3º escalão e ganho o normal apesar das 42 horas. faço privado e ganho 10,23 euros hora bruto. No entanto do que nos queixamos. Meus meninos, não sou sindicalista mas parece-me que a classe anda um pouco amorfa relativamente aos direitos e ás reevindicações relativas à classe. Sou licenciado e ainda recebo como bacharel enquanto que os professores assim que acabam o complemento passam imediatamente a ganhar 2 escalões acima.
enquanto estivermos neste marrasmo não nos podemos queixas.
Eu, relativamente ao congelamento das carreiras já fiz a minha parte. fiz queixa ao sindicato e dei-lhes indicação para avançarem com a quiexa. outros colegas já estão  afazer o mesmo. Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado.
Temos que, acima de tudo nos unir para obtermos melhores condições, senão... seremos explorados.
Um abraço a todos

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 23, 2006, 12:16:58 »
" Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado. "

Concordo plenamente. Só espera que ninguém se "venda" por valores ridículos... é uma humilhação completa.

Offline JoanaMMM

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 23, 2006, 13:49:59 »
Citação de: "Miguellopes"
" Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado. "

Concordo plenamente. Só espera que ninguém se "venda" por valores ridículos... é uma humilhação completa.

Vai sempre haver alguem, que, na ansia de arranjar o emprego, acaba por o fazer. Especialmente agora que está cada vez mais complicado arranjar um. E depois a entidade patronal sabe que "se você não quer há mais quem queira" :(

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 23, 2006, 16:01:53 »
O valor Hora auferido pelos enfermeiros reflecte bem a imagem que a nossa profissão tem junto da opinião pública. Não são só as entidades institucionais que oneram de forma mísera o trabalho dos enfermeiros. No trabalho liberal, equando prestamos algum cuidado de Enfermagem ao domicílio por ex, e solicitamos  por um penso 20 Euros, por um injectável 10 Euros e uma algaliação 25 Euros, a maioria das pessoas torce o nariz e acha uma exploração, talvez por não reconhecer a complexidade e background que subvencia os actos de Enfermagem. No entanto, e estranhamente, não esboçam qualquer resquício de oposição quando um técnico de TV lhes cobra 30 euros à hora, um técnico de informática 40 Euros ou um trolha 15 euros à hora... Das duas uma:

-ou uma TV, um PC ou uma parede são mais importantes para as Pessoas do que a sua própria saúde
-Ou então, estamos tão mal que no "Ranking" das profissões que a sociedade valoriza ,Técnicos de Tv, trolhas, mecanicos e técnicos de informática  ocupam uma posição superior à nossa.

Um dia alguém disse:" o prestígio de uma classe é directamente proporcional ao rendimento monetário que a sociedade lhe reconhece como lícito e justo"
Atendendo a esta premissa, podemos então supôr o prestígio que a nossa sociedade nos reconhece... : :(
PRESENTE É SIMULTÂNEAMENTE O EPÍLOGO DO PASSADO E O PRÓLOGO DO FUTURO.

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 23, 2006, 18:58:26 »
Pessoalmente acho que a enfermagem é mal paga ou melhor vende a sua preciosa mão de obra a valores rídiculos.
Muitas vezes após reflectir no assunto chego á conclusão que a nossa profissão por muito que me custe admitir, não desenvolve as suas competências junto dos doentes e daí a falta de visibilidade dos cuidados e a falta da dignificação do trabalho do enfermeiro.
Por esta razão e embora concorde com as reivindicações já referidas, acho que devemos ser mais interventivos junto dos clientes criando uma certa dependência dos nossos cuidados para posteriormente sermos valorizados pela sociedade.
Infelizmente quanto ao que se diz de ser licenciado, a verdade é que muito raramente se sente a diferença (competência) do licenciado em relação ao bacharel no que toca á prestação de cuidados. Enquanto isto existir eu não me atrevo a reivindicar mais dinheiro para a classe. É triste ouvir enfermeiros que depois de fazerem o complemento ainda acham que foi um tempo perdido, e muitos deles afirmam mesmo que não sabem o que andaram lá a fazer.
Espero que todos reflictam nestes pequenos grandes factores que promovem a triste realidade e constante revolta perante o nosso preço hora e falta de mais responsabilidades, mas o facto é que as nossas competÊncias deixam muito a desejar.
Façam o seguinte em qualquer local público sem se identificarem abordem o assunto no que toca a experiências das pessoas ou conhecidos sobre os cuidados de saúde e de enfermagem e ... não se escandalizem com o que vão ouvir.
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 24, 2006, 12:40:04 »
Concordo com o paulo e com o guytonn. Mas há colegas nossos em lisboa que cobram 50 euros por um penso e ninguém replica. Passar uma noite a acompanhar alguém custa no mínimo 150 euros/noite...
Em relação ao excesso de oferta de enfermeiros, e consequente diminuição do preço da mão-de-obra, é possível "dar a volta"...
Existem muitos professores (milhares e milhares) no desemprego, mas no entanto é raro o professor que dá explicações abaixo dos 15/20 euros/hora... e muitos também estão na ânsia de arranjar emprego... (é preciso é não se "vender barato" apesar de não ter emnprego)
Existem neste momento milhares de dentistas no desemprego e o seu peço não baixa, e há muitos também ansiosos  por arranjar emprego...

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 25, 2006, 22:35:27 »
ORa, até parece providência divina  8O . Acabaram-me de enviar para o mail um texto, de autoria desconhecida que se intitula de:
A Dignidade do Enfermeiro
Por considerar o mesmo ilustrativo daquilo que aqui se descute, tomei a liberdade de aqui o transcrever.
Aqui vai...
A minha empregada ganha 6€ líquidos por hora.
A minha colega MJ, enfermeira, ganha 5,56€ brutos.
A minha empregada passa a vida a dizer que os detergentes e os panos de
limpeza
acabaram, preciso comprar mais.
A minha colega até as canetas tem de levar.
Quando a minha empregada fica doente, simplesmente não aparece.
Quando a minha colega fica doente, perde o ordenado e é penalizada no
suplemento ilusório de 20%.
Quando a minha empregada parte uma jarra pede desculpa.
Quando a minha colega falha por qualquer motivo corre risco de processo
legal e
disciplinar.
A minha empregada não tem sindicato nem ordem.
A minha colega tem ordem e já não consegue pagar o sindicato.
A minha empregada quando tem alguma divergência comigo, argumenta e ganha
sempre, encosta-me à parede.
A minha colega quando tem alguma divergência com o patrão não argumenta,não
discute, obedece. Quando procura ajuda o sindicato não está e a ordem não
pode ajudar.
A minha empregada trabalha cerca de 40 horas semanais.
A minha colega trabalha mesmo 40 horas semanais.
A minha empregada leva para casa cerca de 1000? líquidos por mês.
A minha colega leva o mesmo,desde que trabalhe de noite e aos sábados e
domingos.
A minha empregada tem um subsidio de pobreza.
A minha colega é pobre.
A minha empregada tem um titulo de dona.
A minha colega tem um titulo de enfermeira.
A minha empregada toma decisões acerca do seu trabalho.
A minha colega diz que faz parte do seu trabalho a tomada de decisão.
A minha empregada tem um Mercedes em segunda mão.
A minha colega tem um fiat uno, em segunda mão pelo menos.

E muito mais...

Ora digam lá, a minha empregada é socialmente uma pessoa muito mais digna do
que a minha colega não é? É natural que se sinta muito melhor e mais útil
que a minha colega. Hoje em dia o estatuto económico conta muito, para não
dizer tudo. E vocês nunca as viram juntas...Nem eu!

Só para rematar: se eu esquecer de descarregar o autoclismo a minha
empregada
não limpa a sanita, a minha colega está neste momento no HSJ a apanhar a
m***a que sai directamente do ânus de um doente para as suas luvas. Até me
admira que lhe ofereçam as luvas, a minha empregada trás as dela de casa.
PRESENTE É SIMULTÂNEAMENTE O EPÍLOGO DO PASSADO E O PRÓLOGO DO FUTURO.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 25, 2006, 23:59:56 »
Concordo com o mail...
Mas acrecento...
A empregada não se "vende" por menos de 6 euros por hora...
A minha colega "vende-se"....

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 26, 2006, 04:57:28 »
Todos nós nos vendemos, é uma questão de encontrar o preço adequado, e não quer dizer que seja em $
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #11 em: Maio 03, 2006, 19:48:57 »
Desde o dia em k ouvi dizer em k um médico cirurgião fez noite numa UCIP c/ indicação de só o acordar se fosse mesmo necessário (e muitas vezes acordavam-no e ele ainda respondia mal que o caso n era p/ o acordar...) e tira kuase 200contos por noite...  já n sei que pensar...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 03, 2006, 20:28:37 »
Trabalho numa EPE e recebo, por 35 horas semanais, 956.56 euros. E recebo os respectivos suplementos de fim de semana,feriados e noites. É o indice 114 da tabela salarial da função publica. Tenho direito aos 22+3 dias de férias. Não me parece que receba mal. Pelo que ouço há contratos bem piores que este.
Trabalho ainda num lar e recebo 8 euros/hora.
Por isso...

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 03, 2006, 23:28:18 »
O que o roten_boy referiu só acontece porque nós muitas vezes somos coniventes com isso.

Offline DianaSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 04, 2006, 08:04:27 »
Bom dia caros colegas!

Venho desabafar!
Estou no activo há dois anos, e após uns meses de instabilidade(desemprego), lá consegui um contrato de seis meses num Hospital, no distrito de Aveiro!

O contrato terminou e passaram-me para recibos verdes; A directora perguntou-me primeiro se estava disposta a isso, e quando lhe disse que a situação não me agradava, mas que não tinha outro remédio, a resposta dela foi de que se eu não quisesse, não faltava gente a querer o lugar!

E é assim que andamos na zona norte! Contratos precários, muita gente a recibos verdes, sem progressão na carreira...sem actualização dos vencimentos, enfim! Estamos com o mercado super lutado, e como os Bosses sabem que há pessoal no desemprego aproveitam isso para fazerem o que quiserem, inclusivé pagarem-nos mal!

Já que falam de preços a hora, recebo 7€hora num Lar, e depois ainda tenho que fazer os descontos!

Não conseguimos reivindicar melhores honorários, porque a resposta é sempre que não falta quem queira trabalhar no nosso lugar!

E assim, obviamente que não conseguiremos alcançar mais do que merecemos como enfermeiros e como licenciados!

Fiquem bem...
Tenham um bom dia!