Autor Tópico: Ácido Fusídico ou Bupirocina?  (Lida 4623 vezes)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Ácido Fusídico ou Bupirocina?
« em: Novembro 30, 2009, 19:41:27 »
Já todos terão encontrado pelos carros de tratamento de feridas nos vários serviços Ácido Fusídico (Fucidine) e/ou Bupirocina (Bactrobam), ou mesmo por casa. Pois bem a minha questão é mesmo sobre estes dois anti-bacterianos de uso tópico, ambos tem acção sobre os conhecidos staphylococcus aureus e streptococcus pyogenes, por exemplo, dois dos mais frequentes microrganismos causadores de infecções cutâneas, tendo em conta uma lesão localizada em que se questionaria o uso de anti-bacterianos sistémicos como a Cloxacilina ou Eritromicina, pesando ou não a vossa experiência, qual a vossa opinião sobre os dois compostos e o seu uso?
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2009, 22:01:34 »
Antes de perguntar qual o antibíótico, acho que deveria pesquisar (no site do GAIF por exemplo) se deveria ou não aplicar antibióticos tópicos... :P

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 06, 2009, 15:16:28 »
Eu não questionei em que situações ou mesmo feridas usar ATBs tópicos porque sei que existem feridas que está contra-indicado o seu uso pelos mais variados motivos, questionei no caso de ser aconselhado o uso de um, qual deles optariam...outra coisa, agradeço a dica, mas o meu objectivo era mesmo partilhar e questionar colegas para obter outras opiniões e não restringir-me a literatura, pois isso faz-se bem em casa e sozinho.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

[/size]

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 14, 2009, 16:08:18 »
A questão é simples. Pura e simplesmente não se deve usar antibioterapia tópica.

Prática baseada na evidência...

Offline JUZITA

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2009, 23:03:15 »
olá
eu comecei à pouquissimo tempo a trabalhar num lar e apercebi-me que o fucidine é muito utilizado por lá.até agora nunca tinha visto a aplicação de antibioticos topicos nos estagios que efectuei durante a formação académica. o que me foi dito (por uma colega também enfermeira) é que a aplicação deste fármaco contribui bastante para a cicatrizaçao das feridas, mas apenas em feridas mais superficiais. nao sei ate k ponto sera benefico a aplicaçao do fucidine. ja agora também gostaria de obter mais opinioes dos colegas, sff

agradecida

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #5 em: Dezembro 18, 2009, 00:56:55 »
se a ferida evolui com o fucidine, que experimentem por um meio húmido, porque não o hidrogel e ver como evolui. Ou então se é para combater possíveis infecções, porque não usam um anti-séptico local?

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 21, 2009, 11:53:31 »
Ok, vou expor o caso doutra forma para ver se me faço entender...no caso de uma criança com impetigo bolhoso por exemplo, em que se pode evitar a carga da antibioterapia sistémica e optar-se por aplicação de antibioterapia tópica...eu sei perfeitamente que o uso de antibioterapia tópica e o uso de anti-sépticos locais estão cada vez mais contra indicados, mas há muitas lesões e feridas que se obtém bons resultados com o uso moderado dos mesmos.

Obrigado pelas opiniões.

[/size]

Offline nunorodas

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 31, 2010, 23:30:51 »
Boa noite, a pomada nasal "Bupirocina" é na verdade Mupirocina e tem como nome comercial Bactroban.
Cumprimentos...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #8 em: Fevereiro 01, 2010, 03:01:29 »
O uso de anti-septicos está cada vez mais contra-indicado?

Está a dar um grande novidade... Pensava que era o contrário.

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 01, 2010, 11:27:05 »
Pelo contrário. A utilização de anti-sépticos tem sido das áreas mais estudadas e cada vez mais apoiadas e indicadas. As opiniões são dispares, por aqui...

Offline maria27

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 23, 2010, 19:23:52 »
Antibioterapia deve ser sempre prescrita pelo médico, quer seja tópica ou não. Por isso é que existem médicos e enfermeiros. Em Portugal os enfermeiros não prescrevem antibioterpia. Há que consultar sempre os protocolos do serviço e analisar o que está preconizado.
Infelizmente já tive alguns dissabores com antibioticos por via tópica e a pergunta é sempre a mesma : " Foi o médico que prescreveu?"
Em enfermagem há muitas outras coisas em que nos podemos preocupar...